Translate

Etiquetas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Morte súbida do lactente - como prevenir?

O Síndrome da Morte Súbita do Lactente é a morte súbita e sem explicação de um bebé até ao primeiro ano de vida. Para a sua prevenção podem e devem ser adoptadas algumas medidas, as quais foram reforçadas em 2009 pela Sociedade Portuguesa de Pediatria num folheto destinado aos pais e das quais se destacam as seguintes:
1 - Coloque o seu bebé a dormir de barriga para cima


2 - Não fume durante a gravidez nem depois do parto. O bebé não deve contactar com o fumo do tabaco, nem que seja de forma indirecta através da roupa.


3 - Coloque o bebé a dormir num colchão firme e com os pés encostados ao fundo da cama. A cabeça e os braços devem ficar destapados.

4 - O seu filho deve dormir na cama dele e não na cama dos pais. Não adormeça com o bebé no sofá.


5 - Não aqueça demasiado o bebé. A temperatura ideal do quarto é de 18-21ºC.

6 - Quando o seu filho estiver acordado, coloque-o em diferentes posições, particularmente com a barriga para baixo, para ajudar a fortalecer os músculos do pescoço e coluna (não se esqueça que é absolutamente proibido colocar os bebés a dormir nessa posição).


7 - Ofereça uma chupeta ao seu filho a partir das 3 semanas de vida. Se ele não quiser, não force.


Lembre-se sempre que "mais vale prevenir do que remediar"...

Estas recomendações e ilustrações foram retiradas do site da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
Para mais informações consultar o seguinte endereço: http://www.spp.pt/conteudos/default.asp?ID=33

19 comentários:

  1. Bom dia Dr. Hugo Rodrigues,
    Sou mãe de 2 gémeos prematuros de 34 sem, agora com quase 7 meses idade real e com 5 meses e meio em idade corrigida. Um dos meus bebés foi vitima de um episódio ALTE e como há-de imaginar vivemos agora apavorados.
    Para além de ir fazer uma formação em técnicas de reanimação (ainda não encontrei um sitio onde possa fazê-lo) tenho uma questão que me inquieta e gostaria de lhe colocar a propósito deste post.
    Os meus bebés só adormecem de lado, sendo que durante o sono lá se vão mexendo e acabam muitas vezes por ficar de barriga para cima. Como eles são uns pequenos terroristas para adormecer, devo eu esperar que adormeçam e voltá-los de barriga para cima ou devo deixá-los dormir à vontade?
    Obrigada pela sua atenção.
    Andreia Trindade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O que dizem as recomendações é que o ideal é mesmo que eles dumam de barriga para cima. No entanto, acho que não devemos ser fundamentalistas e convém perceber que há meninos que têm mais dificuldade em adormecer nalgumas posições.
      Assim, o que lhe propunha era deixá-los adormecer como gostam mais e depois tentar virá-los. Se vir que não é possível, porque eles acordam e depois não dormem mais, acho que os deixava adoptar a posição que mais gostam.
      Espero ter ajudado...
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Doutor, boa tarde!!
    Esta questão da posição a qual o bebê deve dormir.. me deixa muito confusa.Sempre ouvi dizer que eles devem dormir de lado, para evitar engasgos e sufocamento.De uns tempos para cá, diz-se que deve-se dormir de barriga para cima, mas tenho muito medo. Minha bebê está com 40 dias e muitas vezes solta leite mesmo depois de hrs de eu tê-la amamentado, as vezes até mesmo na hr da próxima mamada.E se ela se engasgar com o vômito dormindo? Me ajude, nesta difícil decisão, por favor!Qual o risco disso acontecer?
    Muito obrigada, desde já!
    Abraços,
    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas por motivos pessoais estive um pouco "desligado" do blog. O que dizem os estudos e as recomendações internacionais é que a posição mais segura para os bebés dormirem é de costas. Se realmente a sua filha bolçar em grande quantidade em todas as mamadas, pode pô-la ligeiramente de lado, mas o ideal é mesmo de costas. Tente deixá-la "descair" aos bocadinhos para ver como é que ela se vai comportando.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Realmente o que eu tambem ouvir e fui aconselhada ao meu pediatra e deixa o bebe dormi sempre de lado,pois de barriga para cima corre o risco de sulfocar com o leite!tenho uma bebe de 6 meses e um garotao de 11 anos ...espero ter ajudado obg.

    ResponderEliminar
  4. Minha filha te 4 anos tem um alergia ,esta com muita tosse dei Decongex Plus e apareceu manchas vermelha nos olhos dela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      As manchas vermelhas podem ter sido do esforço da tosse, mas se vir que está a piorar deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. meu filho esta com a barriga inchada demais come uma colher de comida e barriga incha e ele reclama de dor o que será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele se queixa sempre que come acho que deve ser visto, para tentar perceber o que se passa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Bom dia. Meu bebé de 6 meses, mas prematuro de 34 semanas desde muito cedo só dorme de barriga para baixo. Está de olhos fechados a reclamar para que o viremos para baixo e depois de satisfazermos esse pedido adormece. Se tentamos virá lo a dormir acorda. A minha preocupação é relativamente a questões posturais...Eu se durmo de barriga para baixo facilmente fico com cervicalgia... Esta posição não lhe fará mal? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O risco de dormir de barriga para baixo é o risco de morte súbita, não tanto as questões posturais.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Em termos posturais não há contra indicações?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Não, o principal problema é mesmo a morte súbita.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde! Parabéns pelo seu excelente trabalho, preciso de uma sugestão, minha bebê aos 3 meses começou a se virar de lado durante a noite para dormir sei que a posição ideal é de barriga para cima e assim eu faço toda noite porém ela vira de lado e também está virando de bruços tenho muito medo que ela sufoque o que devo fazern

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela já se vira passa a ser ela a "escolher" a posição em que dorme, porque mesmo que a coloque de barriga para cima ela vai acabar por se virar várias vezes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Bom dia Dr a minha neta de 1 ano tem tido febre 39.9 baixa com benorou e volta novamente nariz muito entupido ja é o 3º dia o que fazer obrigado

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Dr a minha neta de 1 ano tem tido febre 39.9 baixa com benorou e volta novamente nariz muito entupido ja é o 3º dia o que fazer obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente a febre dura 3-4 dias, pelo que quando não melhora ao fim desse tempo implica uma observação médica.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Ola bom dia meu pequeno durante o sono ronca e tem dificuldade pra respirar se meche bastante acho que tem secreção nos pumoes quando torce faz choro como se doi nao sei.. penso em medicalo com anti alérgico e o prednisolona fasso certo agora pela manha ja torce com secreção o problema tb e que ele melhora de uma gripe mas logo os pumoes ficam congestionado e recomeca tudo de novo o devo fazer me ajude

    ResponderEliminar