Quando devo colocar o meu filho a dormir no quarto dele?

Este é um tema em que não há nenhuma resposta consensual...
No entanto, é aconselhável que o seu filho se mantenha no quarto dos pais pelo menos até aos 6 meses, pois está provado que isso é um factor protector da Síndroma da Morte Súbita.
Até há pouco tempo, as recomendações diziam que a partir dessa idade os bebés deviam ir para o seu quarto, mas hoje em dia isso não é tão rigoroso. O que se aconselha é que a partir dos 6 meses os bebés podem passar a dormir em quarto próprio, na altura em que os pais entenderem que seja mais conveniente para todos.
Claro que convém não se pode esquecer que quanto mais tarde fizer essa mudança, mais difícil poderá ser a a adaptação do bebé, pelo que não deve atrasar muito essa decisão.

Comentários

  1. Tenho duas filhas a mais velha saiu do meu quarto ela já tinha seis anos mesmo pq nós morávamos em uma casa pequena ,mas foi bem fácil pq foi tudo novidade para ela ,mas agora com a minha pequena de três anos está sendo muito difícil pra mim é pro meu marido mesmo pq ela dorme no meio até pegar no sono aí nós mudamos ela para a cama dela q é no nosso quarto , não sei oq fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade tem que ir "negociando" com ela e convencê-la a adormecer na cama dela, nem que para isso tenha que ficar um de vocês com ela até adormecer (de preferência sem lhe "mexer").
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia.
    Antes de mais, obrigada pelas suas partilhas, pois têm ajudado imenso. Tenho uma menina de mês e meio. Sempre lemos que aos 4 meses era a melhor altura para começarem a dormir no próprio quarto, visto que nessa altura já se começam a aperceber do espaço que os rodeia. Considera muito cedo? Eu e o meu marido temos receio que ao ficar até mais tarde seja difícil criar regras e estipular horários, pois temos o mau hábito de ver TV no quarto.

    Cordialmente,
    Ana Pacheco

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao síndrome de morte súbita gostava de colocar lhe uma questão. A partir de que idade é seguro deixar o bebé dormir de barriga para baixo? Tenho um bebé de 7 meses que se vira constantemente a meio da noite e não sei se hei de virá la ou não. Até agora tenho virado por via das dúvidas mas perturba lhe o sono.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde! É seguro mudar o bebê para o próprio quarto aos 4 meses? Tem idade ideal? Meu primeiro filho mudei perto de seus 2 anos e foi super tranquilo. A minha bebê tem 4 meses e gostaria de adaptar ela ao seu próprio quarto. Seria cedo? Devo me preocupar? Espero mais um pouco? Volto trabalhar antes dela completar 5 meses. Gostaria de um Conselho. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não é errado, mas o ideal é fazê.lo só depois dos 6 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário