Translate

Etiquetas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Gastrenterite aguda - o que é?

A gastrenterite aguda é uma infecção do estômago e intestinos, que causa vómitos, diarreia, dor de barriga e, eventualmente, febre.
Na maior parte das vezes é causada por vírus, pelo que o que cura verdadeiramente estas situações é o tempo. Geralmente o principal problema relacionado com este tipo de doenças é a probabilidade de as crianças desidratarem, sendo esta a grande preocupação dos profissionais de saúde.

O que fazer para prevenir a desidratação?
  • O bebé alimentado com leite materno deve manter a amamentação habitual
  • Se o seu filho tem vómitos frequentes, dê-lhe o soro prescrito pelo médico: 1 colher de chá/sobremesa de 5 em 5 minutos. Se tolerar cerca de 100ml (1 copo) pode iniciar a sua dieta habitual
  • Se tem apenas diarreia, dê-lhe o soro conforme a sede do seu filho e reforce, após cada dejecção, com cerca de 30 ml de soro (2 colheres de sopa)
E depois?
  • O bebé alimentado com leite adaptado deve retomar o seu leite habitual em pequenas quantidades de cada vez
  • Se o seu filho já come outro tipo de alimentos além do leite, inicie a dieta habitual, fraccionada e em pequenas quantidades
  • Não obrigue o seu filho a comer
  • Não está provado que as dietas tenham algum tipo de benefício nestas situações (caldo de arroz, carne cozida, …), embora também não sejam prejudiciais, desde que a criança as tolere
  • Deve apenas evitar alimentos com muita gordura e/ou açúcar
Quando deve consultar o médico?
  • Se a diarreia for muito abundante (fezes líquidas, mais de 1 vez por hora) e se a criança recusa líquidos
  • Se os vómitos forem muito seguidos
  • Se apresenta mau estado geral, prostração, olhos encovados e boca seca
  • Se a febre for elevada ou a diarreia tiver sangue

Nota: O tempo médio de recuperação destas situações é de cerca de 3-5 dias. No entanto, a falta de apetite pode manter-se mais tempo, pelo que não deve preocupar-se se isso acontecer.

Texto adaptado dos folhetos de conselhos para pais da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE.

51 comentários:

  1. Bom dia!
    Minha filha tem 01 ano e 06 meses, ela é uma criança saudável e come muito bem. Quando foi agora pela madrugada ela vomitou umas cinco vezes menos de 01 hora. No período da noite até dormir, ela tomou um todinho de caixinha e tomou a mamadeira depois de algumas horas até dormir. Qual procedimento devo fazer para evitar o vômito? Pode ter acontecido uma infecção por conta do todinho? Qual tipo de remédio preciso da para evitar o vômito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Peço desculpa, mas não sei o que é um todinho (em portugal não usamos essa expressão).
      De qualquer forma, o ideal é sempre hidratar muito bem, sempre aos bocadinhos e sem forçar.
      Cumprimemntos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Olá bom dia,meu filho tem 4 anos e vomitou 3 vezes dentro de 1 hora.Gostaria de saber o que faço,tô preocupado porque moramos só eu e ele e não tenho experiência nisso.Me de uma ajudinha,por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      De-lhe muito líquidos, mas sempre aos bocadinhos para ver se ele não vomita.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
  3. Ola Dr bom dia estou com bebê de 1 ano e 8 meses e hoje faz oito dias que ele só vomita 7 dias internado logo depois do vômito venho diarréia e depois febre mas durou só dois dias,Plasil e Dramin não funciona ele esta tomando Zofran de oito em oito mesmo assim quando come algo bota pra fora já estou desesperada fizeram os exames de laboratórios RX do pulmão e não deu nada,o que VC acha?isso é normal?VC acha que deveria pedir algum outro tipo de exame específico? Desde já agradeço
    Josy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele já vomita há tantos dias acho que deveria ser observado novamente, para tentar perceber a causa, porque não é muito habitual durar tanto tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde meu nome é cristina tenho um bebe de um ano ja fiz todos os tipos de exames todos forao negativos mas quando vai vacuar vomita toda vez ja tem sete meses a a sim gostaria de uma resposta oque posso fazer pra para o vomito
      o

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Como é uma situação arrastada, infelizmente não consigo ajudar muito à distância, até porque não sei que exames é que já fez.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. olá dr..meu bebé tem 3 meses e aos 2 meses levei ao pediatra por causa de tar a fazer fezes liquidas onde me foi dito k era por causa da lactose e receitou biogaia..entretanto comecei a dar o coliprev..mas há 1 semana quando o fui pesar ele tinha perdido 100grs..nasceu com 3820kg e neste momento ta com 4610kg..como ele continuou a fazer as fezes liquidas decidi levar ao hospital privado onde a médica me disse que poderá ser uma gastroentrite mas ficou com uma fralda suja para análise das fezes e fez análises entretanto só na 5a feira é que vou lá há consulta...mas agora gostaria da sua opinião, será normal ele tar mesmo com uma gastroentrite e só fazer diarreia?é k não vomita nem tem febre, e tá a beber bem o leite bebe 150ml de aptamil ar..o meu problema tá no peso será pelas fezes k ele tá a perder peso??há dias que faz pastosa mas noutros ja volta a ser liquida..qual a sua opinião?
    fico aguardar resposta obrigada

    ResponderEliminar
  5. olá dr..meu bebé tem 3 meses e aos 2 meses levei ao pediatra por causa de tar a fazer fezes liquidas onde me foi dito k era por causa da lactose e receitou biogaia..entretanto comecei a dar o coliprev..mas há 1 semana quando o fui pesar ele tinha perdido 100grs..nasceu com 3820kg e neste momento ta com 4610kg..como ele continuou a fazer as fezes liquidas decidi levar ao hospital privado onde a médica me disse que poderá ser uma gastroentrite mas ficou com uma fralda suja para análise das fezes e fez análises entretanto só na 5a feira é que vou lá há consulta...mas agora gostaria da sua opinião, será normal ele tar mesmo com uma gastroentrite e só fazer diarreia?é k não vomita nem tem febre, e tá a beber bem o leite bebe 150ml de aptamil ar..o meu problema tá no peso será pelas fezes k ele tá a perder peso??há dias que faz pastosa mas noutros ja volta a ser liquida..qual a sua opinião?
    fico aguardar resposta obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A gastroenterite pode existir apenas com diarreia, mesmo que não tenha vômitos nem febre e, por vezes, justifica a perda de peso. De qualquer forma, como ele e pequenino tem que se ver com prudência e reavaliar o peso ao fim de pouco tempo, para confirmar que está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Ola minha filha tem 8 meses e todo dia ela tem febre mais e so a cabeca e a barriga e as costa que ficam quente o que sera

    ResponderEliminar
  8. Ola minha filha tem 8 meses e todo dia ela tem febre mais e so a cabeca e a barriga e as costa que ficam quente o que sera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se tem febre o mais importante é ver se ela fica bem quando baixa a febre. Se isso não acontecer deve ser vista.
      Se ela ficar bem o mais provável é que seja uma infecção vírica, pelo que geralmente dura 3-5 dias. De qualquer forma, como é pequena acho que deve ser observada se não houver noção de melhoria ao fim de 2-3 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Olá Dr. o meu filho tem 4 anos e hoje é o 4º dia que faz diarreia. Isto começou um dia depois de ter comido muitas batatas fritas. Será fruto da alimentação ou devo procurar o médico.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não me parece que seja das batatas fritas, deve ser uma gastroenterite que ele apanhou.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Ola dr. A minha filha tem 2 meses e vomita muito ja nao sei que fazer sera que me pode ajudar???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se tem dois meses e vomita em jacto frequentemente acho qu edeveria ser observada, para tentar perceber a causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Bom dia meu filho tem 1 ano e ta fazendo coco toda hora ja ha dois dias mas ta se alimentando normal ta brincando o coco è pastoso posso alimentar e dar leite normal pra ele?

    ResponderEliminar
  12. Bom dia meu filho tem 1 ano e ta fazendo coco toda hora ja ha dois dias mas ta se alimentando normal ta brincando o coco è pastoso posso alimentar e dar leite normal pra ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode dar a alimentação normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Me chamo Joyce, minha filha tem 2 anos e já estar com quatro dias que não para de vomitar, não tem febre mas está sem fazer coco e com a barriga grande, o devo fazer

    ResponderEliminar
  14. Me chamo Joyce, minha filha tem 2 anos e já estar com quatro dias que não para de vomitar, não tem febre mas está sem fazer coco e com a barriga grande, o devo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se já está assim há quatro dias, acho que deve ser observada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Oi Meu nome é Bruna e tenho um bebê de 1 ano e 4 meses, ela vomitou várias vezes terça feira,quando foi quinta ela volto a vomitar de noite e hoje na sexta tormou a vomitar o que fazer levar ao médico ?

    ResponderEliminar
  16. Boa noite meu nome é jessica, e tenho uma bebê de 11 meses ela começou a vomitar ontem domingo de tarde e na madrugada tbm tudo que bebê ela tá soltando já tá até molinha bem tristonha o que faço devo leva-la no médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se não tolera líquidos e também vomita tudo o que bebe acho que deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Oi me chamo Darle tenho gêmeos faz 3 dias que estão com diarreia e vômito ja levei no médico nada de melhorar os remédios que eles tomam vomita tudo.
    O que eu faço?

    ResponderEliminar
  18. Oi me chamo Darle tenho gêmeos faz 3 dias que estão com diarreia e vômito ja levei no médico nada de melhorar os remédios que eles tomam vomita tudo.
    O que eu faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O mais importante é hidratá-los bem, sempre aos bocadinhos para ver se não vomitam.
      Se não tolerarem os líquidos acho que devem ser vistos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Minha filha tem 10 meses e está dando febre sem parar e vomitando. Estou dando dipirona em 6h em 6h e está tomando LORATADINA e ACETILCISTEINA (xarope) começou com uma gripe e catarro e depois febre e vômito. O que fazer já levei no médico e a pediatra medicou esses xaropes pra ela. O que fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A única coisa a fazer é mesmo dar a medicaçao para a febre. Se ao fim de 3-4 dias de doença não houver melhoras deve ser vista novamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa tarde. A minha filha esta com diarreia ha 4 dias. Come muito pouco e parece que tudo o que come automaticamente sai no coco. Tem 17 meses. É amamentada. Mas parece me ter perdido algum peso. No hospital apnas disseram para dar de mamar e soro. Mas tem sangue por vezes nas fezes e ha alturas em que a diarreia é mais que uma vez por hora.
    Que posso fazer mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Nessas alturas geralmente ajuda um pouco dar também um Probióticos, para ajudar a reequilibrar a flora intestinal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa noite doutor a minha irmã de 2 anos está vomitando a mais de 10 dias,ja levamos no upa e lá fizeram vários exames mas não deu nada,e mandaram ela de volta pra casa,o que faço estamos desesperadas pois tudo o que ela come volta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Experimentem dar-lhe um Probióticos, para ve s emelhora,mas se continuar deve ser observada novamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Meu bebe tomou as vacinas corretas que se toma aos 4 meses de vida. Aqui na cidade está muito quente. Meu bebe nao quer mamar a tarde. E se mama acaba vomitando. Nos outros horários mama normalmente e não há vômito. Tomou as vacinas ontem. Pode ser por causa das vacinas ainda? Ou será o calor? Ah...meu bebe começou a tomar sulfato ferroso em gotas. Poderá ser ele também?

    ResponderEliminar
  23. Meu bebe tomou as vacinas corretas que se toma aos 4 meses de vida. Aqui na cidade está muito quente. Meu bebe nao quer mamar a tarde. E se mama acaba vomitando. Nos outros horários mama normalmente e não há vômito. Tomou as vacinas ontem. Pode ser por causa das vacinas ainda? Ou será o calor? Ah...meu bebe começou a tomar sulfato ferroso em gotas. Poderá ser ele também?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser das vacinas, aguarde mais 1-2 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Doutor Hugo, boa noite.
    O meu filho teve, no espaço de um mês e meio 3 gastroenterites virais. Neste momento encontra-se no quarto dia da terceira. Praticamente não come nada...hoje apenas comeu algumas colheres de papa de arroz e uma bolacha Maria... Como imagina, já perdeu imenso peso. Ele tem 16 meses e antes destes episódios pesava 10,4 kg, agora pesa 9,60 kg. É normal estas situações ocorrerem de forma recorrente? Devo procurar ajuda médica para investigar qualquer problema mais grave? Grata pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode acontecer de forma recorrente, mas se fizer mais alguma acho que deveria ser observada, para tentar perceber se tem alguma causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa noite Dr Hugo.
    Tenho um filho com 4 anos é hoje faz 2 semanas que está com uma gastroenterite.Nos primeiros dois dias era só vômitos e depois veio a diarreia. Os vômitos, na primeira semana aconteciam todos os dias, principalmente à noite (2/3vezes),na segunda semana diminuiu e são menos frequentes+- dia sim dia não. A última vez foi de sábado para domingo.
    A diarreia desde que começou não parou mais e é muito aquosa. Ele queixa -se muito da barriga e notasse muito inchada.
    Já fomos às urgências duas vezes nestas duas semanas e receitaram foi uns "pós" para dissolver na água para ajudar a não desidratação mas ele não bebé quase nada daquilo. Tem comido e bebido pouco e anda muito apático.
    No hospital disseram que a diarreia pode durar até 15dias, mas estou preocupada com o estado dele, vejo os dias a passar e nada de melhorar.
    O que devo fazer.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal nessas situações é mesmo dar um probiotico, que devem ter sido os pôs que lhe receitaram.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Boa madrugada minha filha tem um aninho e tá vomitando direto oque pode ser só vomitô mesmo não tem febre e só isso

    ResponderEliminar
  27. Boa madrugada minha filha tem um aninho e tá vomitando direto oque pode ser só vomitô mesmo não tem febre e só isso

    ResponderEliminar
  28. Boa madrugada minha filha tem um aninho e tá vomitando direto oque pode ser só vomitô mesmo não tem febre e só isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser uma infecção vírica, é o mais provável.
      Cumprimentos

      Eliminar