Translate

Etiquetas

domingo, 31 de julho de 2011

Novos alimentos: como eu faço… (parte I)

A diversificação alimentar (introdução de novos alimentos num bebé até então alimentado apenas com leite) é uma etapa que gera sempre grande ansiedade aos pais.
Segundo as recomendações europeias, pode ser iniciada a partir dos 4 meses, embora o mais adequado seja fazê-lo o mais perto possível dos 6 meses.
Não há grandes certezas sobre como deve ser efectuada e a consequência é que raramente se encontram 2 opiniões iguais entre profissionais de saúde. No meu entender, acho que há algumas regras que devem ser respeitadas, mas sem grandes fundamentalismos, porque não devemos transformar esta etapa tão gratificante numa fonte de ansiedade.
Assim, pretendo com este post partilhar as minhas ideias e o modo como eu aconselho os pais e mães da minha consulta a diversificar a alimentação do seu filhote.
A primeira questão que se levanta é sobre o que iniciar primeiro: papa ou sopa? Todos os bebés gostam naturalmente do doce, pelo que eu acho que se deve iniciar pelo alimento teoricamente menos fácil - a sopa.
A 1ª sopa pode ser iniciada pelos 5 meses e meio e deve ter um sabor mais neutro, devendo ser feita com poucos legumes. Assim, pode-se começar com uma batata e uma cenoura, bem lavadas e descascadas e cozidas apenas em água (sem sal ou azeite). Depois de cozidas, devem ser trituradas na água de cozedura de forma à sopa ficar com uma consistência cremosa (o ideal é retirar a água toda e ir juntando apenas aos bocadinhos). Depois de colocada no prato, deve-se adicionar meia colher de sopa de azeite (existe azeite próprio para bebés nas superfícies comerciais) e misturar bem. A partir daí, pode começar a dar a sopa ao seu filho, sempre com o cuidado de comprovar que a temperatura é adequada, para evitar queimaduras.
Nota prática: A 1ª vez que der sopa ao seu filho vai, muito provavelmente, ser uma guerra. Um truque para as coisas correrem menos mal é antecipar a refeição cerca de 30 minutos, de forma a que o bebé não tenha muita fome quando tentar comer pela primeira vez por uma colher...
Preparem as câmaras fotográficas e de filmar e que comece a diversão!!!

62 comentários:

  1. Boa tarde,

    Quando de inicia a introdução da carne, esta deve ser cozida juntamente com os legumes na sopa, ou à parte e só depois adicionada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser cozida com os legumes, desde que não tenha osso.
      Se tiver osso deve cozer à parte e pode aproveitar a água para fazer a sopa, desde que a passe por um coador, para garantir que não fica nenhum bocadinho de osso.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Obrigada!
    Entretanto surgiram-me mais dúvidas... O Dr. sugeriu introduzir o glúten através da massa na sopa em vez das papas. Hoje fiz a sopa e quando reparei nos constituintes da massa vi que tinha uma pequena percentagem de açúcar e sal. Não há problema?
    E quanto à fruta, já vou na terceira semana com a pera, a maçã e a banana. Continua a ser uma luta diária entre o bebé e nós, pais, já que ele continua a induzir o vómito a cada colherada, mas não desistimos. A minha pergunta é: posso introduzir outras frutas (e quais?) ou continuo a insistir com aquelas três?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O facto da massa ter sal e açúcar não faz mal, porque a quantidade é diminuta.
      Quanto à fruta, a partir dos 7 meses pode-se introduzir outras frutas, mas eu geralmente só o faço por volta dos 9 meses. Acho que devem mesmo tentar manter o "braço de ferro"...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Boa noite,

    E qual é a razão de só se dever dar as mesmas frutas durante tanto tempo? Melhor tolerância ou para que tenha tempo de aprender a gostar? É que a sopa ele ja começa a comer bem mas a fruta... Só mesmo à tarde para não vomitar tudo. Por isso arrisquei e experimentei um pêssego cá do pomar e ele adorou, contrariamente à banana que é o que mais detesta... Fiz muito mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Penso que não fez muito mal em dar o pêssego.
      De qualquer forma, uma vez que a alimentação é introduzida perto dos 6 meses e tem tantas coisas para experimentar, não me parece necessário introduzir muitas mais frutas até aos 8-9 meses. No entanto, não é errado começar a dar a experimentar as frutas da época a partir dos 7-8 meses (excepto morangos, amoras, kiwi e ananás/abacaxi).
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Descobri o blog hoje e acho-o muito claro e informativo. Obrigada por partilhar os seus conhecimentos. Vivo no estrangeiro (UK) e como aqui nao há acompanhamento por parte de um pediatra sinto-me um pouco 'perdida'. A minha filha tem agora 4 meses e pouco e quero iniciar a diversificacao alimentar. Aqui o que as enfermeiras dizem é para reparar em certos sinais (e.g. se já se senta, se mostra interesse pela nossa comida, se 'dobrou' o peso de nascencca) para ver se estao preparados mas acho um pouco confuso. Portanto, se seguir o seu conselho, vou iniciá-la com sopa (aqui fala-se muito da batata doce como um 'super' primeiro alimento. Tem alguma opiniao sobre isso?) para a semana. E a papa depois quando comeca? Portanto, comeco com sopa uma vez por dia EM VEZ de uma refeicao de leite e depois quando comecar a papa, é outra refeicao de leite que é substituída? Obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe só responder agora, mas tenho andado muito atrapalhado com o trabalho.
      Provavelmente já vou tarde, mas aqui vai o que eu acho.
      A sopa deve ser o primeiro alimento, pois torna-se menos provável que, deste modo, as crianças a rejeitem. Quanto à batata doce, concordo que é um bom alimento, portanto pode usar sem problema. Aliás, até é um "truque" que nos costumamos usar para adocicar um pouco a sopa...
      Relativamente à papa, costumo introduzi-la apenas aos 6 meses, porque é um bom meio de dar os cereias (glúten).
      Todas estas refeições devem substituir a respectiva refeição de leite.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. olá boa noite. vou iniciar a sopa ao meu filho. Que quantidades devo lhe dar? obrigado,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      De-lhe duas conchas de sopa, mas acima de tudo vá ajustando a quantidade a vontade dele, principalmente nos primeiros dias.
      Boa sorte!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  6. Ola meu filho faz 4 meses daqui a 12 dias.Ontem ele estava desesperado de fome e sem saber o que fazer e sozinha em casa liguei a uma amiga que me disse para cozer uma batata e uma cenoura e dar lhe.foi o que fiz..ele adorouuuu.sera que fiz bem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe só responder agora, mas estive de férias.
      Não tem mal, embora se ele tem fome pode-lhe dar mais leite, sem problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Boa noite. A minha pediatra aconselhou que iniciasse a sopa aos 4 meses. É há 6 dias que o faço. Hoje alertaram-me para o facto de eventualmente o organismo da bebé não estar preparado para assimilar a sopa e poder vir a ser prejudicial para o bebé no futuro. O que me aconselha a fazer? Muito obrigada,
    Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A partir dos 4 meses pode-se introduzir outros alimentos, embora o ideal seja que essa introdução se faça o mais perto possível dos 6 meses.
      De qualquer forma, se já iniciou não se preocupe que não vai nada ser prejudicial para a sua filha. Provavelmente deu um pouco mais de trabalho no início, mas não tem problema nenhum para ela.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. Boa tarde, a minha filha tem agora 5 meses, há 2 semanas que comecei a introduzir a sopa, apesar de ela até comer a sopa, é sempre a reclamar. A primeira sopa que fiz era só batata, cenoura e azeite, mas ela chorou tanto que mudei a batata para batata doce, melhorou, mas continua sempre a reclamar... é normal? Devo parar? O problema é que a minha produção de leite já não é suficiente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que deve continuar, porque parar é a pior opção.
      Vá tentando encontrar sabores de que ela goste mais, vai ver que é só uma questão de ela se habituar à ideia.
      Cumprimentos e boa sorte,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  9. Boa tarde Dr Hugo Rodrigues,
    Antes de mais, agradeço este seu blog pois é muito útil de tão esclarecedor!
    O meu filho tem 4 meses e 10 dias e há cerca de 3 semanas que iniciei a introdução de alimentos, inicialmente de forma não muito rigorosa pois demorou até acertar dado que o meu bebé não gosta de purés nem de sopas aguadas e bem passadas, o que contraria o procedimento que normalmente se adopta na introdução de alimentos.
    Como pretendo que a alimentação seja o mais natural possível, estou a fazer a seguinte alimentação, e penso que não estou a cometer algum erro:
    - Fruta: 1 pêra cozida não muito grande depois da mama à hora do almoço
    - Sopa: a quantidade que ele quiser depois da mama ao fim do dia
    - Papa: em substituição da mama na hora do lanche. Estou a fazer a papa com 1 maçã + maizena (amido de milho) diluída na água em que cozo a fruta do almoço (assim a papa fica mais doce) + arroz granulado (vai de encontro ao que o bebé gosta, ou seja, a papa fica com gruminhos). Esta papa não contém gluten mas também não contém leite, penso não estar a cometer uma falha grave pois ele ainda mama.
    Também um facto que me deixa algo preocupada é ele por vezes vomitar uma grande quantidade de leite - às vezes logo a seguir a mamar (às vezes nem arrota) outras vezes passado mais de 1 hora de ter mamado - e isto tem acontecido com maior frequência. A minha alimentação tem sido a mesma por isso não deverá ser o sabor do meu leite. No entanto, ele não fica com fome depois de vomitar, por isso até agora tenho pensado que ele estará satisfeito e que aquela quantidade estava a mais!
    Estou a considerar agora a introdução do leite adaptado, pois ele acorda várias vezes de noite, dorme 4h seguidas e depois é sempre a acordar com fome até eu me levantar e iniciar a rotina da alimentação (desde os 2 meses que ele acordava apenas 1 vez por noite com fome). Por este motivo, estou a pensar iniciar o leite adaptado apenas antes de dormir, em substituição da mama, e continuar com a mama durante o dia dando-lhe 2 refeições exclusivas de mama, uma de manhã cedo e outra a meio da manhã, ou deverei intercalar com a alimentação? Dar por exemplo só mama no inicio no dia, passar a fruta para o meio da manhã e só mama à hora do almoço?
    O meu bebé vai para o infantário no inicio de Janeiro e até lá queria manter a mama o maior tempo possível, e gostaria muito de ter os seus conselhos neste sentido, assim como por favor me esclarecer se a alimentação que estou a fazer está adequada.
    Agradeço desde já a atenção e resposta.
    Cumprimentos e bem haja por este blogg!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Dr. Hugo,
    a minha filha tem 5 meses e meio e irei começar a introduzir agora a sopa. Gostaria também de começara introduzir a fruta, mas não sei como. Introduzo a fruta juntamente com a sopa, ou primeiro a sopa e cerca de uns dias depois a fruta?
    Outra questão, a fruta serve para sobremesa da sopa ou para substituição por exemplo do leite do lanche?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve introduzir primeiro a sopa e passado uns dias a fruta, que deve ser sempre dada como sobremesa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa noite,

    A minha filha começou a comer sopas aos 4 meses e ao principio adorava! Com a introdução da carne começou a fazer birra para comer e a fechar a boca. Com a introdução do peixe nem comento... :) Tem agora 7 meses e come normalmente 100 ml de sopa ao almoço, uns dias mais mas é raro. Misturo com a fruta mas mesmo assim não passa disto. Só come mais sopa quando acrescento cenoura mas como é muito presa o pediatra recomenda não por.
    100 ml é pouco? qual o minimo que deve comer? há alguma outra solução?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente 100ml não é uma dose muito grande.
      Tente colocar pouca carne (10-15g no máximo) e, se mesmo asism não funcionar, tente começar a dar-lhe a sopa só de legumes e o segundo prato a seguir, já a partir dos 8 meses.Cumprimentos

      Eliminar
  12. Olá DR. boa noite,
    a minha filhota nasceu prematura de 31 semanas com 1,430g e 42 cms, entretanto completa dia 14/12, 6 meses e vai iniciar a papa este domingo.
    Foi hoje ao peso e pesa 7,140 e tem 61,2 cm.
    o médico recomendou que começasse com a papa de milho e arroz sem glúten durante 1 mês, para não se dar o caso de não aumentar o peso ou mesmo perder.
    Contudo, acho que a minha bebé está bem (peso) para os meses face à prematuridade com que nasceu.

    o que me aconselha a fazer??
    Obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescento que a minha bebê sempre bebeu leite materno desde que nasceu. Mesmo no mês que esteve internada nos cuidados intensivos.obrigada

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Acho que deve seguir a recomendação, mas ao fim de 15 dias penso que já pode introduzir o glúten.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Boa noite Dr. ao fim desses 15 dias que fala introduzo a sopa então?
      E está papa que lhe estou a dar, faz diferença ser láctea ou não láctea?
      Eu estou a dar papa láctea, apesar de continuar a amamentar.
      Obrigada.

      Eliminar
    4. Bom dia,

      A papa pode ser láctea ou não láctea, tanto faz, deve é ser com glúten.
      A sopa também deve ser introduzida, mas não tem glúten (exceto se lhe puser massa).
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa tarde, encontrei este blog, e achei que finalmente encontrei uma esperança..alguém a quem pedir ajuda :O
    Tenho uma bebe de 6 meses, que só 2 vezes foi vista pela medica de família, pois a minha medica falta constantemente, o que me tira do serio)...tb ja fui a uma pediatra, que de momento se lembra de não atender telefonemas...e eu tenho tanta coisa para perguntar...mãe de primeira viagem, penso ser normal =)

    1º A minha filha está com muita tosse, espeturação e muito ranhosinha. Por vezes quando lhe dou o leitinho, tosse tanto, que acaba por se engasgar e deitar o leite fora..Já fui as urgências, e apenas lhe fizeram aerossol, disseram para fazer o mesmo em casa..mas que não podiam passar nada...achei estranho, passadas duas semanas fui la novamente, com medico diferente, e aconteceu o mesmo, o certo é que a minha bebe ja anda assim à mais de um mês :( O que posso fazer mais?

    2º Com quantos meses posso introduzir a carninha na sopa? Qual a quantidade de carne?

    3º Qual a quantidade máxima de ingredientes, e os que ja posso colocar, tirando os que ela já come (cenoura, batata, batata doce, abobora, cebola,e alface)?

    4º e para já ultima questão: Como faço a nivel de ementa: começo a dar sopa ao almoço e jantar? Neste momento faço o seguinte: Leite de manha, sopa ao almoço e fruta, ao lanche papa sem lactose, e ao jantar dou um biberon de leite. Altero e começo a dar sopa também ao jantar?


    Agradeço uma resposta, estou a ficar paranóica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Aqui vão as minhas opiniões:
      1 - deve sempre lavar bem o nariz dela com água do mar e aspirar antes de comer. Se andar mais "entupida" pode usar um descongestionante nasal durante 3 dias
      2 - A carne deve ser introduzida pelos 6 meses, cerca de 15-20g/sopa
      3 - O ideal é a sopa não ter mais do que 5-6 legumes (só não pode colocar leguminosas, agriões, beterraba, aipo, espinafres e nabo)
      4 - As duas sopas por dia devem ser introduzidas por volta dos 7 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Bom dia Dr. Hugo,
    Iniciei a papa e fruta ao lanche à minha bebé, de 6 meses,à 3 semanas e agora comecei com a sopa. Ela come muito bem, e eu fico sempre com dúvidas sobre as quantiades. Que quantidades devo oferecer? Ela tem quase 7kg e vai fazer 7 meses. A partir de quando dou também sopa ao jantar, e a quantidade da fruta por dia?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com 7 meses já deve dar sopa (150-180ml) e fruta (1 peça) ao almoço e jantar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Boa noite Dr. Hugo, o meu filho tem 6 meses e no inicio do mês iniciou os solidos (papa de manhã e sopa ao almoço). No entanto ele rejeita totalmente a sopa e a fruta cozida. Já comecei com a sopa com carne e outros legmes mas é igual. A minha preocupação é que se não lhe fizer uma papa ele ficará desde o almoço até eu chegar do trabalho sem comer já que ele ainda mama. O que devo fazer?
    Muito obrigada,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A solução passa por ter alguma paciência e continuar a insistir (sem massacrar) com a sopa. Experimente colocar batata doce em vez da batata normal, porque por vezes os bebés gostam mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Bom dia o meu filho tem 5 meses e já está a comer a sopinha e a fruta desde os 4 meses e adora... Sinto que ele tem a necessidade de por exemplo ao lanche comer algo será que posso intruduzir a primeira papa ao lanche de arroz e milho sem glutén?

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde Dr.

    A minha filha tem 7 meses e pesa 6.200kg, está a leite materno, sopa com carne + fruta ao almoço e pápa ao lanche. A questão é que ela come muito pouca quantidade e detesta a pápa. Desde os 4 meses que tentamos dar suplemento, mas ela não pega no biberão de maneira nenhuma e já tentamos todos os truques existentes. Que nos aconselha? Que pode ela comer em vez da pápa? Já podemos dar a segunda sopa ao jantar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade já podem dar 2 sopas + fruta por dia.
      Se não gosta mesmo da papa nem pega no biberão, não acho que seja errado iniciar os iogurtes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Dr. Hugo,

    Tenho uma bebé que nasceu às 33 semanas + 4 dias, com 2,130kg. Ela tem agora 4 meses. Desde o nascimento que temos problemas com a alimentação dela, sempre vomitou muito, pelo que a pediatra sugeriu começarmos a dar-lhe Aptamil pepti 1. Hoje tem cerca de 5kg, mas apesar deste peso ela só come cerca de 90ml de leite, e está sempre com fome e a chorar para comer, quando insisto que mame mais leite acaba sempre por vomitar.
    Assim, estou a pensar introduzir os sólidos, eu sei se é muito cedo face à idade corrigida, mas ela está sempre insatisfeita!! Qual é a sua opinião? Deverei introduzir os sólidos e se sim, devo começar pela sopa ou pela papa?
    Muito obrigado,
    Andreia Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como ela é prematura acho que deveria aguardar até mais perto dos 6 meses, para ajudar na maturidade neurológica dela.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa tarde Dr. Hugo,

    O meu bebé faz 6 meses dia 4 de Junho, como recomendado pela OMS estamos a fazer amamentação exclusiva até aos 6 meses tenho andado a pesquisar o tema "introdução alimentar" e deparei-me com o método BLW (Baby Led Weaning) já li algumas coisas e acho bastante interessante. Gostaria de saber qual é a sua opinião em relação a este método! Obrigada e parabéns pelo seu Blog!

    Cumprimentos
    Ana Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Confesso que não tenho muita experiência, embora tenha algumas famílias que acompanho que o foram fazendo.
      Parece-me uma opção interessante, embora confesso que tenha 2 dúvidas principais:
      1) o risco de engasgamento, que é maior do que se se derem os alimentos triturados (sopa)
      2) a quantidade de alimentos que o bebé come, porque dificilmente comerá a quantidade que come num prato de sopa
      De qualquer forma, não tenho nada contra...
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa tarde dr. Hugo. Porque razão iniciar a sopa aos 5 meses e meio e não aos 4? Ou melhor... Quais os prós e os contras da introdução da sopa aos 4 meses e quais os prós e contras da introdução da sopa aos 5 meses e meio? Pergunto isto, porque a minha filha é acompanhada pelo médico de família (na cidade de nascimento) e pelo pediatra (na cidade onde residimos. Um acha que lhe devemos iniciar a sopa aos 4 meses outro acha que só aos 5 meses e meio. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Do ponto de vista nutricional é melhor iniciar o mais perto possível dos 6 meses, bem como do ponto de vista de desenvolvimento, pois vai aceitar melhor uma textura diferente e uma forma "nova" de dar os alimentos (colher).
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa tarde dr, tenho uma bebé de 4 meses e vou começar a introduzir a sopinha e a fruta. No entanto não sei se devo introduzir também a papa, uma vez que a minha bebé sempre foi grandinha (nasceu com 3.965 kg e 51 cm) e neste momento tem 7.100 kg e tenho recebido muitas opiniões que não deveria dar papas para que não engorde demasiado ou acima do que será normal.
    Já agora aproveito para lhe pedir opinião sobre como devo esquematizar as refeições dela, devido a ter sido sempre uma bebé grande e com bastante apetite não quero de alguma forma quebrar essa felicidade dela às refeições.

    Agradeço imenso a ajuda.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde dr, tenho uma bebé de 4 meses e vou começar a introduzir a sopinha e a fruta. No entanto não sei se devo introduzir também a papa, uma vez que a minha bebé sempre foi grandinha (nasceu com 3.965 kg e 51 cm) e neste momento tem 7.100 kg e tenho recebido muitas opiniões que não deveria dar papas para que não engorde demasiado ou acima do que será normal.
    Já agora aproveito para lhe pedir opinião sobre como devo esquematizar as refeições dela, devido a ter sido sempre uma bebé grande e com bastante apetite não quero de alguma forma quebrar essa felicidade dela às refeições.

    Agradeço imenso a ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para já deve dar apenas 1 refeição de sopa por dia e de resto manter o leite.
      A papa não é obrigatória, pode perfeitamente manter só o leite, sem nenhum tipo de prejuízo para ela.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Olá Dr Hugo! Desde já meus parabéns pelo blog! Tem sido muito útil!!!
    Tenho uma bebé com 7meses e 10 dias já come 2 sopas por dia... Na creche ao almoço intercalam um dia de carne e outro de legumes... a minha questão é se ao jantar devo fazer o mesmo ou dar todos os dias sopa de carne? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal é dar todos os dias sopa de carne ou peixe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa tarde,
    O meu filho tem 7 meses e meio, bebe leite de manhã e à noite, duas sopas e fruta e à tarde papa.
    Como bebe o leite muito cedo 6/7h na creche sentimos necessidade de começar a dar-lhe algo a meio da manhã. Esta semana demos fruta mas gostaria de ir alternando com um iogurte.
    Que iogurte lhe devo dar? Se não achar boa ideia dar um iogurte tem alguma alternativa?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode dar o iogurte, mas convém que seja de leite adaptado (de bebé).
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Boa tarde Dr.
    A minha bebé tem 4 meses e 3 semanas, já introduzi a sopa ao almoço à 2 semanas. Agora pretendo introduzir a papa e estou a pensar em papa biológica (ex: Holle), qual a sua opinião? E em que refeição se deve dar a papa, ao lanche ou ao jantar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A adopção da holle parece-me bem. Pode ser numa dessas duas refeições, como preferir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Boa tarde Dr,
    A minha bebé nasceu prematura (33+5) neste momento já tem 6 meses, hoje ao fazer a pesagem reparámos que só aumentou 60gr em quase dois meses, está com 7,400kg,ela neste momento já come sopa com carne e fruta e pápa caseira ao lanche, mas come muito mal a sopa, é normal este aumento tão pequeno? O que podemos fazer?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Relativamente é muito pouco para esse intervalo, pelo que faria sentido ser observada pelo seu médico, para tentar perceber se há alguma causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Boa tarde Dr. Tenho um bebé de 4 meses em que iniciou à cercade 1 semana a papa sem gluten,mas ele nao aceita bem,pois começa a comer e chora logo. Pensei que isso seria só nos 1 dias. Mas ja não sei o que fazer?!devo tentar a sopa?! Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, acho que pode tentar a sopa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Boa tarde Dr. Hugo.
    O meu filho está a poucos dias de completar 4 meses, por indicação da pediatra deverei iniciar a introdução alimentar este mês, uma vez que irei regressar ao trabalho e no berçário não dão aos bebés o leite materno congelado.
    A minha dúvida prende se com que refeições de leite serão substituídas. Início apenas com a sopa ao almoço, ao fim de 4-5 dias introduzo a fruta como sobremesa e ao fim de 10 dias a papa sem glúten ao jantar (juntamente com a sopa+fruta ao almoço)? E em relação ao lanche que hipóteses tenho, sendo que devido ao horário de trabalho não estarei presente para dar mama.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se calhar era preferível dar a papa ao lanche a dar a mama ao jantar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa tarde Dr. Hugo
    Estou aqui numa indecisão acerca de quando começar a sopa. A minha filha tem 4 meses e meio e bebe leite materno "quase" em.exclusividade. Isto è bebe em média 1 biberão por dia quando estou a trabalhar, isto è tem.dias que bebe 2 e dias que nao bebe nenhum. No centro de saúde insiste m que têm que iniciar com a sopa aos 4 meses porque ja bebe LA independente de ser poucas vezes. No entanto, pelo que leio na.internet parece-me que quer seja alimentado a LM ou LA deverei iniciar o mais perto possível dos.6 meses. Gostaria de saber a sua opinião. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é mesmo que comece o mais próximo possível dos 6 meses, independentemente do leite que está a fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Boa noite. Estou exactamente na mesma situação que helice in neverland...mas o meu filho faz amanhã os 4 meses. Tb na consulta de hoje no centro de saúde as orientações foram a de iniciar a introdução de outros alimentos pois não achavam bem fazer lm e la uma vez que ja tinha os 4 meses. Todavia expliquei que pretendia fazê_la por volta dos 5 meses...por mim só a faria aos 6 meses...mas como coincide com o meu regresso ao trabalho...penso q será melhor antecipar pelo menos 1 mês. Gostaria de saber a sua opinião. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que o ideal é tentar que seja o mais próximo possível dos 6 meses. Basta começar cerca de 1 semana antes de ir trabalhar.
      Cumprimentos

      Eliminar