Infantários - sim ou não?

Esta é uma questão recorrente nas consultas de Pediatria e para a qual não há nenhuma resposta 100% correcta. A decisão de colocar um filho numa Creche / Jardim de Infância não é fácil e tem muitas condicionantes, tais com a hipótese de deixar o bebé com um familiar (mais frequentemente com os avós) ou numa ama.
No entanto, para se discutir este assunto de forma fundamentada, é preciso analisar várias questões.

Sendo assim, a favor de uma entrada precoce temos os seguintes pontos:
1 - Quanto mais cedo a criança entrar para o Infantário, menos vai estranhar.
2 - O Infantário ajuda bastante na estimulação das crianças e na sua aprendizagem social de relacionamento com os outros e obediência a regras.
3 - A aprendizagem das rotinas desde cedo permite uma maior facilidade na sua aquisição.

A favor de uma entrada mais tardia, temos as seguintes questões:
1 - Quando as crinças entram para o Infantário, adoecem muito mais frequentemente.
2 - Na casa dos avós as crianças têm mais atenção para elas.

Deste modo, pesando todos os prós e os contras, a minha opinião (que pode ser polémica...) é que, de um modo geral, a entrada precoce no Infantário é mais benéfica do que prejudicial. Não é necessário que o bebé entre logo aos 5 meses, mas eu diria que deveria fazê-lo até cumprir 1 ano de idade.
Claro que isto é uma afirmação descontextualizada, pois como se costuma dizer "cada caso é um caso" e a hipótese de deixar um filho com os pais/sogros, com menor probabilidade de adoecer é também muito válida e não necessariamente inferior. No entanto, a questão da aprendizagem de regras é para mim fundamental e aí não tenho dúvidas que os Infantários são muito mais eficazes do que qualquer outra solução.
Seja qual for a sua decisão, é importante também ter presente que não há nenhuma opção completamente ideal, portanto não vale a pena sofrer muito quando chegar a hora de escolher...

Comentários

  1. Boa tarde, parabéns pelo seu site, está muito bem estruturado com artigos excepcionais.
    Gostaria de lhe colocar uma questão, eu tenho um menino de 3 anos, feitos a 15 de Dezembro, que acorda de noite a chorar que não quer ir para a escola, em outras situações chora de manha e diz que não que ir. Esta situação não acontecia anteriormente, que deveria ser mais normal, ele chorar em setembro, outubro… O que noto é que ela vai sempre triste para a escola. Falei com a educadora, acerca do assunto que me disse, que estava a ser mais exigente com o meu filho no sentido, tem de comer sozinho, tem de fazer as tarefas que lhe são pedidas, caso contrário fica de castigo. Esta situação preocupa-me bastante pois não sei se realmente será por esse motivo, que faz sentido porque eu em casa tenho bastante dificuldade colocar-lo a comer sozinho ou se terá outro fundamento para esta relutância em ir para a escola. Isto porque o infantário tem momentos de brincadeira no pátio entre os amigos e a educadora
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pois, se é algo que surgiu agora parece ser um comportamento reactivo a alguma coisa, muito provavelmente essa maior exigência por parte da educadora.
      Nestas idade, o que deve fazer é conversar muito com ele e também com a educadora, vendo até se não será melhor estratégia premiar o seu filho quando ele faz as coisas bem do que castigar quando faz mal.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta.

      Os melhores cumprimentos.

      Eliminar
  2. Boa tarde, relativamente a este tema, quanto tempo antes da mãe começar a trabalhar é que o Dr. recomenda que o bebé inicie a adaptação à creche? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o bebé for pequeno (menos de 1 ano), não me parece que seja propriamente necessário haver um período de adaptação, porque eles geralmente habituam-se bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa tarde,

    O meu filho de 16 meses entrou para creche e sempre que chora não deita lágrimas é normal? Hoje já é o quarto dia de adaptação e está mais choráo. Tenho notado quando vem para casa estå um pouco revoltado e entao dou-lhe toda a atençao e carinho para ele se acalmar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode acontecer não deitar lágrimas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde meu nome é Débora ,tenho um bebê de um ano e seis meses estar nascendo os dentes de traz , porém ta gripada c nariz entupido ,só babando e já tem quase quinze dias q após tomar mamadeira tosse e em seguida vomita ,isso acontece TDS os dias porem só a vez na noite.sera q é por causa do catarro ,ou refluxo ,ou pq toma mamadeira deitada ,n sei oq fazer me ajude

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde meu nome é Débora ,tenho um bebê de um ano e seis meses estar nascendo os dentes de traz , porém ta gripada c nariz entupido ,só babando e já tem quase quinze dias q após tomar mamadeira tosse e em seguida vomita ,isso acontece TDS os dias porem só uma vez na noite.sera q é por causa do catarro ,ou refluxo ,ou pq toma mamadeira deitada ,n sei oq fazer me ajude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser por causa do catarro. Deve lavar bem o narizinho dela com um spray de água do mar e aspirar de seguida, antes de mamar.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário