Novos alimentos: como eu faço… (parte III)

Chegaram os 9 meses e a partir dagora vamos aumentar o leque de alimentos a que o seu filho tem direito...
Relativamente à sopa, pode começar a introduzir o nabo, espinafres, agriões e beterraba (ficam apenas por introduzir as leguminosas).
Nota prática: Não deve congelar as sopas que tenham espinafres.
Pode alternar a carne na sopa com o peixe (tenha muita atenção às espinhas), iniciando com os peixes brancos e magros (pescada, badejo) e, posteriormente, introduzindo os peixes gordos (cherne, salmão, ...). Chegou também a altura do seu filhote experimentar a gema do ovo (a clara fica para depois dos 12 meses). Pode fazê-lo dando-lhe meia gema cozida 2 vezes por semana, misturada na sopa ou em separado. Deve apenas ter o cuidado de dá-la como substituição da carne ou peixe e não em conjunto...
Nota prática: Não tem problema dar peixe congelado ao seu filho.
Também em relação à fruta, pode liberalizar a sua diversificação, sendo que eu deixaria apenas de lado o ananás e o kiwi. Quanto aos frutos vermelhos e ao pêssego, pode começar a introduzir, mas sempre em pequena quantidade inicialmente.
Ao lanche, pode substituir o leite ou papa pelos iogurtes (em dias alternados), de preferência os feitos com leite adaptado ("O meu Primeiro Danone" ou "Nestlé", por exemplo). Deve evitar as refeições lácteas à base de queijo ("Suissinhos" ou "Danoninhos", por exemplo), pois não são as mais adequadas. É provável que nesta altura o seu filho coma 2 iogurtes por refeição e isso não tem nenhum problema.
Nota prática: Não deve dar iogurtes à sobremesa, pois diminuem a absorção de ferro e aumentam a probabilidade de surgir uma anemia.
Dependendo da sua segurança e do número de dentes que o seu pequenote tem, pode começar a experimentar dar-lhe um pouco de comida depois da sopa: batata cozida esmagada com peixe, açorda de carne ou peixe, farinha de pau, arroz ou massa bem cozidos, ... Mal ele passe a comer de forma sistemática um pratinho de sobremesa de comida após a sopa, contendo a quantidade de carne ou peixe que costuma utilizar, a sopa passará a ser constituída apenas por legumes, sem carne ou peixe.
Nota prática: Por volta dos 10-11 meses, pode começar a passar progressivamente menos a sopa, de forma a tentarmos que o bebé passe a comer uma sopa com pedaços por volta dos 12-15 meses.
Já reparou como o seu "pequeno" está a ficar "grande"?

Etiquetas: