Translate

Etiquetas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Leite materno - porque sim?

Hoje em dia é praticamente consensual que o aleitamento materno deve ser praticado em quase todas as ocasiões. São inúmeras as suas vantagens, pelo que deixo aqui apenas algumas:
- composição mais adequada
- reforço das defesas do bebé (prevenção de infecções)
- reforça a interacção mãe-filho
- menor probabilidade do bebé desenvolver alergias no futuro
- menor risco para o bebé de obesidade, diabetes e alguns tipos de cancro
- mais barato
- disponibilidade permanente
- temperatura sempre certa
- ajuda a recuperar o peso no pós-parto
- ajuda a prevenir o cancro da mama
- tem a embalagem mais bonita
- ...
Praticamente não existem contra-indicações para a amamentação, pelo que mesmo que necessite de tomar algum tipo de medicamento, o mais provável é que possa e deva manter o leite materno. De qualquer forma, deve esclarecer-se sempre com o seu médico assistente ou com o pediatra do seu filhote.

23 comentários:

  1. E quando tudo corre bem, chegamos à introdução dos alimentos sólidos e continua a haver leite e o bebé a querer mamar (de manhã e à noite), até quando devemos amamentar. é que apesar das recomendações da OMS e dos profssionais de saúde incentivarem imenso no inicio, a partir dos 5 meses começam a mudar o discurso e dá a sensação que de positivo passa a ser negativo o bebé ainda mamar.
    A mina filha tem neste momento 9 meses e meio. Nunca pede mama ao longo do dia e eu também não ofereço, mas ainda faz as 2 refeições de leite e acho que se ainda posso amamentar, e ambas gostamos, não faz sentido passar para um leite de transição por enquanto. Tinha pensado manter a amamentação até pelo menos aos 12 meses se for possível.
    Qual é a sua opinião? Há inconvenientes do ponto de vista do comportamento, etc.?
    Agradeço desde já a atenção e disponibilidade.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Realmente as recomendaçoes da OMS falam em amamentar ate aos 2-3 anos, mas eu penso que a partir dos 12 meses ja nao ha grande beneficio. O que eu costumo aconselhar e para serem as maes a decidir a partir dessa idade...
    (peço decsulpa por estar a escrever sem acentos, mas o meu teclado nao esta a funcionar correctamente)

    ResponderEliminar
  3. O leite materno adequa-se sempre às necessidades nutricionais da criança, tenha ela 1, 2 ou 3 anos. Por isso, se temos um leite que é perfeito para eles, produzido especificamente para eles, que é da mesma espécie, porque haveremos de introduzir leite de vaca só porque fazem 1 ano? Enquanto a mãe e o bebé quiserem, o leitinho da mãe é o alimento mais perfeito que a criança pode ter.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    Obrigado pelo seu comentário, com o qual concordo parcialmente.
    Não há dúvida que em termos nutricionais o leite materno é adequado. No entanto, há estudos que relacionam o seu consumo após os 12 meses com um maior risco de ter o colesterol elevado na idade adulta. Para além disso, é também um entrave em termos de autonomização, que é um processo muito importante para o desenvolvimento de qualquer criança.
    Posto isto, continuo a achar que até ao ano de idade os benefícios são claros, mas a partir daí tem que se pesar bem os prós e os contras e tomar uma decisão individual. Não digo que seja errado manter a amamentação, mas deve ser sempre uma opção "pensada"...

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Dr.

    Tenho uma Bebe que vai completar os 11 meses este mês e que ate à semana passada bebia leite materno e mamava de 3 em 3h á noite. No entanto, de um momento para o outro rejeitou o peito e também nao bebe no biberão porque nunca foi habituada. Tenho tentando dar-lhe o meu leite na papa, mas nao consigo porque as papas ficam muito liquidas mesmo acrescentando mais farinha ( nao sei explicar porquê). Algumas pessoas são da opinião de que devo ir tentando dar o meu leite e outras de que devo aproveitar e retirar definitivamente a mama. Qual a opinião do Dr.? Receio secar o leite e depois ela querer... Tenho tarado leite 3/4 vezes por dia mas a produção já diminuiu bastante.
    Como a minha filhota tem bastantes cólicas e gases que se agravaram nos últimos tempos, principalmente à noite, o pediatra sugeriu que experimentasse leite hidrolisado para despistar uma possível intolerância á lactose e á proteína do leite de vaca, mesmo achando pouco provável pela idade.

    Grata pela atenção,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se a sua filha está a rejeitar o peito, penso sinceramente que está na altura de parar. A partir dos 12 meses já não há grandes benefícios e forçar só vai tornar esses momentos numa "tortura" para as duas.
      Quanto às colicas e gases, penso que a opinião do pediatra da sua filha será mais adequada do que a minha, porque a conhece melhor, pelo que seguiria as suas instruções.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  6. Boa noite,
    sou mamã de primeira viagem e talvez por isso tenha alguns receios.
    Continuo a amamentar a minha bebé de 9 meses e do que tenho lido o leite materno é considerado o mais completo, no entanto surge-me sempre a dúvida. Passo a explicar, durante a gravidez engordei e criei bastantes reservas para a produção de leite, mas nesta fase já não sobra nenhuma, recuperei o peso normal (acho até que estou abaixo). Pergunto se ainda assim o leite produzido será suficientemente nutritivo? Tenho receio de ter falhas na minha alimentação e que estas se reflictam na qualidade do leite. Tem algum fundamento?

    desde já agradeço a sua atenção e tempo disponibilizado para esclarecer e tranquilizar os papás e mamãs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em relação ao seu peso, não se preocupe, que em principio isso não altera a qualidade do leite (excepto se estiver desnutrida, que não deve ser o caso). Deve ter uma alimentação saudável e variada, para garantir uma correcta composição corporal e, desse modo, que o leite contenha todos os elementos necessários (claro que também tem direito a cometer alguns "pecados" de vez em quando...). Se o fizer pode estar descansada mas, na dúvida, é sempre o peso da sua filha que dá a resposta mais adequada.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Boa tarde.
    Tenho um bebé que faz hoje 4 meses e gostaria de lhe pedir uma opinião/informação.
    Eu tenho andado aflita com rinite alérgica e procurei um medicamento homeopático que me ajudasse a aliviar os sintomas. Adquiri as gotas R49 (Dr. Reckeweg) e só quando cheguei a casa é que reparei que o folheto informativo refere o seguinte: "Administrar este produto durante a gravidez e a amamentação só após conselho de um profissional de saúde com conhecimento da terapia."
    Como o meu filho não tem pediatra, é só acompanhado pela minha médica de família, peço-lhe a sua opinião.
    Será melhor não arriscar enquanto amamento? Ou haverá outra forma de aliviar os sintomas?
    Desde já lhe agradeço a sua atenção e tempo disponibilizados para este esclarecimento.
    Tânia Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desconheço esse medicamento, portanto não lhe consigo dizer nada em particular em relação a ele.
      De qualquer forma, pode fazer a medicação convencional para a rinite (corticóide inalado + anti-histamínico), se tiver indicação do seu médico assistente. Esses medicamento são seguros enquanto amamente, pelo que se for essa a sua opção pode fazê-los, sem problema.
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. Boa noite! Tenho uma bebe com 3 meses feitos no dia 20, ela mama, mas desde ontem ela mama das duas mamas e nao deixa nada e mesmo assim anda a procura de algo constatntemente e pega na chupeta com muita forca, o que posso fazer, pode me dar uma ajuda, tenho o pediatra dela de ferias... obgda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais importante é verificar se o peso dela está bem.
      Se estiver, acho que a sua esposa deve tomar algum suplemento para aumentar a produção de leite, à base de silamarina. Provavelmente será o suficiente.
      Se o peso não estiver bem e ela parecer que fica com fome, pode ser necessário introduzir um suplemento, mas só mesmo avaliando toda a situação é que se pode tirar ou não essa conclusão.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde!
    Estou angustiada com as orientações da pediatra do meu filhote na última consulta (dos nove meses). Respeito-a e tenho seguido à risca o que nos recomenda, mas neste caso gostaria de colher a sua opinião.
    O meu filho mamou em exclusivo até aos seis meses e dos 6 aos 9 manteve-se com o leite materno e duas refeições de sopa e fruta. A pediatra disse para omitir as mamadas correspondentes a essas refeições e guardar um período de pelo menos uma hora após as mesmas para dar mama ao pequenote. Custou-me horrores (porque adoro a experiencia de amamentar e considero-me uma felizarda por conseguir fazê-lo e por ver o meu filho crescer e desenvolver-se tão bem com o meu leite), mas respeitei. Na consulta dos nove meses a pediatra mandou então substituir mais uma mamada por uma papa de fruta com bolacha maria ou 1/2 pão. Para respeitar a regra do intervalo entre refeições e leite, vejo a amamentação completamente relegada para segundo plano, sendo que o meu filho já só mama de manhazinha, ao fim da tarde e durante a noite. Eu leio em todo o lado que o leite materno é o melhor para os bebés, pelo menos até ao ano. Tenho muita vontade de amamentar mais e sei que se oferecesse a mama ao meu bebé mais vezes, ele aceitaria. Nos últimos dias até deixei de ir a casa ao almoço (privilégio pelo qual batalhei fortemente no meu emprego), para não ter que "negar" a mama ao meu filho.
    Peço desculpa pelo longo desabafo e peço então a sua opinião.
    Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho, que admiro muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em relação a dar mama depois da sopa, não me parece muito adequado e penso que faz sentido fazer um intervalo. De resto, penso que o ideal é dar mama nas outras refeições todas, pelo que manteria só duas refeições por dia sem ser de leite materno.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada. E manter-se-ia assim até que idade?

      Eliminar
    3. En quanto pretender, mas pelo menos até aos 12 meses não me parece que haja problçema. A única coisa que tem que ter em atenção é que ele deve comer cereais (pão, bolacha, massa), para ir contactando com o glúten.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite!

    Estou a amamentar e o meu bebe já esta com 10 meses e tenho receio em usar cremes do tipo antirrugas. Existe probabilidade de passar para o leite materno devido a algum "químico" que possam conter?
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não, mas o ideal é consultar o site www.e-lactancia.org, que é o melhor local para esclarecer esse tipo de dúvidas (é onde eu vou procurar a informação quando não sei responder de imediato).
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Ola boa tarde, somos pais de uma menina que tem 18 dias. Ela desde que nasceu nao mama bem, poe sempre a língua por cima do mamilo e nao consegue assim fazer a sucuccao do leite. Temos tirado sempre com a bomba o leite e dado de copinho, sonda e de biberão. Sao tantas as opiniões que estamos completamente perdidos. A minha questão e a seguinte, levamos sempre ela a mama antes de dar o biberão, mas estes ultimos dias fica sempre a chorar quando acaba como sei a quantidade que devemos dar? hoje fomos ao centro de saúde pesar e aumentou 95 gramas desde a 2feira passada. Estamos a dar 40ml de leite materno e a enfermeira disse para dar 60ml ate ela querer. mas achamos um aumento muito grande, gostaríamos de uma orientação doutor. obrigado

    Alexandre Marques

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, desde o primeiro mes ja nao consigo amamentar minha bebe, venho alimentando ela agora somente com leite artificial, porem, nao sei explicar o porque mas meu leite voltou so que eu estava começando a tomar o remedio orlistat. Quanto tempo devo esperar, apos parar de omar este medicamento, para voltar a amamentr. Estou super feliz de voltar a amamenter e gostaria de saber quanto tempo devo aguardar para q o medicamento nao faça mal a minha filha.

    ResponderEliminar