Vou ser mãe/pai! E agora???

A maternidade é algo que deve ser preparado com antecedência.
Este momento único na vida de qualquer pessoa deve ser vivido com a máxima intensidade, aproveitando todos os segundos, de forma a não perder nada.
Nesse sentido, os pais devem tentar preparar atempadamente a casa para a chegada do futuro membro, mas também preparar-se enquanto família para o grande acontecimento: o nascimento do bebé!
Um aspecto que eu acho bastante importante são os cursos de preparação para a maternidade. Nesses cursos são ensinados e discutidos alguns "truques" para que o parto decorra sem problemas, facto que tranquiliza as mães nesse momento de maior stresse. Para além disso, em muitos deles são também ensinados alguns cuidados a ter com o bebé nos primeiros dias, aspecto muito importante para diminuir a ansiedade dos pais.
A decisão da criopreservação das células estaminais, seja em banco público ou privado, deve ser tomada com antecedência, de forma a dar tempo para poderem fazer a requisição do kit de recolha de sangue do cordão umbilical.
A mala da mãe e do (futuro) recém-nascido deve estar pronta, pelo menos, desde as 37 semanas de gestação (penso que só se justifica prepará-la antes se houver alguma indicação do médico que está a fazer a vigilância da gravidez).
Quando chegar o grande momento, é altura de lançar foguetes e pensar que "a vida como existiu até então vai desparecer e dar lugar a uma nova" (bem melhor, na minha opinião).
Parabéns, papás!!!