Novos alimentos: como eu faço… (parte III)

Chegaram os 9 meses e a partir dagora vamos aumentar o leque de alimentos a que o seu filho tem direito...
Relativamente à sopa, pode começar a introduzir o nabo, espinafres, agriões e beterraba (ficam apenas por introduzir as leguminosas).
Nota prática: Não deve congelar as sopas que tenham espinafres.
Pode alternar a carne na sopa com o peixe (tenha muita atenção às espinhas), iniciando com os peixes brancos e magros (pescada, badejo) e, posteriormente, introduzindo os peixes gordos (cherne, salmão, ...). Chegou também a altura do seu filhote experimentar a gema do ovo (a clara fica para depois dos 12 meses). Pode fazê-lo dando-lhe meia gema cozida 2 vezes por semana, misturada na sopa ou em separado. Deve apenas ter o cuidado de dá-la como substituição da carne ou peixe e não em conjunto...
Nota prática: Não tem problema dar peixe congelado ao seu filho.
Também em relação à fruta, pode liberalizar a sua diversificação, sendo que eu deixaria apenas de lado o ananás e o kiwi. Quanto aos frutos vermelhos e ao pêssego, pode começar a introduzir, mas sempre em pequena quantidade inicialmente.
Ao lanche, pode substituir o leite ou papa pelos iogurtes (em dias alternados), de preferência os feitos com leite adaptado ("O meu Primeiro Danone" ou "Nestlé", por exemplo). Deve evitar as refeições lácteas à base de queijo ("Suissinhos" ou "Danoninhos", por exemplo), pois não são as mais adequadas. É provável que nesta altura o seu filho coma 2 iogurtes por refeição e isso não tem nenhum problema.
Nota prática: Não deve dar iogurtes à sobremesa, pois diminuem a absorção de ferro e aumentam a probabilidade de surgir uma anemia.
Dependendo da sua segurança e do número de dentes que o seu pequenote tem, pode começar a experimentar dar-lhe um pouco de comida depois da sopa: batata cozida esmagada com peixe, açorda de carne ou peixe, farinha de pau, arroz ou massa bem cozidos, ... Mal ele passe a comer de forma sistemática um pratinho de sobremesa de comida após a sopa, contendo a quantidade de carne ou peixe que costuma utilizar, a sopa passará a ser constituída apenas por legumes, sem carne ou peixe.
Nota prática: Por volta dos 10-11 meses, pode começar a passar progressivamente menos a sopa, de forma a tentarmos que o bebé passe a comer uma sopa com pedaços por volta dos 12-15 meses.
Já reparou como o seu "pequeno" está a ficar "grande"?

Comentários

  1. Boa noite.

    Fiquei surpresa com a questão dos espinafres congelados. Tenho espinafres que congelei, esses também não os devo usar na sopa da minha filha?
    Obrigado. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode usar espinafres congelados sem problema, não os deve é cozinhar antes de congelar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Boa tarde Dr Hugo!

    Tenho acompanhado os seus post's e tem sido uma grande ajuda,muito obrigada!

    O meu filho tem agora 9 meses e meio e ainda não come de tudo como é normal, mas há algo que eu acho que está a comer demais e não sei o que lhe dar para substituir;são as bolachas. Ele entre casa e a creche deve comer uma média de 8 bolachas por dia, que lhe posso dar para substituir as bolachas? Ele vê alguém a comer e também quer, acabamos (nós pais e na creche) por lhe dar uma bolacha, porém acho demais...

    obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Acho que pode substituir as bolachas por pão, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Olá Dr Hugo. O meu filhote de 4 meses e meio também se chama Hugo. Não mencionou em nenhuma parte destes artigos (muito obrigada, muito úteis ) o leite adaptado , de fórmula, transição , etc. Esse leite é obrigatório dar? Quando? Obrigada, Inês .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal é manter o leite materno até o mais tarde possível e depois trocar por um leite adaptado até cerca dos três anos.
      Só depois se deve introduzir o leite de vaca.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa tarde Dr.
    O meu filho tem 11 meses, posso começar a dar-lhe iogurtes normais? Até agora tem comido "o meu 1º danone"; "o meu 1º iogurte pingo doce" e da nestlé. Será que lhe posso dar iogurte "normal" de banana ou natural com fruta fresca? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa é uma questão pouco consensual, mas na minha prática eu costumo manter os iogurtes de leite adaptado até cerca dos 15 meses.
      De qualquer forma, não é errado se começar antes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde Dr!!
    A minha filha tem quase 7meses e já está a comer 2as refeições de sopa e fruta e as restantes de leite materno, introduzi as sopas apenas aos 5,5 meses.. A minha questão é relativamente ao lanche, poderei introduzir o lanche com um iogurte tipo iogolino?! Qual o seu conselho como médico?! Outra questão é que ela nunca se deu bem com as papas, ficava sempre mal disposta com cólicas, então deixei de dar as papas, li num dos seus artigos que se deve acrescentar massa na sopa, visto os bebés precisarem de cereais, acha que devo fazer isso já que ela não come papas?!
    Atenciosamente,
    Marisa Caio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Relativamente aos iogurtes, eu costumo introduzir por volta dos 9 meses, mas não é errado dar agora, embora eu preferia dar iogurtes de leite adaptado que precisam de frio (deixava os iogolinos para quando não estiver em casa).
      Qunato à massa, parece-me que sim, deve colocar na sopa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Obrigado por ter respondido.. Tenho outra questão, em vez dos iogurtes posso dar-lhe fruta?! Sei que não posso dar fruta isoladamente, posso adicionar bolacha Maria, aveia ou pão?! Qual o seu conselho?! Atenciosamente,
    Marisa Caio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Na minha opinião as refeições que não sejam de sopa devem ser lácteas, pelo que me parece melhor opção dar leite ou iogurte, embora a fruta com cereais (não acho que deva misturar com bolacha) também pode ser uma opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa noite a minha filha vai fazer 7 meses w vai começar a comer sopa ao jantar, essa sopa deve conter carne ou peixe, ou deve ser só de legumes? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser de uma forma ou de outra, mas eu geralmente prefiro que tenham ambas carne ou peixe,
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Obrigado. O seu blog está 5* tem ajudado muito.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite.
    A minha questão é sobre os iogurtes: a partir de que idade poderemos começar a dar os iogurtes normais, ou seja, os que não têm leite adaptado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não há consenso em relação a essa questão, mas penso que a partir dos 15-18 meses pode fazer essa transição.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite Dr. Hugo.
    A minha filha tem 9 meses,8 kg, e começamos a introduzir comida depois da sopa, quer na creche quer no infantário. A minha dúvida prende-se com as quantidades. Ela come muito bem, e em casa tenho dado as duas conchas de sopa ( agora reduzi para uma), e depois o prato com cerca de 180ml de água com legumes, a proteína e mais 1 colher de sopa de arroz/couscus/millet/.. isto depois de cozinhado dá um prato cheio de comida....que ela come... e depois mais fruta. Penso que a sopa isolada, já estaria a ser pouco para ela, mas tenho receio de estar a exagerar nas quantidades. E devemos fazer ao almoço e jantar, sopa e prato?
    Obrigada
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, se ela fica tranquila com essa quantidade parece-me bem.
      A refeição deve ter o mesmo esquema ao almoço e ao jantar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Bom dia Dr.,desde já obrigada por responder às perguntas.

    Gostaria de saber o que juntar à fruta para poder constituir um 2ºlanche. O meu bebé tem 6,5 meses e come papa ao lanche mas até ir buscá lo à creche ele volta a ter fome. Na creche tê, lhe dado com bolacha maria mas haverá uma melhor opção?

    Obrigada,

    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se quiser dar uma bolacha, acho que deve dar à parte e não misturar na fruta, para não "deseducar" o paladar. Outra opção pode ser introduzir o iogurte ou dar apenas leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. boa noite Dr., mais uma vez obrigada pela ajuda.

    Gostaria de saber se posso introduzir massa ou arroz na sopa. o peixe é só aos 9 meses? o meu bebé já tem 8 meses e come desde os 7 duas sopas de carne por dia.

    Quando posso dar lhe pão (tem de ser sem sal?) ? bolacha já experimentei 1 vez dar lhe 1 inteira pra ele ir "trincando" (ainda n tem dentes)e correu bem mas tenho medo que ele se engasgue..

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode introduzir massa ou arroz.
      O peixe pode ser iniciado pelos 7 meses.
      O pão deve ser sem sal e pode ser dado a partir dos 6 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ola boa tarde desde ja parabens pelo blog , a minha filha tem 15 meses ela pode comer peixe em conserva que me diz sobre isso ?

      Eliminar
    3. Ola boa tarde desde ja parabens pelo blog , a minha filha tem 15 meses ela pode comer peixe em conserva que me diz sobre isso ?

      Eliminar
    4. Ola boa tarde desde ja parabens pelo blog , a minha filha tem 15 meses ela pode comer peixe em conserva que me diz sobre isso ?

      Eliminar
    5. Bom dia,

      Sim, pode dar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa noite Dr. Hugo
    Quando devemos introduzir as leguminosas e os peixes que não são de posta branca?
    Muito obrigada.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      As leguminosas podem ser introduzidas a partir dos 9 meses se forem sem casca. Com casca o ideal é introduzir a partir dos 12 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa noite Dr. A minha bebé tem 4 meses e vou começar por dar a sopa, o que deve conter a primeira sopa? Quando posso acrescentar e variar legumes? Quando acrescento a fruta? E quando começo a fazer mais que uma refeição ao dia? Pw2co desculpa por tanta pergunta mas sou mãe de primeira viagem e as dúvidas sao mais que muitas. Obrigada. Excelente blogue

    ResponderEliminar
  15. Boa noite Dr. A minha bebé tem 4 meses e vou começar por dar a sopa, o que deve conter a primeira sopa? Quando posso acrescentar e variar legumes? Quando acrescento a fruta? E quando começo a fazer mais que uma refeição ao dia? Pw2co desculpa por tanta pergunta mas sou mãe de primeira viagem e as dúvidas sao mais que muitas. Obrigada. Excelente blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode começar com batata e cenoura e introduzir um novo legume a cada 3-4 dias. A fruta pode começar uma semana depois da sopa e as duas sopas por dia a partir dos 7 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa noite!
    Parabéns pelo blog!Tem sido extremamente útil para retirar dúvidas!
    Gostaria apenas de confirmar se quando se inicia a introdução do peixe deve-se alternar a carne com o peixe (neste caso 1 sopa de peixe ou carne ao almoço e uma de legumes ao jantar) ou se é possivel dar uma sopa de carne ao almoço e de peixe ao jantar (neste caso não será excesso de proteínas?)
    Desde já muito obrigado!
    Melhores cumprimentos
    Hugo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode fazer das duas formas, mas a quantidade diária de proteínas deve ser cerca de 30g (dividida em 1 ou 2 refeições).
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Boa tarde,

    Para introdução do iogurte, recomenda o primeiro iogurte da Danone ou poderá ser do Pingo Doce?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser qualquer um dos dois, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Ola doutor Hugo, estou a pensar levar o meu filho com 11 meses de férias para fora, mas o meu receio é a alimentação no hotel, pensei nos boiões de "sopa" já preparados para as refeições para 8 dias, será uma boa alternativa ou não devo exagerar neste tipo de comida? Quanto à "farmácia", o que devo levar cm precaução? Com esta idade o bebé já pode frequentar a praia nos horários recomendados? Obrigado doutor como são as primeiras férias nós pais temos muitas duvidas e receios..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa oite,

      Pode levar os boiões ou entao comer do que vocês comerem (peçam comida com pouco sal). Quanto às medicamentos, depende do destino, mas o paracetamol, ibuprofeno é um anti-histamínico são sempre importantes.
      Relativamente à praia, só devia ir depois dos 12 meses, mas se já tem 11 acho que sim, com os devidos cuidados.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa tarde.tenho dois gémeos com 5 meses em aleitamento materno exclusivo. Da minha filha, com 3 anos actualmente, congelei imenso leite e era o k ela bebia a meio da manhã, na ama, quando comecei a trabalhar, até aos 9 meses, altura em k comecou o iogurte. Mas agora como são dois tenho receio de não conseguir fazer o mesmo. Irei trabalhar aos 6 meses. Se não conseguir tirar leite acha mais aconselhado fazerem a meio da manhã leite adaptado, ou iogurte para 6 meses? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode dar um ou outro, são ambos boas opções.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário