O banho do bebé

O banho dos bebés é uma altura em que eles se expõem muito em termos de controlo da temperatura coporal. Deste modo, deve ser rápido e sempre com água quente (cerca de 37ºC).
A última parte do corpo a molhar e lavar deve ser a cabeça, porque os bebés perdem 30% do seu calor pela cabeça.
Em relação à altura do dia em que deve ser dado, a maior parte das pessoas prefere o fim da tarde/noite. Tal deve-se ao facto de o banho ser um relaxante natural para a maioria dos bebés. No entanto, não tem problema nenhum se preferir fazê-lo de manhã ou em outra altura do dia.
Um dos mitos que é importante desconstruir é o de que o banho não pode ser dado depois da mamada. Tal só é verdade quando se utiliza água fria, o que não é o mais aconselhável, como já foi referido anteriormente. Sendo assim, uma vez que a água deve estar mais ou menos à temperatura corporal, o banho pode ser dado antes ou depois das mamadas, independentemente do tempo decorrido após o seu fim.
Relativamente à frequência do banho, esse é um assunto em que eu não sou nada rígido. Teoricamente, se for dado em dias alternados (dia sim/dia não), acaba por ser menos agressivo para a pele. No entanto, uma vez que hoje em dia a maior parte dos produtos são adequados à maior sensibilidade da pele dos bebés, penso que essa é sempre uma decisão apenas dos pais: se preferirem dar banho todos os dias, não há problema; se preferirem em dias alternados, também está tudo bem.
Quanto aos produtos, o ideal é que eles não tenham perfumes, particularmente se houver história familiar de alergia (asma, rinite, eczemas, ...). É mais aconselhável usar um óleo de banho em vez de gel de banho, pois é mais hidratante para a pele.
Aproveite o banho do seu filho para brincar e interagir com ele, de forma a que ele se habitue a gostar desse momento.

Etiquetas: