Novos alimentos: como eu faço… (parte I)

A diversificação alimentar (introdução de novos alimentos num bebé até então alimentado apenas com leite) é uma etapa que gera sempre grande ansiedade aos pais.
Segundo as recomendações europeias, pode ser iniciada a partir dos 4 meses, embora o mais adequado seja fazê-lo o mais perto possível dos 6 meses.
Não há grandes certezas sobre como deve ser efectuada e a consequência é que raramente se encontram 2 opiniões iguais entre profissionais de saúde. No meu entender, acho que há algumas regras que devem ser respeitadas, mas sem grandes fundamentalismos, porque não devemos transformar esta etapa tão gratificante numa fonte de ansiedade.
Assim, pretendo com este post partilhar as minhas ideias e o modo como eu aconselho os pais e mães da minha consulta a diversificar a alimentação do seu filhote.
A primeira questão que se levanta é sobre o que iniciar primeiro: papa ou sopa? Todos os bebés gostam naturalmente do doce, pelo que eu acho que se deve iniciar pelo alimento teoricamente menos fácil - a sopa.
A 1ª sopa pode ser iniciada pelos 5 meses e meio e deve ter um sabor mais neutro, devendo ser feita com poucos legumes. Assim, pode-se começar com uma batata e uma cenoura, bem lavadas e descascadas e cozidas apenas em água (sem sal ou azeite). Depois de cozidas, devem ser trituradas na água de cozedura de forma à sopa ficar com uma consistência cremosa (o ideal é retirar a água toda e ir juntando apenas aos bocadinhos). Depois de colocada no prato, deve-se adicionar meia colher de sopa de azeite (existe azeite próprio para bebés nas superfícies comerciais) e misturar bem. A partir daí, pode começar a dar a sopa ao seu filho, sempre com o cuidado de comprovar que a temperatura é adequada, para evitar queimaduras.
Nota prática: A 1ª vez que der sopa ao seu filho vai, muito provavelmente, ser uma guerra. Um truque para as coisas correrem menos mal é antecipar a refeição cerca de 30 minutos, de forma a que o bebé não tenha muita fome quando tentar comer pela primeira vez por uma colher...
Preparem as câmaras fotográficas e de filmar e que comece a diversão!!!

Etiquetas: