Translate

Etiquetas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Devo dar água ao meu bebé?

Relativamente a esta questão, é importante distinguir três situações distintas:
1) Bebé amamentado ao peito de forma exclusiva - neste caso não precisa de dar água ao seu filhote, pois o leite materno dá-lhe os líquidos que necessita (só precisa de dar água se ele estiver com vómitos ou houver uma vaga de calor)
2) Bebé que faz leite adaptado ("de farmácia") de forma exclusiva ou em conjunto com leite materno - nesta situação deve oferecer água ao seu filho (se ele quiser bebe, se não quiser não tem problema...)
3) Bebé que já come outros alimentos para além do leite (papa, sopa, ...) - neste caso deve também oferecer água ao seu filhote

Nota prática:
A água engarrafada não precisa de ser fervida, pode ser colocada directamente no biberão.
Se o seu filho estranhar a água experimente aquecê-la um bocadinho, pois às vezes os bebés bebem melhor a água morna do que à temperatura ambiente.

283 comentários:

  1. Bom dia Dr Hugo Rodrigues. Tenho lido várias opiniões diferentes e estou baralhada. Li que uma equipa de médicos do Centro Infantil Johns Hopkins, em Baltimore, fez recentemente um alerta aos pais: dar demasiada água a um bebé com menos de seis meses pode provocar uma complicação grave, habitualmente designada por «intoxicação pela água» (hiponatremia). Isto é verdade? O meu filho tem 5 meses e está na situação 2) e 3). Tem muita obstipação e queria dar-lhe água, mas será que faço bem? Também já li que se deve dar entre 30 a 60ml por dia, é?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Para haver uma hiponatrémia por excesso de consumo de água, o seu filho teria que beber seguramente alguns litros, portanto acho que não há motivo para estar preocupada. Em relação à quantidade, eu acho apenas que se deve oferecer e eles bebem o que quiserem, se tiverem sede. No fundo, é um bocado como nós (adultos) fazemos...
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Dr. Hugo

    A minha filha vai iniciar as papas sem gluten agora aos 4 meses coloca-se a mesma questão...devo dar água?
    Nunca tive leite materno suficiente para ela e desde os 3 meses que está exclusivamente com leite adaptado e só lhe dei água uma vez porque esteve doentinha. O facto de nunca mais lhe ter dado água pode provocar algum problema de saude?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,

    Acho que deve ir oferecendo água e se ela quiser, bebe.
    Em relação ao facto de não lhe ter dado água antes, não se preocupe, que não é por isso que vai ter algum problema de saúde...

    ResponderEliminar
  5. Bom dia dtr,

    o meu bebe tem 2 meses, apenas e amamentado com leite materno, toda gente me diz que devo dar agua, porque ele tem sede que agora vem o calor..fico na duvida o que fazer??



















    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se está só com leite materno só necessita de dar água se vier alguma vaga de calor ou o seu bebé estiver a vomitar. Se não acontecer nada disso, não precisa de dar mais nada.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  6. bom dia. A minha filha tem 6 meses, já come sopa, fruta, iogurtes e papas muito bem. Mas o leite que bebe apenas de manhã e à noite é um castigo... Em vez de beber 150ml/180ml chega a beber apenas 60ml. Já quando mamava também chorava muito e não queria a mama. É normal este comportamento? É que já troquei várias vezes de leite e ela faz o mesmo. Relativamente à água, ela chega a beber um beberão inteiro se preciso for, dou-lhe muitas vezes ao dia, nunca a recusa e bebe muita. Chega até a deixar de beber o leite e vou experimentar e ela bebe água. já pensei se ela terá diabetes ou outro problema qualquer. Aguardo resposta breve. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Por vezes os meninos começam a rejeitar um pouco o leite. Experimente outra marca ou então colocar um pouco de cevada ou papa no biberão para ver se ela gosta mais.
      Em relação à água, não me parece que tenha nada a ver com diabetes, porque teria que ter também outros sintomas.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. boa tarde.
    Meu Bebe toma NAN 1 desde 1 Mês tive alguns problmas para amamentaar embora fosse da minha vontade.
    Algumas pessoas me perguntam se dou agua para ele eu unca ofereçi ele vai completar 3 meses semana essa semana devo começar com agua? e qual a quantidade . e se pode causar alguma complicação para estomago dele .

    muito obrigada aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A água deve ser oferecida e a quantidade vai ser ele que vai decidir (só mama se quiser).
      Quanto à fruta, acho que antes dos 4 meses não deve ser dada (o ideal é o mais perto possível dos 6 meses).
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. Mais uma duvida me flaram que posso introduzir maça raspadinha ou banana ou mamão com 3 meses isso realmente é certo ou não? se não posso introduzir com quantos meses

    Mais ma vez obrigada ;)

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,
    Meu bebê é amamentado exclusivamente com leite materno e tem 3 meses de idade. Ainda estou c dúvidas sobre oferecer água nesse calor imenso! O que significa "vaga de calor"?
    Antecipadamente agradeço as informações já passadas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Os posts que eu escrevo são baseados nas recomendações portuguesas, o que implica que possa haver algumas diferenças em relação às brasileiras. Desse modo, acho que essa é uma questão que deve colocar a algum médico daí, porque os climas são muito evidentes. Se fosse em Portugal, eu dizia-lhe que se a temperatura está permanentemente por volta dos 30º deveria dar água à sua filha.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  10. Ola minha filha tem 2 meses
    Alem do leite materno ela toma o nestogeno 1
    Posso dar água pra ela? Obrigado
    Aguar do resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode "oferecer" água, mas ela só bebe se quiser e o que quiser.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  11. Boa tarde Dr. Hugo.
    A minha filha tem 14 meses e está com umas borbulhas pequeninas na cara juntamente com petéquias que também se apresentam nas costas das maozinhas, nos braços e poucas nas perninhas. Anda bem disposta, come bem e tem energia. Será grave a situação? Já foi a um seu colega e foi pedida uma análise ao sangue que foi feita hoje. Apesar da menina não ter tido febre e de dizerem para eu não ficar preocupada...como deve compreender, não consigo. Agradecia que me informasse se as petequias são motivo de grande preocupação ou só são graves quando acompanhadas de febre? E porque apareceram?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As petéquias podem surgir por diversos motivos.
      Realmente são sinal de alarme quando surgem em conjunto com a febre, que é o quadro que mais nos preocupa. Se surgirem fora do contexto febril, podem inúmeras causas, desde infecções víricas a uma diminuição das plaquetas. Penso que a análise pedida deve ter sido para excluir esta última situação.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  12. Bom dia Dr. Hugo,
    As análises vieram com algumas alterações, mas o colega disse-nos que estão dentro dos valores normais. As plaquetas vieram dentro dos valores normais, estão a 302000. Os únicos valores com alterações são os linfócitos a 6800 (sup ao normal), monócitos a 470 (inf ao normal), velocidade de sedimentação a 15 (sup ao normal), glóbulos gama a 0,48 (inf ao normal) e relação albumina-globulinas 2,02 ( sup ao normal). Confio de que realmente isto seja sem gravidade senão o colega teria com certeza tomado outra atitude, quando mandou somente ir vigiando. No entanto estes valores poderão estar com alterações porquê? Ela realmente tem 3 cachais a furar ao mesmo tempo...será o sistema imunológico em baixo?
    Agradeço desde já toda a ajuda e esclarecimento das dúvidas desta mãe aflita. :-)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente essas alterações não têm grande significado, pois são valores que podem variar de dia para dia.
      Semdo assim, também me parece que a attude mais sensata é mesmo ir vigiando.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  13. Mais uma vez um muito obrigada Dr. Hugo.

    Continuação de um bom dia e bom trabalho.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Dr Hugo. Eu tenho uma duvida. O meu filho tem agora 2meses e ja desde o 1mes de vida que ele toma leite de formula. E desde ai que ainda nao conseguimos acertar com o leite devida as colicas e gases imensos que ele tem. Ele esta a tomar aptamil. Voce aconselha assim algum de eapecial!? E sera que lhe faz mal de andar sempre a trocar de formulas?
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não faz mal trocar de fórmulas, mas pode prejudicar a adaptação, porque o sabor varia.
      Se ele está com o aptamil, pode experimentar o aptamil confort ou outro leite equivalente, que é capaz de ajudar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Por favor me responda! Minha filha tem 4 meses e desde de os 3 não ganha mais peso com 3 estava c 7 e ainda está c mesmo 7. Não mama mais como antes 4 ou 5 min ou 30 e 40 antes era 10 min. Tive medo de uma desidratação passei a lhe oferecer água, e p minha surpresa ela adora ...toma bastante. E fico c receio de está enchendo a barriga d água em vez de leite materno. Obs: oferecido fórmula não quis. Como saber se estou agindo corretamente?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Se num mês não aumentou de peso penso que deve ser vista para tentar perceber a causa.
      Quanto à água, se está só com leite materno não necessita de oferecer, para não diminuir a quantidade de leite que bebe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Ola Filipa Silva... o meu bebe vai fazer dois meses na sexta feira e desde um mes que bebe aptamil 1 e tambem andava com algumas colicas entao a pediatra dele mandou-me comprar infacalm e dar uma gota antes de cada biberão é o que tenho feito e o meu bebenunca mais teve colicas... espero ter ajudado cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Meu filho tem seis meses. Ele se recusa a beber qualquer coisa que venha na mamadeira (estranha o bico).
    Porém ele come frutas amassadas tranquilamente na colher.
    Só que agora ele passou a requisitar o seio o tempo todo mesmo após encher a barriga de fruta....
    Leite em fórmula não tem jeito de tomar tbm...
    Existe alguma fórmula que não seja tããaoo salgada para substituir 100% o leite materno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Peço desculpa, mas para ajudá-la preciso de saber se mora cá em Portugal ou no Brasil. Se for no Brasil será mais difícil, porque não sei mesmo quais os leites que são comercializados.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  17. Ola dtr hugo..o meu bebe tem 1 e meio e toma exclusivamente o aptamil ha1.ele ja bebe 150ml.mas parece nunca tar satisfeito quer sempre beber mais.sera que o leite o sustenta ou podera mesmo ser sede que ele tem?desde ja agradeco a sua resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Seguramente que essa quantidade o sustenta, mas isso não quer dizer que ele não procure mais.
      Para tirar a dúvida sobre se será ou não sede, experimente ir-lhe dando água entre mamadas para ver se o comportamento dele se altera.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  18. Bom dia o meu filho neste momento tem quase 2 meses e mama leite materno e a formula novalac ac serà que lhe posso dar agua? É que na ultima consulta com o pediatra ele disse que ainda era cedo, mas tambem foi em março e como tem feito calor fico com a duvida se lhe devo dar ou não , porque tenho medo de lhe dar e que lhe faça mal..obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode e deve dar-lhe água, sem problema.
      Não é obrigatório que ele beba, deve deixá-lo escolher: se quiser bebe, se não quiser não bebe...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  19. Boa noite
    Tenho uma dúvida, a minha filhota vai fazer 2 meses e alimenta-se apenas de leite materno, por vezes acho que tem calor e talvez sede, poderei dar-lhe pouco de água??
    Obrigado
    Cláudia silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio ela não precisa de água, pelo que não há necessidade de lhe dar. De qualquer forma, se vierem dias mais quentes pode experimentar oferecer-lhe um pouco para ver se ela pega, porque também não tem nenhum problema.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  20. minha bebé mama aptamil confort. ultimamente tem andado muito aborrecida. Tem sono mas não dorme, ja nao sei que fazer mais. pode ajudae.me?

    Também queria saber se devo dar lhe agua visto que esta muito calor. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se essa alteração no comportamento dela é recente, tente procurar alguma causa (febre, dentes, otite, ...) e, se não encontrar, se calhar era melhor falar com o médico dela para ele a observar.
      Quanto à água, sim, deve dar.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  21. Boa tarde dr. Hugo
    A minha bebê tem 13 dias e só esta a beber formula, será que lhe devo de dar agua? Tenho medo que lhe esteja a fazer alguma coisa de mal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se está só com fórmula, deve ir oferecendo água, para ver se ela bebe.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  22. Ola mais uma vez Dr. Hugo. A minha filha, agora com 22 meses teve há cerca de 2 semanas um calázio ou terçolho, não sei bem qual o termo técnico usado hoje em dia. Após o terçolho, ganhou umas pequenas borbulhas dentro da palpebra superior. Um colega seu, aconselhou a aplicar a pomada Fucithalmic o que já faço há mais de 1 semana. Melhorou um pouco mas a palpebra continua um pouco inchada no canto superior interno e vermelha, tanto por fora como por dentro. O que me aconselha a fazer?

    Obrigada mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente colocar o terricil em vez do fucithalmic, também 2x por dia.
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  23. Ola, boa noite, tenho um bebe de 1 mês e 14 dias, e esta bastante constipado e com alguma espectoração, bebe leite materno e tem vindo a entalar-se bastante por causa da espectoração, disseram que se lhe der um pouco de agua fervida que ajuda bastante na espectoração, e estou na duvida se posso ou nao dar-lhe, pode ajudar-me?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Poder pode, mas não é isso que vai fazer grande diferença.
      O mais importante é lavar o nariz com soro fisiológico, antes dele mamar ou dormir. Isso sim, vai ajudá-lo de forma significativa.
      Cumprimentos e as melhoras,


      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Obrigado, eu tenho feito isso e vou continuar esquecendo a agua.
      So mais uma duvida o meu bebe de a dois dias para ca, nao fica satisfeito com a minha mama, é capaz de estar 40minutos em cada e nao Aguenta as 3horas.
      Disseram para dar-lhe o nan 1 depois de cada mamada, eu nao queria mesmo parar de dar o peito.obrigdo.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      A única forma de saber se ele está a precisar mesmo de outro leite é através do peso, pois se engordar o que precisa é porque não está a passar fome.
      De qualquer forma, se for essa a opção, deve sempre dar o leite depois da mama, para aproveitar ao máximo o leite materno.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  24. Ola boa noite!! Minha bebê está com 4 meses e meio e é amamentada exclusivamente por leite materno. Ela é muiti saudável e vem ganhando o peso ideal para a sua altura mesmo tendo um pouco de refluxo. Na última consulta a pediatra incluiu papinga de mamão, banana, pera, abacate e acabei não tendo coragem ainda de dar. Devo dar? Receii que ela pare de manar. Outra pergunta com esse calor intenso que tem feito aquu em torno de 37°C notei que ela tem feito pouco xixi e a pediatra sugeriu dar até 30 ml de água 3x ao dua. Devo dar? Pode ser água do filtro? Se eu der ba mamadeira corre o risco dela deixar o peito? Desde de já agradeço sua atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com 4 meses pode manter o leite materno em exclusivo durante mais um pouco, acho que não perde nada.
      Quanto à água, acho que deve oferecer-lhe, se ela quiser bebe, se não quiser não bebe. Pode ser água do filtro ou de garrafa e não penso que ela se desabitue ao peito por causa do biberão com esta idade, portanto pode dar como preferir.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Olá Hugo

      Muito obrigada por sua atenção. Ela tomou e gostou porque quando parava de dar ela chorava kkk estou dando água nos dias mais quentes. Aproveitando e abusando de sua boa vontade. A pediatra já recomendou frutinhas, devo dar? No próximo dia 3 ela completará 5 meses. No aguardo.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Eu geralmente prefiro começar pela sopa, mas é uma questão muito cultural. Se já tem 5 meses pode começar com outros alimentos, sem problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  25. O meu bebe esta com 27 dias e ta a beber 90ml leite de farmácia,mas parece estar sempre com fome.. A médica disse para não aumentar por o estômago dele ser muito pequeno.... O que posso fazer? E agua posso dar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se lhe parece que tem fome e não bolçar muito, acho que pode tentar aumentar para ver como é que ele reage.
      Quanto à água, deve ir oferecendo, para ver se ele quer.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  26. Boa tarde,
    O meu filho tem 2 meses esta a ser so alimentado de peito, tem bastantes colicas mas elas aumentam quando ele esta a mamar, ele quase nem consegue mamar, ja exprimentei dar infacalm, mas nao deu resultado.
    Poderá haver algo que faça com que ele melhore? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Já experimentou dar-lhe umas gota de lactase (coliprev, lactease, colibaby, ...)?
      Pode ser que melhore.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Boa tarde,
      Não, mas vou experimentar, e quantas vezes ao dia?
      Pode ser qualquer uma das que mencionou, ou há alguma assim em especial?
      Obrigada

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Elas são todas equivalentes entre si, porque contêm o mesmo princípio activo.
      São para dar sempre antes de cada mamada.
      Cumprimentos e boa sorte,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde o meu filho tem um mês e meio e ultimamente só faz cócó quando estimulado, informaram-me que água morna poderia ajudar. Que quantidade devo dar? Faço leite materno exclusivamente.Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me acredito muito que a água morna vá solucionar o problema, mas acho que pode experimentar (deixe-o beber o que quiser).
      O que é importante realçar é que ele não tem que fazer cocó todos os dias e só precisa de o estimular se ele estiver rabugento. Se isso não acontecer pode aguardar até 5 dias, para ver se ele resolve sozinho.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  29. ola Dr,dou leite materno pra minha filha,ela tem 3 meses e meio,mas gostaria de encrementar com aptamil,e que parece que nao tenho leite suficiente pra dar a ela,ela mama e quer mamar mais ai meus seio fica ate mucho,ai parece que no tem mais.Tomo a materna,tem algo que eu poderia fazer para dar mais leite?Posso dar suco pra ela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com 3 meses e meio, acho preferível manter mesmo só leite. O ideal é pesá-la para ver se ela está a alimentar-se bem, pois só se justifica introduzir outro leite se o peso não estiver bem.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  30. Bom dia Dr. Hugo
    O meu bebé tem 27 dias. Está a ser amamentado pelo peito. A uma semana atrás notei que ele depois de mamar ficava com dificuldade em libertar os gases. Então comecei a dar o coliprev, mas passado dois dias desisti de dar. Ele ficou pior, além de não fazer cocó, dava pus mas na cor verde, então esteve vários dias a fazer cocó verde; mudei para infacalm e apesar de o ver chorar acho que já está melhor. Hoje começou a fazer cocó amarelo. Procedi bem à alteração? Apesar de tudo ainda chora e pede muito a mama.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele não melhorou com o coliprev acho que fez bem em mudar.
      Se vir que mesmo assim ele não esta bem, experimente o Biogaia ou Bivos.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bom dia Dr. Hugo,
      O infacalm acalmou muito o meu bebé. Contudo tenho vindo a notar que o bebé mama menos do que era habitual e necessita de mais paragens para arrotar durante a mamada. Durante o arroto deita fora leite mas um leite coalhado.
      Ele arrota, faz cocó e liberta gases muito bem. Mas ainda ouço a barriga dele a fazer barulho, e por vezes nota - se que ele ainda tem dores. Devo deixar de dar o infacalm. São motivo de preocupação estes sintomas?
      Obrigada

      Eliminar
    3. Bom dia,

      O que me descreve é muito comum, não se preocupe.
      Se ele melhorou com o infacalm, acho que deve manter e ir aguardando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Bom dia Dr. Hugo
    Tenho uma bebê que vai fazer 3 meses na próxima semana e que é alimentada unicamente com leite materno. Tem estado constipada, nariz entupido, tosse expectoração, não tem febre e mama mas com muita rabugisse. Fui ao médico que me disse só para limpar o nariz com rhinomer e aspirá-lo quando necessário. Mas desde o passado Sábado que quase nso faz coco sem ser estimulada, coisa que nunca aconteceu , sempre defecou bem. As fezes são entre um amarelado-esverdeado não são duras mas parecem goma pois têm expectoração misturada. Queria saber se é normal sair expectoração nas fezes e se posso nesta situação dar algumas colherzinhas de água para ajudar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É normal as fezes irem variando de aspecto, não se preocupe.
      Quanto a água, em princípio não vai notar grande melhoria, mas se quiser experimentar, acho que mal não faz.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Obrigada dr. Hugo realmente não foi necessário recorrer à água. A constipação já passou e voltou a fazer coco sozinha e as fezes já têm a cor normal. Mais uma vez obrigada. Cumprimenos

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde,
    O que vou perguntar não tem a ver com o post mas não encontrei no blog este assunto. Tenho uma bebe de 4 meses e meio e desde à um mês mais ou menos que tem umas borbulhas nas bochechas e debaixo do pescoço. Uns dias está melhor outros pior. Ela baba-se muito e anda sempre com as mãos na boca. A médica disse que era disso é para não me preocupar, só hidratar bem e comprar um creme para assaduras e colocar na face. Na farmácia indicaram o Eryplast-Lutsine. Mas seca-lhe bastante a pele e tenho de colocar o Halibut por vezes para hidratar... Ela só mamava do meu peito quando começou a aparecer isto. Agora ja come sopinha e mama do meu leite e isto continua. Já não sei o que fazer, se desaparece por si só pois não a incômoda ou se à mais alguma coisa que possa por para ela melhorar. Obrigada, Cumprimentos Joana Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É muito comum o que me descreve nessa idade.
      Parece-me que os cremes que está a por estão bem, mas se não passar pode por um creme com um pouco de cortisona, que muitas vezes é o que resolve. Tem a ver com a humidade de se estar sempre a babar...
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. A minha filha de 6 meses não quer beber água, será que existe alguma coisa que lhe possa dar para ela beber. Obrigado. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela não quer beber água, em princípio é porque não tem sede. Continue a dar-lhe água, que ala vai beber quando tiver necessidade, não precisa de lhe dar mais nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Oi doctor,
    minha filha tem 5 meses, faz uns 15 dias começou a beber agua de coco, agua, e a experimentar com banana e mamão (bem pouquinho) faz uma semana começou com a ter cocó verde escuro e diarreia, e faz dois dias começou a nascer os primeiros dentinhos. ontem tive febre e muita tose, hoje esta um pouco melhor, a febre tem baixado. Pergunto: todo esse quadro é normal por causa dos dentes chegando ou preciso ter mais atenção com alguma outra coisa? é melhor ela ficar só na leite materno ate normalizar todo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que não serão os dentes, mas se está a melhorar e o mais importante.
      Não precisa de voltar atrás na alimentação, não me parece o mais adequado.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. gratidao Dr. moro em um lugar onde nao tenho acceso a médicos perto... vc é uma grande ajuda pra todos nos! ela ja esta muito melhor!!! já nao tem febre ne tose mais, só continua com diarrea verde, mas varios bebes de aqui tiveram a mesma diarreia quase um mes, e depois foi embora sozinha... vou esperar mais um pouco e se nao melhora procurare um pediatra. gratidão mais uma vez por sua ajuda.

      Eliminar
  36. Ajudaaa..Meu filho tem 1 mes.. nao quer mais mamar no meu peito.. agr ele esta tomando apenas ninho.. sera q posso dar agua p ele? Quantos mls e de quanto em quanto tempo.. eu dei ninho pq ele estava abaixo do peso estimado..entao o pediatra mandou complementar..pfv me respondam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que sim, deve ir oferecendo água e ele mama o que quiser. Não se preocupe muito com a quantidade, deixe ser ele a decidir...
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Dr. desta vez nao é pela agua que consulto você... estou com sarna e nao tenho um medico perto pra consultar, tenho um bebe de 7 meses e estou amamentando ele. hoje comecei a usar sabão de enxofre. vi na internet que quando se esta gravido ou amamentando a sarna só se pode tratar com enxofre. É mesmo assim? vc pode me orientar? é efectivo mesmo? fico na espera. gratidao

    ResponderEliminar
  38. chegou ate mim um sabonete com benzoato de benzilia, posso usar ou nao é aconsejable durante a lactancia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é mesmo usar o enxofre. A melhor forma de o fazer e juntamente com vaselina (pode pedir na farmácia que façam um manipulado de vaselina enxofrada a 6%).
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Bom dia Dr. Hugo,

    Tenho uma menina de 2,5 meses e gostaria de saber quais os sinais mais comuns de que ela precisa de agua.
    Ela tambem tem solucos com muita frequencia. Nessa altura dou-lhe agua, mas tento dar-lhe so uns 10 golos. Quanta agua pode ela beber? Ou deve beber ate nao quer?

    Obrigada
    Patricia Alhinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode dar-lhe a água que ela quiser, não se preocupe.
      Quanto aos sinais, o mais importante é mesmo a sede, que é o principal marcador de que ela precisa de água.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  41. Boa noite dr.
    O meu filho tem 8 meses e uma semana e nunca foi muito amigo de beber agua. Chego a dar por seringa para ele beber alguma e mesmo assim metade vem para fora. Faço isto porque ele nao me enche muitas fraldinhas e preocupo me com o cheiro ativo da urina. Disseram para experimentae cha preto ou a agua de cozer a fruta. Posso dar cha? O que devo experimentar? Ele ja para comer e dificil.. e muito preguiçoso e quando fecha a boca ja nao lhe consigo meter mais nada. Com a agua e pior. E tenho noçao que na escola nao deve ser facil farem lhe agua e que deve ficar imenso tempo sem beber... e agora com o calor, ele transpira muito e tenho receio que desidrate.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  42. E outra questao que me prende a cabeça e se ele deve ou nao tomar vacinas com gastroenterite. Ele aos 6 meses nao tomou as vacinas porque teve uma broquiolite e depois uma otite media aguda. Tomou amoxicilina e depois disso permaneceu sempre com tosse e nariz entupido. Alias, acho que ele esta sempre congestionado. Fez uma conjuntivite que no hospital disseram que era das secreçoes do nariz e agora uma gastroenterite viral que dizem ser das secreçoes que engole. Nesta dança, ja vai com oito meses e sem as vacinas. Dou na mesma? Aguardo? Ele anda mais sensivel por causa dos dentes mas nao sei se administro as vacinas ou nao. E que sao bastantes, tendo em conta que faço as vacinas extra plano.
    Obrigado novamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais importante é ir oferecendo água, para ver se ele bebe, mas se ele não quiser não se preocupe, não precisa de dar chá nem outra coisa qualquer.
      Quanto às vacinas, o ideal é esperar que passe a gastroenterite, que geralmente dura 5-7 dias no máximo e fazer as vacinas logo a seguir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. ola dr...tenho 1 menino com 2 mês e desde dos 6 dias de idade que bebe o aptamil ar 1 por causa do refluxo...só que entretanto começou a fazer fezes muito moles e amarelas e conforme vou aumentado há quantidade do leite ele ainda faz mais liquidas e com pedaços..na passada segunda-feira levei-o ao pediatra onde ,me disse que era da lactose e receitou-me o biogaia..mas ainda não vi grandes melhoras porque suja-se todo quando faz..será que tá bem medicado?será melhor mudar de leite?
    fico aguardar resposta
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a suspeita for uma intolerância a lactose a opção deve ser dar umas gostas com lactase (há varias no mercado), mais até do que dar o biogaia, que tem outras indicações, nomeadamente para situações de diarreia.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Dr. Meu bb tem 4 meses e estou dando fórmula para ele (NAN pro 1), ele rejeita totalmente a água devo dar lhe água?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, deve-lhe oferecer água e se ele quiser bebe, se não quiser não bebe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Bom dia Dr Hugo Rodrigues
    Minha filha tem 2 meses e desde o primeiro mes de vida eu dou complemento nestogeno 1 ,pois ela nao fica satisfeita so com o leite materno ,de 3 semanas pra ca ela tem gorfado muito e quer mamar tda hora a pediatra disse que e refluxo e passou o domperix,mesmo dando no horario certo ainda nao vi resultado de melhoras .O que devo fazer pra melhorar seria o caso de trocar a formula do leite artificial ? Tenho dúvidas
    Desde ja agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela bolçar, mas o peso estiver bem não me parece sequer que se justifique tratar.
      Se o peso não evoluir correctamente parece-me que a melhor opção seria trocar para um leite AR.
      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Olá boa tarde Dr. Hugo. Tenho dois bebés gémeos de 4meses a ser alimentados exclusivamente com LM. No entanto vou começar a trabalhar para a semana e a pediatra decidiu antecipar o início da diversificação alimentar. Começamos hoje com a primeira papa sem glúten. A minha questão é se devo também iniciar a dar água, mesmo apesar de manter o aleitamento materno. Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  47. Olá boa tarde Dr. Hugo. Tenho dois bebés gémeos de 4meses a ser alimentados exclusivamente com LM. No entanto vou começar a trabalhar para a semana e a pediatra decidiu antecipar o início da diversificação alimentar. Começamos hoje com a primeira papa sem glúten. A minha questão é se devo também iniciar a dar água, mesmo apesar de manter o aleitamento materno. Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  48. Olá boa tarde Dr. Hugo. Tenho dois bebés gémeos de 4meses a ser alimentados exclusivamente com LM. No entanto vou começar a trabalhar para a semana e a pediatra decidiu antecipar o início da diversificação alimentar. Começamos hoje com a primeira papa sem glúten. A minha questão é se devo também iniciar a dar água, mesmo apesar de manter o aleitamento materno. Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, a partir do momento em que deixa de ser leite materno exclusivo deve oferecer água. Eles vão bebendo o que quiserem, mas deve dar-lhes de vez em quando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Boa noite Dr. Hugo
    Qual a água mais indicada para um bebé de 5 meses? Da torneira fervida ou engarrafada? E engarrafada, qual a marca? Há alguma especifica para bebés?

    Desde já, muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que é um bocado indiferente, pode dar uma ou outra.
      Não precisa de ferver a água, exceto se for de furo, poço ou nascente pública (se for da "companhia" ou de garrafa não precisa).
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. Boa noite Dr Hugo! Minha bebê está com 1 mês e 12 dias. Há 7 dias ela não faz coco. Posso dar água de ameixa a ela??
    Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com 1 mês penso quem água de ameixa não é a melhor opção, acho que era mais importante pensar no tipo de leite a dar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Boa tarde Dr. A minha filha tem 1 mês e meio, e infelizmente, desde o nascimento que não tenho leite, mas insisti e com a bomba consigo tirar 2 mamadas por dia, o resto dou suplemento Nutriben H.a, mas com as cólicas passei a dar o A.C...mas ela tem prisão de ventre fazendo dia sim dia não, e as cólicas continuaram, acha que mude o leite? E água devo dar que quantidade por dia? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Os bebês não precisam de fazer coco todos os dias, pode ficar até 3-4 dias seja fazer, desde que esteja confortável.
      Quanto a água, vá-lhe oferecendo e deixe que seja ela a mamar o que quiser, não se preocupe muito com a quantidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Boa noite Dr. Meu nome é Yara, meu filho está com 4 meses e mama desde os 2 o leite Aptamil AR que foi passado pela pediatra dele! De acordo com ela é pra dar no máximo 90 ml de leite, mas como eu percebi o depois que ele terminava de mamar ele não parava de chorar, então resolvi aumentar para 120 ml por conta própria e agora que ele está com 4 meses aumentei para 150 ml também por conta própria pois pela pediatra ele estaria mandando somente os 90 ml. Só que mesmo ele mandando os 150 ml assim que ele termina de mamar ele chora. Obs: Ele mama tudo até sulgar o ar! E também tem a questão da água de dar ou não água, a pediatra disse que de maneira nenhuma é pra dar nada mais do que o leite (somente os 90 ml e nada mais) mas dai convívio com minha sogra e ela insiste em dar água pra ele nos intervalos das mamadas e também quando ela acha que ele está com dor faz alguns chás. Daí Dr. minha dúvida é: Devo aumentar a quantidade que meu filho mama? Como saber quando devo aumentar? E se devo ou não dar água? E chás pode ou não?
    Aguardo ansiosamente sua resposta e opinião pois acabo ficando muito confusa sem saber o que fazer e o que seguir!
    Desde já muito obrigada!

    ResponderEliminar
  53. Boa noite Dr. Meu nome é Yara, meu filho está com 4 meses e mama desde os 2 o leite Aptamil AR que foi passado pela pediatra dele! De acordo com ela é pra dar no máximo 90 ml de leite, mas como eu percebi o depois que ele terminava de mamar ele não parava de chorar, então resolvi aumentar para 120 ml por conta própria e agora que ele está com 4 meses aumentei para 150 ml também por conta própria pois pela pediatra ele estaria mandando somente os 90 ml. Só que mesmo ele mandando os 150 ml assim que ele termina de mamar ele chora. Obs: Ele mama tudo até sulgar o ar! E também tem a questão da água de dar ou não água, a pediatra disse que de maneira nenhuma é pra dar nada mais do que o leite (somente os 90 ml e nada mais) mas dai convívio com minha sogra e ela insiste em dar água pra ele nos intervalos das mamadas e também quando ela acha que ele está com dor faz alguns chás. Daí Dr. minha dúvida é: Devo aumentar a quantidade que meu filho mama? Como saber quando devo aumentar? E se devo ou não dar água? E chás pode ou não?
    Aguardo ansiosamente sua resposta e opinião pois acabo ficando muito confusa sem saber o que fazer e o que seguir!
    Desde já muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A quantidade de leite e para ir aumentando quando lhe parec que ele fica com fome e como está com um leite adaptado acho que deve ir oferecendo água de vez em quando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Meu filho esta com 5 meses e so mama leite do peito porem ele quer mamar o tempo todo acorda de uma em uma hr no meio da noite querendo mamar penso que deve sentir sede e queria saber se ja posso dar agua para ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa. Oite,

      Se ele está só com leite materno , em princípio não precisa de água.
      De qualquer forma, se lhe parece que tem sede pode oferecer um pouco para ver se fica melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  55. oa noite
    Meu bebe está com 24 dia e toma formula e tb mama no peito umas 2 vez no dia e notei que ele passa 1 dia sem fazer cocô e fica se expremendo fazendo força de vez em quando ela ta tomando aptamil 1 premium. Devo trocar a formula ou é normal ele ñ fazer cocô todos os dias devo da água ele também desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Os bebês não precisam de fazer coco todos os dias, pelo que me parece normal.
      Como está com fórmula, acho que lhe deve ir oferecendo água.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. Olá Dr.
    Minha filha tem 40 dias e só mama fórmula (Nan 1 Confor)o problema é q ela mama muito, 150ml de 3 em 3 horas e sempre seca a mamadeira, ela também toma água com freqüência. Minha preocupação é q ela ta engordando demais, está com quase 6kg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente 6kg é bastante.
      Acho que não deveria aumentar mais o leite e devia tentar distraí-la com a chupeta, colo, músicas ou outros.
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Ola! Meu bebe tem menos de um mes e ele mama no peito e eu tenho bastante leite e minha sogra deu agua pra ele tem algum problema pois a pediatra dele dise q n pod dar agua nem cha de camomila so o peito mesmo...
    Agradeco desde ja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema nenhum, não se preocupe.
      Efectivamente se está só com leite materno não precisa de dar água, mas não lhe vai fazer mal o que ele bebeu, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. ola meu filho tem 1 mes e 20 dias e toma formula desde a maternidade (NAN CONFOR 1) so que mama de 3 em 3 horas 120 ml eu axo muito mais se dou menos ele chora ainda com fome e tentei aumentar o tempo das mamadas, porem quando completa as 3 horas ja comeca chorar ja tentei distrai-lo com chupeta e brincadeiras, mais meu sucesso so dura 5 min, comecei a dar agua agora, minha duvida é quanto tempo apos a mamadeira posso oferecer a agua?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal é fazer pelo menos uma hora e meia de intervalo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  59. Olá. Bom dia. Gostaria que me esclarecesse uma duvida. Eu dou leite de fórmula para o meu bebé faz 2 semanas. Nunca ofereci água para ele. Mas havia dias que oferecia um pouco de chá. Devo começar a dar água ao meu bebé? Essa água caso necessária deve ser previamente ferida? Desde já obrigado.

    ResponderEliminar
  60. Deve ser previamente fervida? Peço desculpa. O meu bebé está com 9 semanas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, deve oferecer água se lhe dá um leite adaptado.
      Se a água for engarrafada ou da companhia em princípio a qualidade está assegurada e não precisa de ferver, mas se for de furo, poço ou nascente pública é preferível.
      Cumprimentos

      Eliminar
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  62. Muito obrigado pela resposta. Eu tenho uma outra questão à qual ainda não me consegui adaptar. O meu bebé quando mamava no peito havia vezes que mamava de hora em hora. Agora com este leite as vezes aguenta de 3h em 3h outras de 4h em 4h. Eu ofereço 150 ml que é o que indica na fórmula dado a idade do meu bebé. Será que é demais? Mas mesmo assim ele bebe sempre tudo, se oferecesse mais ele bebia. Noto que com este leite ele tem mais refluxo após a toma. O meu bebé desde então se eu não acordar dorme 8h seguidas. Disseram-me que não deveria estar mais do que 6h sem comer. Isto é verdade ou deixo dormir? Já que durante o dia pouco dorme.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso estiver a evoluir bem parece-me que é adequado o que está a fazer. O peso é mesmo a forma mais adequada de tentar perceber se a alimentação está a ser correcta ou não. Quanto ao intervalo das 6h, não me parece que haja problema nenhum,pode deixá-la descansar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  63. Bom dia. Muito obrigado. Viu deixar meu bebé dormir uma vez que durante o dia dorme um total de 3h.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  64. Meu bebê tem 4 meses tomou a vacina hoje ,tenho um coquetel se eu tomar bebida alcoólica vai cortar o efeito da vacina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em principio não interfere com a vacina, mas se está a amamentar deve evitar bebidas alcoólicas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Boa tarde,
    Gostaria apenas de colocar uma questão, a minha bebé tem 9 meses e a Pediatra continua a dizer que não há necessidade de dar água, isto porque segundo a mesma, os bebés só têm necessidade de beber agua simples, a partir de um ano de idade.
    É mesmo assim?
    Confesso que fico com algumas reservas, porque sempre que leio algum artigo sobre este assunto, falam sempre na necessidade de o bebé beber água a partir dos seis meses.
    É óbvio, que a minha bebé, bebe água na sopa, na fruta, continua a ser amamentada cerca de 5 vezes por dia, mas água pura, não tenho dado, já que segui as instruções da Pediatra.
    Obrigado desde já, pela atenção dispensada.
    Melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A partir do momento em que a alimentação deixa de ser leite materno em exclusivo, como é o seu caso, deve-se oferecer água aos bebés.
      Cumprimentos

      Eliminar
  66. Esqueci-me de mencionar, que as mamadas se restringem ao período da noite e da manhã, durante o dia a partir das 10:30 até, mais ou menos às 21 horas, é só alimentos sólidos.

    ResponderEliminar
  67. Olá doutor boa noite.
    Tenho algumas dúvidas e gostaria muito que você me ajudasse. Tenho uma bebê de 7 meses, e ela começou a comer papinha, só q depois de duas semanas comendo ela começou a ficar febril, ter manchas avermelhada q vai e volta e vômitos. Não sei o que é. Já levei no medico mas não disse nada. Me ajude por favor será que estou errando nas medidas dela comer e beber?
    Desde de já oeu muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem febre, em princípio não tem nada a ver com o que come, é mais provável que seja algum vírus que apanhou.
      De qualquer forma, se for algo que surge com frequência, penso que deve ser observada em consulta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. Boa tarde Sr Dr.
    O meu filho tem 1 mês e está a fazer nan conforto 1. Acontece que ele está com obstipação ( não faz à 2dia) e tem cólicas. Ele também arrota muito, é capaz de beber o leite e passadas duas horas ainda arrotar e bolsa muito leite por vezes. Estava a dar-lhe o aptamil e mudei para o nan. E hoje iniciei o chá alivit gases. Não sei o que devo fazer.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é aguardar um pouco para ver a resposta ao alivit e só pensar em fazer mais alguma coisa se não responder.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. boa tarde Sr Dr o meu bebe tem dois dias e não mama a peito toma exclusivamente nutrin-bem gostaria de saber se devo dar a agua ou não . e com quando tempo devo dar agua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, deve ir oferecendo água entre as refeições.
      Cumprimentos

      Eliminar
  70. Bom dia sr dr
    O meu bebe completou 1 mês ontem e acontece que não faz já há dois dias. Ele toma o nan conforto. Estou a dar-lhe água. Já lhe coloquei o bebegel e não adiantou.
    Faço massagens, estimulo o ânus e nada. Ele liberta os gases, mas não faz as fezes.
    O que devo fazer?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele está confortável, pode ficar até 3-4 dias sem fazer cocó. Se estiver queixoso deve utilizar o bebegel em SOS e, eventualmente, testar outro leite.
      Cumprimentos
      Cumprimentos

      Eliminar
  71. Bom dia sr dr
    O meu bebe completou 1 mês ontem e acontece que não faz já há dois dias. Ele toma o nan conforto. Estou a dar-lhe água. Já lhe coloquei o bebegel e não adiantou.
    Faço massagens, estimulo o ânus e nada. Ele liberta os gases, mas não faz as fezes.
    O que devo fazer?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  72. Olá Dr
    Tenho uma bebe de 3 meses ela toma leite materno e aptamil, posso introduzir água e chá de camomila?

    ResponderEliminar
  73. Boa tarde a minha filha tem 6 meses e eu gostaria que ela bebesse água, talvez por não gostar do sabor ela não bebe. Queria saber se existe algo que pudesse juntar a água para dar algum sabor sem que lhe fizesse mal.
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não precisa de juntar nada. Se ela não bebe é porque não tem sede, não se preocupe. Vá-lhe oferecendo que quando ela quiser acaba por beber.
      Cumprimentos

      Eliminar
  74. Ola boa tarde
    A minha menina tem 2 meses e comecou a tomar apenas leite de formula nutriben so que comecou a fazer um coco verde sera normal ou devo preocupar me? Desde ja obrigada

    ResponderEliminar
  75. Ola boa tarde
    A minha menina tem 2 meses e comecou a tomar apenas leite de formula nutriben so que comecou a fazer um coco verde sera normal ou devo preocupar me? Desde ja obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, essa cor é muito frequente e não tem nenhum problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  76. Sr. De. O meu bebê tem 23dias e mama exclusivamente nutriben sem lactose. Ele estava a tomar 120ml de 4 em 4 horas mas agora só aguenta 3 horas e se não lhe der o leite ele chora sem parar não o consigo distrair. Que devo fazer? Eu já lhe dou água entre as mamadas. Devo tentar outro leite para ver se o sacia mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente essa dose já é bastante, mas se lhe parece que tem fome pode tentar aumentar um pouco para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  77. Sr. De. O meu bebê tem 23dias e mama exclusivamente nutriben sem lactose. Ele estava a tomar 120ml de 4 em 4 horas mas agora só aguenta 3 horas e se não lhe der o leite ele chora sem parar não o consigo distrair. Que devo fazer? Eu já lhe dou água entre as mamadas. Devo tentar outro leite para ver se o sacia mais?

    ResponderEliminar
  78. Boa tarde Dr. Hugo,

    O meu bebe tem 4 meses e na última consulta a pediatra recomendou a introdução da papa sem gluten, vou introduzir aos 4 meses e meio. Mas esqueci-me de perguntar se devia introduzir água também. Até agora o bebé foi sempre alimentado exclusivamente de leite materno e nunca lhe dei água. Acha que devo introduzir agora com as papas? E com que frequência? E que quantidades? Deve ser logo a seguir à papa?

    Antecipadamente grata pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, deve começar a oferecer água entre refeições, na quantidade que ele quiser.
      Cumprimentos

      Eliminar
  79. Olá Dr.
    O meu filho tem 4 meses e mama só leite materno. vai começar a comer frutinhas. Tenho que dar agua tambem a ele ou só o leite materno basta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Deve começar a oferecer um pouco de água.
      Cumprimentos

      Eliminar
  80. Bom dia Dr. Meu bebê está com dois meses moro em Tocantins. o clima todos os dias em torno de 38 graus. os pediatras aqui dizem que não precisa dar água a ele.porém meus avós e familiares insistem. E aí? O que faço? Se for dar posso dar qual mineral? Da garrafinha de 500 ml. Não confio na água apenas filtrada e fervida. Tem alguma marca que.o senhor indica? Schincariol é boa? Obrigada Jane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com essa temperatura exterior pode efectivamente dar um pouco de água.
      Não conheco as águas engarrafadas daí (vivo em portugal), mas em princípio são todas adequadas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  81. Boas,tenho uma bebe que tem 5 meses de vida, desde pequena sempre foi presa dos intestinos e agora que iniciou as primeiras sopas torna-se mais usual e disseram-me para fazer um chá com uma ameixa preta seca ,é esta pratica segura(visto me preocupar com a sua saude)? o que posso acrescentar á sua sopa (vegetal ou legume)para a ajudar nesta situação pois se for preciso está 1 semana sem fazer e depois com ajuda é-lhe bastante doloroso... obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode efectivamente utilizar a ameixa preta, mas como é pequena acho que era preferível fazer isso quando ela tiver mais idade.
      Para já deve reduzir a batata e a cenoura da sopa e por mais legumes verdes.
      Quanto à fruta, evite a banana porque também prende os intestinos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  82. Dr. Hugo, Boa Tarde!

    O calor na região que moro se mantém constante de 30°C chegando até 45°c.

    Meu bebê está com 49 dias de vida. E recém nascido, apresentou crises de choro, barriga dura, e nesses dias suas fezes saiam mais duras que o habitual (tipo bolinhas).

    Eu e a mãe dele demos à ele a "Simeticona" - 4 gotas de 8/8horas, e as cólicas não passavam, portanto, começamos a dar chá de Erva Doce, e Chá de Cidreira, alternados, cerca de 20 ml de manhã, tarde e noite. Quando as cólicas melhoraram, cortamos os chás e começamos a dar um pouquinho de água. (Água pura, testada, Alto PH, Alcalina Ionizada, livre de bactérias, vírus, cloro, ou qualquer outra substância).

    Ao consultar no pediatra ele pediu para cortar tudo e manter somente o leite materno. Disse que a água pode causar infecção e pode desestimular o bebê a mamar, e o leite materno tem tudo o que o bebê necessita.

    Ficamos perdidos e não sabemos o que fazer. Gostaríamos muito da sua ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com esse calor acho que devem oferecer-lhe água, sempre entre refeições. Não se preocupe que não lhe faz mal nenhum.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ola bom dia meu bebê toma a formula e mama ainda devo da agua pra ela já

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Se está a fazer leite de fórmula acho que deve ir oferecendo água.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. Ola meu bebê tem um mês ela toma a fórmula e mama peito eu devo da agua pra ela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela faz mama e fórmula acho que lhe deve ir oferecendo água.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigado
      Mas uma pergunta minha filha esta levando muitos dia. Para fazer coco eu ate tive que usa supozitorio nela porque ela estava 6 dia mas agora qual leite e melhor para mi da a ela pra ela nao fica resegada eu estou tando a ela aptmil ar pra ela

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Se ela não for muito bolçadora acho que pode dar um leite normal em vez de ar, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Boa noite ou bom dia dr. Minha filha esta fazendo im coco mas duro eu devo da a ela com leite pra ela pra ver se ela fica melhor por eu não sei me ajuda por favor

      Eliminar
    5. Boa tarde,

      O ideal é dar legumes verdes e frutas (exceto banana) para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  84. Boa noite, minha bebe tem 17 dias ja lhe posso dar água? Ele bebe o leite materno mais o leite da farmácia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, se bebe leite de farmácia deve dar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  85. Olá dr. meu bebe tem 6 meses e pesa 8,3kg e mama no peito,vai começar a comer sólidos agora,queria saber o quanto de agua posso oferecer para nao correr o risco de exagerar.

    ResponderEliminar
  86. Olá dr. meu bebe tem 6 meses e pesa 8,3kg e mama no peito,vai começar a comer sólidos agora,queria saber o quanto de agua posso oferecer para nao correr o risco de exagerar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Vá-lhe oferecendo um bocadinho entre refeições e deixe-a beber o que quer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  87. Boa tarde. A minha menina tem 19dias. So esta a beber NAN 1. Exclusivo. Comecei a oferecer agua. Mas ela tem a lingua toda branca. É normal? Come muito bem. Bolsa um pouco, mas axo k deve de ser normal. Agradeço desde ja.

    ResponderEliminar
  88. Olá Dr!! bom dia. tenho muitas dúvidas e preciso muito de seus esclarecimentos. minha filha tem dois meses e toma exclusivamente a fórmula Nan 1 desde o nascimento,e nunca fez coco todos os dias, sempre a cada tres ou quatro dias. Isso é normal? E também outra questão, o medico pediatra receitou 12 gotas de sulfato ferroso e 12 de nutrinfan, uma vez ao dia por 3 meses e tambem 1 gota de vitamina D por dia.Mas o farmaceutico questionou dizendo que a dose de ferro e nutrinfam era muito alta. O que o senhor recomenda?
    E a ultima pergunta.. bebes que sao amamentados exclusivamente com formulas desde o nascimento tem a imunidade prejudicada? eu tive problemas e foi impossivel amamentar com leite materno.
    ficaria muito grata se pudesse esclarecer minhas perguntas.
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O trânsito intestinal é normal, desde que não fique desconfortável.
      Quanto ao ferro e nutrinfan, confesso que não sei se haverá mesmo necessidade de os dar, pelo que a aconselhava a perguntar ao pediatra (em portugal só damos vitamina D).
      Quanto à imunidade, não são os que fazem leite adaptado que têm menos imunidade, os que fazem leite materno é que têm alguma a mais. Não vai ter problemas por aí.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada!! Aproveitando outra pergunta. minha bebe ja faz algumas semanas que quando vai mamar na mamadeira, fica se debatendo muito e chora.
      percebo que algo esta incomodando muito ela.Antes ela mamava 120 ml a cada duas horas, ou 150 a cada tres horas. Agora apenas uns 50 ml. Esta sendo impossivel
      dar o leite, ela se recusa mesmo estando com fome.o que pode ser? lembrando, ela nao tem nenhuma inflamaço na boca e nem no ouvido. tambem nao sente dores na barriga.
      dorme muito bem a noite e durante o dia nao aparenta nenhum desconforto.pode ser refluxo ou alergia ou intolerancia ao leite de vaca? ja que ela ainda toma leite de formula.
      o que poderia estar impedindo ela de mamar direito?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Essa é uma queixa bastante frequente por volta dos 2 meses. Quando ela começar a ficar mais irritada tente po-la a arrotar, porque se conseguir vai ver que ela volta a mamar be,.
      Em prncípio é só uma fase, mas se vir que continua assim e não melhora em 2 semanas deve pesá-la para ver se está a engordar o que deve. Se não estiver acho que deve ser observada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  89. Boa tarde Dr. Hugo, antes de mais um muito obrigado pelo seu Blog que tem informacao muito valiosa. A minha questao de hoje e a seguinte:
    A minha filha tem 3 meses e meio, so amamento, mas vou voltar ao trabalho para o mes que vem e ela nao pega em nada que seja biberao, ja tentei aptamil 1 e outras marcas mas ela rejeita tudo, gostaria entao de perguntar se poderei iniciar as papas e frutas sem gluten apartir de agora? E que sinceramente estou preocupada com o facto da minha filha vir a perder peso, pois ela rejeita mesmo o biberao. Muito obrigado pela sua atencao.

    Melhores cumprimentos,

    Bruna Rubim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Até aos 4 meses não se deve introduzir outros alimentos sem ser o leite, pelo que não me parece que deva dar papa nem fruta. Acho que deve insistir com o biberão e ir variando as tetinas, para ver se encontra alguma a que ela se adapte.
      Cumprimentos

      Eliminar
  90. Dr a minha bebe de 4 meses ja faz alguns dias que fica sempre com a pele fria e mesmo quando transpira o corpo continua frio. Isto é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, se de resto ela está bem pode ser normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada Dr. Estou com mais uma preocupaçao. minha bebe está com o ferro no sangue um pouco baixo, quase uma anemia.Está tomando remédio mas não está melhorando , o que devo fazer pra evitar que ela tenha uma anemia? Ela toma Nan 1 exclusivo.

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      O principal é dar suplemento de ferro e ajustar bem a dose, para ver se responde (o ferro não deve ser dado juntamente com o leite).
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. depois de dar o leite quanto tempo depois devo dar o suplemento de ferro?

      Eliminar
    5. Boa tarde,

      O ideal é ser 1,5-2h.
      Cumprimentos

      Eliminar
    6. A minha bebe vai tomar suplemento de cálcio. Mas o cálcio não atrapalha a absorçao do ferro? quanto tempo de intervalo devo dar o calcio depois de dar o suplemento de ferro? Obrigada por sua Atenção!

      Uma última pergunta. o ferro sérico do sangue da bebe está 73,0. ela tem 5 meses, gostaria de saber se é normal.

      Eliminar
  91. Boa Noite Dr Hugo Rodrigues, minha bebê tem 1 mês e 15 dias e mamava apenas no peito, mas faz 3 dias que ela iniciou com o leite artificial ( nestogeno) e parou de fazer cocô, antes de usar o LA ela fazia de três a quatro vezes por dia, ontem notei um desconforto nela e masagiei com supositório, logo depois ela fez. Ela toma no máximo 180 ml por dia, pois fico fora um curto período, fora isso ela mama muito no peito. O que devo fazer? Ela só tem consulta com o pediatra dela no meado de Maio e ele não atende antes disso, estou muito preocupada! Desde já obrigada!

    ResponderEliminar
  92. Boa Noite Dr Hugo Rodrigues, minha bebê tem 1 mês e 15 dias e mamava apenas no peito, mas faz 3 dias que ela iniciou com o leite artificial ( nestogeno) e parou de fazer cocô, antes de usar o LA ela fazia de três a quatro vezes por dia, ontem notei um desconforto nela e masagiei com supositório, logo depois ela fez. Ela toma no máximo 180 ml por dia, pois fico fora um curto período, fora isso ela mama muito no peito. O que devo fazer? Ela só tem consulta com o pediatra dela no meado de Maio e ele não atende antes disso, estou muito preocupada! Desde já obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela estiver confortável pode ficar ate 3-4 dias sem fazer cocó, sem problema. Se estiver desconfortável acho que deve estimular um pouco a região do ânus, como fez, para ajudar um pouco.
      Cumprimentos

      Eliminar
  93. Bom dia sr doutor .o meu filho tem 3 meses e meio nunca dei água pois tem alimentação mista desde que nasceu . mas da 1 mês para cá só mama 1 minuto no peito e depois chora dou lhe biberão e bebê 150ml. Devo dar água ¿ quando devo dar e quanto¿ pode ser fastio e deve ser fervida¿ devo me preocupar por nunca ter dado agua¿ fazer algum tipo de exame medico¿ obrigado

    ResponderEliminar
  94. Esqueci de mencionar que também desde que dou mais aptamil q e menos peito que faz coco só de 3 em 3 dias e só com ajuda . será por falta de água? Obrigada

    ResponderEliminar
  95. Mais uma dúvida a água engarrafada pode ser aquecida naqueles aquecedores de biberão que vai até a uma temperatura de 40 graus ? Ou também altera a água?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve ir oferecendo água entre mamadas, que não precisa de ser fervida. O facto de nunca ter dado água não tem nenhum problema. Aquecer a água também não tem nenhum problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  96. boa tarde doctor. meu bebe tem 2 meses e minha esposa de dia da peito e a noite dar suplemento nan 1 , e meu bebe esta hoje 6 dias sem fazer coco é normal ? o q posso fazer nesse caso ? dar água seria uma boa ideiá ?!

    ResponderEliminar
  97. boa tarde doctor. meu bebe tem 2 meses e minha esposa de dia da peito e a noite dar suplemento nan 1 , e meu bebe esta hoje 6 dias sem fazer coco é normal ? o q posso fazer nesse caso ? dar água seria uma boa ideiá ?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se estiver confortável não me parece preocupante, mas acho que ao fim de 6-7 dias deve tentar estimular o anus para ver se resulta. Se está com outro leite para além do leite materno deve oferecer água de vez em quando.
      Cumprimentos

      Eliminar