Novos alimentos: como eu faço… (parte II)

A 1ª sopa deve ser mantida até o bebé se habituar bem a comer com colher.
Posteriormente, pode adicionar um legume novo à sopa a cada 3-4 dias, até perfazer um total de 6-7 legumes (pode começar com os mais neutros: alface, abóbora, courgette, ...). Quando tiver esse número de ingredientes a sopa está completa e, a partir daí, cada vez que introduzir um legume novo, deve retirar outro. Os únicos alimentos que não deve introduzir nesta fase são as leguminosas (feijão, grão de bico, ervilhas, favas, ...), o nabo, agrião, beterraba e espinafres.
Mais ou menos pela mesma altura pode começar a dar fruta à sobremesa: maçã, pêra ou banana. O ideal é que a fruta seja dada em cru (a maçã é a mais difícil, pelo que pode cozer em pouca água ou assar) e sempre de forma individual, sem misturar frutas diferentes, bolachas ou outros alimentos. O objectivo da diversificação alimentar é que as crianças percebam os diferentes sabores dos alimentos e que se vão habituando a eles, pelo que não devemos "mascarar" nada.
A preocupação nesta fase deve ser a de tentar não introduzir dois elementos novos no mesmo dia (uma fruta e um legume, por exemplo).
Nota prática: Nesta altura, o trânsito intestinal das crianças altera-se bastante e, para aqueles que apresentarem obstipação ("prisão de ventre"), deixo aqui dois conselhos: 1) introduzir o mais precocemente possível legumes verdes na sopa, pois quanto mais verde, melhor vai funcionar o intestino; 2) evitar a banana até o problema estar resolvido.
Por volta dos 6 meses é altura de iniciar o glúten. Este é um componente que existe nos cereais e está presente na papa, massas, pão (sempre que possível sem sal), bolachas, cevada, etc. Deve ser introduzido de forma progressiva e o ideal é que isso seja feito ainda sob aleitamento materno. Uma forma prática de o conseguir é preparando a papa com uma colher de pó de papa com glúten e o resto de papa sem glúten no 1º dia, aumentado para 2 colheres de papa com glúten no 2º dia, 3 no 3º e assim sucessivamente. Outra hipótese é introduzindo um pouco de massa na sopa, permitindo esta opção manter apenas refeições de leite e 1 sopa (com fruta à sobremesa) por dia.
Mais ou menos na mesma altura deve começar a introduzir a carne na sopa. O melhor para o seu pequenote é usar apenas carnes magras (frango, perú, coelho, borrego) e sem exagerar na quantidade. Este é o único alimento que eu acho conveniente pesar, pois as crianças devem comer cerca de 15g de carne por sopa (repare que não lhe falei em pesagens dos outros alimentos propositadamente), de forma a evitar o excesso de proteínas.
Nota prática: Se a carne tiver osso deve cozê-la à parte e aproveitar a água da cozedura para fazer a sopa (passando sempre por um coador primeiro). Depois de desossada, pode adicionar aos legumes.
Por volta dos 7 meses a criança deve fazer 2 refeições de sopa + fruta por dia (almoço e jantar).
Todos os alimentos de que não falei até agora (iogurte, peixe, ovo) costumo introduzir apenas aos 9 meses.

Etiquetas: