Translate

Etiquetas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Febre - herói ou vilão?

A febre é o principal motivo de procura de ajuda médica na Pediatria. É muitas vezes um sinal assustador para os pais, que gera muita ansiedade, pelo que é importante desmistificar alguns conceitos.
O primeiro é que só se considera febre se a temperatura for superior a 37,5ºC (se medida na axila) ou superior a 38ºC (se medida no rabinho – local ideal até aos 12 meses de idade). Deve-se evitar os termómetros de testa ou de ouvido.
O segundo é que a febre é um mecanismo de defesa do organismo, que pode surgir em múltiplas situações. O mais frequente é associar-se a infecções, que na sua grande maioria são de origem vírica (as chamadas “viroses”) e não precisam de nenhum tratamento específico.
Sendo assim, se o seu filho tiver febre, deve fazer o seguinte:
1 – dar medicação de acordo com aconselhamento médico prévio (paracetamol no máximo de 6/6h em dose adequada ao peso)
2 – não agasalhar demasiado o seu filho nem, pelo contrário, despi-lo exageradamente
3 – oferecer-lhe bastante líquidos para beber, para compensar o que perde com a transpiração
Há, no entanto, alguns sinais de alarme que é conveniente os pais saberem:
1 – idade do bebé inferior a 3 meses
2 – “manchinhas” no corpo que surgem associadas à febre nas primeiras 24 horas, particularmente se não desaparecerem ao fazer pressão sobre elas
3 – associação da febre a gemido (nos bebés pequenos), convulsões ou dificuldades respiratória
4 – prostração/sonolência que se mantém mesmo quando a criança está sem febre (durante o pico febril é normal que o seu filho esteja mais “murchinho”)
5 – temperatura superior a 40ºC
6 – febre em crianças com doença crónica
7 – duração da febre superior a 3-4 dias, sem sinais de melhoria (picos febris mais espaçados e/ou mais baixos)
Posto isto, é importante reforçar a ideia de que na maior parte das vezes a febre é um sinal benigno, sendo fundamental combater um pouco a “fobia da febre” que se foi instalando na nossa sociedade. Não se esqueça que, na ausência dos sinais de alarme atrás explicados, a esmagadora maioria das causas de febre são infecções transitórias, que passam sem nenhum tipo de tratamento em particular.

176 comentários:

  1. Ola faz dois dias que meus dois filhos estao com febre, olhos vermelhos e tosse. Sera melhor levar no hospital ou sera um resfriado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe que só vi agora o comentário e prvavelmente o quadro já passou.
      Provavelmente seria um quadro vírico, mas neste momento já deve ter passado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Olá Dr. o meu filho tem 18 meses ontem começou a tossir mas nada de alarmante. Hoje medi a febre com um termómetro digital e deu 37. Acha que me devo preocupar? Devo dar-lhe paracetamol? Acha que posso sair com ele a rua? Obrigada

      Eliminar
    3. Dr. foi na testa esqueci-me de dizer.

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Essa temperatura (37º) é normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Olá minha filha tem 1 ano e1 mês e tá com tosse catarro e nariz escorrendo e as vezes da febre de 37.7 não quer se alimentar e nem tomar líquidos o q eu faço bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é colocar um spray de água do mar no nariz e aspirar várias vezes por dia.
      Para além disso, pode também dar-lhe algum medicamento para secar as secreções do nariz (anti-histamínico).
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Bom dia Dr, meu filho de 2,8 meses estava com um quadro de resfriado qd levei ao médico, só que após terminar todos os medicamentos começou uma dor abdominal muito forte que ele reclamava chorando e pela madrugada. Também não estava comendo direito, pois sentia enjôos e fazia vômitos. Então levei ele até a emergência, ai o médico falou que deveria mantê-lo hidratado e nutrido sem forçá-lo a comer pois seria apenas uma virose e passou buscopam isso foi nessa seg dia 10/11/14. Foi o que fiz. O que acontece é que a dois dias as 4hs da madrugada meu filho chegou a 39.6 de febre e teve diarréia só água mas sem odor forte. Dei novalgina e passou a febre e a diarreia cessou e no exame de sangue a única coisa de diferente que deu no resultado foi linfócitos atípicos 1%. Agora está tendo febre espaçada de 10 em 10 hs e uma tosse seca ah 3 dias mas esta comendo e ativo. Peço que me ajude por favor, pois estou numa viagem com ele onde n temos recursos médicos e só voltaremos daqui tres dias. Estou dando novalgina e desloratadina até voltarmos.Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele está bem disposto e come bem, acho que está a fazer o tratamento correcto. Se não melhorar, acho que deve ser visto, mas pode manter esse tratamento 3-4 dias, sem problema.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
  4. Boa tarde,
    O meu filho tem quase 5 meses (falta 1 semana), há 2 dias tinha no final da tarde 38,6º de febre, administrei o BenURon e fui monitorizando de hora a hora a temperatura, que foi descendo penso que não só pelo efeito do medicamento como também do desagalhar, e dormiu mesmo só com o body. De manhã já só tinha 36,8º e por precaução administrei novamente o BenURon. A temperatura foi descendo e chegou aos 34,5º (penso que importa referir que estava a dormir quando medi esta temperatura) e aí já o agasalhei mais, e não voltou a subir além dos 37,1º (acordado) que tinha ontem no inicio da noite. Hoje e durante a noite não voltou a ter temperatura mas reparei agora que tem umas pintas vermelhas no tronco, e vim ler o seu blog que tem sido extremamente útil, e um facto que me alertou foi ele estar a dormir muito desde que teve a febre, no entanto está bem disposto e ativo como sempre e também não perdeu o apetite. Deve ir ao médico ou aguardar a ver se as pintas desaparecem, pois pelo que sei podem ser provocadas pelo estado febril que teve. Ele não dá sinais de ter comichão. Gostaria muito de ter o seu conselho o qual desde já agradeço.
    Bem haja pelo seu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa pelo atraso na resposta. Se não voltou a ter febre, o mais provável é mesmo que tenha sido um vírus, portanto não precisa de nenhum tratamento.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
  5. Bom dia!
    O meu filho de 9 anos está com febre desde sexta-feira à noite. A febre tem andado entre 38,5º e 39º e geralmente aparece ao início da noite. Está constipado e com tosse e não tem mais nenhum sintoma em particular. Estou em dúvida se o levo ao pediatra ou não?
    Será que me pode dar a sua opinião.
    Grata pela sua atenção,
    Sofia Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como já são muitos dias, acho que se mantiver a febre deve levá-lo ao médico para ser observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Bom dia Dr. Meu filho de 8 meses já tosse a quase 1 mês. No inicio tinha coriza clara que depois ficou bem espessa. Comecamos tratamento com decongex plus e salsep nasal, depois koide D, so a coriza parou. Agora ta tomando 1,5ml de vibral pra tosse e nebulização com soro já faz 5 dias, porem nao houve melhora. O que fazer? Os médicos disseram que o peito dele ta limpo.

    ResponderEliminar
  7. Dr Hugo, hoje faz 9 dias que meu bebe de 4 meses e meio está resfriado, começou com coriza(transparente) e tosse seca, passado dois dias ficou rouco com a nariz bastante costipado, agora esta com tosse produtiva, como é bebe não consegue colocar pra fora, mais o nariz melhorou bastante e a tosse está menos intensa, não levei a pediatra, apenas falei por telefone, a recomendação foi lavar as narinas e nebulização com soro, nada de medicamentos, como não houve consulta física, apenas por telefone tenho medo dessa tosse evoluir para algo mais sério, mesmo percebendo que ele já melhorou bastante. Até quando essa tosse cheia pode permanecer? O sr acha que devo antecipar a consulta? Em nenhum momento teve febre e nem falta de apetite. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se de resto ele está bem, acho que a tosse pode durar até 2-3 semanas. Se está a melhorar, acho que deve aguardar e manter as indicações da pediatra.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Deve-se acordar o bebé com febre para administrar a medicação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio não é necessário, excepto se o bebê tiver antecedentes de fazer convulsões. Nos outros casos não acho que deva fazê-lo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Ola estou muito preocupada meu bebe eh prematuro de 35 semanas ira completar 2 meses semana q vem e semana passada saiu de uma internacao de 10 dias por conta de uma broqueolite que mais tarde evoluiu pra pneumonia ele sofreu muito quase foi pra utineo,gracas a Deus ele se recuperou mais hj 9 dias apos a alta ele comecou com tosse seca de novo mw preocupo pois foi assim que ele comecou da outra vez....por favor me ajude ele tem chance de ficar ruin de novo??????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Como ele é prematuro e teve uma bronquiolite, ha realmente algum risco de poder surgir de novo, pelo que acho que deveria levá-lo a uma consulta, para ser auscultado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite,
    o meu filho teve febre durante cerca de 5 dias em que o máximo de temperatura que registei foi de 39.7 graus. Mediquei-o com supositórios Benuron 125gr durante 1 ou 2 dias e depois passei para o de 250gr pois não respondia muito à medicação e ele já tem quase 10 kilos (16 meses). Cerca de 24 horas após a febre ter desaparecido começaram a surgir manchas vermelhas na pele do rosto e atrás das orelhas. Nas costas e no tronco são mais parecidas com pintinhas vermelhas. Durante todo o episódio febril esteve sempre bem disposto, não deixou de comer apesar de ter notado uma certa diminuição que julgo ser normal devido às febres altas. Relativamente às manchas, não me parece que lhe provoquem dor ou comichão. O que acha que pode ser?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se as manchinhas apareceram depois de desaparecer a febre, em princípio será uma infecção vírica, que vai desaparecer por si (geralmente demora mais 2-3 dias) e não precisa de nenhum tratamento.
      Não é suposto voltar a ganhar febre, pelo que se isso acontecer deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite,
      Obrigada pela resposta, de facto o meu filho não voltou a ter febre e as manchas desapareceram passado cerca de 3 dias após terem surgido.
      Poderá ter sido roseóla? Pelo que pesquisei (febre seguida de manchas vermelhas na pele) é o mais parecido com o que ele teve até porque pelo que li, o que caracteriza esta "doença" é o facto das manchas vermelhas surgirem na pele após a febre ter desaparecido. Obrigada mais uma vez.

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      É muito provável que tenha mesmo sido roséola, pela descrição que apresentou.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Bom dia Dr. meu filho tá com tosse no começo parecia um resfriado com bastante catarro, lavo sempre o nariz dele com soro fisiológico e tô fazendo inalação, tem três dias q tem ficado febril, mas para amenizar dei paracetamol e hj quarto dia, continua febril e com tosse. Tô dando desalex a dois dias e nasonez. Será q devo levá lo ao médico, não gostaria de dá antibiótico, tem tomado bastante.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Dr. meu filho tá com tosse no começo parecia um resfriado com bastante catarro, lavo sempre o nariz dele com soro fisiológico e tô fazendo inalação, tem três dias q tem ficado febril, mas para amenizar dei paracetamol e hj quarto dia, continua febril e com tosse. Tô dando desalex a dois dias e nasonez. Será q devo levá lo ao médico, não gostaria de dá antibiótico, tem tomado bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ao fim de quatro dias de febre não começa a notar melhorias, acho que faz sentido ser observado por um médico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa noite doutor sou pai de primeira viagen . to muito preocupado com meu filho de 3 meses . durante o dia ele torsse as vezes e a noite ele torce muito . é uma torsse seca. O q devo fazer ? E normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Si, pode sre normal.
      Se não tem febre e mama bem a única cois aa fazer é laver bem o nariz com água do mar ou soro fisiológico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. boa tarde. Dr. o meu bébé tem 2meses está com uma virose, fui com ele ao hostipal D.Estefânia pk medi-lhe a febre no rabinho e deu 38.4,mas foi-me dito que não era considerado febre. Ja li no seu blog que considera febre temperturas acima de 38ºc. o que devo fazer? Qual a sua opinião?
    ORIGADA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Teoricamente a melhor definição de febre é 1 grau acima do valor médio da nossa temperatura, que varia de pessoa para pessoa. Como não é fácil saber qual é esse valor médio, considera-se febre uma temperatura superior a 38º quando medida no rabinho.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Saudações
    Estou com uma dúvida e gostaria de sua opinião. Minha filha fez recentemente uma cirurgia de retirada de amígdalas e adenoide. Após completar 15 dias de cirurgia ela começou a espirar um pouco e demos 5ml de Desloratadina assim como um alergista receitou e com aprovação do cirurgião em dias alternados porém ela está há 2 dias com tosse leve e seca porem durante o dia pois quando está a durmir não há tosse. Estamos desconfiados de que a mesma estivesse com início de gripe e o anti-alérgico pode ter causado isso. Será que devemos procurar o cirurgião ou um Pediatra?

    ResponderEliminar
  17. So completando, ela tomou duas vezes em dias alternados, já está cm 48 horas que demos a última dose e hoje faz 18 dias que a cirurgia foi feita. No 10 dia fizemos o retorno no cirurgião e estava tudo bem.

    ResponderEliminar
  18. So completando, ela tomou duas vezes em dias alternados, já está cm 48 horas que demos a última dose e hoje faz 18 dias que a cirurgia foi feita. No 10 dia fizemos o retorno no cirurgião e estava tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em principio a Desloratadina ajuda no quadro, não me parece que seja a causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Boa noite Dr. Hugo,
    O meu filho tem 6 meses e neste ultimos dois dias(hoje 2ºdia) tem estado com falta de apetite,muito "murchinho".Ontem após o banho atingiu os 39º de febre.Que combatemos com supositório 125mg.
    Hoje manteve a falta de apetite.Só aceita água e o biberão(mas não bebe tudo).Grita com a oferta da papa/sopa.
    Quando tinha 5 meses romperam os dentinho e já tem dois fora. Será que estão a romper mais? Ele baba imenso,mas não sentimos nada na gengiva.
    Devo esperar mais 2 dias e depois ir ao médico ou aconselha ir já?

    Obrigada pela ajuda! E desculpe estas duvidas de mãe ansiosa de primeira viagem que se sente impotente a olhar para o filho..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se quando a febre baixa ele fica bem acho que pode aguardar mais 1-2 dias, mas se vir que não há melhora deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Olá Doutor :minha bebê tem DOIS MESES E ESTA COM O PEITO cheio de catarro ela já tomou o Bactrim durante sete. E lavo o nariz dela com rinossoro será q posso tá fazendo inalação com soro para sair o catarro do peito?Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  21. Olá Doutor. Minha bebê tem quase 3meses ela tava gripada tomou Bactrim durante 7 dias e lavo o nariz dela com rinossoro so que percebi q o peito dela tá cheio de catarro e fica chiando. Gostaria de saber se posso fazer inalação com soro fisiológico para sair o catarro do peito? Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode fazer, é capaz de ajudar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa noite Doutor Hugo! Tenho uma menina com 9 meses e ultimamente tenho constatado que a sua temperatura a noite está mais elevada, sempre por volta de 38/38.1. De momento, não apresenta outros sintomas e de manha a sua temperatura é normal (geralmente entre 36,9/37,5). Devo preocupar- me ou é normal? Obrigada pela sua ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se de resto ela está bem não me parece que haja motivo de preocupação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Bom dia, minha de 1 ano e 4 meses está a 4 dia hoje com febre de no máximo 37.7 e a voz rouca, nariz escorrendo. Levei ela ao médico essa madrugada, tiraram o raio x e não deu nada, tentaram tirar sangue dela nois dois braços e não conseguiram achar a aveia dela. Resumindo vim embora sem saber oque minha filha tem. Por favor Dr. Mr ajude oque devo fazer?

    ResponderEliminar
  24. Bom dia, minha de 1 ano e 4 meses está a 4 dia hoje com febre de no máximo 37.7 e a voz rouca, nariz escorrendo. Levei ela ao médico essa madrugada, tiraram o raio x e não deu nada, tentaram tirar sangue dela nois dois braços e não conseguiram achar a aveia dela. Resumindo vim embora sem saber oque minha filha tem. Por favor Dr. Mr ajude oque devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ela estiver bem disposta, como a temperatura é baixa o mais provável é que seja uma infecção vírica, provavelmente uma laringite. A única coisa que me parece que deve fazer é dar medicação para a febre em SOS e ir aguardando. Se não melhorar ao fim de 3 dias ou então se o quadro se agravar ante sdeve ser reavaliada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Olá dr. Meu filho tem 8 anos e estava rouco e agora está dando febre de 39.4 o que eu faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele ficar bem disposto quando baixa a febre acho que pode aguardar 2-3 dias para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Olá, minha filha de 1,7 de idade está com febre em dias alternados. Ela fica febril por 1 ou 2 dias e depois passa, depois de uns 7 dias o quadro volta. Isso já vem ocorrendo a mais de um mês e está já é a quarta vez que volta. Durante este tempo tb notei a presença de diarreia tb ocorrida em dias alternados. Devo leva-la ao médico??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como já +e um quadro arrastado acho que sim, deve ser observada pelo médico para tentar perceber se é preciso fazer alguma coisa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Bom dia Dr.Meu bebé tem 3 meses e esta resfriado ja tem 4dias que dou remédio para ele por conta da febre que vem e volta geralmente febre de 38.5 ::37.8 não sei mas o que fazer...acha melhor eu levar ele ao médico?

    ResponderEliminar
  29. Bom dia Dr.Meu bebé tem 3 meses e esta resfriado ja tem 4dias que dou remédio para ele por conta da febre que vem e volta geralmente febre de 38.5 ::37.8 não sei mas o que fazer...acha melhor eu levar ele ao médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, se a febre já dura há 4 dias é melhor ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa noite, meu filho tem 7 meses e meio e está dando febre a mais ou menos 2 semanas em dias alternados levei ele na emergência no 2 dia lá foi diagnosticado com garganta inflamada e foi passado amoxilina por 7 dias, no 2 dia ele ficou roco, após isso veio a tosse seca quase sempre ele vomitava e por último o nariz escorrendo líquido bem transparência.
    Eu por conta própria comprei um xarope o Arlivry pronto o nariz parou de escorrer e tosse começou a ter um pouco de secreção.
    Acabou os 7 dias da amoxilina porém ele continua roco e dando febre, levei ele na Pd e lá foi suspenso a amoxilina por a garganta não estava mais inflamada,passado uma bateria de exames mais de 20 e pelos que ficaram prontos num deu muito coisa só anemia a febre passou dois dias e veio novamente hoje.
    Ontem à noite ele estava muito enjoado para dormi no início pensava eu que era por que ele não havia dormido o suficiente ao dia, peguei ele no colo coloquei barriga com barriga ninei até que ele dormiu mais gemia um pouco, quando foi por volta de meia noite ele acordou e chorava muito aí dei paracetamol pois já fique com receio de ser alguma dor aí fiz o mesmo de antes ele dormiu e gemia dormindo igual antes.
    Após todos esse dias ele sempre comeu mais hoje não queria de jeito nenhum e essa febre que vai e volta não sei o que fazer pois a Pd dele só pode atender na segunda.
    Me ajude por favor desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como é um quadro arrastado acho que deve levar a uma consulta para tentar perceber o que se passa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Olá a pediatra da minha filha passou ferrovit folico e biozinc,mas não vejo resultado no biozinc a farmacêutica mi endicou apevitin tem alguma diferença entre os dois suplementos?faço mal em dar ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Esses suplementos não existem cá em Portugal, pelo que não consigo ajudar muito uma vez qu enão os conheço, peço desculpa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Boa noite
    Meu filho te 3 anos e 11meses ele está com febre de 38,3 e está com tosse a umas duas semanas mas não se queixou de nenhuma dor porém dei medicamento para febre e a mesma não baixa,a unas duas semanas ele disse que quer comer churros porém ainda não comeu pode ter alguma relação com a febre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que os churros tenham alguma coisa a ver com a febre, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde a minha filha tem 3,5 anos e ontem começou com febre de 38,4 e começou a ficar com nariz entupido e espirros,dei benuron e a febre baixou voltando passadas 6 horas,hoje continua com nariz com algum ranho e a espirrar a febre voltou aos 38 passadas 8 horas do último benuron,tem um pouco de tosse com um pouco de espeturaçao devo leva lá ao médico? Obrigado

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde a minha filha tem 3,5 anos e ontem começou com febre de 38,4 e começou a ficar com nariz entupido e espirros,dei benuron e a febre baixou voltando passadas 6 horas,hoje continua com nariz com algum ranho e a espirrar a febre voltou aos 38 passadas 8 horas do último benuron,tem um pouco de tosse com um pouco de espeturaçao devo leva lá ao médico? Obrigado

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde a minha filha tem 3,5 anos e ontem começou com febre de 38,4 e começou a ficar com nariz entupido e espirros,dei benuron e a febre baixou voltando passadas 6 horas,hoje continua com nariz com algum ranho e a espirrar a febre voltou aos 38 passadas 8 horas do último benuron,tem um pouco de tosse com um pouco de espeturaçao devo leva lá ao médico? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Nessas situações o mais importante é ver como fica a sua filha usando baixa a febre. Se ficar bem pode aguardar 3 dias para ver como evolui.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Boa tarde Dr. O meu filho tem 5meses e 2 semanas e na sexta começou com febre 39 e com pingo no nariz. Comecei a dar benuron e no sábado a noite a febre baixou. O médico mandou dar também fenistil gotas. O que acontece é que o pingo do nariz se tornou em ranhoca amarelada e o que lhe dificultou muito as noites pois a noite piora e custa lhe a respirar. Tenho lavado com soro e aspirado (apesar de ele não gostar) existe mais alguma coisa que possa dar ou fazer? Quanto tempo demora mais ou menos a passar? Outra questão, ele tem que levar a vacina bexsero quuinta feira, visto ele ter estado com febre recentemente e ainda estar com o nariz assim obstruído há algum problema emlhe dar a vacina ou eé melhor alterar para outro dia? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Nessas situações o melhor é usar um spray de água do mar em vez de soro, por causa da força do spray.
      Se não tiver febre e a auscultação estiver bem pode fazer a Bexsero.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Meu filho está tendo febre ah duas semanas fui com ele nu médico falo q era uma gripe, passo três dias fui dnvo e falo qe era infecção urinária, passo antibiótico, e nessa segunda fui dnvo e falo q era infecção respiratória, ele está com MT catarro febre vai e volta, não come nda só BB água, e hj começo com diarreia n sei mas oque fazer, está tomand remédio mas nada o melhora ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se está a fazer o antibiótico e não melhora acho que deve ser visto novamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Olá DR'
    Meu filho tem 2 anos e 1 mês,ele tosse as vezes a noite,só que a tosse vem e depois ele vomita tambem,há uns vinte dias atrás ele estava com pneumonia,cuidei levei no médico a doutora me passou amocilina a mais forte,dei e depois de uma semana tomando não melhorou,voltei no médico e ela me passou bezetacil dei ele,mais predsolona e uma bombinha q ela passou por conta dele esta cansadinho,depois de 10 dias ele tinha q tomar outra é eu não levei pq ele já estava melhor,fiz tudo certo em casa mais aí ele esses dias ele começou a tossi e vomita,e eu tô triste já ,não quero ver ele assim,me ajuda doutor!
    Aguardo sua resposta!

    ResponderEliminar
  40. Olá DR'
    Meu filho tem 2 anos e 1 mês,ele tosse as vezes a noite,só que a tosse vem e depois ele vomita tambem,há uns vinte dias atrás ele estava com pneumonia,cuidei levei no médico a doutora me passou amocilina a mais forte,dei e depois de uma semana tomando não melhorou,voltei no médico e ela me passou bezetacil dei ele,mais predsolona e uma bombinha q ela passou por conta dele esta cansadinho,depois de 10 dias ele tinha q tomar outra é eu não levei pq ele já estava melhor,fiz tudo certo em casa mais aí ele esses dias ele começou a tossi e vomita,e eu tô triste já ,não quero ver ele assim,me ajuda doutor!
    Aguardo sua resposta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se agora não tem febre, lave-lhe bem o nariz com água do mar e aspire e tente dar menos quantidade de comida em cada refeição,mas mais vezes ao dia.
      Se mesmo assim não melhorar tem que ser visto, para ser auscultado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  42. A minha bebé de 7meses e meio está com pingo no nariz...o que posso fazer?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é lavar-lhe bem o nariz com um spray de água do mar e aspirar 3-4x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Bom dia a minha filha de 1o meses esta muito encatarrada,estava tomando um xarope caseiro,para soltar o catarro mais em vez disso,parece q surgiu mais catarro,ela,jja estava tossindo agora ta tossindo mais e as vezes engasga,ela agora ta rouca,e teve febre de 38 levei ela ao medico e ele passou antibiótico,o que devo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o médico receitou o antibiótico acho que o deve fazer, embora à distância não consiga dar uma opinião muito fundamentada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Bom dia doutor venho principlmente lhe da os parabéns pelo blog esclarecedor aos pais que não consegue atendimento médico bom hoje em dia.
    Bem minha esposa e eu estamos com um problema nossa filha tem 1 ano e seis meses e de um tempo para ca teve um quadro de febre entre 38 quase 39 por 3 dias mais ou menos e com o nariz meio escorrendo a febre não teve mais, agora ataco a tosse cheia, não fica tossindo o dia todo, mais toda vez que tosse chora pois não consegue escarrar dando a sensação de engasgo e aparentemente sente dor ao tossir ta assim a uns 3 dias, ficamos desolados pois ao ver ela chorando depois que tosse aperta nossos corações. .
    Lembrando que no quadro de febre demos o ibuprofeno de 8 em 8 horas e cemegripe tb de 8 em 8 horas. Em 3 dias nao teve mais febre e volto a comer normal e ativa 100% o problema agora e a tossi que a faz engasgar e chorar estamos dando inalação com soro fisiológico, colocando sorin no nariz e dando 3ml do charope carbocisteina é o que está aliviar a tosse ...
    Gostaria quebo senhor me desse uma luz de quanto tempo esse tipo de tosse costuma durar e o que eu posso esta fazendo para aliviar essa dor que a tosse está provocando nela...
    Agradeço desde ja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente essa tosse pode durar cerca de 2-3 semanas e o ideal é lavar-lhe bem o nariz com um spray de água do mar e aspirar para aliviar as secreções.
      Quanto à dor coma tosse, deve dar-lhe ibuprofeno, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  46. Boa tarde, Dr!
    Meu filho de 1 ano e 11 meses ficou 3 dias dando febre resistente ao remédio (novalgina supositório, pq sempre vomita os ingeridos) chegando ao ápice de 39 graus. E ficou um dia bem sem febre,mas com nariz congestionado, porém ontem ele começou com uma tosse leve bem seca, ao dormir roncou muito e amanheceu rouco, quase sem voz. O que poderia ser?

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde, Dr!
    Meu filho de 1 ano e 11 meses ficou 3 dias dando febre resistente ao remédio (novalgina supositório, pq sempre vomita os ingeridos) chegando ao ápice de 39 graus. E ficou um dia bem sem febre,mas com nariz congestionado, porém ontem ele começou com uma tosse leve bem seca, ao dormir roncou muito e amanheceu rouco, quase sem voz. O que poderia ser?

    ResponderEliminar
  48. Boa tarde, Dr!
    Meu filho de 1 ano e 11 meses ficou 3 dias dando febre resistente ao remédio (novalgina supositório, pq sempre vomita os ingeridos) chegando ao ápice de 39 graus. E ficou um dia bem sem febre,mas com nariz congedtinado, porém ontem ele começou com uma tosse leve bem seca, ao dormir roncou muito e amanheceu rouco, quase sem voz. O que poderia ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente é um quadro vírico e a tosse pode durar 2 semanas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Ola dr. Ontem minha filha de 1ano teve uma convulsão febril... e teve vômito... foi descoberto que era uma infecção urinária .. me passaram amoxilina e bromoprida para vômito... só que ela não tá querendo comer nada .. so ta mamando no peito.. e de vez em quando faz sinal de ancia ... isso é normal

    ResponderEliminar
  50. Ola dr. Ontem minha filha de 1ano teve uma convulsão febril... e teve vômito... foi descoberto que era uma infecção urinária .. me passaram amoxilina e bromoprida para vômito... só que ela não tá querendo comer nada .. so ta mamando no peito.. e de vez em quando faz sinal de ancia ... isso é normal

    ResponderEliminar
  51. Ola dr. Ontem minha filha de 1ano teve uma convulsão febril... e teve vômito... foi descoberto que era uma infecção urinária .. me passaram amoxilina e bromoprida para vômito... só que ela não tá querendo comer nada .. so ta mamando no peito.. e de vez em quando faz sinal de ancia ... isso é normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser normal. Geralmente as crianças comem mal cerca de 5-7 dias quando estão doentes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Olá dr. Olha minha filha tem um ano e meio .. este final de semana ela foi para a casa do pai dela ,ela está um poço gripada mas Chegou aqui em casa super bem, fomos passear e ela brincou bastante. mas agora quando fui ver ela.ela estava super quente febre de 39.3 dei dipirona pra ela, mas a febre não abaixa fica só 39.3 o que eu faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se calhar o ideal é intercalar com o paracetamol, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. O q fazer com febre dos dentes .A cabeça fica uma quentura q só ,só Jesus .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É discutível se os dentes causam febre, mas a única coisa a fazer é dar medicação (paracetamol, por exemplo).
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Olá dr Hugo
    Tenho uma bebé de 3 meses com tosse há 3semanas. Tosse que já teve algumas secreções de oro e nasofaringe, mas com auscultação sempre normal. Cada vez os acessos de tosse são mais frequentes, fica vermelha e por vezes chega a vomitar. Foi vista por 4 médicos e todos recomendaram lavagem nasal. Não tem febre, aumenta bem de peso e comportamento é habitual. Como posso excluir tosse convulsa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho a sua questão extremamente pertinente e deve mesmo excluir uma tosse convulsa, mas para o fazer tem que se pedir uma análise específica das secreções, para ver se tem a bactéria que provoca a tosse convulsa (Bordetella pertussis).
      Cumprimentos

      Eliminar
  55. Boa noite estou dando amoxicilina para a minha filha de dois anos e ela começou a queixar de dor nos dentes o que eu faço?

    ResponderEliminar
  56. Boa noite estou dando amoxicilina para a minha filha de dois anos e ela começou a queixar de dor nos dentes o que eu faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio é uma coincidência, não deve ser da medicação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Oi td bem minha filha estar tomando bactrin a 4 dias e agora estar com febre o q devo fazer

    ResponderEliminar
  58. Oi td bem minha filha estar tomando bactrin a 4 dias e agora estar com febre o q devo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente será uma febre causada por alguma vírus (os antibióticos matam apenas as bactérias), mas se mantiver deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  59. Boa noite dr.minha filha de 4 anos está tendo febricula todas as noites há 3 dias,durante o dia anda bem,brinca,come um pouco menos k o normal.na primeira noite fez febre 38.8 dei ben u ron,desde essa noite tem estado só nos 37.4 a 37.8 mas só durante a noite.sinto o corpo quente,depois arrefece sem tratamento e transpira bastante.tem um pouco de tosse.pesquisei um pouco(as vezes e bom outras so nos deixa mais paranoica)li algures que a febre baixa a noite pode ser algo mau e como ela no inverno passava o tempo com as "ites" eu já to sempre com medo.o k acha k devo fazer.agradeço desde já a ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente será uma infecção vírica, que dura 3-4 dias e depois começa a melhorar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  60. Bom dia Dr.Hugo, o meu filho está com bastante tosse quando acorda e está soltando bastante secreção, isso à mais de três semanas, ele tem dois anos, e chegou engasgar duas vezes com secreção e vomitou e estou vendo q a tosse e as secreção naomelhoram, ele continua do mesmo geito. Devo levar ele ao médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, se está com tosse há mais de 3 semanas é melhor ser observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  61. Oi Dr. Minha filha tem 11 meses estar com febre ha três dias, a gengiva enchada, e o nariz congestionado, e hoje ela espirou saiu um pouco de sangue, não sei se a febre e por causa dos dentes o por causa do nariz.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais provável é que seja por causa do nariz.
      Cumprimentos

      Eliminar
  62. Oii Meu Nome e Simone, Minha filha tem 5 mêses e ainda Mamar e esta tossindo muito , Quando ela dormi se acorda tossindo e as vezes querendo botar leite pra fora, ai tenho qe leva a sua cabecinha estou dando um remédio que a médica passou quando ela tinha 2 mêses qe está assim sendo qe ela estava tipo roncando o remédio é (Fluibron), Mas eu fumo de vez enquanto 3 cigarro por dia, Mas só durante a noite, Será qe e por causa do fumo qe ela está assim... ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não acho que eu seja só por causa do fumo, mas acho que isso pode estar a agravar o quadro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  63. Boa noite! DR., Minha filha de 25 meses esta cpm 39,6 de febre, aferida na axila, o que posso fazer?

    ResponderEliminar
  64. Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve dar o paracetamol e ver se ela melhora quando baixa a febre, que é o que é suposto acontecer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Olá!minha filha de 4 meses está tendo febre geralmente na parte da noite, a 4 dias com temperatura em média entre 7,8 e 8,2 o que devo fazer,ela não está resfriada e está bem disposta e se alimentando bem, estou muito preocupada.

    ResponderEliminar
  66. As vezes a febre e em dias alternados o que pode ser?

    ResponderEliminar
  67. As vezes a febre e em dias alternados o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ainda mantiver a febre deve ser vista, para tentar perceber a causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. Olá meu filho tá com 47 dias o ouvido dele tá escorrendo levei ao médico e ele receitou amoxilina já tem 7 dias que estou dando e não parou de escorrer o que eu faço?
    Ele não teve febre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se não melhorou com o antibiótico deve ser reavaliado, pode precisar de trocar para outro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Meu filho tem 2 anos e teve câncer aos 11meses de vida terminou tratamento e março deste ano um rabdomiossarcoma.Estava com febre na quarta levei ao médico disse que n havia nada d errado então voltei p casa melhorou do nada.ontem de madrugada gritava d dor na barriga evfebre de 38.5 por duas vezes oque pode ser??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Infelizmente não é fácil dizer o que pode ser sem observar, mas se mantiver as queixas deve ser reavaliado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  70. Olá tenho um bebê de 5 meses a 3 semanas atrás ficou com febre foi a pediatra tomou celestone fenistil e pulmicorte entretanto não melhorou foi a urgência e recrutaram azitromicina 5dias acabou ontem e hoje já apresenta febre 38.5 enormal? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Desculpe, só vi agora a mensagem e provavelmente o quadro já está resolvido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  71. Bom dia Dr. o meu filho tem 12 meses e faz hoje 4 dias que está com febre entre os 39-40 graus (temperatura medida no anus). Já fui ao hospital mas apenas mandaram dar o benurun de 6h/6h e disseram ser apenas uma constipação, pois o bebe está bem disposto e come bem.
    No entanto não deixo de ficar preocupada pois a febre é um pouco alta sem haver melhorias..
    Qual a sua opinião?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente a febre dura 3-5 dias, pelo que se ao fim desse tempo não passar acho que deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. Olá Dr.Hugo
    Minha filha tem 2 anos e 3 meses. Ela escorrendo aquele catarro claro , q depois passou a ser grosso e amarelo esverdeado. Já tá assim tem 7 dias,daí hj derepente, tá com febre d 39.5. Ela tá animada, como outro dia qlqr. Ja mediquei,Devo procurar um medico ou aguardo mais?
    Obrigada Dr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ela está bem pode aguardar até aos 4 dias de febre. Se não melhorar ao fim desse tempo deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  73. Olá Dr Hugo!
    Minha filha tem 11 meses, mama somente ao peito, e se alimenta muito muito bem, há mais ou menos 1 mês vem com intestino solto, coincidindo com a erupção de dentinhos, só ganhou 100 gr de peso, apesar de se alimentar bem, há uns três dias teve febre de 38º, q passou com dipirona e não quer comer nada, já noto perdeu peso, o pediatra examinou, e disse não ter nada em ouvido e garganta, apenas nariz congestionado, lavo com soro e estou fazendo nebulização, mas Não sei o q fazer para se alimentar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Como essa recusa em comer surgiu num contexto de febre e infecção acho que pode aguardar mais uns dias para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  74. Boa tarde Dr. Hugo,

    O meu filho de 21 meses tem andado com as gengivas bastante inchadas com o rompimento dos molares e dos caninos, já há sensivelmente 2 semanas. Tenho observado que tem a temperatura corporal mais elevada ao final do dia (a rondar os 37,6 a 38, rectal). Durante o dia a temperatura tem andado nos 36,5 (o habitual dele). Nem sempre chega a ter esse aumento da temperatura mas tem sido mais recorrente. Levei-o a tomar a vacina de reforço há 2 dias e à noite só subiu para 38,3. Além disso, a enfermeira viu as gengivas e disse estarem bastante inflamadas e poderem ter influência no aumento de temperatura. É normal andar com os dentinhos a romper há 2 semanas e com estas subidas de temperatura à noite, Doutor?
    Convém também mencionar que, em Junho, aconteceu o mesmo e acabou por passar, mas coincidiu com o nascimento de dentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se a temperatura não ultrapassa os 38 graus não me parece que tenha significado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  75. Minha filha de um ano ela está gripada e tá saindo os dentes maiores falo assim pq ela já tem os dá frente certo.e pq ela passou quatro dia com febre o peito cheio e a respiração ruim..Levei ela na pediatra ela passou amoxilina ,predsim e clenil A para dá erozol a ela ela foi ficando livre dá febre com os medicamento mais depois 3 dias voltou a febre e ela ainda tá com muito catarro ela ta com a respiraçao ainda cassada o quer eu faço estou desesperada...😥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ainda mantiver a febre deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  76. Boa tarde Minha filha de 4 anos apresentou febre hoje 39 , e uma tosse já com catarro ,resfriamos e demos paracetamol , mas agora a tarde continua , e apresenta vermelhidao no peito , doutor devemos leva la logo ao medico ou esperar. Desde já obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Desculpe, só vi agora a mensagem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  77. Meu filho acordou febril 37.5, algumas horas depois medi a temperatura na boca e estava com 38,4 eu já havia dado paracetamol e ao invés de baixar a temperatura subiu, então dei banho morno e ele o tempo todo reclamando de dor no abdómen, saindo do banho ele vomitou a temperatura não baixa, e sei q se eu levar ele no hospital não vão querer tratar dele pq começou hj a febre. O q pode ser? E o q posso fazer enquanto espero o tempo mínimo para levar ao médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se não se conseguir controlar a febre é sempre um sinal para observação médica.
      Cumprimentos

      Eliminar
  78. Bom dia! Estou confusa, meu filho de 12 anos teve à 3 semanas no hospital com febre q subia e baixava sozinha. À 1ano e meio +- ele ficou internado 8 dias com pneumonia atípica, pois no início foi medicado como sinusite. Ontem a noite começou a espirrar, secreção no nariz e estado febril 37,1 q vai e volta sozinha. Devo leva-lo ao médico? Pedir nova radiografia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele estiver bem disposto e não tiver mais de 38ºC, acho que pode aguardar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  79. Boa noite meu nome é edvania minha filha é eduarda ela tem um ano e nove meses estou preoculpa pois ela estar com febre muitas das vezes so na parte da cabeça estar gripada e tucindo e tanbem os olhinhos delas enchem de lagrimas ate escorrem pelo o rosto gostaria de saber se pode ser algo grave ou apenas uma virose estou com medo da febre amarala pq aquir onde eu moro no rj ta aparecendo casos da febre amarela... obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais provável é que seja uma virose, mas se há casos de febre amarela acho que ela deve ser observada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  80. Boa noite. Minha bebê de 9 meses teve febre de 39 que duraram 2 dias. Porém hj 5 dias após as febres ela está com catarro, tosse seca e febre de 38. Devo me preocupar com alguma doença mais grave?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a febre já passou deve apenas lavar bem o narizinho com um spray de água do mar e aspirar, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  81. Bom dia Dr meu filho tem 11 mês e ele tá com mais de 1 mês que tem febre ele passa 3 dias com febre e 15 sei febre levei ele pra o pediatra ele falou que era a gangadaum uma gripe que o nariz escória um pouco na pade de manhã passou amoxicilina e paracetamol e um xarope pro 10 dia quando eu parei o remédio parei do sábado quando foi na segunda-feira a febre foltou mais esta saido os dente de traiz pode se os dente eu posso continua o remedio ou volta pra o medico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele estiver bem disposto quando baixa a febre pode aguardar mais 2-3 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  82. Boa tarde Dr.
    Meu filho tem 1 ano e um mês e tem 3 dias que está com febre a febre vem e vai e sempre dá 37.9 ou 38.1 estou dando dipirona de 6 em 6 horas mãe mesmo assim a febre volta nao sei o que faço Dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente nessas situações a febre dura 3-5 dias, pelo que se não melhorar ao fim desse tempo as crianças devem ser vistas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. Olá doutor...Minha filha tem dois anos e vem a mais de 15 dias com toce e mais nenhum sintoma só a toce de dia e de noite... O pediatra dela medicou na primeira semana com flumucil charope e flumucil inalação,predisim e ante alergico ..Mais nada melhorou então ela passou com um clínico que disse que ela tinha asma e receitou cleni hfa 50 e Aerolín bombinha...Mais também continua a tocir...Entre esse meio tempo ...Um outro pediatra me disse que poderia ser refluxo... Estou desesperada com essa toce não dormimos mais..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como já é um quadro prolongado, infelizmente não consigo ajudar à distância, sem a auscultar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  84. Meu filho está com febre a mais de duas semanas levei ao médico e ele só passou um remédio para torce e mais nada sendo q a febre contínua mais receitou dipirona pra ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem febre há 2 semanas tem que ser observado e, eventualmente, pode necessitar de umas análises.
      Cumprimentos

      Eliminar
  85. ola minha filha esta apresentando febre a tres dias mas so a noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se mantiver febre deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  86. Olá Doutor,o meu bebé tem 2 anos e meio e à um mês para cá tem tido altos e baixos. Começou por corrimento no nariz,depois uma pequena tosse espaçada,depois diarreia um pouco ácida que provocou assadura no rabo e a seguir febre,febre essa que era sempre entre 38 e 38,3...Andou assim 2 dias e meio e no dia que fazia as 48h já não voltou a fazer,a febre era sempre com espaços de 7,9 ou 12 horas. Mas sempre brincalhão e a comer normal. Passados agora 2 semanas ele voltou hoje a ficar com febre fe manhã eram 7 da manhã e só voltou agora a fazer às 8 da noite e não passou dos 38,2. A unica diferença que tenho notado é que anda mais mimado chorinca por tudo e por nada mas continua bem disposto,brincalhão e a comer razoavelmente bem. Não sei se será impressão minha ou não mas parece me que abateu um bocadinho e tem umas olheirasitas. Desta vez além da febre noto só uma pequena tosse depois de começar a correr mas passa logo. Será que me devo preocupar?Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente essas situações duram 3-5 dias e passam naturalmente, sem nenhum tratamento. Se as crianças estiverem bem dispostas quando baixa a febre é normal ter essa duração.
      Cumprimentos

      Eliminar
  87. Olá Dr.
    A minha filha tem 4 anos e dia 25 às 22h teve um episodio de febre repentino depois de um dia muito divertido e sem nenhum sintoma
    Fui ao hoapital e como tinha tambem tosse disseram me para lhe dar benuron (supositorio) e brufen xarope intercalados de 8h em 8h e para se tres dias depois (faz os tres dias hoje as 22h) nao tivesse passado para lá voltar
    Ela entretanto anteontem vomitou mas eu comecei a dar-lhe agua aos poucos e nao vomita desde aí e está muito melhor e bem disposta
    Agora medi lhe a febre e estava com um picozinho de febre mas ja passou com o supositorio
    O que devo fazer? Espero por amanhã? Vou já hoje às urgencias?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, estive com problemas informáticos e não conseguia responder aos comentários até hoje. Espero que já esteja tudo resolvido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  88. Boa noite Dr meu filho esta com uma tosse já faz uma semana e ele sufoca não consegue respirar o medico falou que e refluxo já dei todo tipo de remédio mas nada adianta nem durmo a noite com medo de acontecer alguma coisa com ele oque eu faço , e quando ele perder o ar não conseguir respirar posso fazer alguma coisa ele tem 5 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, estive com problemas informáticos e não conseguia responder aos comentários até hoje. Espero que já esteja tudo resolvido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  90. Fazem 7 dias que minha filha de dois anos está com febre foi diagnosticada com infecção de garganta tomou azitromicina mas não resolveu voltamos ao médico tomou bezetacil todos esses dias quando ela tosse às vezes causa vômito , sempre dizendo que a garganta tá muito infeccionada segundo eles , mas um dia após a injeção que foi ontem ela dormiu quase o dia todo mesmo não tendo febre, e os olhos dela estão murchos é muito vermelho ,quase não come estou muito preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, estive com problemas informáticos e não conseguia responder aos comentários até hoje. Espero que já esteja tudo resolvido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  91. Olá doutor. Tenho uma bebé de 1 ano que está vom febre à 4 dias sem mais sintomas nenhuns sem ser perda de apetite, pois não quer comer nada e se tento que coma começa a chorar desesperadamente. Já a levei ao medico de familia que disse não ser nada. Ela levou as vacinas dos 12 meses 3 dias antes de ter iniciado as febres, será ainda reação às vacinas ou terei de ir com ela à urgencia?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, estive com problemas informáticos e não conseguia responder aos comentários até hoje.
      Espero que já se tenha resolvido tudo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  92. Minha filha tem dois dia q tar com febre 39 e fica baixando pra 34 e ela fica tremendo tar só aumemtando e abaixando ,tou com muito medo .levei ela no médico ele disse q é a garganta emframada

    ResponderEliminar
  93. Minha filha tem dois dia q tar com febre 39 e fica baixando pra 34 e ela fica tremendo tar só aumemtando e abaixando ,tou com muito medo .levei ela no médico ele disse q é a garganta emframada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, estive com problemas informáticos e não conseguia responder aos comentários até hoje.
      Espero que já se tenha resolvido tudo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  94. Boa tarde douto.. minha bebê tem 5 meses e está começou a ter febre no sábado..hoje é terça e a febre continua.ela está mamando muito pouquinho..nariz entupido e tosse..o médico só passou nebulização e soro no nariz..me ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Nessas situações geralmente a febre pode durar até 3-5 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  95. Bom dia ! Dr avordei com meu filho de 1 ano e 4 meses vomitando e agora mesmo dormido está gemendo eu acho q ele tá meip frebio mas não tenho teomento em casa como faço pra saber se è um pronlema de saude?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, estive com problemas informáticos e não conseguia responder aos comentários até hoje.
      Espero que já se tenha resolvido tudo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  96. Bom dia. Levei minha filha de 4 meses semana passada ao medico por que estava com tosse, espirrando, febre e congestionada. A medica passou uma medicação q terminava em 5 dias e ao acabar a febre voltou. Oq eu faço ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, estive com problemas informáticos e não conseguia responder aos comentários até hoje.
      Espero que já se tenha resolvido tudo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  97. Meu tem 10 mês tomou predilosona durante 5 dias e o médico falou pra continuar tem algum risco meu filho está ficando muito gripado melhora uma semana depois tudo de novo estou preocupada com esse tanto de antibióticos em curto espaço .obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A prednisolona não é um antibiótico, é um derivado da cortisona e não tem mal dar se forem tratamentos curtos (3-5 dias).
      Cumprimentos

      Eliminar
  98. Boa noite dr! Minha bebê de 7 meses tem 3 dias que está com muita coriza, tosse até vomitar (parece que enjoa por não saber espelir) e deu 2 dias de febre, 1 dia sem febre e voltou a ter febre. Tinha feito uma consulta e falou que achava que não era bacteriana e sim.viral. minha preocupação é pq a febre voltou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como esteve bem e a febre agravou acho que deve ser observada se mantiver febre.
      Cumprimentos

      Eliminar