Cólicas

O que são?
A designação “cólicas” é o nome que as pessoas dão aos bebés pequenos que choram. Como é compreensível, nem todos choram pelos mesmos motivos, razão pela qual as medidas anti-cólicas têm eficácias tão variáveis.
As “cólicas” clássicas são caracterizadas por episódios de choro alto e contínuo que pode durar horas, ocorrendo sobretudo ao final da tarde, noite ou madrugada. Geralmente têm início por volta das 3-4 semanas de vida e persistem até cerca dos 3-4 meses. Durante as “cólicas” a criança apresenta a face vermelha, a barriga inchada e tensa, mãos fechadas e pernas dobradas sobre a barriga, parecendo ter dor. Pensa-se que se devem a alguma imaturidade do sistema digestivo e acumulação de gases e é nesse sentido que actuam a maior parte das medicações.
Embora para os pediatras esta seja considerada uma situação normal, para a maioria dos pais é uma situação complicada de suportar, pois por vezes é de difícil resolução.

O meu bebé tem “cólicas”… O que posso fazer?
Aqui ficam algumas dicas para tentar minimizar os efeitos psicologicamente “devastadores” desta situação:
1) Certifique-se que o bebé está confortável: mude-lhe a fralda, dê-lhe a mama ou o biberão e ponha-o a arrotar; pegue nele ao colo, aconchegue-o ou verifique se não tem excesso de roupa;
2) Dobre-lhe as pernas sobre o abdómen e faça massagens na barriga durante alguns minutos;
3) Coloque-o de barriga para baixo no seu colo;
4) Passeie com ele pela casa, ao colo ou no carrinho, cantando-lhe uma canção ou ouvindo música; se necessário, coloque-o na cadeirinha dele e dê uma volta de automóvel, de preferência em estradas de paralelo;
5) Coloque-o por cima do seu corpo para que sinta o calor e o ritmo do coração; o banho também relaxa a maioria dos bebés;
6) Alimente o bebé num lugar tranquilo - se a mãe que está a amamentar está nervosa o bebé nota e fica também nervoso;
7) Se o bebé está inconsolável e os pais não conseguem acalmar-se, deixem que outra pessoa pegue nele. Os pais devem estar relaxados, conscientes de que esta é uma situação benigna e passageira e preparados para o momento em que a criança chora.

Comentários

  1. Mais algumas técnicas que podem ser úteis:
    http://www.youtube.com/watch?v=DvaaYXz6IuU

    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Doutor! Encontro-me a amamentar o meu filhote de um mês. Disseram-me que se eu beber chá de funcho, o meu filhote terá menos cólicas... Mito ou realidade? Obrigada pela ajuda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não terá grande efeito, mas como não faz mal pode experimentar para testar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Boa tarde, estou a amamentar a minha bebé e o médico disse para evitar, se possível eliminar lacticínios e derivados da minha alimentação. caso o bebé não tenha intolerância ao leite de vaca, este poderá provocar-lhe cólicas? Não entendo qual o motivo dessa sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Actualmente já não está recomendado fazer nenhum tipo de evicção, pelo que se a bebé está bem, acho que pode e deve ter uma alimentação o mais variada possível, incluindo lacticínios.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Dr,
    Estou a amamentar a minha filha que evacuava muito bem,à alguns dias para cá tudo mudou. Tenho aplicado bebegel de 48 en 48h.ela ainda não tem 2 meses contorce_se e chora muito. Devo continuar com o bebegel de 48 em 48h ou é excessivo? Posso fazer mais alguma coisa?

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Dr,
    Estou a amamentar a minha filha que evacuava muito bem,à alguns dias para cá tudo mudou. Tenho aplicado bebegel de 48 en 48h.ela ainda não tem 2 meses contorce_se e chora muito. Devo continuar com o bebegel de 48 em 48h ou é excessivo? Posso fazer mais alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se calhar era boa ideia dar um probiótico, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde Dr. Hugo.

    O meu filho nasceu com 33 semanas e 5 dias e tem hoje 1 mês e 9 dias. Não tenho leite suficiente e por isso dou-lhe leite adaptado (Aptamil Confort). No entanto sofre muito de cólicas e é obstipado. Qual a sua opinião sobre o Infacol? Recomenda? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O infacol não existe à venda em Portugal, mas tem outras alternativas iguais que são aprovadas pelo Infarmed, pelo que as pode utilizar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa noite Doutor.
    Tenho uma bebé com 4semanas e infelismente não me é possivel amamentar!
    Iniciou o nan confort mas sempre foi muito obstipada e com muitas cólicas. Está sempre muito desconfortável e com muitos gases. Por vezes nem consigo dar-lhe o biberão pois chora imenso. Aconselharam o Novalav AO e o colimil e começou a fazer cocó sozinha mas as cólicas não melhoraram. Gostava de saber qual a sua opinião para o Novalac AC, visto que o meu receio é que a obstilação volte.
    Muito obrigada pela sua disponibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele não esta bem com este leite acho que pode fazer sentido testar o AC.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Olá novamente, Doutor.
    Experimentei o Novalac AC e tal como temi, a obstipação voltou. Posso intercalar os dois leites? AO e AC visto que a bebé sofre de obstipação e de cólicas?
    Mais uma vez obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário