Translate

segunda-feira, 25 de Julho de 2011

O meu filho tem tosse - devo preocupar-me?

A tosse é um sintoma muito frequente em Pediatria. É um mecanismo de defesa do organismo, que serve para “limpar” as vias aéreas, pelo que desempenha um papel importante na resistência do aparelho respiratório às agressões a que está sujeito.
Pode ser produzida por infecções, alergias, fumos, corpos estranhos, etc... Na maioria das vezes é causada por infecções víricas (“viroses”), particularmente nos meses de Inverno e nas crianças que frequentam infantários. Nessas situações, geralmente persiste cerca de 2 a 3 semanas, com a seguinte evolução: 1 – tosse seca; 2 – tosse com expectoração; 3 – tosse seca novamente.
Se o seu filho apresentar tosse, deve fazer o seguinte:
1) Oferecer-lhe líquidos em abundância, para tornar as secreções mais fluídas (lembre-se que a água é o melhor xarope para a tosse)
2) Manter um ambiente húmido
3) Não adicionar vapores de eucalipto ou outras substâncias inalantes que contenham álcool, cânfora ou outros substratos de plantas, pois estes agravam a tosse
4) Nunca expôr a criança ao fumo de tabaco
5) O tratamento com antibióticos apenas se justifica quando a causa é bacteriana e só deve ser iniciado se receitado pelo médico
6) Evitar os “xaropes para a tosse” – só os deve dar ao seu filho se aconselhados pelo médico

Numa situação de tosse, deve apenas procurar ajuda médica se ocorrer algum dos seguintes sinais de alarme:
1) Dificuldade respiratória
2) Dor no peito
3) Tosse com duração superior a 3 semanas
4) Lábios azulados / roxos
5) Vómitos ou dificuldade em alimentar-se
6) Tosse “sufocante”
7) Associação a prostração ou febre elevada
No entanto, não se esqueça que a maior parte das vezes a tosse é benéfica, porque serve para limpar os pulmões!

159 comentários:

  1. o meu filho tem tosse ate a dormir tosse o que devo fazer

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post Dr bem esclarecedor. Parabéns e obrigada por nos ajudar.

    ResponderEliminar
  3. muito bom;;;; tirou o que me preocupava..beijinn

    ResponderEliminar
  4. ADOREI O BLOG RECOMENDO PARA AS MAMÃES, POIS É MUITO ESCLARECEDOR!

    ResponderEliminar
  5. Adorei, obrigada pelas dicas, as vezes precisamos de dicas simples e esclarecedoras para tratar sintomas que nos deixam muito preocupadas. Parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Ajudou demais minha filha de 4 meses, sou grato pelas preciosas informações sobre a tosse. Estava quase em pane!!

    ResponderEliminar
  7. dr meu filho tá tossindo e vomitando não come nada ja levei ele ao pediatra ele passou amoxilina e acebrofilina ..desde segunda a falta de apetite que devo fazer..hj ele passou o predisim..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas por motivos pessoais estive um pouco "desligado" do blog. Espero que tenha resolvido a situação do seu filho.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. gostei da dica , obrigado e parabéns pela blog e tenha um ótimo dia!

    ResponderEliminar
  9. Adorei o blog, está de parabéns!Nós mamães somos muito preocupadas, principalmente com tosse que tenha catarro, por isso foi ótima as informações.

    ResponderEliminar
  10. ESTOU MUITO, MUITO PREOCUPADA. MINHA BEBE TEM 2 MESES, QUASE ENTRANDO NO TERCEIRO, E ESTÁ COM MUITA TOSSE, UMA TOSSE SECA, LEVEI ELA 2 VEZES A EMERGENCIA E ME DISSERAM PARA FAZER NEBULIZAÇÃO SÓ COM SORO E LAVAR AS NARINAS. MAS TO PERCEBENDO QUE AGORA A TOSSE VEM ACOMPANHADA DE UMA GOSMINHA DE CATARRO. O QUE FAÇO?????????? O QUE DEVO FAZER, VOLTAR AO PEDIATRA? SERÁ QUE NÃO SERIA O CASO DE ENTRAR COM ALGUM MEDICAMENTO???????? SÓ O SORO NÃO ESTÁ ADIANTANDO.
    OBRIGADA.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,

    A partir do 1º mês é muito habitual os bebés tossirem.
    Se a auscultação está normal, o ideal é mesmo "lavar" bem o narizinho, o que pode fazer com soro ou então com spray de água do mar.
    Se ela não tem febre, mama bem e está bem disposta e se a auscultação estiver limpa acho que não precisa de se preocupar.
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Dr. Hugo,
    O meu filho de 4 anos tem com muita frequência aquilo a que eu chamo crises de tosse. Tosse quase sem parar até ganha pontinhos roxos por baixo dos olhos. Existe alguma complicação a nível dos pulmões devido ao facto de ele estar sempre a tossir?
    Já consultei vários especialistas e ainda não descubriram nada. Não detetaram nenhuma alergia, tem apenas um ligeiro aumento das adenóides. O que é facto, é que basta ele constipar um pouco para começar a tossir durante semanas e tem dias que não pára de tossir o que me deixa paranóica porque não sei o que fazer para o ajudar. Ele está muito medicado e mesmo assim ocorrem estes episódios.
    Passo a citar a medicação diária : budesonida, Avamys, Bronquial, Zyrtec, Singulair e Ventilan em S.O.S..
    Gostaria que me pudesse aconselhar. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não se preocupe, porque a tosse não provoca nenhum tipo de lesão a nível pulmonar, mesmo que seja muita.
      Quanto à medicação, realmente já está a fazer muita coisa, mas assim de longe, sem o auscultar, tenho alguma dificuldade em dar-lhe uma opinião fundamentada. No entanto, se está a fazer esses medicamentos todos sem nenhum tipo de melhoria, se calhar eles são desnecessários...
      Por fim, queria apenas reforçar a ideia de que a tosse é benéfica, mesmo que por vezes seja muito incomodativa. É a forma mais eficaz de nós limparmos os nosso pulmões, pelo que não se deve tentar contrariá-la.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Muito bom,tava preocupada ate pesando em procurar ajuda medica.mas vejo q não e preciso.obg.

      Eliminar
  13. Boa noite ! adorei o blog, minha neta tem 2 meses e meioe está tossindo e espirrando, mais se alimenta e ta bem disposta, esperta. gostei muito dos esclarecimentos .. parabens.

    ResponderEliminar
  14. AJUDOU MUITO, EU JA TAVA MUITO PREOCUPADA, DR,MEU FILHO TEM SETE ANOS ELE SÓ TOSSE DURANTE O DIA.

    ResponderEliminar
  15. Bom dia DrºHugo,necessito muito de uma luz,minha bebe tem um mes e meio e a 10 dias esta com uma gripe que não passa,iniciou-se em um sabado e a pediatra da emergencia receitou sorinho,inalação com soro e um xarope chamado abrilar,mais nada resolveu e a tosse aumentou,voltei a emergencia e outro pediatra receitou anti histaminico e inalação,e nada continuou e a tosse só aumentou e dessa vez erla tosse e vomita ,voltei na emergencia e receitaram predsim,dei os 4 dias certinho com inalaçao e ela continua com crises de tosse ,chega dar dó ela vai ficando vermelha e vai indo até vomitar uma secreção transparente as vezes com alguns catarros meio amarelo,não sei mais oque fazer estou desesperada,chego a chorar quando ela tosse ,me ajude por favor,oque devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é fácil ajudar a esta distância, porque a sua filha é muito pequena e torna-se fundamental auscultá-la cuidadosamente. De qualquer forma, uma vez que ela já foi observada por 2 vezes, eu deduzo que a auscultação estava bem. Partindo desse princípio, acho que o mais importante é mesmo lavar-lhe muito bem o narizinho com o soro e aspirar bem. Uma das hipóteses que eu consideraria aqui em Portugal pela descrição que me fez era a tosse convulsa (coqueluche), mas penso que os meus colegas que viram a sua filha terão também tido essa hipótese em consideração.
      Espero ter ajudado...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. MUITO OBRIGADA DRºHUGO ELA JA ESTA BEM MELHOR,OBRIGADA!!

      Eliminar
  16. muito bom .dr hugo tira bastante duvida parabens e que deus abençõe.........vanessa silva e stephani e sophia...

    ResponderEliminar
  17. Boa Tarde! Dr. Hugo
    Meu sobrinho tem 6 m. e há mais de 1 mês esta com tosse com pouca secreção, especialmente após as mamadas ou qdo chora. Já levamos ao ORL e pediatra que disseram q pode ser refluxo, pois não apresenta febre e a ausculta esta normal. Ele esta mamando normalmente e tbem esta engordando. Gostaria de uma opinião do Sr. tbem.

    Grata
    Luciana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Partindo do princípio que a auscultação está bem e o peso também, eu penso que podem aguardar mais 1-2 semanas e ver a evolução.
      Provavelmente apanhou alguma infecção respiratória vírica, que por vezes dá tosses mais prolongadas. Se não melhorar nesse tempo, penso que devia ser reavaliada.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  18. Minha filha adquiriu im virus chamado BOCAVIRUS e a mais de 30 dias esta c tosse. O Dr. conhece sobre esse virus ?ela tem treses Internou com trinta dias de vida....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O bocavirus é um vírus respiratório que na maior parte das vezes não causa infecções muito graves. Claro que não vi a sua filha e não consigo dar-lhe uma opinião muito fundamentada, mas não me parece que haja motivo para grande preocupação...
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  19. Bom dia Dr Hugo.
    Meu filho tem 5 meses e acordou C muita tosse e o nariz um pouco trancado.o q faço e a primeira vez q acontece isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Lave-lhe bem o nariz com água do mar e aspire e achop que isso será suficiente para aliviá-lo.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  20. meu filho tem 3 meses e esta com tosse e o nariz trancando o que fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Lave-lhe bem o nariz com água do mar e aspire e achop que isso será suficiente para aliviá-lo.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  21. Oi Dr Minha filha esta fazendo um tratamento com Amoxicilina pois estava com a Garganta inflamada e também fazendo nebulização com atrovent mas a tosse ao invez de estar com catarro continua seca ja dei Desalex predisin e agora levei ao medico esta com a oigenaçao 99 pois antes de levar ao medico fiz uma nebulizaçao com berotec todo inverno eu faço este tratamento mas nao esta adiantando o que eu façoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que o melhor é mesmo desentupir-lhe bem o nariz e eventualmente dar-lhe um anti-histamínico para aliviar.
      Espero ter ajudado.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  22. Acredito que o entupimento nasal é um problema , por isso Desentupir nariz para ajudar a amenzar parte do problema.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Ola
    Bom dia
    A minha filha tem 5 meses e começou a semana passada com uma tosse seca e que agora passou a tosse com expetoração, o nariz aparentemente não está entupido, não tem febre, come bem e está bem disposta. O que me está a preocupar é a expetoração, não sei se está a sair, de vez em quando ouve se a expetoração no peito, para cima e para baixo até que ela tosse e essa expetoração desaparece.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Provavelmente já não vou a tempo, mas pela sua descrição não me parece nada alarmante. Por vezes o nariz produz secreções que não se vêem, mas escorrem pela parte de trá do nariz e garganta e provocam tosse. Por isso é sempre importante lavar bem o nariz dos meninos pequenos...
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  25. Minha filha tem 2 anos está com tosse tem uns 10 dias,tosse quando deita pra dormir,passa o dia todo sem tosse,chega a ser umas 2 tosse durante todo o dia.Tosse seca, quase provocando vomito.Ela está tomando Montelair devido a tratamento e Abrilar tem 10 dias hoje,não sei o que faço?Aguardo resposta,obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Já não vou a tempo, mas o ideal é lavar-lhe bem o nariz e, eventualmente dar-lhe um anti-histamínico (não conheço os medicamentos que me indicou, porque não existem aqui em Portugal).
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  26. boa noite dr meu bebe tem 2 meses e de vez enquando ele tem uma tosse seca e normal dez de já muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      É normal tossir, porque o nariz produz algumas secreções que escorrem e entram para ospulmões. Se as auscultação estiver normal, não precisa de se preocupar.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  27. Bom dia
    A minha filha faz 5 meses essa semana e desde o inicio do mes esta gripada e na semana passada começou uma tosse cheia, o nariz aparentemente não está entupido, não tem febre, come bem e está bem disposta. Levei ao pediatra 2 vezes dia 07/09 e dia 14/09 , o mesmo orientou inalação com berotec.. mas já esta com 2 semanas q faço inalação e ela não melhorou. O que está a preocupar-me é a tosse cheia que não passa, e tenho medo de consequencias mais graves..Por favor preciso de sua ajuda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A tosse é um mecanismo de defesa, portanto se ela tosse está a "limpar" os pulmões. Provavelmente ela é causada pelas secreções do nariz que escorrem e irritam a via respiratória, pelo que acho que é fundamental lavar bem o nariz da sua filha com um spray de água do mar e aspirar a seguir.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  28. doutor minha filha tem 4 anos e vai fazer 4 meses q ela esta tossindo já fui no pediatra umas 5 vez e 1 no hospita por motivo de febre ela esta bem agindo normal mais o problema é a tosse q não sara eu estou evitando de dar remedio pra ela por já tomou muito o q pode ser isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente não a consigo ajudar muito sem auscultar a sua filha. O mais provável é ser apenas uma infecção vírica, mas acho que deve ser avaliada para se poder ter um diagnóstico mais preciso.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  29. Boa tarde doutor...minha filha de 11 mêses tem algumas crises de tosse somente quando deito ela pra dormir ...é uma tosse seca ...quando levanto ela sinto que ela tenta engolir parece uma saliva grossa que faz um barrulhinho ...parece que não desce....já levei ela no pediatra ..o pulmão tá limpinho...mas já está muitos dias assim...o interessante é que em pé ela não tosse ...'só quando deita...socorro o pediatra não soube me dizer oque é.....e também não tem febre nem perdeu apetite....é somente essa tosse mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente é uma infecção virica do nariz e ela tosse porque as secreções lhe escorrem para trás quando está deitada e "irritam" as vias respiratórias. Se não tem mais nada a acompanhar, penso que não será nada de preocupante.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  30. Boa Noite Dr.Hugo
    Primeiramente parabeniza-lo pelo blog,eu sou de moçambique em áfrica e iniciativas como a sua são praticamente inexistentes por cá.
    Tenho uma dúvida que gostaria de pedir a sua ajuda,a minha filha de 18 meses ha uma semana foi ao médico por causa de uma tosse acompanhada por febres altas,o pediatra disse que ela tinha um quadro infeccioso e receitou antibiótico clavamox 125,xarope de tosse e ipobrufeno.Ela tem feito a medicação já a oito dias e a tosse não passa,é uyma tosse com catarro que ela engole,fora a tosse todos os outros sintomas desapareceram,perguntei ao medico o que fazer agora e ele disse para extender o tratamento para 10 dias,coisas que na bula do medicamento dia fortemente não recomendados para criancas dessa idade.Gostaria de saber o que fazer agora,se continuo ou não ,ou interrompo e dou um xarope medicinal e água,ou outra coisa.Obrigada
    Bianca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas tenho estado um pouco ausente. A situação aguda da sua filha já passou certamente, mas queria apenas esclarecer 2 coisas:
      1) o tratamento pode sre 10 dias, sem problema, não se preocupe
      2) muitas vezes a tosse persiste 15 dias mesmo após terminar o antibiótico; o principal indicador de que a infecção está a passar é o desparecimento da febre
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  31. olá, parabens pelo blog
    meu filho tem 4 meses e esta com uma tosse seca a + ou - 3 semanas , levei ele ao pediatra e ele passou um anti alergico e nebolização com soro , ai ele agoara ele começou a apresentar febre levei novamente ao medico ele passou nebolização co atrovent e berotec + não esta adiantando. ele tem refluxo não sei se isso tem haver com a tosse..... por favor me ajude...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe só responder agora, mas não tenho vindo à net e provavelmente a sua situação já está resolvida.
      O refluxo pode causar tosse, mas sem uma observação médica é difícil dar-lhe certeza absoluta...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  32. Minha filha estava com uma tosse dessa mesma forma, seca, mas ela não tinha refluxo. Ela tossia que provocava o vomito era diferente. Fui ao pediatra e ele pediu uma radiografia torax e perfil. E foi constatado que ela estava com broquite. É bom vc levar sua filha a um outro pediatra e pede para ele solicitar o exame, vc aproveita e faz da face também, assim o médico poderá dar um diagnóstico mais preciso. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  33. Ola Drº desde já parabens pelo excelente blog. Meu filho 2anos3 meses tem tosse seca á cerca de 15 dias, faz teve ao inicio especturação e foi pediatra que receitou algo pois tb tinha febre baixa, agora é somente febre quando ao deitar que o faz vomitar. Existe alguma chamada " receita caseira " que lhe possa dar nessa altura que vai dormir afim acalmar a tosse, obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em pequeno a minha avó fazia-me xarope de cenoura, que consistia em rodelas de cenoura muito finas misturadas com açúcar amarelo e sumo de limão. Há muitas variantes desta receita caseira, mas a usa eficácia é muito duvidos. Sabe muito bem, mas acho que não passa muito disso... :)
      Na maior parte das vezes a tosse é benéfica, pelo que é bom deixar as crianças tossir, porque estão a limpar os pulmões.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  34. Observação do meu comentario acima descrito: agora é somente " tosse" quando ao deitar que o faz vomitar

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde.
    Surge-me uma dúvida. No início do seu blogue colocou: "3) Não adicionar vapores de eucalipto ou outras substâncias inalantes que contenham álcool, cânfora ou outros substratos de plantas, pois estes agravam a tosse".
    Parto do pressuposto que posso fazer vapores com folhas de eucalipto porque não contem alcool, ou estou errado e confuso? Trata-se do meu filho com 2 anos e meio, com tosse com expetoração.
    Obrigado
    Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A questão do eucalipto é que algumas crianças podem desenvolver uma reactividade ao próprio eucalipto, que agrava a dificuldade respiratória e tosse, pelo que acho que mesmo as folhas não devem ser usadas.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  36. Boa noite. Esse blog não é meu, apenas postei comentários.

    ResponderEliminar
  37. Bom dia meu filho tem 4 anos ele esta com tosse a mais de 2 meses .levei ao medico ele receitou vitaminaC, inalação com birotec e atrovente ,decongexPluz e torante.mas não adiantou nada levei em outro medico ele receitou amoxilina ja faz três dias que ele esta tomando mas até agora não esta resolvendo nada eu estou desesperada não sei mais o que fazer . gostaria de sua orientação . Meu filho como bem, esta ativo mas esta tosse que não passa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a observação médica do seu filho não detecta nenhum problema, nomeadamente na auscultação, penso que pode ficar tranquila, que a tosse vai acabar por passar. Eu sei que às vezes incomoda bastante, mas a tosse é benéfica na maior parte das situações e acaba por passar com o tempo...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  38. Bom dia DOutor. TEnho um bebe de 7 meses e meio e desde quando completou 6 meses ele está com tosse e não passa. Levei num pneumologista que o diagnosticou com refluxo pois está um pouco abaixo do peso. Mesmo assim, com o tratamento há 15 dias a tosse não passa. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que é importante uma nova observação médica, porque se não melhorou com a medicação deve ser re-avaliado.
      De qualquer forma, nestas idade é muito frequente os meninos tossirem durante bastante tempo seguido.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  39. Boa tarde,
    A minha filha tem 8 meses, e na terça feira dia 26 foi a uma consulta de rotina no hospital e a pediatra disse me que ela tinha laringomalacia, mas desvalorizou o facto. A minha filha a cerca de 3 meses para cá ao dormir fazia um barulho agudo ao inspirar, mas apenas enquanto dormia, quando está acordada muito raramente a ouvi fazer esse barulho. Mas nestas ultimas semanas ela não tem feito esse barulho a dormir. Eu acerca de 2 semanas elevei um pouco a cabeceira da cama dela porque ela estava um pouco constipada, com o nariz entupido, talvez com a cabaça mais elevada não faça o barulho, não sei??
    Nestas duas semanas para cá ela tem é acordado com o nariz entupido, a respirar pela boca, faz mais esforço ao respirar. Será que me pode elucidar um pouco mais acerca da laringomalácia? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Vou escrever ainda hoje um post sobre esse assunto e colocá-lo no blog. Logo à noite já o poderá ler, para poder esclarecê-lo melhor.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  40. olá DR. minha mulher me ligou em desespero a pouco em meu serviço pois nosso filho de 2 anos e dois meses nao parava de tossir mais é uma tosse seca sem catarro ele esteve doente a uns 15 dias atras mais ja nao esta mais doente e eu nao entendo o pq da tosse tbm vale resaltar que ele teve febre a uns 5 dias atras mais levamos ao medico ele estava com duas inguas no pescoço mais o medico pediu que fossemos embora e esperancemos algum sintoma aparecesser mais nada apareceu só mesmo a tosse sem catarro o SR pode nos ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que o ideal é mesmo lavar-lhe o narizinho com um spray de água do mar e, eventualmente, dar-lhe um anti-histamínico em xarope.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  41. meu bebe tem 8 meses e cosa o nariz a noite toda e não dorme direito,se mexe a noite,a pediatra dele receitou soro fisiológico mais nada adianta não sei mais o que fazer já tirei protetor de beco,não uso mais produto de limpeza na casa,tirei mosquiteiro,enfim já fiz de tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Eu experimentaria um anti-histamínico, mas não lhe sei dizer os nomes comerciais dos medicamentos brasileiros. Fale com a Pediatra para ver o que é que ela acha.
      As melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  42. GOSTARIA DE SABER MINHA FILHA TEVE A POUCO TEMPO BRONQUITE,DECIDI DEPOIS DE VÁRIOS REMÉDIOS E INALAÇÕES USAR O MEL COM PRÓPOLIS E GUACO,FOI MUITO BEM MINHA FILHA SAROU RAPIDINHO.
    MINHA PERGUNTA É DEPOIS DE 2 SEMANAS QUE ELA MELHOROU PORQUE DE VEZ EM QUANDO ELA TOSSE??NÃO É TOSSE SECA..
    GRATA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Essa tosse que vai surgindo de vez em quando é perfeitamente normal, porque os brônquios dela vão responder de forma algo exagerada durante uns meses após a bronquiolite. Não se preocupe, é normal que seja assim...
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  43. minha filha foi à pediatra que recitou amoxilina e predicin pois estava com tosse, sem apetite, febre e prostada. Hoje após 10 dias, ela melhorou muito se alimenta, não tem febre, brinca o tempo todo mas continua tossindo. O que devo fazer? Posso dar um xarope? Posso dar Stodal, já que ela já tomou esse xarope em outra ocasião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe só responder agora, mas tenho andado um pouco atrapalhado com o trabalho.
      Já não vou a tempo, mas acho que a tosse é benéfica e geralmente mantém-se 1-2 semanas após o desparecimento dos outros sintomas, o que não é motivo para preocupação.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  44. Boa tarde, minha bebe tem 7 semanas, começou com uma gripe, depois fez febre dei paracetamol passou, a uns dias começou a tossir e não consegue tirar o catarro a pediatra recomendou cefalexina e fazer inalação e melhorou um pouco, quero saber se tem algum tratamento, ou algo que eu possa tomar para ajudar a minha bebe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais importante é sempre colocar soro fisiológico ou ágia do mar (em spray) no nariz e aspirar, porque a maior parte das vezes os bebés tossem por causa das secreções do nariz.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  45. O meu bébé faz 2 meses segunda-feira (dia 3/02) e anda constipadito, espirra e agora tosse. Estou a fazer aerosol para que a especturação saia. Este blogue foi muito útil para acalmar a minha preocupação :) Parabéns, vou continuar a seguir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  46. Bom dia Dr Hugo o meu filho o meu filho em 6 anos já teve 5 pneumonias das quais 4 no ultimo ano e 3 nos ultimos 3 meses o que poderá ser? as 3 ultimas foram duas por mycoplasma e uma por clamidia!!! Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Gostava muito de ajudar, mas esta é daquelas situações em que não lhe consigo dizer o que poderá ser sem observar, porque as hipóteses são muitas e diversas. De qualquer forma, não tenho dúvida de que o seu filho deveria ser seguido numa consulta de pediatria e investigado, para tentar perceber se tem algum factor de risco.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  47. boa tarde Dr hugo quero tirar algumas duvidas espero que você possa mim ajudar, meu bebe tem quatro meses ta um pouco gripado e tossindo bastante devo dar algum remedio pra tosse não sei o q fazer pois fico aflita quando vejo ele tossindo e as vezes ele ate vomita e se a garganta dele enflamar mim responda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que o mais importante é mesmo laar o nariz aocm soro fisiológico ou água do mar (em spray) e aspirar, porque a maior parte das vezes eles tossem por causa das secreções nasais.
      Se não tiver nenhum dos sinais de alarme que descrevo no post, para já faria apenas isso.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  48. Bom dia Dr. Hugo,
    Tenho um filho de 26 meses que desde ontem apresenta febre, tosse seca e constante e nariz sempre a precisar de ser limpo, ou seja, sinais de constipação.
    Esta a tomar Calpol (Benuron Irlandes), coloco vicks na sola dos pés e fiz hoje xarope de cenoura.
    Existe algum tipo de medicamento natural que lhe possa dar para que a tosse seja aliviada ou nao acha que seja necessário?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em termos de remédios naturais, não conheço mais nenhum.
      O que acho mais importante é mesmo lavar o nariz dele com água do mar (em spray) ou soro fisiológico e aspirar, porque acho que vai aliviar bastante.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  49. Boa tarde, Dr Hugo

    Tenho um bébe com 21 meses, que esteve com febre, durante tres dias, depois ficou com tosse perssistente , e deixou de ter apetite para comer e beber liquidos.
    Quer estar sempre deitada ou ao colo,

    Consegue ajudar-me

    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A tosse e a falta de apetite são sintomas "residuais", ou seja, que se prolongam geralmente mesmo depois de a infecção estar curada. Assim, não se preocupe que o apetite deve estar a melhorar e a tosse vai-se manter mais 1-2 semanas. É normal ser assim...
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  50. Boa noite,
    A minha bébé tem 21 meses e de à dois dias para cá quando vai deitar passado 1 ou 2 horas tosse e quando vou ter com ela acaba por vomitar. Fica com tosse apenas a essa hora e quando está prestes a acordar de manha. Durante o dia anda sempre bem disposta e come bem. Não sei qual o motivo de ela vomitar apenas à noite. De depois de vomitar dorme descansada e já não tosse. Será que me pode ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Penso que o ideal é sempre reforçar a lavagem do nariz com água do mar e aspirar. Para além disso, evite também encher-lhe muito a barriga antes de dormir. Se daqui a 2-3 dias não houver melhoria, penso que deve sre observada.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Obrigada. Realmente era uma tosse seca. Talvez o principio de uma constipação. Agora apesar de ainda ter alguma tosse esta já é com expectoração e já não vomita. Apenas utilizei a água do mar para a lavagem do nariz e está a resultar.

      Eliminar
  51. Obrigada mesmo . Sao 5 da manha e so agora depois de seguir as suas recomendacoes meu bebe melhorou :(. Tou com sono cansada e frustrada . Mas amanha sera um dia melhor gracas a si . Bjo

    ResponderEliminar
  52. Olá dr. Hugo , meu filho tem 1 ano e 7 meses e está com uma tosse seca à 3 dias ele ficou assim depois da virada do tempo q esquentou e eu passei a ligar o ar condicionado. E gostaria de saber tbm se enquanto ele está com essa tosse ele pode frequentar piscina. Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode frequentar a piscina, se não tiver febre nem falta de ar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  53. Ola dt, boa noite.
    Tem quinze dias que meu bebe de 1ano.e 6mese ficou gripado e com muita febre levei na emergencia e estava com infeccao o medico passou 10dias de amoxilina e hixizini.no nono dia o remedio acabou e ele.melhorou mas depois de quatro dia a tosse voltou carregada mas so tosse de vez em quando porem esta colocando muita secrecao pelo nariz ele sabe assoar, estou dando o hixizini so que nao estou vendo melhora devo.levar ele a emergencia novamente, ele esta ativo e nao esta tendo febre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele não tem febre e está bem disposto, acho que pode aguardar. Faça-lhe uma boa higiene nasal e espera mais 2-3 dias.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  54. ola Dr
    tenho uma filha de cinco meses e ela esta com tosse a tres dias as vezes ela vomita porem a tosse é mais concentrada de noite e e manha ela esta sem febre e se alimenta bem estou usando inalacao com soro e predinisolona receitada pelo pediatra o que mais posso fazer estou preocupado
    abracos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Dê-lhe também um anti-histamínico (desconheço os nomes comerciais no Brasil) e reforce bem a lavagem do nariz.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  55. Meu filho estava com nariz entupido, por alguns momentos durante um dia, dormiu normalmente, mais começou a apresentar tosse seca ainda pouco, o q fazer doutor? Ele tem 5 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal é dar-lhe um anti-histamínico e reforçar a lavagem do nariz com um spray de água do mar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  56. Boa Tarde,

    Em primeiro lugar, felicito-o pelo blog e pela disponibilidade para responder a todas estas questões.
    Tenho uma filha com quase 7 meses. Até aos 5 meses esteve com a mãe em casa e nunca teve qualquer problema ao nível respiratório, no entanto a partir dessa data foi para o infantário. Na terceira semana estava com muita tosse e expetoração e fomos ao pediatra, diagnosticou-lhe uma bronquiolite. Ficou uma semana em casa e fez a Medicação: Ventilan e Celestone. Ao fim de uma semana estava sem tosse e aparentemente bem. Voltou para o infantário e no final da semana estava novamente com tosse e expetoração. Voltámos ao pediatra e disse que era outro episódio viral. Mesma medicação + Singulair. No entanto já terminou o tratamento do Ventilan e do Celestone mas a tosse não passou. Ela está muito bem-disposta, no entanto esta situação preocupa-me já que da primeira vez ficou bem no final do tratamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Muitas vezes a tosse mantém-se durante mais 1-2 semanas, como um sintoma residual, mesmo após tratamento adequado da infecção.
      Se ela está bem e não tem febre, acho que aguardava mais uns dias para ver a evolução. Pode manter as nebulizações, que acabam por ajudar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  57. Rejane Perez

    Boa Noite,

    Dr agradeço pelo blog maravilhoso e por nos ajudar a tirar algumas duvidas...

    Minha filha está com uma tosse frequente principalmente a noite levei na emergência na primeira vez me passaram brondilat, não melhorou mas ate então não tinha perdido o apetite, levei novamente com a tosse bem pior tirou o Raio X do peito e me passaram amoxicilina, Koide D e liberalux, comecei o tratamento no segundo dia dando esses remédios minha filha piorou muito mas. levei pela terceira vez na emergência chegando lá fizeram um exame de sangue e disseram para suspender os medicamentos deixando apenas o koide D e utilizar o Bactrim F pois ela estaria com incio de coqueluche estou desesperada e não estou conseguindo confiar oque eu faço?? ela esta sem comer nada estou no segundo dia com o bactrim o resultado ela diminuiu a tosse mas continua sem apetite, preciso de sua ajuda está doença é muito perigosa?

    Atenciosamente,

    Aguardo seu retorno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A coqueluche é uma doença muito frequente e geralmente não causa complicações.
      Se ela está a melhorar da tosse eu continuava com o tratamento. Quanto à falta de apetite, geralmente mantém-se durante cerca de 1 semana.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  58. Ola Dr.
    primeiramente gostaria de registrar que seu blog é esclarecedor e o fato de debater com outros pais os mesmos problemas deixa um clima de segurança que só ajuda na hora em que vamos procurar um médico. Alias, profissional de qualidade está em falta no mercado, pois já estive em dois deles e não conseguiram resolver a tosse persistente que acomete meu filho há mais de 3 semanas. Ele não apresenta febre, catarro, coriza, dor de cabeça, obstrução nasal...simplesmente nada. Já prescreveram uma infinidade de xaropes: desde Loratadina passando por dexclorfeniramina, enfim...tudo. Até mesmo amoxicilina e azitromicina. Nada resolve. O estado geral dele é normal, não apresenta cansaço, fraqueza...nada. Apenas a tosse seca. Passei a adotar a seguinte postura: soro fisiológico e água, muita água. Gostaria apenas de mais uma opinião médica para entender o que pode estar acontecendo. O raio X não acusou infecção nenhuma, nem o hemograma. Já descartei a possibilidade de refluxo, pois ele não apresenta os demais sintomas indicadores. Enfim...sem solução. Quanto tempo pode uma pessoa ficar com tosse? Sem que apareça algo mais indicador de uma doença pulmonar mais grave? Dizem que tosse por mais de 3 semanas pode ser tuberculose...mas passadas as 3 semanas, outros sintomas com certeza podem aparecer? Ou pode ficar somente nesta tosse por meses?
    Obrigado pela atenção, doutor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Obrigado pelo seu comentário.
      Relativamente às questões, elas não são muito fáceis de responder de forma muito precisa, mas vou tentar. Se já fez essas avaliações todas, incluindo raio X e hemograma, acho que pode estar mais tranquilo. De qualquer forma, se vir que se mantém mais 2-3 semanas, acho que deve ser reavaliado, para perceber se alguma coisa se alterou. Relativamente à tuberculose, geralmente associa-se também a má evolução de peso, emagrecimento e aumento da sudação.
      Quanto à sua opção de reforçar a lavagem do nariz e a hidratação, não podia estar mais de acordo.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  59. Doutor boa noite, eu me chamo Monalisa e tenho uma filha de 2meses, aqui na cidade esta chovendo muito e hoje ela começou uns espirros e tosses secas, esta com secressao mas não apresenta febre e nem desanimo, ah e o nariz um pouco congestionado, estou muito preocupada, o q ddevo fazer?! Já dei aerosol mas não funciona :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Ponha-lhe um 2 gotinhas de soro fisiológico em cada narina e aspira, para ajudar a respirar melhor.
      Vai ver que isso é o suficiente para aliviá-la.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  60. Olá Hugo,

    Meu filho tem quase dois anos. Tem dois dias que ele começou a tossir bastante, uma tosse cheia. Ele não teve resfriado nem nada assim. Aparentemente ele está muito bem, brincando e correndo, embora estava com a temperatura um pouco alta, 37.3.

    A minha esposa sempre fica muito preocupada, principalmente por causa desse feriado prolongado e o pediatra dele não estará atendendo (acho que viajou).

    O que devemos fazer? Esperar?
    É normal uma tosse cheia começar assim do nada?

    Desde já agradeço pela ajuda.

    Um abraço,

    Ivan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente a tosse pode surgir assim, de um momento para o outro mas, desde que ele esteja bem e sem febre, não há grande motivo para preocupação.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  61. Olá! meu filho está com uma tosse há dias, e não conseguir marca horário com pediatria essa semana!


    No início dei a ele 5ml de predsin, só que como é corticoide eu parei antes de completar 5 dias. Melhorava com o uso do predsin, mas não me sinto segura para continuar dando sem falar com o médico. Iniciei hoje por conta própia o xarope bisolvan, mas a tosse é seca com secreção no nariz e não cessa, o que devo fazer? Ele tem 3 anos e 6 meses pesa+/- 15 Kg. Não sei se é alérgica, se é infecção!


    Aguardo retorno
    grata
    Luciana Barros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para além da medicação de que falou, acho que seria útil dar tambgém um anti-histamínico, para ajudar a produzir menos secreções.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  62. Bom dia Dr.,

    Confesso-me em modo de desespero. desde o dia 4 de Março que a minha filha, atualmente, com 18 meses, apresenta tosse com expectoração, nariz entupido e febre que vai e volta. Já foi 5 vezes ao médico. Da primeira vez, dia 7 de Março, foi-lhe diagnosticada rinofaringite febril, veio medicada com fenistil gostas durante 5 dias e ben-u-ron xarope (4,5ml de 8 em 8 horas). Passado duas semanas voltou ao médico, que lhe diagnosticou uma inflamação no ouvido direito e na garganta, veio medicada com ben-u-ron e augmentin. Dado que a tosse, nariz entupido e alguns vómitos persistiram, com febre que voltou (febres entre os 37,7 e 39), voltou ao médico que lhe receitou celestone (6 dias) e ben-u-ron). No dia 6 de Abril, à noite, os sintomas da menina agravaram-se com vómitos constante e febre que tinha desaparecido, mas que voltou alta. Foi levada para as urgências pediátricas onde lhe fizeram análises ao sangue e urina. As análises ao sangue deram um valor elevado na Proteína C reativa no valor 21,00 quando o de referência é de «3,0. O quadro de colocar o dedo no ouvido e levar o dedo da mãe ao ouvido, a febre que rondava na altura 38 graus, a tosse com expectoração e nariz entupido e já com as análises levaram a que a mandassem para casa com ben-u-ron xarope (4,5 ml) e brufen intercalado. A febre foi, mas voltou, foi novamente ao médico dia 14 de Abril com os mesmos sintomas, foi medicada com fenistil gotas (5 dias) e ventoliber (5 dias). Hoje durante à noite a tosse levou a menina a vomitar expectoração de cor esbranquiçada e às 5 da manhã tinha febre de 38 graus, dei-lhe ben-u-ron (4,5 ml). A febre oscilou até às 11 da manhã entre os 37 e os 38, 5 (até à data ainda não lhe dei mais ben-u-ron). A menina coça o ouvido direito na mesma, mete o meu dedo no ouvido, mantém nariz entupido. Doutor preciso de aconselhamento. De referir que a menina anda no infantário, mas não o frequenta desde dia 15 de Abril (terça passada) em virtude de uma virose que ocorreu no infantário e hoje não foi por estar com febre. Grata,
    Uma mãe, em modo de desespero.
    Carla Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente o quadro é já um bocado arrastado, embora isso não signifique só por si que é grave...
      Gostava muito de a ajudar, mas esta é daquelas situações em que eu não consigo acrescentar muito à distância, pois implica uma observação cuidada da sua filha, para tentar perceber se não está a "escapar" nada.
      Assim, o conselho que lhe dava era procurar o seu médico assistente, expôr-lhe a situação e ver o que ele diz.
      Desculpe não ajudar muito, mas às vezes a distância é mesmo um obstáculo...
      Cumpriumentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  63. Olá, meu filho de 9 meses esteve resfriado,

    na primeira semana teve muita tosse seca,
    na segunda semana o resfriado melhorou mas a tosse começou a ser "chiada" ,
    e agora na terceira semana, já sem o resfriado, a tosse seca continua, principalmente a noite, e atrapalha muito meu bebe a dormir tranquilo.

    Agora estão com a campanha da vacinação contra gripe aqui no Brasil, posso leva-lo para tomar a vacina ou é melhor consultar com um médico antes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio pode vaciná-lo, se ele está sem febre. De qualquer forma, acho mais prudente ser observado primeiro.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  64. meu filho tem 4 meses e está tossindo e espirrando muito, uma tosse seca com algumas secreções, porém está disposto e não tem febre, mas a tosse é tão forte que atrapalha ele dormir, o que eu posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela está bem, é o mais importante.
      De qualquer forma, acho que deve lavar-lhe o nariz com um spray de água do mar e, eventualmente, dar-lhe um anti-histamínico.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  65. dr.minha bebe esta com 3 meses ela esta com pneumonia e esta sendo medica com com cefalexina e um xarope
    mas eu coloco a mao no pulmao dela ainda sinto o chiado ela tosse tbm
    oque devo fazer sera ke o remedio nao fez efeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A resposta ao antibiótico avalia-se pela febre e não pela tosse. De qualquer forma, se acha que ela não está melhor, acho que a deve levar novamente ao médico.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  66. Oi Doutor, Obrigada por ter essa disponibilidade de nos responder.
    Olha, minha filha tem 2 meses e 15 dias, e esta com uma tosse de quatro dia. Levei ela ao medico ontem e ele fez a ausculta e so me falou que aparentemente ela esta bem e nao me recomendou nada. Por conta propria estou dando a nebulização tres vezes ao dia para ve se melhora.
    A minha filha esta boazinha, nao tem febre, amamenta e dorme normalmente, só que vem a tosse carregada e o peito chiando um pouco. Queria saber o que faço para que esse catarro saia e que nao piore. Tenho medo de bronquiolite, ja que o medico me deu essa opção do que pode ser esse chiado no peito dela, porem nao me passou nada, por isso peço sua ajuda.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela está bem acho que está a fazer o correcto.
      No entanto, como ela é pequena, se houver algum agravamento deve ser vista novamente.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  67. minha filha de 4 anos e meio, tosse sempre que começa a comer... ta o dia inteiro quieta, abriu a boca pra comer, tosse... toda pedaço, ou colherada de comida, ta tossindo... significa????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente será alguma irritação/inflamação na zona da garganta.
      Dê-lhe menos quantidade do que o habitual e vai ver que vai acabar por passar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. deixe-me tentar fazer esclarecer. ela esta o dia inteiro normal, sem tossir, quando chega no momento que ela vai comer, abriu a boca pra comer, tosse. nao é nem por muito ou pouca quantidade. bastou sentar a mesa ou entao em seu quarto comendo um doce, salgado, abriu a boca pra comer, começa a tossir. nao tosse continua, uma, duas tossidas.

      Eliminar
    3. Se isso é uma coisa recente, que só surgiu agora, penso que aguardaria para ver como evolui, porque provavelmente será mesmo uma irritação transitória da garganta ou laringe. Se sempre foi assim, acho mais prudente falar com o médico que a segue, porque pode ser necessário fazer algum tipo de exame para investigar a situação.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  68. Boa tarde Dr. Hugo,
    Descobri o seu blog ao pesquisar "bebe com tosse eucalipto" no google :)
    Pelo que ja' por aqui li, percebo que os supositorios de eucalipto e mesmo os vapores com eucalipto sao muito desaconselhados...
    A minha filha tem quase 9 meses e nos ultimos 2 meses tem tido episodios de tosse aqui e acola'. Quando esteve uns dias em Portugal esteve bem, mas quando voltou para a Belgica voltou a ficar com tosse, que se agrava e principalmente 'a noite e nao a deixa dormir bem.
    A minha conclusao pelas suas respostas e' que devemos insistir na lavagem do nariz com soro. Sobre isto queria perguntar-lhe:
    - para aspirar o nariz, aconselha aquelas bombinhas em que nos inspiramos pela boca ou aquelas com a borracha em forma de pera? E quantas vezes por dia se deve aspirar? Alguma altura melhor (noite, manha,...)? O problema e' que a minha filha detesta que lhe aspirem o nariz e ate' agora so' usei a bombinha em que eu inspiro e puxo, mas penso que com a outra posso ser mais eficaz em menos tempo!
    - acha que ajuda fazer aerosol so' com soro fisiologico, ou nao e' preciso? Como tenho uma maquina de aerosol...
    Muito obrigada e parabens pelo blog,
    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Realmente os melhores aspiradores são os que está a usar, pois permitem controlar a força da aspiração.
      Quase todos os bebés detestam ser aspirados, mas é algo que lhes melhora muito a respiração.
      As melhores alturas para aspirar são antes das refeições e antes de dormir, que é quando eles utilizam mais o nariz para respirar.
      Relativamente aos aerossóis com soro, acho uma boa ideia, pode fazer sem problema.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Obrigada Doutor, a sua resposta e' muito util. Cumprimentos, laura

      Eliminar
  69. ola bom dia , meu filho tem seis meses e esta com catarro no peito, esta dormindo bem a noite mas, esta com muita chieira,e tosse tambem , esta expelindo um catarro amarelado no nariz, eu tenho soro fisiologico para inalaçao e bromidrato de fenoterol posso utilizar? foi o medico que indicou a mais ou menos uns tres meses atraz e ele melhorou, mas esta com gripe de novo o que faço? posso usar ou devo ir ao pediatra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele não tem febre e está bem disposto acho que pode experimentar, mas se ele não melhorar penso que deve levá-lo novamente ao pediatra.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  70. Olá tenho um filho de 1 ano e 2 meses, faz 10 dias que ele ta tomando Amoxcilina, ele não teve febre mais a médica disse que estava com um chiado no peito.ele ainda ta tossindo com catarro será que devo levar ele outra vez no médico.A secreção ta saindo aos poucos pelo nariz e o apetite continua do mesmo jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele está bem, sem febre e já está a libertar as secreções, acho que não precisa de ser visto novamente, pelo menos para já.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  71. Bom dia Dr.Hugo minha filha tem 8 meses e esta com tosse,com barulho tipo catarro é bem comum essas tosses nela e o medico passou ambroxmel mas ñ ta servindo o q devo fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente dar-lhe um anti-histamínico, para ver se melhora.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  72. Boa noite dr HUgo tou muito preocupada com o meu bebe tem 5 meses, tem tido muita tosse seca e quando tosse engasga se e sufoca se fica todo vermelho já foi 2 vezes com ele a urgência e dissem qu ao auscultado não tem nada e então deram me um xarope para tosse. Só que ele continua a sufocar se quando tosse e eu fico aflita sem saber que fazer oara o ajudar a controlar lá rar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente dar-lhe um anti-histaminico e reforçar a lavagem do nariz com um spray de agua do mar e aspirar bem, mas se nao melhorar acho que deve ser observado novamente.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  73. Obrigada doutor voltei a ir com ele ao hospital e dês milhe antibiótico já ta apassar

    ResponderEliminar
  74. ola boa tarde tenho um bebé de 3 meses ele ta gripadinho tossindo e um pouco febril e nariz entupido. e posso da para aliviar e expectorar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acima de tudo deve colocar um spray de água do mar no nariz e aspirar bem. Para além disso, de-lhe um anti-histamínico para ajudar a produzir menos secreções. Se não melhorar, deve levá-lo ao médico.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  75. Bom dia Dr. Hugo! Minha filha tem 4 anos e está desde 8 maio com tosse produtiva. Entre o dia 8 até o 14 ela teve febre..depois só continuou a tosse (manhã e a noite). No dia 25/05 levei ela no hospital pois amanheceu tossindo sangue..na consulta o médico disse que o pulmão estava limpo, mas receitou berotec e atrovent. Hj dia 04/06 a tosse ainda continua.. Não sei mais o que fazer..devo ir novamente ao hospital? Detalhe no ano passado nessa mesma época ela teve esses mesmos sintomas. Desde ja agradeço sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente e apenas um sintoma residual da infecção que teve, mas se não houver melhorias, acho que devia levá-lo novamente ao médico para ser auscultado.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  76. Bom dia dr a minha filha tem 10 meses esteve a tomar um antibiotico porque estava com uma infeçao nos pulmoes acabou na passada quinta feira ate sabado esteve bem depois apresentou se febril mas passou so com o benurum no domingo ficou com muita tosse e agora tem muita tosse com expetoraçao, estou lhe a dar actifed ao p.alm e jantar e benflux, de 12 em 12 horas mas nao passa o que me aconselha ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela continua sem febre não fazia nada de diferente, a não ser parar com o benflux. Geralmente nestas situações a tosse pode persistir cerca de 2 semanas, sem nenhum tipo de prejuízo para a criança.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  77. Doutor,minha bebe acabou de fazer 7 meses,e há um mês ela está gripada fui ao médico e ela receitou allegra e nebulização com pulmicort,ela fica boa,mais de vez em quando vem uma febre e o nariz volta a entupir ,ja não sei mais o que fazer,,essa situação já faz 1 mês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A utilização de um anti-histamínico geralmente é útil nestas situações, bem como a lavagem do nariz com um spray de água do mar e aspirar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  78. Doutor, minha filha de 10 meses teve uma laringite a 13 dias atrás que foi tratada com Predsin por 5 dias, mas assim que acabou o tratamento ela começou com uma tosse com catarro durante o dia. Desde ontem a frequência da tosse aumentou e percebe-se que tosse mais no período da manhã, durante a noite enquanto dorme não tem tosse. Estamos dando bastante líquido, mas não estou vendo melhora. Existe algo diferente que possamos fazer para melhorar esta tosse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não vale a pena fazer mais nada, porque a tosse deve estar para passar (geralmente dura 2-3 semanas após uma laringite).
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  79. Dr. Tenho uma filha de 5 meses e 7 dias,a +- 5 dias ela esta com uma tosse seca mais nao esta com febre e esta comendo bem. Levei no pediatra e ele só passou sonrine e ela nao esta com o nariz emtupido. oque deve ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bomd ia,

      Provavelmente é uma constipação (partindo do princípio que a auscultação estava normal), pelo que lavar o nariz com soro e aspirar é mesmo a melhor opção.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  80. boa noite meu filho tem 9 meses a +/- 1 mês ele esta tossindo muito uma tosse seca o pediatra dele passou o prelone mas não esta resolvendo, as vezes ele gofa quando tosse o que fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Experimente dar-lhe um anti-histamínico (não sei os nomes comerciais aí no Brasil), pode ser que melhore.
      Se não passar, acho que deve ser visto novamente.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  81. tenho um filho de nove meses que a dias esta gripado tosse muito e secreção no nariz o que eu faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bomd ia,

      Ponha-lhe um spray de água do mar no nariz e aspire e, eventualmente, pode também dar-lhe um anti-histamínico (não sei os nomes comerciais aí no Brasil.
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  82. Doutor tem 1 mês que meu filho de 7 meses tá tossindo , no começo tossia o dia inteiro e a noite inteira , mais agora ele tosse umas 3 vezes ao dia e mais anoite na hora de dormir acorda tosse e dorme de novo , ai tiro uma gosminha de catarro da garganta dele pra aliviar , não está dando febre e está comendo direitinho ! deve procurar levar ele no médico , ou é assim mesmo ? por que aqi mesma hora que está calor anoite faz frio !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se a tosse se mantém há 1 mês e não melhorou nada acho que devia ser auscultado, para confirmar se está tudo bem.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  83. Meu filho tem 4 meses, ontem acordou meio quente 37.4, levei no postinho estava 37.8 fui no UPA estava com 39°. Chegando lá a medica escultou e disse qe tem muco no peito que a febre é disso. Mandou dá remédio para febre, passou um xarope e fazer inalaçao. A quintura dele é no pescoço (nuca), debaixo dos braços, mãos, na testa, tem tosse as vezes, a respiração parece que tem algo solto. Está fazer fezes de 3 a 4 vezes . Mexe na cabeça Fica agitado, batendo as braços e pernas, choroso, gemendo quando, respiração quente. A médica disse que é bronquite. Apenas isso ? Me ajude por favor!
    Meu email- daillanacarmo@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sem o auscultar não consigo ajudar muito, mas se a médica que o viu achou que seria uma bronquite (ou bronquiolite), penso que deve seguir as indicações dela.
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  84. Olá Dr. Meu bebê tem 5 meses e está há 3 semanas com uma tosse seca que não passa. Ela só o acomete à noite, quando está dormindo. Já o levei 2 vezes ao pediatra que receitou alguns remédios e disse que é um resfriado em decorrência do tempo seco. O que poderá ser e o que eu posso fazer para aliviá-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Experimente lavar-lhe bem o nariz com um spray de água do mar e aspirar a seguir, várias vezes por dia e dar-lhe um anti-histamínico (não sei os nomes comerciais aí no Brasil), para ajudar a secar as secreções.
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  85. Olá Dr. Meu filho tem 1 ano e 5 meses, ontem a noite ele começou uma tosse seca e alguns espirros, mas a tosse não é frequentemente, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Coloque-lhe um spray de água do mar no nariz várias vezes por dia (principalmente à noite) e dê-lhe um anti-histamínico.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  86. Boa tarde Dr. Meu filho ta com tosse já tem uns 2 meses e um chiadinho as vezes o nariz escorre já levei ao medico e não tem catarro no peito é só a secreção do nariz mesmo a tosse incomoda muito ele e as vezes quando ele respira parece q ta cansado o q devo fazer?

    ResponderEliminar