Novos alimentos: como eu faço… (parte II)

A 1ª sopa deve ser mantida até o bebé se habituar bem a comer com colher.
Posteriormente, pode adicionar um legume novo à sopa a cada 3-4 dias, até perfazer um total de 6-7 legumes (pode começar com os mais neutros: alface, abóbora, courgette, ...). Quando tiver esse número de ingredientes a sopa está completa e, a partir daí, cada vez que introduzir um legume novo, deve retirar outro. Os únicos alimentos que não deve introduzir nesta fase são as leguminosas (feijão, grão de bico, ervilhas, favas, ...), o nabo, agrião, beterraba e espinafres.
Mais ou menos pela mesma altura pode começar a dar fruta à sobremesa: maçã, pêra ou banana. O ideal é que a fruta seja dada em cru (a maçã é a mais difícil, pelo que pode cozer em pouca água ou assar) e sempre de forma individual, sem misturar frutas diferentes, bolachas ou outros alimentos. O objectivo da diversificação alimentar é que as crianças percebam os diferentes sabores dos alimentos e que se vão habituando a eles, pelo que não devemos "mascarar" nada.
A preocupação nesta fase deve ser a de tentar não introduzir dois elementos novos no mesmo dia (uma fruta e um legume, por exemplo).
Nota prática: Nesta altura, o trânsito intestinal das crianças altera-se bastante e, para aqueles que apresentarem obstipação ("prisão de ventre"), deixo aqui dois conselhos: 1) introduzir o mais precocemente possível legumes verdes na sopa, pois quanto mais verde, melhor vai funcionar o intestino; 2) evitar a banana até o problema estar resolvido.
Por volta dos 6 meses é altura de iniciar o glúten. Este é um componente que existe nos cereais e está presente na papa, massas, pão (sempre que possível sem sal), bolachas, cevada, etc. Deve ser introduzido de forma progressiva e o ideal é que isso seja feito ainda sob aleitamento materno. Uma forma prática de o conseguir é preparando a papa com uma colher de pó de papa com glúten e o resto de papa sem glúten no 1º dia, aumentado para 2 colheres de papa com glúten no 2º dia, 3 no 3º e assim sucessivamente. Outra hipótese é introduzindo um pouco de massa na sopa, permitindo esta opção manter apenas refeições de leite e 1 sopa (com fruta à sobremesa) por dia.
Mais ou menos na mesma altura deve começar a introduzir a carne na sopa. O melhor para o seu pequenote é usar apenas carnes magras (frango, perú, coelho, borrego) e sem exagerar na quantidade. Este é o único alimento que eu acho conveniente pesar, pois as crianças devem comer cerca de 15g de carne por sopa (repare que não lhe falei em pesagens dos outros alimentos propositadamente), de forma a evitar o excesso de proteínas.
Nota prática: Se a carne tiver osso deve cozê-la à parte e aproveitar a água da cozedura para fazer a sopa (passando sempre por um coador primeiro). Depois de desossada, pode adicionar aos legumes.
Por volta dos 7 meses a criança deve fazer 2 refeições de sopa + fruta por dia (almoço e jantar).
Todos os alimentos de que não falei até agora (iogurte, peixe, ovo) costumo introduzir apenas aos 9 meses.

Comentários

  1. Bom dia Dr. Hugo,o meu bébé vai fazer 6 meses pesa 8 kg e mede 63 cm e por iso foi-lhe proibido a introdução de papa e bolachas, só pode continuar com o leite(materno + farmácia) a sopa e a fruta.O que acha?
    Cristina Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Parece-me uma opção muito boa.
      O único reparo é que ele deve contactar com cereais a partir dos 6 meses, pelo que acho que deve colocar um pouco de massa na sopa juntamente com os legumes (depois passa tudo) para garantir esse contacto.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. boa noite dr,
    o meu bebé aos 7 meses pesava 9,495kg e media 73,5 cm. Na consulta dos 6 meses ( foi quando o meu bebé começou a diversificação alimentar), o pediatra aconselhou dar uma refeição de sopa +fruta e ao lanche pápa ou um iogurte ( a do lanche o pediatra só recomendou para libertar a mãe).
    Atualmente o meu bebé tem 8 meses e máma apenas leite materno. Tenho dado, apenas, uma refeição de sopa (com massa) + fruta, pois achava que era cedo para dar iogurte e nao dei pápa porque nao sou adepta de papas, gosto mais das comidas naturas, sei lá...
    Agora li aqui no blog que a partir dos 7 meses os bebés devem comer duas refeiçoes de sopa e como o meu pediatra nao recomendou isso, fiquei baralhada e com receio de estar a prejudicar o meu bebé nutricionalmente....
    Por tudo isto, as minhas dúvidas sao as seguintes:
    1.º a nivel nutricional as pápas são boas, ou são apenas para engordar? A ideia que tenho das pápas é errada?Devo dar pápa ao meu filho de 8 meses de acordo com o seu peso e altura?
    2.º Posso optar em vez de dar pápa dar iogurte? será uma boa opção para o meu bebé?
    3.º Caso dê o lanche ao meu bebé de pápa ou iogurte, já nao preciso de dar sopa à noite? ou devo dar apenas 2 refeiçoes de sopa + sobremesa.
    Obrigada pela atenção, e peço desculpa pelo incomodo

    Cumpts
    Marina Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Então aqui vai o que eu acho:
      1 - Em termos nutricionais, a papa não é imprescindível. Consegue-se o mesmo com o leite ou os iogurtes, portanto acho que não está a pensar mal. É importante reforçar que deve manter a massa na sopa se não der papa, conforme está a fazer.
      2 - Parece-me que o iogurte é uma boa opção
      3 - Independentemente do lanche, acho que deve dar 2 sopas por dia. São essas as recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Sociedade Europeia de Nutrição Infantil.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Boa Noite dr hugo
      o meu filho tem 7 meses gostaria de saber se ja lhe posso intintroduzir na alimentacao gema de ovo, e tambem se lhe posso cmeçar a dar alimentos sem serem passados pela varinha mágica.
      Cumprimentos
      rute botelho

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Penso que a gema do ovo deve ser introduzida um pouco mais tarde, pelos 8-9 meses.
      Quantas alimentos menos passados, acho que deve aguardar mais um pouco, pelo risco de engasgamento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Bom dia,
    A minha bebe já come desde os 4 meses a sopa ao almoço. Agora aos 6 introduzi a papa ao lanche. Já come carne na sopa e já experimentei alguns legumes como feijão verde, alho francês, courgete, nabo, alface e brócolos. Gostaria de saber se posso introduzir o espinafre também. Uma vez que ela é um pouco presa dos intestinos e para também não estar sempre a repetir os mesmos sabores e diversificar as verduras até por uma questão de sabor e ajudar o funcionamento do intestino. Sei que a couve e as leguminosas terá de ser mais perto dos 8/9 meses não é? Já agora aceito sugestão de mais verduras possíveis para a idade dela além das que já referi. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Até aos 9 meses deve evitar as leguminosas, o espinafre, beterraba e aipo, mas pode utilizar todos ou outros legumes, incluindo as couves.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Olá Dr. Bom dia!!!
    Estou com uma grande dúvida que está me deixando muito aflita. Meu bebé está com 3 meses e 12 dias e ontem fomos a consulta de pediatria e a dra. falou que quando ele completasse os 4 meses eu já poderia iniciar com papinha. Entretanto o que ela me indicou foi eu iniciar com as papinhas da nutriben sem glúten e depois as de frutas. Quando eu sai de lá me peguei a pensar em o porque de introduzir um alimento industrial ao invés do natural que na minha opinião é mais saudável. Ele mama no peito e as vezes tenho que acrescentar o suplemento. Estou muito confusa e não sei o que seria mais correto, se é continuar a dar a mama e dar as papinhas apenas com 6 meses. Nesse caso o que o dr me indicaria?
    Desde já agradeço pela sua atenção,
    Atenciosamente,
    Muriel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Qualquer uma das opções é aceitável.
      No entanto, na minha opinião gosto mais de começar com a sopa o mais perto possível dos 6 meses e, a seguir, introduzo a fruta. Só depois é que costumo começar a papa...
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde, o meu bébé aos 6 meses vai para a creche, altura em que começa a sopa. Mas, gostaria de ser eu a dar a sopa, será que é possivel dar a sopa ao jantar invés do almoço?

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, o meu bébé aos 6 meses vai para a creche, altura em que começa a sopa. Mas, gostaria de ser eu a dar a sopa, será que é possivel dar a sopa ao jantar invés do almoço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode fazê-lo sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde, o meu bébé aos 6 meses vai para a creche, altura em que começa a sopa. Mas, gostaria de ser eu a dar a sopa, será que é possivel dar a sopa ao jantar invés do almoço?

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Dr Hugo,

    A minha bebe tem 7 meses e já come sopa desde os 5 meses, nesta fase já posso colocar na sopa agrião e nabiça? A minha médica só quer que dê duas sopas por dia aos 8 meses acha que faz muita diferença? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O agrião e menos consensual (eventualmente pode dar), mas a nabica não deve dar.
      As recomendações são dar as duas sopas a partir dos sete meses, mas também não acho dramático dar só a partir dos 8.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde Dr. Hugo,
    É melhor cozer a carne com os legumes ou à parte? Se for à parte, trituro primeiro os legumes e depois a carne ou tudo junto?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode cozer tudo junto, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Caro Doutor, obrigado pelo serviço publico! Aproveito para fazer uma questão: quando faço a sopa com carne, tenho de introduzir a carne por dose, para garantir a quantidade diária, ou posso por exemplo, fazer sopa para 5 doses e acrescentar a carne x 5 doses, triturando tudo junto? obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode fazer tudo junto, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Surgiu me novamente uma questao (a alimentaçao tem muito que se lhe diga!) Em breve poderei começar a dar leguminosas à bébe. Qual a que aconselha que use primeiro? Ervilha? Feijao? Grao? Qual o tipo de feijao melhor para começar e quais os que devemos evitar por enquanto? E a quantidade por exemplo numa sopa que dê para uma semana inteira? Uma colher de sopa ou mais junto com outros legumes? Obrigada pela sua ajuda tem sido muito util! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se calhar começava pela fava, que pode dar descascada e depois passava ara as outras. Pode experimentar todas, não tem problema.
      A quantidade não deve ser muita, talvez 1-2 colheres de sopa para uma semana toda, mais ou menos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa noite Doutor, gostava de ter a sua opinião nas seguintes orientações dadas pelo meu centro de saúde:
    1) comer 2 sopas só a partir dos 9 meses. ela tem 6 meses e come sopa ao almoço, papa ao jantar e resto leite
    2) as carnes introduzem-se com intervalos de 2 semanas. como ela está na creche e na creche não introduzem novos alimentos, chega sabado e domingo para introduzir uma carne, sendo que durante a semana ela não irá comer a mesma carne todos os dias?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em relação às duas sopas por dia, as recomendações são de o fazer a partir dos sete meses.
      Quanto a introdução da carne, pode ser com uma semana de intervalo, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Bom dia Dr.

    O meu bebe vai fazer 6 meses e está com leite materno em exclusivo.
    O pediatra aconselhou a partir dos 6 meses começar com a papa sem gluten,(mas nao mencionou se lactea ou nao lactea) e passado um semana começar com a sopa + fruta ao almoço e papa ao lanche e passado outra semana começar a acrescentar a carne na sopa. A minha dúvida é em relaçao à papa é se posso apenas dar-lhe papa biologica sem leite adaptado e fazer com água, ou mesmo papas de fazer com leite se as posso fazer com água e as papas com gluten devo introduzir passado quanto tempo?
    Obrigado

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Deve introduzir já a papa com glúten e pode ser a biológica, embora o ideal é que as refeições que não sejam de sopa sejam lácteas.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigado Dr pela resposta.
      Ja agora em relacao às papas, se optar por faze-las em casa com farinha de arroz,de milho,alfarroba, amaranto etc com adiçao de fruta para adocar naturalmente , o Dr pensa que tem algum contra na confecao das papas caseiras? Ou devo ter alguma coisa em atençao na confecao das mesmas? A minha preocupaçao é que tenham a dose de vitaminas, proteinas essenciais que a partida penso que serao uma optima opcao visto que nao levam qualquer aditivo como as de compra.
      Obrigado

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Parecem-me uma boa opção, não vejo problema nenhum.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa tarde, vou começar a dar sopa com carne e gostaria de saber se devo fazer a sopa com a carne e mais 6 ingredientes???9brigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode por 5-6 legumes...
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Boa noite sr dr, a minha bebe tem 5 meses e vou começar a diversificação alimentar. Gostaria de saber se se pode começar pela fruta antes da sopa e só depois as papas ? Isto porque uma colega minha diz que começou pela fruta e eu tal nunca ouvi dizer... Peço desculpa pela questão ser um pouco "estranha".
    Obrigada, cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não existe nenhuma regra rígida, mas eu costumo começar por sopa, fruta e papa, por esta ordem.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Poraue em todo o lado se lê e se recomenda como lanche fruta e iotgurte e você não recomenda? Pesquisei e não encontro mais nenhum sitio cim este fundamento
      Obg

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      O iogurte com fruta é um bom lanche, acho uma óptima opção. A fruta é que não deve ser dada de forma isolada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não se preocupe, não tem risco nenhum, desde que se cumpram as normas de higiene de quem vende.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Bom dia Dr Hugo,
    Comecei a introduzir papa de arroz à minha bebé de 6 meses, que amamentei em exclusivo. Estava a pensar em retardar a introdução das papas com glúten, existe algum inconveniente nisso? Ou é mesmo benéfico a introdução, aos 6 meses, do glúten?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Bom dia Dr Hugo,
    Comecei a introduzir papa de arroz à minha bebé de 6 meses, que amamentei em exclusivo. Estava a pensar em retardar a introdução das papas com glúten, existe algum inconveniente nisso? Ou é mesmo benéfico a introdução, aos 6 meses, do glúten?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é mesmo aconselhável introduzir o glúten até aos sete meses. Não tem nenhuma vantagem introduzir mais tarde e pode mesmo ser um factor de risco para doença celíaca.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. olá dr. Hugo, boa noite, com quantos meses de pode/deve introduzir a nabiça, o espinafre e o nabo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Só a partir dos 9-10 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa Noite Dr. Hugo,

    Sei que nisto da diversificação alimentar os pediatras não são muito consensuais mas a minha parece sair da regra de todos. Comecei a dar papa ao bebé aos 4 meses e meio e comecei com a sopa aos 5 meses. Já nem vou falar que tenho todos os dias um filme de uma hora para dar sopa ao meu filho e nem na fruta ele pega bem, mas o que me está a fazer mais confusão é a escolha dos legumes. A pediatradisse pa começar com batata e cenoura 4 dias depois acrescentar abóbora mais 4 dias e depois retirar a abóbora ou a cenoura e introduzir primeiro a alface (7dias) depois retirar a alface e introduzir agrião (7 dias) e depois retirar o agrião e introduzir espinafres. Ora, pa além de que a base da sopa vai ser sempre só a batata e cenoura (ou abóbora) e portanto nunca vou chegar aos 6 legumes, vou dar o espinafre antes do bebe ter 6 meses... Isto está correcto? Devo arriscar dar espinafre tão cedo ao meu filho? E na base da sopa não é conveniente ter outros legumes? Posso misturar a alface com o agrião? E com espinafres também?
    Acha que devo introduzir courgette e cebola na sopa? Assim sempre tinha 4 legumes.

    Peço desculpa por tanta pergunta mas não compreendo porque a pediatra é tão diferente de todas as outras.

    Obrigada pelo blog e esclarecimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O espinafre deve ser introduzido mais tarde, a partir dos 9 meses.
      Acho que deve começar com batata e cenoura e juntar um legume diferente a cada 3-4 dias. Quando tiver 5-6 legumes vai "rodando" e retira um cada vez que colocar um novo.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Peço desculpa voltar ao contacto mas tou a ficar desesperada. Não consigo que o meu bebé coma mais do que 3 a 6 colheres (de bébe) de sopa... E nem a fruta ele pega bem. Já experimentei iogurte e Tb não gosta, tentei por bolacha Maria no iogurte, batata doce na sopa e nada... Só pega bem no leite materno... Ja tentei dar mais tarde, mais cedo, com biberão e nada... Há mais alguma coisa que possa fazer? Tou a desesperar... Dos 5 pa os 6 meses so ganhou 250 gramas... Não sei mais o que hei-de fazer... A pediatra pede pa ter calma que com o tempo vai-se habituar mas já passou um mês e nada...

      Alguma dica? Ajude-me...

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      A opção da batata doce parece-me bem, mas se calhar o mais importante é que seja outra pessoa a dar a sopa, para ele não sentir o seu cheiro e não associar ao leite materno.
      Se tiver essa possibilidade vai ver que ele vai começar a comer melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa tarde Dr. Hugo,
    A minha bebé tem 7 meses e quase 8kg, já come sopa com carne ao almoço e jantar seguida de fruta. Costumo fazer papas caseiras com cereais integrais (aveia,trigo,cevada,arroz,milho) e acrescento também fruta a esta papa para lanche da tarde. Vê algum inconveniente em oferecer também fruta ao lanche? E relativamente aos cereais integrais, vê algum inconveniente? ( os intestinos dela funcionam e sempre funcionaram muito bem, faz muitas vezes durante o dia)
    Como ainda amamento, não adiciono leite à papa, é fundamental a papa da tarde ser láctea? Com a ida para o infantário, só poderei dar mama ao fim da tarde. Só mais uma questão, e desculpe a ousadia de serem tantas, o que poderei oferecer entre o lanche e o jantar, caso atrase o jantar, e na impossibilidade de dar mama?
    Muito obrigada pela sua generosidade e prontidão no esclarecimento das nossas dúvidas. Bem haja!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que pode fazer as papas com fruta, sem problema.
      Penso que ela devera fazer 2-3 refeições lácteas por dia, pelo que deve tentar ajustar a alimentação em função disso. Se precisar de algo entre o lanche o jantar pode dar 1 iogurte (embora eu só costume aconselhar os iogurtes a partir dos 9 meses).
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa tarde Dr.,
    desde já obrigada por responder ás perguntas. tenho tirado muitas duvidas.
    o meu filho tem actualmente 3 meses e é alimentado exclusivamente com leite materno. Irá para a creche com 6 meses e 10 dias. convém ele ir acostumado a comer.. quando recomenda que inicie? a fruta só pode ser dada em sobremesa? de manha ao pequeno almoço/lanches não pode ser fruta e depois leite materno? as papas são "obrigatórias"? quando a altura ideal para se darem, lanche?jantar?
    obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Acho que deve introduzir os alimentos por volta dos 5,5 meses e a fruta deve ser sempre à sobremesa.
      As papas não são obrigatórias e podem ser dadas em qualquer altura do dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela sua resposta. Surgiu me uma última questão em relação à fruta. Depois da papa também pode ser dada como sobremesa?

      Mais uma vez obrigada pela ajuda que disponibiliza gratuitamente para todos.

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Em princípio depois da papa não precisa de dar mais nada. A fruta deve ser dada depois da sopa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Meu bebê vai fazer 6 meses dia 19. Já come frutinhas, sopinha de legumes no almoço. Durante a madrugada e manhã leite materno. As 10hs dou 150ml de nestogeno e a tarde também posso engrossar com mucilon bem ralinho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, acho que não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Boa tarde Dr,

    novamente estou com duvidas.....e desde já obrigada pela paciência que tem com tantas dúvidas que por vezes devem lhe parecer idiotas....
    o meu filhote agora tem 4 meses e como referi numa duvida anterior irá para a creche aos 6 meses. o Dr recomendou m (e irei fazê lo) a iniciar a comida aos 5,5 meses. ele irá estar na creche desde as 12h até às 18h30 e nalguns dias desde as 9h até também 18h30, tendo em conta esses horários acha que devo retirar leite e mandar biberão para a creche?ou mama só quando estiver em casa?

    obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se conseguir retirar leite e enviar para a creche é a melhor opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa noite Dr.,

    O meu bebé tem 5 meses, a caminho dos 6. Iniciou a diversificação alimentar aos 5 meses e meio e neste momento já comeu a base da sopa, nas suas variantes e introduziu hoje o primeiro legume. A minha dúvida prende-se com a ida para a creche, que vai acontecer agora em Março, com os 6 meses completos. Na creche a sopa é diariamente diferente, já com peixe ou carne, sendo que os bebés que ainda não iniciaram o peixe nem a carne, comem apenas a base da sopa. Como deve fazer nos dias em que a sopa contém ingredientes que ele ainda não experimentou, come apenas a base, ou come a sopa diferente todos os dias? É que isso vai implicar que sejam introduzidos vários ingredientes na sua dieta, sem respeitar o intervalo de 3 dias recomendado. No entanto, se os introduzir em casa, tb só o poderei fazer em dois dias, ao fim-de-semana...mas se comer só a base tb me parece que vai ficar muitas vezes muito restrito...

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não pode pedir na creche para fazerem a sopa com os legumes que indicar? Grande parte das creches fazem isso e parece-me a melhor opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Infelizmente na creche dele isso não é possível. Tenho vindo a fazer a introdução de novos alimentos ao fim-de-semana, jogando com a ementa da creche, às sextas e segundas. A introdução de alimentos torna-se mais lenta, mas é a única solução possível...

      Eliminar
  26. Bom dia Dr,

    O meu filhote tem quase 7 meses e comecei com as papas aos 5 meses e posteriormente a sopa ( iniciei a diversificação alimentar com as papas, a sopa come mal por não ser doce e na minha opinião a papa é muito doce. A minha questão é se poderei iliminar as papas instantâneas e fazer as papas caseiras, sem perder o valor nutricional que o bebé precisa e que as papas de pacote contém? Que quantidade de farinha de arroz pode conter uma dose de 150 ml de papa?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que sim, e uma boa ideia fazer as papa em casa. Quanto a quantidade,confesso que não sei porque nunca fiz, mas e uma questão de procurar 2-3 receitas e ver.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Boa tarde Dr., desde ja agradeço a disponibilidade! A minha questão é a seguinte, no centro de saúde deram-me a indicação de que deveria dar 25g de carne por cada sopa, ou seja 50g por dia! Qual a quantidade mais adequada por dia/refeiçao? A minha filha tem 8 meses e meio qual a melhor altura para introduzir o peixe? Como devem ser as refeiçoes, 1 sopa de carne +1 sopa de peixe por dia? Actualmente ela deixou de querer o leite e por isso introduzi o iogurte ao lanche e a papa ao acordar, completando com um biberao de leite durante a noite enquanto dorme..e para terminar, qual a quantidade de sopa p/refeiçao que devo dar? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com 8 meses já pode dar o peixe e intercalar com a carne. A quantidade de carne/peixe por sopa deve ser de 15-20g (máximo) e a quantidade de sopa deve ser 1 conha e meia a 2 conchas, mais ou menos (depende do tamanho da concha).
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Bom dia,
    Tenho uma bébé de 6,5meses e já come sopa ao almoço com carne + fruta ( maçã, pêra ou banana)e papa com gluten ao lanche e LA à noite. Está no berçário desde os 5 meses e as educadoras dizem que não aguenta as 4h entre o almoço e o lanche, ha problema de dar 1 bolacha ou iogurte antes da papa, e depois espaçar + uns minutos até dar a papa?

    obrigada,
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que haja problema, desde que o peso esteja a evoluir como deve.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Bom dia. Obrigada pelo serviço que presta com o seu blog.A minha questão é a seguinte: as receitas de sopa de bebé para introdução de alimentos não misturam mais do que dois ingredientes ex:sopa de batata e curgete, sopa batata e broculos...Eu estava a fazer a introdução dos alimentos desta forma. Pelo que percebi é mais correto ir acrescentando na mesma sopa os já introduzidos até um máximo de 5 certo? Com 5 meses já posso dar brócolos?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É possível fazer das duas formas, mas até aos 5 legumes não há problema em ir juntando. Quanto aos bróculos, já pode dar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa tarde Dr.
    Tenho uma duvida que gostaria muito que me esclarecesse:

    o iogurte só pode ser dado a partir dos 9 mesmes ou ainda antes?

    Pergunto porque o meu bebé tem 6 meses e já iniciou a creche, come ao almoço comigo (sopa com carne e sobremesa fruta), à tarde na creche dão lhe papa com gluten. Como só o vou buscar às 18h15, ele pode não aguentar sem comer até lá. Tirar o meu leite é quase missão impossível. Dá para dar um iogurte? ou uma fruta novamente?

    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  31. Boa noite Dr. Hugo
    Meu bebê tem 4 meses e meio, pesa 7kg e 65cm. Gostaria de saber se já posso introduzir suco de laranja lima e banana prata amassada. Ele mama o leito e leite de fórmula umas 4x por dia.
    Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      As recomendações europeias falam em dar os citrinos só mais pelos 8-9 meses, pelo que é isso que costumo recomendar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Bom dia Dr, agradeço desde já a disponibilidade!
    Frequentemente encontro receitas de sopas e puré feitas com refogado será esta uma opção saudável para o bebé? Como deve ser feita a introdução do peixe, deve ser cozido junto com os legumes ou à parte e depois misturado? Que tipo de peixe aconselha?
    Posso adicionar ervas aromáticas à sopa? Em caso de resposta positiva, quais as mais adequadas para um bebé de 9/10 meses? Relativamente à massa e ao arroz qual a quantidade diária e como deve ser introduzida na alimentação? Obrigadíssimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode fazer com refogado, mas não me parece que se justifique.
      O peixe pode ser cozido directo com os legumes, desde que não tenha espinhas e deve começar com peixes brancos.
      As ervas aromáticas também são permitidas, qualquer uma.
      Quanto a massa e arroz, devem ser introduzidos no segundo prato, depois da sopa, a acompanhar a carne ou o peixe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Boa tarde sr. Doutor.
    É o seguinte, a minha bebé tem 5 meses e uma semana de amamentação materna exclusiva, segunda feira vou a uma entrevista e em se for para ficar começo logo na quarta. Tenho algum stock para o primeiro dia sem ela mas mais nada.
    Queria saber se há problema em inciar a sopa já este fim de semana. Como o devo fazer e como funciona o lanche ou a sobremesa? E quais as refeições de leite materno que ela tem que manter.

    Desde já obrigada pela disponibilidade.

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde sr. Doutor.
    É o seguinte, a minha bebé tem 5 meses e uma semana de amamentação materna exclusiva, segunda feira vou a uma entrevista e em se for para ficar começo logo na quarta. Tenho algum stock para o primeiro dia sem ela mas mais nada.
    Queria saber se há problema em inciar a sopa já este fim de semana. Como o devo fazer e como funciona o lanche ou a sobremesa? E quais as refeições de leite materno que ela tem que manter.

    Desde já obrigada pela disponibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode começar já.
      Deve introduzir 1x por dia, de preferência ao almoço. O leite materno deve ser ddo a todas as tras refeicoes, se possível, incluindo o lanche.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Bom dia Dr. Hugo
    O meu bebé tem 6 meses e comecei há 1 semana a dar sopa e fruta. O meu pediatra recomendou que a primeira sopa fosse só de abóbora ou só cenoura. Comecei só com abóbora e o meu filho odiou. Ao fim de 3 dias juntei cenoura e três dias depois juntei alface. Tem sido difícil dar-lhe a sopa e as noites têm sido caóticas. Antes dormia 8h seguidas e agora acorda 3 vezes a chorar durante a noite e só acalma com a mama. Parece-me que poderão ser cólicas pois tem gases e faz força para evacuar.
    Tenho ideia que piorou quando introduzi a cenoura, poderá ser?
    Que sugere? Estava a pensar tirar a cenoura e substituir por batata doce. Fazia abóbora, batata doce e alface.
    Em relação à fruta dei maçã e pera cozida. O meu filho não come crua, põe tudo fora.
    E como devo fazer com a papa? O pediatra recomendou alternar com a sopa, mas estava a ver se ele se adaptava primeiro à sopa e só depois introduzia a papa. Que acha?
    O meu filho tem quase 7kgs.
    Muito obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar
  36. Bom dia Dr. Hugo
    O meu bebé tem 6 meses e comecei há 1 semana a dar sopa e fruta. O meu pediatra recomendou que a primeira sopa fosse só de abóbora ou só cenoura. Comecei só com abóbora e o meu filho odiou. Ao fim de 3 dias juntei cenoura e três dias depois juntei alface. Tem sido difícil dar-lhe a sopa e as noites têm sido caóticas. Antes dormia 8h seguidas e agora acorda 3 vezes a chorar durante a noite e só acalma com a mama. Parece-me que poderão ser cólicas pois tem gases e faz força para evacuar.
    Tenho ideia que piorou quando introduzi a cenoura, poderá ser?
    Que sugere? Estava a pensar tirar a cenoura e substituir por batata doce. Fazia abóbora, batata doce e alface.
    Em relação à fruta dei maçã e pera cozida. O meu filho não come crua, põe tudo fora.
    E como devo fazer com a papa? O pediatra recomendou alternar com a sopa, mas estava a ver se ele se adaptava primeiro à sopa e só depois introduzia a papa. Que acha?
    O meu filho tem quase 7kgs.
    Muito obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que sim, pode trocar a cenoira por batata doce.
      Quanto à papa, penso que deve ser uma refeição à parte da sopa e não alternado. De qualquer forma, acho que deve habituá-lo à sopa primeiro...
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Boa noite, Dr. Hugo
    A minha filha tem 5 meses e meio e começou hoje a comer sopinha (batata e cenoura). Ela comeu quase tudo, acho que correu bem. No entanto, ainda tem o reflexo de pôr a língua de fora. Posso introduzir a fruta, como sobremesa, daqui a uma semana ou devo esperar mais tempo? Para além disso, uma vez que começo a trabalhar no fim do mês e amamento em livre demanda, tenho algumas dúvidas em relação ao lanche. Eu pretendo amamentar antes de ir trabalhar (9h30), a avó dá a sopinha por volta das 12h e, por volta das 14h30, podemos dar o quê, tendo em conta que volto a amamentar às 16h30? Um iogurte (com leite de transição) com fruta ou uma bolacha? Uma papa láctea? Eu não extraio leite com a bomba, visto que a minha filha mama várias vezes e, como tal, só consigo ter uma quantidade aceitável de leite para extrair quando acordo. A questão é que, quando acacor, esse leite é para ela mamar... O que me aconselha? Eu não queria muito dar leite artificial... Qual é, para si, a opção mais saudável? Uma última questão: a partir de quando é que devo começar a dar sopa e sobremesa ao almoço e jantar? Muito, muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode introduzir a fruta agora, sem problema.
      Ao lanche pode dar uma papa e as 2 sopas por dia devem ser dadas a partir dos 7 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Boa noite,

    a minha bebé tem 6 meses e gostaria de saber qual a melhor opção para o lanche da tarde tendo em conta que não consigo extrair leite para essa refeição - papa, leite de fórmula ou iogurte de leite adaptado com fruta?
    Muito obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que qualquer uma das opções é válida, é como preferir (se calhar o leite adaptado é melhor ser for uma bebé mais gordinha).
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Boa tarde, Dr.

    Tenho uma bebé de 5M e meio, que tem feito mama até agora, no entanto, apesar de 4ª filha, é a 1ª que mama, visto atá agora nenhum dos irmãos mamou, uns por má adaptação e inexperiência da mãe, visto ter sido há 15 anos, os outros por internamentos com alimentação por SNG. Posto isto, gostaria de saber se posso introduzir os legumes, carne e fruta no decorrer deste mês até ao 7 mês, ou se tenho de fazer como aos irmãos que iniciaram aos 4m, ou seja, legumes aos 4, depois fruta, carne aos 6, o iogurte e as papas sem glúten ou se posso fazer de forma mais abrangente visto a bebé já ser mais velha que os irmãos. Parecem ser dúvidas tolas ao 4º filho mas se não fiz asneira nos 3 anteriores não queria fazer agora.

    Atenciosamente a aguardar o seu conselho,

    Diamantina Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode introduzir progressivamente os legumes, a fruta e a carne durante este mês.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Bom dia Dr. Hugo.
    Peço desculpa por incomodá-lo mais uma vez,mas estou completamente perdida.
    O meu filho começou a recusar o leite, já experimentei várias marcas e nada parece resultar.

    Neste momento está com quase 5meses, pesa 7800 e mede 63,4 cm.
    Ele já come sopa e papa, ele mamava 180ml,passou a beber 80,90.
    Não tenho médico de família e ele só tem consulta de 2em 2meses no centro de saúde. No entanto, devido ao refluxo e ao susto que apanhamos, ele tem tido consultas no hospital tb. A minha dúvida é a seguinte :
    A dra disse que bastava ele fazer 4 refeições por dia,não será pouco para um bebê tão pequeno?
    O mês que vem, fará sopa ao almoço e ao jantar, e ficará só com uma refeição de leite.
    Eu acho que ele não está a beber leite suficiente para a idade, e fiquei na dúvida de quantas refeições deverei fazer, e quantas horas devo deixar passar entre as refeições. No máximo deixava 4,mas mesmo assim, deixa o leite.
    O que me aconselha a fazer?
    Obrigada e uma vez mais obrigada pela disponibilidade em responder.
    Sofia

    ResponderEliminar
  41. Bom dia Dr. Hugo.
    Peço desculpa por incomodá-lo mais uma vez,mas estou completamente perdida.
    O meu filho começou a recusar o leite, já experimentei várias marcas e nada parece resultar.

    Neste momento está com quase 5meses, pesa 7800 e mede 63,4 cm.
    Ele já come sopa e papa, ele mamava 180ml,passou a beber 80,90.
    Não tenho médico de família e ele só tem consulta de 2em 2meses no centro de saúde. No entanto, devido ao refluxo e ao susto que apanhamos, ele tem tido consultas no hospital tb. A minha dúvida é a seguinte :
    A dra disse que bastava ele fazer 4 refeições por dia,não será pouco para um bebê tão pequeno?
    O mês que vem, fará sopa ao almoço e ao jantar, e ficará só com uma refeição de leite.
    Eu acho que ele não está a beber leite suficiente para a idade, e fiquei na dúvida de quantas refeições deverei fazer, e quantas horas devo deixar passar entre as refeições. No máximo deixava 4,mas mesmo assim, deixa o leite.
    O que me aconselha a fazer?
    Obrigada e uma vez mais obrigada pela disponibilidade em responder.
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal seria fazer 5 refeições por dia, mas se o peso estiver a evoluir bem as 4 refeições podem chegar. Desde que ela faça, pelo menos 400-500ml de leite ou derivados por dia não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Boa Noite, Dr Hugo

    A minha filha tem 6meses e iniciei a diversificação alimentar na semana passada, fez até aí leite materno em exclusivo. Neste momento mantém leite materno em livre demanda e o almoço com creme de legumes e fruta, a minha questão é se posso manter o aleitamento materno ao lanche e substituir a introdução de papa por massa na sopa? E quando passa a fazer sopa e fruta ao jantar? E a sopa do jantar pode ser a mesma do almoço com a massa? Por último, uma vez que a sopa leva massa, a introdução de carne e peixe deve ser afiada ou posso fazer na mesma ainda no sexto mês?
    Peço desculpa por tantas questões levantar-se em simultâneo, mas a verdade é que o seu blog é um verdadeiro espaço de esclarecimento para quem tem tantas dúvidas, num momento tão importante na vida dos nossos filhos.
    Obrigada, desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que a decisão de trocar a papa por leite materno e introduzir a massa na sopa é uma boa opção.
      As 2 sopas por dia devem ser feitas a partir dos 7 meses, mas a carne deve introduzir já (o peixe a partir dos 7 meses também).
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Boa noite Dr Hugo,

    A minha filha tem quase 6 meses, comecei por lhe dar a sopa por volta dos 5 meses e meio e aceitou muito bem, a uma semana atrás comecei com a fruta (maca, pera e banana) o que tem sido do pior não come de maneira nenhuma nem crua nem cozida puxa os vômitos e não engole nada, também experimentei por na colher sopa a frente e fruta atrás e nem assim a consigo enganar, o que posso fazer mais, tem algum truque em que me possa ajudar? Com 6 meses que outras frutas pode comer?
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  44. Boa noite Dr Hugo,

    A minha filha tem quase 6 meses, comecei por lhe dar a sopa por volta dos 5 meses e meio e aceitou muito bem, a uma semana atrás comecei com a fruta (maca, pera e banana) o que tem sido do pior não come de maneira nenhuma nem crua nem cozida puxa os vômitos e não engole nada, também experimentei por na colher sopa a frente e fruta atrás e nem assim a consigo enganar, o que posso fazer mais, tem algum truque em que me possa ajudar? Com 6 meses que outras frutas pode comer?
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente tem a ver com a maior sensibilidade ao sabor ácido, pelo que o único truque é mesmo ir insistindo aos bocadinhos, sem forçar para não "massacrar". Se quiser pode experimentar a manga e papaia, que são menos ácidas...
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Boa tarde Dr Hugo
    Desculpe estar a incomodar, mas ser mãe pela primeira vez trás muitas dúvidas, e o médico de família da minha filhota está de baixa e o pediatra não atende telemóvel, por isso se possível gostaria de tirar algumas dúvidas.
    A minha filhota tem 5 meses e 17 dias mantém o aleitamento materno desde que nasceu, mas como vou começar a trabalhar no inicio de agosto iniciei a primeira sopa (batata, cenoura e cebola) na segunda feira, mas já passou uma semana e ela não a come, o que poderei fazer para ela a comer??
    A fruta ela come e depois normalmente adormece e não pede peito, mas depois acorda passado uma hora e quer peito, posso dar o peito?? Ou tenho que esperar no mínimo as duas horas??
    Ainda outra dúvida ela de noite antes dormia umas 4/5 horas seguidas, mas agora não, acorda sempre 2/2horas para mamar, isso é normal?? Ela de pequena tinha muitas cólicas, agora já é muito raro, mas noto que ela quando quer mais vezes peito mexe-se muito, principalmente as pernas, dá a sensação que quer libertar gases e não consegue será por isso que ela quer o peito??
    Desde já um muito obrigado
    Cumprimentos
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que já lhe respondi a esta dúvida pelo facebook.
      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Sim já e mais uma vez muito obrigado
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde, Dr. Hugo
    Gostaria de saber como dar pão à minha filha (sete meses). Ralado e misturado com fruta ou leite? Inteiro, dentro daquela rede própria?
    Quanto à cevada, qual aconselha?
    Outra questão que gostaria de lhe colocar tem a ver com os boiões de fruta. Aqueles que dizem "100% fruta", nos ingredientes, referem apenas fruta e ácido ascórbico. A ser assim, são praticamente inofensivos, certo? O que pensa sobre isto? Confesso que poder dar fruta em boiões tirar-me-ia algum trabalho.
    Agradeço, desde já, a sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O pão pode ser dado inteiro, aos bocadinhos para não se engasgar. A cevada pode ser solúvel, sem problema (pouca quantidade).
      Os boiões de fruta podem ser dados, mas é muito mais agradável para o bebé comer fruta natural e acaba por ser melhor para o "ensino" do paladar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  48. Boa noite Dr Hugo. Antes de tudo obrigada pelo seu blog que já tantas vezes me ajudou.
    Temos uma piolha de 8 meses e meio que é uma pisca e que ainda mama. Gostávamos de manter o AM mas estamos um bocado perdidos na alimentação pelo que temos algumas dúvidas...
    As duas sopas diárias- já podemos dar uma com carne e outra com peixe? Que quantidade em cada?

    Estamos com dificuldade em dar papas. Só aceita se forem feitas com os cereais em casa e nesse caso tenho de substituir a mamada da manhã ou da tarde (já experimentamos mas como estou a trabalhar, substituíndo a produção diminui drasticamente e depois não me come a sopa toda). Assim sendo, em termos nutricionais é mais importante manter a mama ou os cereais da papa? Para colmatar tenho posto massa, arroz ou quinoa na sopa ao jantar (o almoço é na creche por isso não tem). Chega fazer assim é posso abolir a papa?
    Mil obrigados!
    Vanessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em relação às sopas, já podem fazer uma com carne e outra com peixe.
      As papas não são necessárias, desde que vá pondo a massa na sopa (o arroz e a quinoa não têm glúten e não substituem a papa).
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Boa noite, tenho gêmeas com 7 meses, comem sopa e fruta ao almoço, papa ao lanche e três refeições de leite. Vou agora introduzir sopa e fruta ao jantar mas queria evitar dar papá ao lanche devido ao peso delas (9kg). Qual é a alternativa para o lanche? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode manter o leite, é uma boa opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. Olá dr. A minha filha tem 5 meses. Iniciou a papa aos 4 meses e meio. Agora começou a sopa, ou seja, come sopa ao almoço e papa ao lanche, contudo vomita sempre a papa passado duas horas de a ter ingerido. Liguei ao pediatra dela que disse que introduzi a sopa cedo demais e sugeriu que a refeição seguinte à sopa fosse leite e na próxima (meio da tarde) dar papa. Experimentei ontem mas vomitou na mesma a papa depois de a ter comido à duas horas! Não sei o que mais fazer... Ela sofre de refluxo desde a nascença... Se calhar devia dar apenas sopa e todas as outras refeições serem leite, pelo menos até ela fazer 6 meses e aí reintroduzir a papa. Preciso da sua orientação. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se só vomita a papa acho que pode dar só a sopa e o leite e reintroduz a papa mais tarde.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite Dr. Hugo,
      Tenho um bebê de 4meses e 6 dias e está com um peso de 7500kg e mede 64cm daqui a uma semana vou regressar ao trabalho.
      O meu filho só está a ser amamentado a leite materno mas o pediatra sugeriu que eu introduzisse leite artificial para ser dado a meio da manhã e à meio da tarde pois ele não irá aguentar sem comer até à minha chegada.
      O problema é que ele não pega no biberão. Já comprei 4 diferentes e só neste último é que mama mas mt pouquinho.
      Esta semana irei introduzir a sopa em que me sugeriu colocar batata, cenoura e alface. E passado uma semana introduzir a fruta
      O que acha?
      Obrigada.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Parece-me bem, provavelmente com a sopa vai ser mais fácil.
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Boa tare. Acho que estou a fazer a alimentação do meu filho de forma errada. Tem quase 9meses e desde os 7 que come peixe e carne. Mas eu interpretei ur intercalar o peixe e carne seria um dia sopa de peixe e no seguinte sopa de carne e é o que tenho feito na creche ele come a sopa com cR e ou peixe e à noite eu sou só dr legumes. É assim ou estou errada? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      De noite deve também dar a sopa com carne ou peixe e ir dando de forma mais ou menos intercalada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Boa noite. Tenho uma bebe de 4 meses so com leite materno. A pediatra disse para começar com a sopa aos seis meses. Mas ela vai para a creche aos seis meses por isso gostava de começar um pouco antes com a sopa, para ela ir paea a creche já a comer bem.
    Quanto tempo antes de ir para a creche me sugere que dê a sopa?
    Quas os alimentos para a primeira sopinha?
    Qual é a proxima coisa que devo inserir na alimentação? E quando?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode começar 4-5 dias antes de ir para a creche e começar com batata e cenoura. Posteriormente pode introduzir os outros legumes (alface, abóbora, courgette, ...).
      Ao fim de 3-4 dias pode começar também com a fruta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Boa noite Dr Hugo.Os meus gémeos têm sete meses. Iniciaram perto dos seis a sopa, depois a papa, e ha uns dias comecaram a segunda refeição de sopa. O problema é que de manhã a miuda apenas bebe cento e poucos ml de leite (o habitual eram 210),tb não come a papa toda (faco com o leite dela);o rapaz come papa sinlac; e ambos fazem intervalos grandes com esta comidita e adormecem por volta das oito...e assim não fazem ceia! Muitas vezes nao pedem durante a noite e acabam por fazer apenas 4 refeições diárias, sendo q a de leite e papa nem sequer comem tudo. Ja mudei de leite, ja pus colher de papa no leite, sem resultado...de sopa comem 240 ml e 100 ml de fruta ao almoco, ao jantar a miuda come a sopa mas não a fruta. Assim nem 400ml de leite bebem...devo dar lhes um biberon de "ceia" com eles a dormir? Nao os deixo comer tanta sopa? Outra sugestao? Muito obrigada!É um maximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Penso que nesta fase pode ajudar dar um biberão com eles ainda a dormir, mas apenas quando não conseguir que eles façam os 400ml de leite ou derivados por dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Bom dia doutor. A minha filha começou a comer a sopa há 11 dias. Em cima come a fruta. Mas ela leva a refeição toda a chorar. Tou a dar-lhe mais ou menos 150ml de sopa, mas ela só come metade e tudo o que come é a chorar. Já fiz sopa com batata doce e é igual. Com a fruta fica mal disposta. Já não sei o que fazer. Já iniciamos a papa ao lanche a três dias e é igual, tudo o que come é a chorar. Não sei o que se passa doutor, tenho medo que ela fique com fome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente é mesmo uma questão de estranhar a novidade. Tem que ir insistindo sem massacrar), para ela se habituar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Com isto tudo este mês não aumentou de peso. O pediatra já mandou fazer análises. Mandou também leite artificial mas ela não quer beber o leite. Só quer mama. Há alguma maneira de a fazer beber o leite?
      Acha que ela não ter aumentado de peso é só por não comer a sopa e a papa ou pode ser também por causa da maminha estar a perder qualidade? Sim porque quantidade eu tenho.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Não acho que haja problema com o seu leite, provavelmente a questão está na quantidade de outros alimentos que come.
      Cumprimentos

      Eliminar
  55. Bom dia dr. Tenho dois bebes gemeos com 28 meses e por comodismo e porque nem sempre as nossas refeicoes sao o mais equilibradas possiveis opto por dar muitas vezes a sopa bem recheada c varios legumes e uma proteina q vai variando. Em cima comem uma mistura de frutas e frutos secos. Eles estao grandes e energicos. Contudo não sao gordos antes pelo contrario sao todos elegantes. Estarei a prejudica los tomando esta postura? Que desvantagem podera ter esta atitude no crescimento deles? Mt obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não terá consequência para o crescimento, mas o treino das texturas deve ser feito para eles se irem habituando, em vez de comer tudo passado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. Bom dia dr. Hugo,
    O meu filho faz agora 7 meses ele está a tomar leite materno de manhã depois por volta do 12h a sopa de legumes e carne mais a fruta. A tarde volta a tomar o leite materno e depois ao final da tarde a papa com glúten. Irei introduzir a 2a sopa à noite. A minha questão é a seguinte, a sopa que irei dar à noite é igual à que dei de manhã ou é diferente?
    O meu filho está com 8200g e 67 cm.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  57. Boa Tarde,
    A minha filha tem 4 meses e meio. O pediatra mandou, aos 4 meses iniciar as papas( cerelac, nutriben...), como sou contra as papas artificiais decidi fazer em casa cozendo um destes flocos( arroz integral, quinoa, millet,trigo sarraceno ou aveia) em água, e depois triturados e no final adicionava leite materno! Ao fim de 3 refeiçoes a tentar que ela comecesse só a papa decidi juntar sempre uma destas 3 frutas ( maca, pera ou banana) aos flocos, pois se as papas industriais têm fruta, deduzi que não tem mal colocar nestas! Umas vezes cozo a fruta outras vezes coloco em cru e quanto ao leite, umas vezes junto á papa outras vezes dou um biberon depois. Normalmente coloco 1 peca de fruta e duas colheres de sopa de cereais cozidos. A minha questão é: está correcto o que estou a fazer? A quantidade é suficiente?

    Desde já muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, parece-me que está a fazer muito bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. Boa noite,
    Antes de mais muitos parabéns pelo seu blog e obrigada pelo seu cuidado e disponibilidade em responder a tantas questões... é louvável haver profissionais assim.
    A minha bebé vai iniciar a creche com 6 meses recém feitos em abril, por isso comecei já a introdução da sopa desde os 5 meses e 1 semana (embora ainda complemente com leite materno) e amanhã inicio a fruta. A entrada na creche será pelas 8h30 e lá eles oferecem sumo de fruta + bolacha maria às 9h30 e depois almoço de sopa pelas 11h00. Planeio dar-lhe leite materno antes de ir para a creche e gostaria de ter outra opção ao lanche da manhã... assim que pensei em preparar, para ela levar, uma peça de fruta crua esmagada misturada com uma ou duas colheres de farinha não lactea de milho e tapioca da marca holle (para não ingerir apenas frutose e substituir a bolacha). Parece-lhe bem? Sei que a introdução da fruta deveria ser de sobremesa... mas vou tentar adaptar a rotina da alimentação à da creche...
    Se tiver outra sugestão de substituição ao lanche da manhã agradecia...(pensei, embora não tenha muita reserva de leite congelado, em fazer uma mistura de fruta com leite materno...)
    Mais uma vez obrigada e fico a aguardar a sua resposta.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que a opção que indicou é uma boa escolha, parece-me bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  59. Bom dia,

    Parabéns pelo seu blog.
    O meu bebe vai começar a creche aos 4 meses e meio e eu preciso iniciar a sopa antes. Até agora ele só bebe leite materno. Quantos dias antes devo introduzir a sopa para ele estar habituado quando iniciar a creche?

    Obrigada,
    Paula Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio bastam 3-5 dias, em média.
      Cumprimentos

      Eliminar
  60. boa tarde a minha filha já tem quase 12 meses, e desde os 5 meses que é dificil dar sopa e tudo o que seja a colher, experimentei ao princio dar no biberon e ela bebeia tudo mas depois a pediatra disse para dar só a colher segui a indcação mas ela não cme, e agora já tentei no biberon mas ela já percebe que não é leite e não bebe, já vi algumas receitas na net em que se pode juntar leite na sopa, a minha pergunta é será fará mal colocar leite... e como coloco? coloco só o pó no fim de descongelar a sopa( é que com ela nao come bem tenho a sopa em varias caixinhas no congelador), ou se tenho que colocar na altura que estou a fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não acho que deva colocar leite.
      Experimente ir variando os sabores, incluindo legumes mais doces, como abóbora, batata doce, cebola, para ver se ela gosta mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  61. Boa noite, o meu bebê tem 5 meses e 20 dias e iniciou a alimentação aos 5 meses. A questão é que ele nunca foi muito certo a fazer coco, pelo que muitas vezes estava 4-5 dias sem fazer (quando exclusivo leite materno). Com a introdução da sopa piorou estando recentemente 8 dias sem fazer. As últimas vezes que fez coco tem sido bastante duro a até fez pequena ferida. A indicaçao que tenho será para iniciar com as papas. Face a este quadro as minhas questões são as seguintes:
    - que devo fazer para regularizar o transito intestinal e ajudar a fazer coco (tenho estimulado com cotonete e canula bebegel, massagem e dou água)?
    - se iniciar as papas não irá prender mais os intestinos já que a maioria das papas para esta idade são a base de arroz e milho? Já me disseram para comprar os cereais sem glúten (quinoa e trigo sarraceno) fazer eu as papas. Visto que ele ainda só mama leite materno, só poderei fazer essas papas usando água, ficando a faltar no leite...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade deve aumentar a ingestão de fibras, utilizando mais legumes verdes e cereais integrais, se possível.
      A banana é evitável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  62. Boa Tarde Dr Hugo
    O meu bebé faz 4 meses dentro de 2 dias, pesava a semana passada 6,210kg e tinha 64,2cm e a sua alimentação é exclusiva leite materno. Uma vez que a Organização Mundial de Saúde recomenda aleitamento materno em exclusivo nos 6 primeiros meses de vida e não vou conseguir, por o meu bebé ir para a creche aos 5 meses. Tenho uma dúvida, que é quando devo introduzir a sopa na sua alimentação?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Nessas situações o ideal é tentar tirar leite para poder dar quando for trabalhar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  63. Boa noite dr. gostaria de lhe colocar uma questão. A minha bebe tem 7 meses e já faz 2 refeições de sopa e a papa ao lanche desde os 6meses ( indicação da pediatra) Tb já introduzi a carne apenas numa das sopas mas não sei qdo posso introduzir a carne na segunda sopa. Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade já pode introduzir.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário