Não consigo que o meu filho arrote...

Geralmente existe uma grande preocupação dos pais quando os seus filhotes não conseguem arrotar.
Por esse facto, é fundamental esclarecer alguns aspectos...
O primeiro é que o "arroto" tem dois objectivos principais: 1) diminuir o desconforto do bebé pela acumulação de gases; 2) impedir ou diminuir a probabilidade do bebé bolçar ou vomitar.
O segundo é que não existe nenhuma posição "mágica" que ajude os bebés a arrotar. O que é certo é que o movimento ajuda o ar a mexer-se, pelo que as pancadinhas nas costas e a mudança de colo são geralmente "armas" a utilizar. Experimente colocar o seu filhote ao ombro, sentado ou mais "de bruços" para ver qual é a posição que resulta melhor...
O terceiro tem a ver com a noção errada de que os bebés não arrotam quando estão a dormir. Tal não é verdade, pelo que mesmo que o seu filho adormeça, deve continuar a insistir para que arrote.
O quarto prende-se com o tempo que se deve esperar pelo "arroto". Aqui também não há nenhuma regra universal, portanto deve imperar o bom senso. Durante a noite, como o seu filho vai estar deitado durante mais tempo, se calhar vale a pena insistir. Não desista logo ao fim de 5-10 minutos...
Por fim, é importante relembrar que todos os bebés são diferentes e que há alguns que arrotam facilmente e outros de modo mais difícil, bem como há os que choram mais e os que choram menos, os que mamam melhor e os que mamam pior, etc.
A cultura popular diz que todas as pessoas devem arrotar 3 vezes depois de comer, mas não sei se isto tem algum tipo de fundamento. A maior parte dos bebés arrotam uma ou, por no máximo, duas vezes e isso é o suficiente...

Comentários

  1. Eu tenho problemas para fazer ele arrotar! hoje fiquei 1 hora tentando fazer ele arrotar mas ñ deu certo! Quando colocava ele deitado fazia alguns barulhos estranhos por fim ele gorfol e eu me senti muito culpada por ñ ser capaz de ter feito ele arrotar corretamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não acho que se deve culpar por ele não arrotar, porque há meninos que são mesmo mais difíceis do que outros.
      Tente ver se encontra alguma posição em que ele arrote melhor, mas se não encontrar não desespere, porque não há mal nenhum...
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Meu bebe esta mamando peito e mamadeira, ele tem hoje 45 dias. Meu leite não o fez engordar. A uma semana começou a vomitar apos as mamadas antes mesmo de arrotar. E vomita bastante. Amanha retorno no pediatra para ver ganho de peso. O que poderia ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas por motivos pessoais estive um pouco "desligado" do blog. Espero que tenha resolvido a situação do seu filho. De qualquer forma, é sempre importante reforçar a ideia de que vomitar e bolçar são coisas diferentes. Os vómitos são sempre em jacto e o bolçar é o leite que escorre da boca dos bebés, mesmo que seja em grande quantidade. Se o que o seu filho faz for bolçar e o peso estiver bem, acho que não precisa de se preocupar. Se for vomitar, acho que deve ser observado por um médico.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Boa tarde,

    Peço desculpa, mas por motivos pessoais estive um pouco "desligado" do blog. Espero que tenha resolvido a situação do seu filho. De qualquer forma, é sempre importante reforçar a ideia de que vomitar e bolçar são coisas diferentes. Os vómitos são sempre em jacto e o bolçar é o leite que escorre da boca dos bebés, mesmo que seja em grande quantidade. Se o que o seu filho faz for bolçar e o peso estiver bem, acho que não precisa de se preocupar. Se for vomitar, acho que deve ser observado por um médico.
    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite o meu bebe tem 13 dias e tenh dificuldade que arrote e as vezes quando está para arrotar tem vomitos e normal não sei o que fazer

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Sim, é normal.
      Tem que ir variando a posição, para ver se descobre uma em que ele arrote melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Minha bebe nunca arrota eu ja fiquei 40 min e nada. mas quando ela precisa da uma reclamada e eu pego no colo e ela arrota. mas fora isso nao arrota nunca. o que faco?

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Tente experimentar outras posições, mas se não arrotar mesmo não precisa de fazer mais nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite. Meu bebe tem 15 dias e nasceu de 35 semanas. Ele sufocou. Acho que dormiu com leite na boca nao sabia o que fazer?! Depois disse mamou e arrotou em seguida gorfol amarelo que sera isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O facto de ter bolçado amarelo não tem mal nenhum, e perfeitamente normal.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Meu bb tem 2 meses e tá com dificuldade pra arrotar. Fico muito tempo e acabo clicando no berço. Mas fica fazendo barulhos sem parar. Faz mal pro bb não arrotar ?

    ResponderEliminar
  6. Meu bb tem 2 meses e tá com dificuldade pra arrotar. Fico muito tempo e acabo clicando no berço. Mas fica fazendo barulhos sem parar. Faz mal pro bb não arrotar ?

    ResponderEliminar
  7. Meu bb tem 2 meses e tá com dificuldade pra arrotar. Fico muito tempo e acabo clicando no berço. Mas fica fazendo barulhos sem parar. Faz mal pro bb não arrotar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é que faça mal, pode é causar algum desconforto pelo ar que acumula.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. A minha filha tem 4 meses e toma mamadeira e as vezes sempre de madrugada mama e nao consegui arrotar ai chora vira de um lado pro outro nao dormi eu coloca ela em pe sentada de bariga pra baixo fico com ela no colo e dificil ela chora muito alto e a minha casa faiz eco ai eu mr desespero socorro.o que eu faco..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se lhe parece que ela fica desconfortável por não arrotar acho que deve tentar insistir para que ela arrote e experimentar diversas posições para ver se alguma funciona melhor.
      Pode também experimentar uma tetina que deite menos leite, para ver se ela engole menos ar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. a minha bebe te 4 meses e todas as vezes que bebe leite ou come papa ela bolsa muito mas mesmo muito. será normal. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Lê-se o peso estiver bem pode ser normal. Só é preocupante se não engordar o que deve.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Meu bebê tem 7 dias e não arrota tento por longos minutos e nada é normal ele dorme super bem e parece não ter nenhum tipo de desconforto mais mesmo assim eu quase não durmo observando ele é normal estou preocupada obg

    ResponderEliminar
  11. Meu bebê tem 7 dias e não arrota tento por longos minutos e nada é normal ele dorme super bem e parece não ter nenhum tipo de desconforto mais mesmo assim eu quase não durmo observando ele é normal estou preocupada obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa é uma queixa muito frequente, porque há meninos que não arrotam bem. Arrotar não é uma obrigação, embora seja aconselhável, mas se não conseguir não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Minha bebê arrotava normalmente, ela tem 3 meses. Faz quase dois dias que tento fazer ela arrotar e nada. Oque fazer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não há muito a fazer, a não ser ir insistindo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Olá minha BB tem 15 dias de nascida ,ela nunca arrota,já tentamos tds posições q nos ensinaram,mas oque mais nos preocupa é um líquido amarelo q está saindo do humbigo dela,oq fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Arrotar não é obrigatório, mas é aconselhável. Tentem variar as posições para ver se encontram uma em que ela arrote melhor.
      Quanto ao líquido do umbigo, se continua a deitar é melhor ser observada para tentar perceber do que se trata.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. boa noite. minha neném tem 1 semana, às vezes consigo fazer ela arrotar, mas na maioria das vezes não! já tentei varias posições, porém ela fica mole pois dorme enquanto mama no peito! Eu fico com medo de colocar no berço e adormecer e ela se engasgar com o leite! por favor me ajude 😩😩

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não é obrigatório que os bebés arrotem, embora seja aconselhável.
      Deve ir tentando várias posições, porque mesmo a dormir ela é capaz de arrotar. Se tiver sorte vai encontrar uma posição em que seja mais fácil.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. boa tarde. a minha menina tem 2 meses e 10 dias. desde que me lembro ela esta sempre a arrotar. o medico ja me mandou mudar 4 vezes de leite e nada. dizem que é normal que é o refluxo mas é muito raro sair o leite. mas a verdade é que ela nao dorme direito a conta disso, porque nao consegue arrotar sozinha, tenho de a levantar e tenho muito medo de a deixar sozinha porque pode sufocar ( ja apanhei 2 vezes sem conseguir respirar a conta disto). é capaz de tomar o biberon e arrotar. passado 10/15/20 minutos arrota. as vezes passa horas e ela sempre nisto. ha dias que dorme 6/7/8 horas por dia (mas sempre a acordar). muitas vezes chora quando arrota ou quando quer e nao sai.
    receitaram me um xarope para a acidez porque dizem que pode ser o acido que sobe e por isso ela chora. mas eu acho que nao é muito normal este comportamento.
    Gostaria que me desse o seu ponto de vista.
    muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode efectivamente ser uma situação normal, mas se calhar experimentava um leite sem lactose para ver se melhora um pouco.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. e ja nao é a 1era vez que ela deita leite pela boca e nariz. Fica sem mesmo sem respiracao. Tenho de a meter um pouco para baixo e dar lhe palmadinhas nas costas para poder voltar a respirar. Poderá ser do leite tambem ? Muito obrigado

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Se ela deita assim o leite e fica sem respirar pode mesmo ser refluxo e acho que deveria falar como seu médico para ponderar um leite específico para o efeito.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Meu filho tem 10 meses. Nunca foi fácil fazer ele arrotar, no começo estava sozinha e confesso que não aguentava o cansaço, mas agora (ainda sozinha) eu tento, porém ele não quer saber de colo depois do mamá, ele fica irritado, tentando mesmo dormindo sair do meu colo. Eu coloco uma coberta de baixo do colchão, pois o travesseiro anti-refluxo é muito íngrime e quando eu ia ver se estava td bem eu o via quase q de ponta cabeça. Será que com 10 meses ainda tem risco dele vomitar e asfixiar? Lembrando que ele tem refluxo no grau 3, porém segue controlado com medicamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Conforme ele cresce esse risco vai diminuindo muito, pelo que não me parece que deva criar nenhuma guerra com ele para fazer com que ele arrote.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Bom dia, meu bebê é prematuro de 28 semanas ficou 68 dias na UTI,hj está com 11 meses mas nunca arrotou sempre depois da mamada a noite se curva para trás e quer deitar direto se eu colocar ele não posição para arrotar fica muito irritado oque faço.se ele não arrotar faz mal obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Arrotar não e obrigatório, apenas aconselhavel. Ddve insistir, mas se não conseguir que ele arrote não se preocupe, pode deita-lo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Meu bb tem 5 dias e mama no peito, normalmente após as mamadas fico um período de 20 min tentando fazer com que ele arrota, porém nem sempre tenho sucesso. Criei o hábito de colocá-lo deitado de lado, pois morro de medo dele engasgar. O que fazer? A posição para dormir está correta? O tempo de tentativa de20 min é correto? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Parece-me que está a fazer bem, mas deve deitá-lo de barriga para cima e não de lado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Oi boa noite meu bebe é premarura e leva muito tempo pra arrotar,se eu der chá pra ela ajudaria ela arrotar ou nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que seja isso que vai fazer com que ela arrote melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Oi boa noite meu bebe é premarura e leva muito tempo pra arrotar,se eu der chá pra ela ajudaria ela arrotar ou nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que seja isso que vai fazer com que ela arrote melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Bom dia a minha filha tem 4 meses e durante a noite mama do peito e nao arrota chego a estar meia hora com ela ao colo pois ela continua a dormir e eu deitoa no berço de barriga para cima.... Será que faz mal deitala sem ela arrotar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Arrotar é aconselhável, mas não é obrigatório. Se não conseguir que ela arrote acho que pode deitá-la.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Olá! O meu filho tem 21 dias e só mama peito. Colocamo-lo direito de forma a arrotar e por vezes arrota outras vezes não. O que é certo é que não faz diferença nenhuma pois acaba por bolsar quase sempre na cama. Fica a fazer barulhos (a chiar) e acaba por não conseguir dormir e nem nos deixa dormir.
    Está a piorar cada vez mais! O bébé tem aumentado de peso, o que relaxa o pediatra e as enfermeiras, mas nós não conseguimos descansar nada! Ele bolsa muito até ficar com soluços!
    Temos a cama inclinada, com livros debaixo das pernas! Mas de nada vale!
    Já não sabemos o que fazer! Ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o peso está a evoluir bem em princípio não é preciso fazer nada, mas se tem "chiadeira" a respirar deve ser observado para tentar perceber se é preciso algum tratamento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Boa noite,
    Mais uma noite sem dormir! A chiadeira não é a respirar. É a indisposição tipo a gemer.
    A maioria das vezes não arrota e mesmo quando arrota mal o deitamos na cama inclinada o bébé bolsa. Como temos medo de ele se esgasgar no sono levantamos e metemos novamente para arrotar.
    Resumindo, como ele bolsa tudo até ficar a soluçar na maioria das vezes, passamos a noite sem dormir com ele ao colo.
    Há reais perigos de deixarmos o bébé na cama mesmo que bolse?
    Mesmo sendo normal, nem o bébé tem descansado bem e muito menos nós.
    Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O risco é muito baixo, porque geralmente os bebés acabam por se "defender" bem a da situação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Olá, minha bebé tem 4meses, ela está gripada e teve febre, mas ela está vomitando todo leite, se nana vomita. O que será?

    ResponderEliminar
  26. Olá, minha bebé tem 4meses, ela está gripada e teve febre, mas ela está vomitando todo leite, se nana vomita. O que será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser uma infecção vírica.
      Como é pequena acho que deve ser observada, se mantiver as queixas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Me ajuddem até q idade eu tenho q fazer meu filho arrrota
    Hj ele tá com 1 e 2 meses mais as vezes ele mama mamadeira. Dormindo. Tenho q fazer ele arrota ou posso deixa dormi??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Arrotar não é obrigatório, mas é aconselhável, pelo que acho que deve tentar que ele arrote, mesmo que esteja a dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Meu bebê tem 13 dias e sempre que coloco ele pra arrotar ele acorda e quer mandar de novo e assim vai a madrugada... foco assim por até duas horas ou mais! O que eu faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tente ver se depois de mamar a segunda vez ele adormece, porque geralmente eles engolem menos ar quando isso acontece e é capaz de adormecer melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Olá meu bb tem 40 dias e estou com uma dúvida de uns dias pra ca pelos menos uma vez uma dia ele gorfa,como não é em toda mamada aacredito q não seja refluxo, mas algumas vezes depois ele gorfa ele soluça em seguida, isso é normal????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é normal, desde que o peso esteja a evoluir bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Bom dia, meu bebê tem 1 mês e 17 dias. Mama compulsivamente , porém não arrota com facilidade, por vezes, nem arrota! Chegamos a ficar 30/40 minutos com ele no colo e nada!! O problema é que ele parece ficar afrontado, chora e reclama. Tem a pegada boa da mama, mas tem muitos gases..
    Não sabemos mais o que fazer, pior é que, as vezes, não arrota, quer mamar mais e por fim fiva pior que estava.
    Vale ressaltar que tenho bastante leite e ele está ganhando bastante peso. Nasceu com 3,430, saiu da maternidade com 3,100 e já está com 5, 100kg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Apesard e não ser obrigatório, é aconselhável que ele arrote.
      De qualquer forma, se não conseguir não tem problema, o único inconveniente é mesmo que vai ficar mais desconfortável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Boa noite!
    Minha bebe tem 20 dias e também tenho muita dificuldade de faze-la arrrotar deixo ela mama a vontade E depois deixo ela tipo sentadinha dou os tapinhas nas costas deixo ela com a cabecinha no meu ombro e nada de arroto,pq alguns bebe não consegue arrotar de forma nenhuma?minha bebe as x vomita porque não consigo fazer ela arrotar fico a noite muito tensa acabo não dormindo vigiando ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que deve continuar a tentar que ela arrote, mas é importante realçar que arrotar não é obrigatório, é apenas aconselhável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Bebe com 8 meses e meio. Há uma mês que andamos nisto. Ela bebe o leite e não arrota de maneira nenhuma, sei que não há posições milagrosas para fazer com que arrote, mas oriente preocupa é que o leite nunca fica pois ao fim de uns tempos, ela tosse convulsivamente durante algum tempo e depois vomita jacto! E ela ainda acorda umas 4 vezes para beber leite. E vomita todas estas vezes... O que aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Experimente dar-lhe um suplemento de lactase para ajudar a digerir a lactose e ver se fica mais confortável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Bom dia! Meu bebe sempre acorda qdo tentamos coloca lo para arrotar. Qual o risco real de eu nao coloca lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O principal problema é ele ficar desconfortável e bolçar mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Oi Dotor bom dia gostaria que me ajudasse já não sei mais o que fazer o meu bebê tem 1 e 26 dias e está com o narizinho muito congestionado pingo soro e não está resolvendo muito e não folga e ta tossindo quando mama e faz vomito e não vomita as vezes engasgar isso é muito perigoso

    ResponderEliminar
  35. Oi Dotor bom dia gostaria que me ajudasse já não sei mais o que fazer o meu bebê tem 1 e 26 dias e está com o narizinho muito congestionado pingo soro e não está resolvendo muito e não folga e ta tossindo quando mama e faz vomito e não vomita as vezes engasgar isso é muito perigoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tem que lhe lavar bem o nariz com soro fisiológico e aspirar, se necessário, principalmente antes de comer e dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Porque nao deitar o bb de lado e de barriga pr cima e melhor?

    ResponderEliminar
  37. Meu bb ta cm prisão de ventre ele mama e toma mamadeira ele tem 20 dias q nasceu oq eu faco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Dormir de barriga previne até 3x mais a morte súbita do que dormir de lado, pelo que é a posição mais indicada.
      Os bebés não precisam de fazer cocó todos os dias, pelo que não precisa de fazer nada, desde que ele esteja confortável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Boa tarde.
    Minha bebe tem 55 dias, tem dificuldade para arrotar, mesmo quando arrota, espero uns 40 minutos para coloca-la no berço, e ao fazer isso ela vomita, acorda chorando e logo depois começa a soluçar. É normal?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode ser normal, mas se ele vomita sempre que mama deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Bom dia a minha bebê tem 3 meses ela nunca arrota ... Ela dorme muito bem depois que mama e não arrota....Eu posso durmir despreocupada? Eu tenho muito medo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Arrotar não é obrigatório, é aconselhável. Se ela fica tranquila, em princípio não há nenhum problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Dr sobre o uso de lufital para recém nascidos a contra indicações?? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Esse medicamento não existe em Portugal, não conheço.Cumprimentos

      Eliminar
  41. Boa tarde Dr. Meu bebé tem 5meses e até aqui alimentado exclusivamente a Leite Materno. Tem um excelente peso e desenvolvimento para os meses que tem. A duas semanas de entrar nos 6meses e de iniciar a diversificação alimentar, por questoes de trabalho, vou precisar de lhe dar durante o dia leite adaptado. É um bebé que raramente bolsa, e ao entrar nos 5meses já não faz cocó com a mesma regularidade que antes. Qual o melhor leite para lhe dar? Obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tard,

      Se não há alergias na família de-lhe um leite confort ou ao.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Boa noite
    Meu menino tem 7 dias de vida
    Mama somente peito
    Tem vezes que ele não arrotar de jeito nem um
    Deixo ele sentadinho por uns 10 m e nada
    Ai coloco deitadinho de lado e com um travesseiro alto
    Tem problema pode acontecer algo se ele não arrotar?
    Preocupada :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Arrotar não é obrigatório, embora seja aconselhável.
      Quando os bebés não arrotam podem ficar mais desconfortáveis e ate podem bolçar um pouco mais, mas não é algo verdadeiramente preocupante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Minha bebe tem 10 dias estou tento dificuldade para ela fazer a pega correta para amamentar e não consigo fazer ela arrotar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Por vezes não é fácil, tem que ir testando diferentes posições, para ver se há alguma em que ela arrote com mais facilidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Preciso de ajuda com a troca de leite de minha bebe de 45 dias. ...Estou saindo do nan pro 1 e vou para o aptamil ar....Acho que não aceitou o nan....encheu de bolinhas....gorfando. ..sintomas de resfriado. ..E dificuldades para respirar sem secreção nenhuma. ..Me ajude dr...Meu nome é patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação da sua filha já esteja resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Boa noite, depois de fazer o bebê arrotar, quanto tempo é necessário ficar com ele na posição vertical ?
    Obrigado 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Depois de arrotar não precisa de ficar na vertical.
      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Olá minha bebê não arrota porém todas as vezes que mama ela faz cocô isso é normal?
    É ruim ou bom?
    Sou mãe de primeira viagem e isso tem me afligindo muito..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Sim, é normal isso acontecer e não tem nenhum problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. Dr. Meu filho tem 10 anos e ele mi reclamar que não arrota ,será q é verdade ?

    ResponderEliminar
  48. Dr. Meu filho tem 10 anos e ele mi reclamar que não arrota ,será q é verdade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, não precisa de arrotar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  51. Bom dia,minha bebe tem 9 dias e faz uns barulhos esquisitos depois de mamar como se tivesse alguma coisa presa na garganta. Dificilmente ela arrota,esses barulhos seriam pelo fato dela não conseguir arrotar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser por causa do ar.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário