Febre - herói ou vilão?

A febre é o principal motivo de procura de ajuda médica na Pediatria. É muitas vezes um sinal assustador para os pais, que gera muita ansiedade, pelo que é importante desmistificar alguns conceitos.
O primeiro é que só se considera febre se a temperatura for superior a 37,5ºC (se medida na axila) ou superior a 38ºC (se medida no rabinho – local ideal até aos 12 meses de idade). Deve-se evitar os termómetros de testa ou de ouvido.
O segundo é que a febre é um mecanismo de defesa do organismo, que pode surgir em múltiplas situações. O mais frequente é associar-se a infecções, que na sua grande maioria são de origem vírica (as chamadas “viroses”) e não precisam de nenhum tratamento específico.
Sendo assim, se o seu filho tiver febre, deve fazer o seguinte:
1 – dar medicação de acordo com aconselhamento médico prévio (paracetamol no máximo de 6/6h em dose adequada ao peso)
2 – não agasalhar demasiado o seu filho nem, pelo contrário, despi-lo exageradamente
3 – oferecer-lhe bastante líquidos para beber, para compensar o que perde com a transpiração
Há, no entanto, alguns sinais de alarme que é conveniente os pais saberem:
1 – idade do bebé inferior a 3 meses
2 – “manchinhas” no corpo que surgem associadas à febre nas primeiras 24 horas, particularmente se não desaparecerem ao fazer pressão sobre elas
3 – associação da febre a gemido (nos bebés pequenos), convulsões ou dificuldades respiratória
4 – prostração/sonolência que se mantém mesmo quando a criança está sem febre (durante o pico febril é normal que o seu filho esteja mais “murchinho”)
5 – temperatura superior a 40ºC
6 – febre em crianças com doença crónica
7 – duração da febre superior a 3-4 dias, sem sinais de melhoria (picos febris mais espaçados e/ou mais baixos)
Posto isto, é importante reforçar a ideia de que na maior parte das vezes a febre é um sinal benigno, sendo fundamental combater um pouco a “fobia da febre” que se foi instalando na nossa sociedade. Não se esqueça que, na ausência dos sinais de alarme atrás explicados, a esmagadora maioria das causas de febre são infecções transitórias, que passam sem nenhum tipo de tratamento em particular.

Etiquetas: