Translate

Etiquetas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Conselhos práticos para uma amamentação feliz

A amamentação é um período que reforça muito a relação mãe-filho, pelo que deve ocorrer de forma tranquila e sem ansiedades.
O ideal é que cada mamada decorra num ambiente calmo, sem grandes barulhos e sobressaltos e num local confortável para a mãe.
Actualmente, as recomendações aconselham o seguinte:
- O bebé deve mamar quando tem fome e não com o horário rígido das 3/3 horas (embora no primeiro mês seja aconselhável que não fique mais de 5 horas sem comer de forma sistemática)
- Deve deixar o seu filho esvaziar bem uma mama e só depois, se lhe parecer que continua com fome, oferecer a segunda (em princípio chega uma mama por "refeição")
- Cada mamada não deve durar mais do que 30 minutos, porque o bebé mama cerca de 90% do que precisa nos primeiros 4-5 minutos (geralmente depois desse tempo adormece)
- Deve ter uma alimentação o mais variada possível (sem restrições) e saudável, porque o bebé tem vantagem em contactar com sabores diferentes através do leite (esqueça as proibições da laranja, chocolate, feijão, couves, cebola, alho, ...)
- Não deve beber álcool e deve evitar o café (o ideal é ser descafeinado, embora 1-2 cafés normais por dia sejam aceitáveis)
- Não existem leites maternos fracos - o leite materno é sempre bom! (o que aconteced é que por vezes os bebés têm dificuldade em retirar da mama todo o leite de que necessitam

Posto isto, aproveite ao máximo esta etapa e disfrute de todos os momentos!

Nota prática: Se puder retirar leite e congelar deve fazê-lo, de forma a tentar constituir uma reserva para quando tiver que regressar ao trabalho.




22 comentários:

  1. Boa noite Dr Hugo, tenho uma dúvida, quantos ml mama um bebé com 1 mês?
    É que o meu bebé muitas vezes quando mama não aguenta as 3h, então aconselharam-me a retirar o meu leite com uma bomba e dar-lhe, mas não faço ideia da quantidade, pois uma enfermeira disse-me que 90ml chega e outra disse que os bebés não bebem mais que 30ml, pode me ajudar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Depende sempre do peso, mas 30ml será seguramente pouco. O ideal é apontar mais para os 60-90ml e gerir de acordo com o comportamento dele: se parecer que tem fome aumenta, mas enquanto se mostrar satisfeito mantém a quantidade.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos e felicidades

      Eliminar
  2. Boa noite, Dr. Hugo.
    A minha bebé tem 20 dias e nos primeiros três dias de vida não consegui amamentar, pelo que tive que optar pelo leite adaptado.
    Após estes três primeiros dias consegui iniciar a amamentação, tendo no entanto sempre algumas dúvidas se o leite materno satisfazia a bebé.
    Neste momento, a bebé está a fazer entre 6 e 7 mamadas por dia, complementando com 1 biberão de leite adaptado entre 60 a 80 ml (normalmente durante a noite).
    A verdade é que após as mamadas a bebé chora, pelo que ficamos na dúvida se o leite materno estará a ser suficiente. A bebé pesa neste momento 3.550 kgs e nasceu com 3.275 kgs.
    Acha que podemos manter este procedimento ou recomendaria alguma alteração na alimentação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pela sua descrição o peso parece estar a evoluir bem, pelo que me parece que estão a fazer bem. Devem dar sempre a mama primeiro e o suplemento a seguir, para ela mamar o que quiser.
      O melhor controlo é mesmo a evolução de peso, que deve ser mais ou menos 20g por dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia. Tenho um bebé de um mês que há umas semanas atrás mamava cerca de 20 minutos. 10 minutos em cada peito e aguerra 3h. Agora só consigo que mame num peito cerca de 10 minutos e aguerra 2h mais ou menos. Relativamente ao peso tem estado bem, nasceu com 3370kg e já tem 4910kg. Acha suficiente 10m?
    É um bebé que desde que nasceu tem muitas cólicas e não consigo avaliar que o que como lhe faz mal. Falam que não devo comer citrinos, chocolate. É verdade? É que já pensei que os citrinos até podiam fazer bem às cólicas.
    Obrigada. Cumprimentos Ângela Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o peso está bem quer dizer que está a comer o que precisa, não se preocupe.
      Quanto à sua alimentação, pode comer de tudo, porque não lhe vai fazer mal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa noite Dr, não sei se me poderá ajudar mas já não sei mais o k fazer, minha bebé tem 2 meses, até um mês fez aleitamento materno exclusivo k gostaria muito de manter, no entanto na consulta de ginecologista após o parto introduzi a cerazette, coincidência ou não, certo é k a minha produção de leite diminui drasticamente, notei a bebé mais agitada e sempre com fome, então resolvi tirar com bomba pra ter a certeza do quanto ela bebia, e logo no fim do dia após a primeira pílula só consegui extrair cerca de 30 a 40ml, a partir daí comecei a extrair sempre com bomba e dou suplemento após (quando ela não fica satisfeita), tenho extraído entre as mamadas para estimular bastante, tomo promil 2 vezes/dia, bebo muitos líquidos (inclusive chá de funcho, ouvi dizer k aumenta a produção de leite, e não custa tentar)... mas mesmo assim há dias em k não tenho quase leite nenhum, principalmente ao fim do dia.. gostaria muito de continuar amamentando mas os meus dias resumem-se a dar de mamar (de 2 em 2h) e dar à bomba nos intervalos... será k há algo mais k possa fazer?
    Será k foi da pílula, ou será apenas coincidência? Até aí sempre tive muito leite...
    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Esqueci de referir, mas suspendi a pílula imediatamente, só cheguei a tomar 2...

    ResponderEliminar
  7. Esqueci de referir, mas suspendi a pílula imediatamente, só cheguei a tomar 2...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Penso que não teve a ver com a pílula, mas o ideal é ver se melhorou depois de parar.
      Já está a fazer tudo o que pode para aumentar a produção de leite, pelo que se mesmo assim não for suficiente não há muito mais a fazer. Tente relaxar e não ficar muito ansiosa em relação ao leite, porque isso também diminui a produção...
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Caro Dr. Hugo
    gostava de perguntar se disfunções na tiróide (hiper e/ou hipo) podem afectar a produção de leite..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, podem afectar a produção se não estiverem controladas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde,
    Tebho bebé que fará 6 neses bo próximo dia 3 de Setembro. A sua alimentação tem sido exclusivamente leite materno. Contudo nos 30 dias aumentou apenas 90 gramas. Será motivo de preocupação? Poderá o lm m já não ser suficiente? Peso atual 7,740kg. Muito obrigada

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,
    Tebho bebé que fará 6 neses bo próximo dia 3 de Setembro. A sua alimentação tem sido exclusivamente leite materno. Contudo nos 30 dias aumentou apenas 90 gramas. Será motivo de preocupação? Poderá o lm m já não ser suficiente? Peso atual 7,740kg. Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente é pouco para 30 dias.
      De qualquer forma, com essa idade já deve introduzir outros alimentos, portanto acho que deve fazê-lo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Bom dia, tenho um bebé com 3 meses e mama constantemente de 3 em 3horas as vezes memos, e,durante a noite tambem, gostaria que ele dormisse a noite mas o leite nao deve alimentar o suficiente, posso introduzir lactante de lata a noite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso está a evoluir bem não me parece que seja necessário.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa noite. A minha filha já tem 14 meses mas estou a amamentar . Fui à medica de família para pedir a declaração de amamentação para entregar na empresa e foi-me pedido para fazer a prova de amamentação . Ora a minha bebe só mama de manhã e ás vezes á noite, tinha acabado de lanchar e não quis mamar. A médica disse logo que bebe que mamasse depois dos 12 meses que o fazia em qualquer altura... Pois mas a minha pequena não é assim... tentei que ela não pegasse no vicio. Para o próximo mês tenho de fazer nova prova para poder obter a declaração, mas o que me preocupa é se ela não mamar a médica não passa... Mas eu amamento... todos os dias... o pequeno almoço da Ju é leite materno.
    Se ela não mamar e a médica não passar a declaração o que faço? Vou ter de abdicar dos meus direitos? Estou preocupada... Agradeço se me puderem ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se está a amamentar acho que não faz sentido nenhum abdicar dos seus direitos. Converse com a médica e explique-lhe a situação, acho que ela vai entender.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa noite!! Tenho uma dúvida, meu bebê tem 31 dias e percebi que ele fica colocando a língua pra fora como se tivesse mostrando a língua pra alguém as vezes quando estou amamentando percebo que ele tambem faz isso. Gostaria de saber se é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Maria meu bb tb fica assim e o levei ao pediatra antes da consulta de retorno e ele me disse q é normal todo bebezinho tende a fazer isso.

      Eliminar