Translate

Etiquetas

domingo, 17 de julho de 2011

Vou ser mãe/pai! E agora???

A maternidade é algo que deve ser preparado com antecedência.
Este momento único na vida de qualquer pessoa deve ser vivido com a máxima intensidade, aproveitando todos os segundos, de forma a não perder nada.
Nesse sentido, os pais devem tentar preparar atempadamente a casa para a chegada do futuro membro, mas também preparar-se enquanto família para o grande acontecimento: o nascimento do bebé!
Um aspecto que eu acho bastante importante são os cursos de preparação para a maternidade. Nesses cursos são ensinados e discutidos alguns "truques" para que o parto decorra sem problemas, facto que tranquiliza as mães nesse momento de maior stresse. Para além disso, em muitos deles são também ensinados alguns cuidados a ter com o bebé nos primeiros dias, aspecto muito importante para diminuir a ansiedade dos pais.
A decisão da criopreservação das células estaminais, seja em banco público ou privado, deve ser tomada com antecedência, de forma a dar tempo para poderem fazer a requisição do kit de recolha de sangue do cordão umbilical.
A mala da mãe e do (futuro) recém-nascido deve estar pronta, pelo menos, desde as 37 semanas de gestação (penso que só se justifica prepará-la antes se houver alguma indicação do médico que está a fazer a vigilância da gravidez).
Quando chegar o grande momento, é altura de lançar foguetes e pensar que "a vida como existiu até então vai desparecer e dar lugar a uma nova" (bem melhor, na minha opinião).
Parabéns, papás!!!

9 comentários:

  1. e qual a sua opinião sobre a criopreservação? Devemos ou não fazer? obrigada, andreia

    ResponderEliminar
  2. DOUTOR, MINHA FILHOTA VAI FAZER 8 MESES E SOFRE DE PRISAO DE VENTRE. QUANDO FAZ É DURO E COM AJUDA DE BEBEGEL OU MELILAX/ ESTIMULAÇAÕ. E MESMO ASSIM SAI DURO. ESTA A TOMAR UMA SAQUETA DE UM PÓ DILUIDO EM 50ML DE AGUA E TOMA LAEVOLAC TAMBEM. RECEBI INDICAÇÃO PARA DAR 7ML MAS LI FOLHETO E SO ESTOU A DAR 2ML. MAS A PRISAO CONTINUA, POSSO DAR?

    ResponderEliminar
  3. DOUTOR, MINHA FILHOTA VAI FAZER 8 MESES E SOFRE DE PRISAO DE VENTRE. QUANDO FAZ É DURO E COM AJUDA DE BEBEGEL OU MELILAX/ ESTIMULAÇAÕ. E MESMO ASSIM SAI DURO. ESTA A TOMAR UMA SAQUETA DE UM PÓ DILUIDO EM 50ML DE AGUA E TOMA LAEVOLAC TAMBEM. RECEBI INDICAÇÃO PARA DAR 7ML MAS LI FOLHETO E SO ESTOU A DAR 2ML. MAS A PRISAO CONTINUA, POSSO DAR?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se for o casenlax infantil pode dar 1 saqueta por dia dissolvida em meio copo de água.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. BOM DIA.
      ELA TOMA 1 SAQUETA EM 50ML LOGO PELA MANHÃ - ATÉ BEBE LOGO TUDO. ALEM DO CANSELAX TOMA O LAEVOLAC AMEIXA TAMBÉM. TINHAM-ME DITO PARA AUMENTAR NO LAEVOLAC AMEIXA(7ML) SE NECESSÁRIO, MAS LI NA BULA QUE PARA MENORES DE UM ANO É DE 1,25ML 2X/DIA. SERÁ QUE POSSO DAR MAIS, NAO CAUSARÁ PROBLEMAS?? É QUE A VERDADE É QUE A PRISÃO CONTINUA: POR VEZES BEM DURO/SECO E OUTRAS VEZES AS FEZES SÃO MAIS HUMIDAS MAS CILINDRICAS. TENHO QUE ESTIMULAR E ATÉ COLOCAR BEBEGEL/MELILAX PARA AJUDAR. ALIMENTAÇÃO É LEITE MATERNO, SOPA AO ALMOÇO E JANTAR + FRUTA, PAPA C/ LEITE MATERNO OU IOGURTE (2X/SEMANA).A SOPA É BEM VERDUSCA E ATE AGORA JA EXPERIMENTOU: BATATA, CENOURA, COURGETE, ABOBORA, PENCA, ALFACE, CORAÇÃO, FEIJAO VERDE, BROCULOS, FRANGO, COELHO E PERU.AGUA BEBE SEMPRE AS REFEIÇÕES E DURANTE O DIA VOU OFERECENDO TB.FRUTA COME LARANJA E MANGA, REJEITA A PAPAIA E MAMAO.
      CUSTA-ME MUITO VER BEBÉ ASSIM E POR VEZES NEM COME TANTO (ACHO QUE DEVE SER INTESTINO CHEIO..)

      Eliminar
  4. COMPREI UM SACO DE LINHAÇA DOURADA MOIDA, POSSO DAR A BEBÉ DE 8 MESES? QUAL A QUANTIDADE? É PARA AJUDAR NA PRISAO DE VENTRE, POIS O LAEVOLAC DE AMEIXA E O CASENLAX NAO ESTAO A AJUDAR O PRETENDIDO..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que sim, pode misturar um pouco de linhaça na sopa e colocar também farelo de trigo no iogurte, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. obrigada. vou experimentar. está a ser demasiado duro ver filhota assim..nem com os laxantes... agora vou experimentar colocar só uma verdura na sopa.. ja nao sei o que fazer.

      Eliminar