Translate

Etiquetas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O meu bebé espirra desde que nasceu

É perfeitamente normal os bebés espirrarem desde o nascimento. Isso não significa que eles estejam constipados, com frio, com alergias ou com qualquer outro problema.
Eles espirram porque passaram 9 meses a respirar líquido e, agora, ao respirar o ar, contactam com diferentes cheiros, partículas, temperaturas, etc... Muitas vezes, o espirro é também causado pela estimulação luminosa e pode aperceber-se disso quando abre a persiana de manhã, por exemplo.
Os espirros servem para o bebé fazer a "limpeza" das suas vias aéreas superiores, pelo que não têm nenhum tipo de problema quando surgem.
Sendo assim, não se preocupe se o seu bebé espirrar, pois é mesmo suposto que isso aconteça...

162 comentários:

  1. e ter remelinhas no canto do olho e normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser. Se forem em pequena quantidade só tem que limpar com soro fisiológico.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Ola , meu bebe tem 3 meses e 18 dias e esta espirrando muito e as vezes tosse .. Mais nao sai nenhuma secreção de catarro , o que fazer?

      Eliminar
    3. Ola , meu bebe tem 3 meses e 18 dias e esta espirrando muito e as vezes tosse .. Mais nao sai nenhuma secreção de catarro , o que fazer?

      Eliminar
    4. Bom dia,

      Tem que lhe lavar bem o nariz com soro fisiológico ou um spray de água do mar e aspirar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Ufa!! Muito obrigada, eu estava preocupada, mais agora estou super aliviada. Eu tenho 16 anos e minha mãe ganhou nenem hoje, e eu fui visitar mais ele espirrou umas 4 vezes, e eu achei que n ão fosse normal. Mais é.. Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    O meu bebe tem quase 2meses e por causa destas diferencas de temperatura eu fiquei um pouco constipada e ele esta com o nariz entupido tambem. Tenho estado a aspira-lo mas notei agora que no canto dos olhos parece que esta negro. Sera que se deve a aspiracao,estarei a magoar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio não, deve ser apenas coincidência.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Meu bb está com 18 dias e ele espirra desde q nasceu e quando aspira o ar ele se engasga e o nariz entopem isso é normal ?

    ResponderEliminar
  5. Meu bb está com 18 dias e ele espirra desde q nasceu e quando aspira o ar ele se engasga e o nariz entopem isso é normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é normal.
      Deve lavar-lhe o narizinho com soro fisiológico para o aliviar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Bom dia! O meu bebé faz 3 meses dia 7 de Maio. Hoje tem espirrado muitas vezes, mais que o normal, pois normalmente espirra uma ou duas vezes e pronto, hoje tem espirrado algumas vezes seguidas. E ainda é de manhã... Nesta situação devo fazer alguma coisa para além do soro no nariz? Ele está bem disposto e não tem febre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se não tem mais nenhum sintoma, só precisa mesmo de colocar o soro.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
  7. Olá, o meu bebé tem 10 dias e hoje ganhou um líquido amarelo no olho e nem o conseguia abrir. Limpei com uma compressa e soro fisiológico no sentido de fora para dentro. O olho ficou limpo e o bebé já o consegue abrir. Mas o que será isto? Tenho notado também um chiar de vez em quando ao respirar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É provável que tenha uma obstrução do canal que drena as lágrimas e tenha feito uma conjuntivite por essa obstrução.
      Lave bem com soro, mas se as secreções persistirem acho que deve ser visto, porque pode precisar de colocar umas gotas.
      Quanto aos barulhos a respirar, são muito comuns, pelo que se mama bem e não tem dificuldade a respirar não me parece que haja problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Deveria ser isso mesmo, obstrução do canal, lavei com soro várias vezes ao dia e ficou resolvido em dois dias.
      Muito obrigado.

      Eliminar
  8. boa noite tenho uma bebe com 1mes e meio hoje começou com espirros e pinguna transparente o que devo fazer sera que esta costipada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se só tem essas queixas, a única coisa a fazer é ir lavando o nariz com soro fisiológico, principalmente antes dela mamar e dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. O meu bebé tem passado as noites cheio de dores, deverão ser cólicas ou obstipação.
    Aconselha o uso de Aero-Om ou Biogaia?
    Ou recomenda outra abordagem? Mamar mais amiúde??
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se forem cólicas pode utilizar qualquer um dos dois e experimentar para ver se funciona, parece-me bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Oi meu bebê apareceu um carosinho no braso direito o que pode ser tipo uma olanda

    ResponderEliminar
  11. Oi meu bebê apareceu um carosinho no braso direito o que pode ser tipo uma olanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O carocinho é debaixo do braço? Que idade é que ele tem?
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Ola , minha filha com 22 dias entope o naris com muita frequencia qual cuidado que devo tomar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O que deve fazer e lavar-lhe o nariz com soro fisiológico antes de mamar e dormir, para a ajudar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Meu bebê tem 4 meses e esta com a Bundinha toda vermelha e com caroços o q devo fazer por favor me ajud

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se tem borbulhas deve colocar um creme antifúngico, porque deve ser uma micose.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Meu bebe funga desde que nasceu ele tem 2 meses e normal? O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  15. Meu bebe funga desde que nasceu ele tem 2 meses e normal? O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, em princípio é normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. O que faco para meu bebe para de fungar ele tem 2 meses será q nunca vai passar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não se preocupe, não precisa de fazer nada, a não ser lavar o nariz com soro fisiológico, para o ajudar a respirar melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Doutor me ajude por favor eu gostaria de saber quem contrair a zika virus pode amamentar? Urgente

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Não tenho certeza, mas penso que não há problema, porque as complicações do zika são mais durante o desenvolvimento fetal. De qualquer forma, o ideal é contactar o serviço de saúde pública da sua zona, porque penso que conseguirão dar-lhe uma resposta mais concreta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Olá. Estou grávida de 8 meses e uso muito ventilador minha mãe fala que meu bebê vai nascer gripado isso pode acontecer?

    ResponderEliminar
  19. Olá. Estou grávida de 8 meses e uso muito ventilador minha mãe fala que meu bebê vai nascer gripado isso pode acontecer?

    ResponderEliminar
  20. Olá. Estou grávida de 8 meses e uso muito ventilador minha mãe fala que meu bebê vai nascer gripado isso pode acontecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não, isso não tem qualquer fundamento, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Obrigada Hugo Rodrigues .eu queria saber de vc meu quarto e muito abafado mais porém ligo o ventilador só que não coloco diretamente em meu filho só que quando pego ele tá molhadinho de suor oq devo fazer .?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o quarto é quente é normal que ele fique suado.
      Não se preocupe que não tem mal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa noite, tenho um bebê de 2meses e desde que nasceu cada vez que o dispo espirra e de manhã tem farfalheira, lavo o nariz com soro e aspiro e alivia, mama bem mas ultimamente tem 37.5 de temperatura o que devo fazer? Será que lhe afecta os pulmões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa temperatura é considerada normal, pelo que a única coisa que precisa de fazer é lavar-lhe bem o nariz com soro fisiológico e aspirar 3-4x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. oii minha bebê tem 4meses está espirando muito e saindo secreção do nariz oque posso fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais importante é lavar bem o nariz com soro fisiológico ou um spray de água do mar e aspirar 3-4x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Boa noite, quando limpo o nariz com soro e aspiro, parece já não ter nada no nariz e parece que a roídos na garganta.. Tem 2meses e baba-se muito ou e saliva, que será??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      E provável que sejam as secrecoes do nariz que escorrem, mas também pode ser saliva.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Meu bebe de 3 meses está com a temperatura de 37.9 posso usar dipirona em xarope .urgente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade acho que era preferivel dar o paracetamol.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. A partir de quantos meses posso da o dipirona e o paracetamol qts ml? Ele está de zika mais graças a Deus esta sem febre só com as manchas no corpo devo continuar a da o parecetamol?

      Eliminar
    3. A partir de quantos meses posso da o dipirona e o paracetamol qts ml? Ele está de zika mais graças a Deus esta sem febre só com as manchas no corpo devo continuar a da o parecetamol?

      Eliminar
    4. Bom dia,

      Acho preferível dar o paracetamol e pode-se dar desde o nascimento.
      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Obrigada hugo rodrigues ele tá bem melhor.

      Eliminar
  27. Meu filho tem 11 anos, e frequentemente durante o dia ele espirra varias vezes...é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele tiver também comichão no nariz pode ser uma rinite alérgica e acho que deveria falar com o seu médico para ver se este diagnóstico faz sentido no caso do seu filho.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Meu BB recém nascido toce de vez em quando isso é natural ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode acontecer.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Eu tenho renite alérgica tem a probabilidade de meu filho ter essa alergia? Pois ele espirra várias vezes ao dia vc indicaria um anti alérgico pra ele ?

      Eliminar
    3. Eu tenho renite alérgica tem a probabilidade de meu filho ter essa alergia? Pois ele espirra várias vezes ao dia vc indicaria um anti alérgico pra ele ?

      Eliminar
    4. Bom dia,

      Sim, o risco é maior quando a mãe ou o pai têm rinite.
      A escolha d anti-alérgico depende um pouco da idade.
      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Ele vai fazer 4 meses dia 4 d abril pra mim saber se ele tem ou n eu tenho q fazer algum exame ? E qual o exame ? Bom trabalho.

      Eliminar
    6. Boa tarde,

      Com 4 meses acho que não se justifica fazer nenhum exame, é muito pequeno.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Boa noite, Dr. Hugo
    Minha filha de 7 dias esta espirrando muito, somente enquanto dorme ou mama é que não espirra. Às vezes são mais de 4 espirros de uma vez só. Devo levá-la ao pediatra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se é só espirrar não precisa de se preocupar, é perfeitamente normal com essa idade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa noite,
    Tenho uma bebé de seis meses que sofre de refluxo. Na eco parecia ligeiro e disseram que passaria logo, acontece que até as sopas conseguem voltar para cima. Ela fica aflita, que devo fazer? E quando experimenta alimentos novos espirra muito, durante ou a seguir a refeição. Devo valorizar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Penso que a questão dos espirros não tem muito significado.
      Quanto ao refluxo, se o peso estiver a evoluir bem aguardaria mais um pouco, porque tem tendência a melhorar com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Meu bebê de 8 dias espirra muito e as vezes seu nariz escorrendo um pouquinho e ele se afoga e fica chora fica bravo eu quase infarto por favor ele está gripado o q devo fazer
    Obs: minha filha de 14 anos está gripada mas eu não estou deixando ela ficar muito próxima a ele ..
    Por favor me ajudem obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Coloque 1-2 gotas de soro fisiológico em cada narina, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Bom dia!
    Desde que nasceu, minha filha de2 meses, apresenta um barulho parece um ronco... Parece um barulho de secreção, mas não sai nada... Não é sempre. O que é isso? Ela também espirra muito, mas não sai secreção.

    ResponderEliminar
  33. Bom dia!
    Desde que nasceu, minha filha de2 meses, apresenta um barulho parece um ronco... Parece um barulho de secreção, mas não sai nada... Não é sempre. O que é isso? Ela também espirra muito, mas não sai secreção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente são secreções do nariz, que estão na parte de trás. Coloque umas gotas de soro fisiológico no nariz antes de comer e dormir, que é provável que ajude.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Oi,Boa tarde se puder me ajudar vou ficar agradecida, minha baixinha esta com oito dias esta espirando e tosindo um pouco, estou entrando em desespero isso é normal?o q devo fazer? Por favor me ajude.

    ResponderEliminar
  35. Oi,Boa tarde se puder me ajudar vou ficar agradecida, minha baixinha esta com oito dias esta espirando e tosindo um pouco, estou entrando em desespero isso é normal?o q devo fazer? Por favor me ajude.

    ResponderEliminar
  36. É agora está saindo uma secreção pela boca e nariz, Dr Hugo me ajude.

    ResponderEliminar
  37. É agora está saindo uma secreção pela boca e nariz, Dr Hugo me ajude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Coloque 1-2 gotas de soro fisiológico em cada narina (uma de cada vez) para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Boa noite
    Minha nenem so tem 8 dias é normal ela remelar os olhos , quando dorme os olhos as vezes colam!!!
    O que me diz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve estar com uma conjuntivite, devia ser observada para ser medicada de forma adequada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. boa noite queria saber se é normal o bebe recem nascido tossir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode acontecer, principalmente se o narizinho já tiver algumas secreções.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Meu filho tem 2 anos e 4 meses e ta espirrando muito,poringuanto não ta tendo febre, e ta com uns ruídos que nem tivesse roncando o que pode ser...mim ajuda pelo amor de Deus...

    ResponderEliminar
  41. Meu filho tem 2 anos e 4 meses e ta espirrando muito,poringuanto não ta tendo febre, e ta com uns ruídos que nem tivesse roncando o que pode ser...mim ajuda pelo amor de Deus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio pode ser só uma constipação. Tem que lhe lavar bem o nariz com um spray de água do mar e aspirar 3-4x/dia para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Minha bb tem 6 meses e esta espirando e saindo secreçao trasparente do narizinho dela bastate ....até ja fiz nebolizaçao...fiquei preocupada o que será e a primeira vez que isso aconteceu..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Deve ser um resfriado.
      Lave-lhe bem o nariz com um spray de água do mar e aspire 3-4x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Meu filho está com 11 dias hoje, já nasceu espirrando e quando o segurei pela primeira vez, notei uma espuminha em sua boca. Perguntei se não era algo que ele havia engolido durante o parto,disseram que não, mas até hoje isso não parou. As vezes parece que ele vai vomitar.
    Essa noite, ele começou a tossir e havia um barulhinho como se tivesse alguma secreção, peguei ele mas não vi nada.
    Minha preocupação é porque, além disso, o quarto é todo fechado, sem janelas e por isso, deixo o ar condicionado ligado o tempo inteiro e não saio do quarto com ele de jeito nenhum, pois aqui, além de ser muito quente, tem muita poeira também.
    Ele fica bem agasalhado, mas fico preocupada, não sei se isso é prejudicial ao seu bem estar.
    Não sei o que fazer.

    ResponderEliminar
  44. Meu filho está com 11 dias hoje, já nasceu espirrando e quando o segurei pela primeira vez, notei uma espuminha em sua boca. Perguntei se não era algo que ele havia engolido durante o parto,disseram que não, mas até hoje isso não parou. As vezes parece que ele vai vomitar.
    Essa noite, ele começou a tossir e havia um barulhinho como se tivesse alguma secreção, peguei ele mas não vi nada.
    Minha preocupação é porque, além disso, o quarto é todo fechado, sem janelas e por isso, deixo o ar condicionado ligado o tempo inteiro e não saio do quarto com ele de jeito nenhum, pois aqui, além de ser muito quente, tem muita poeira também.
    Ele fica bem agasalhado, mas fico preocupada, não sei se isso é prejudicial ao seu bem estar.
    Não sei o que fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode sair do quarto (o ar condicionado não tem problema desde que garanta a renovação do ar), desde que garanta o conforto dele. De resto, parece-me tudo normal, não acho que haja motivo de preocupação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Fui limpar o nariz do meu bebê d 17 dias e saiu uma secreção verde. É normal.

    ResponderEliminar
  46. Saiu uma bolinha de secreção verde. Tô muito preocupada será q ele tá gripado?

    ResponderEliminar
  47. Saiu uma bolinha de secreção verde. Tô muito preocupada será q ele tá gripado?

    ResponderEliminar
  48. Saiu uma pequena bolinha d secreção verde,sera q ele tá gripado. Tô muito preocupada?

    ResponderEliminar
  49. Saiu uma pequena bolinha d secreção verde,sera q ele tá gripado. Tô muito preocupada?

    ResponderEliminar
  50. Fui limpar o nariz do meu bebê d 17 dias e saiu uma secreção verde. É normal.

    ResponderEliminar
  51. Bom dia! Meu bebê tem 1 mês e 20 dias, soluça várias vezes ao dia, e bem alto, não deixo com fralda suja, o que pode ser?

    ResponderEliminar
  52. Bom dia! Meu bebê tem 1 mês e 20 dias, soluça várias vezes ao dia, e bem alto, não deixo com fralda suja, o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É normal os bebés soluçarem, muitas vezes tem a ver com a passagem de ar ou leite através do diafragma.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Minha bebê tem um dos narizes entupido desde que nasceu,ela respira com dificuldade as vezes, se engasga demais,parece ter catarro no nariz e na garganta ao mesmo tempo, fica só fungando o nariz, tossindo, espirrando e babando, oq fazer? Eu coloco soro todo dia e uso o aspirador nasal, mas esse "catarro" não sai nem pelo nariz nem pela boca, por favor me ajude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente utilizar um spray de água do mar de bebé hipertónica, para ver se melhora.
      Se não notar melhorias, acho que deve ser vista, para tentar perceber se tem mesmo alguma obstrução.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Boa noite! Tenha uma bebe de 3 meses, quando ela nasceu ela engoliu parto devido a demora, também no finalzinho da minha gestação tive infecção urinária. Quando a minha bebê nasceu ela quase morre, passou dias na neonatal, devido a isso tudo ela teve pneumonia. Graças a Deus deu tudo certo, e vc sou grata a Deus por minha mãe ter sobrevivido. Só que já levei ao médico, pois minha bebê não tem um dia que não espirre, coloco soro, mais não para. Eh uns 7 ou mais espirros por dia. Ela as vezes fica com uma zuadinha no nariz e no peitinho. Já levei ao médico, me falaram que pode ser sujeira. Algo conselho ou mesmo pode me explicar porque desses espirros?

    ResponderEliminar
  55. Boa noite! Tenho uma bebe de 3 meses, quando ela nasceu ela engoliu parto, também no finalzinho da minha gestação tive infecção urinária, estava tomando medicamento. Quando a minha bebê nasceu ela quase morre, passou dias na neonatal, devido a isso tudo ela teve pneumonia. Graças a Deus deu tudo certo, e sou grata a Deus por minha bebe ter sobrevivido. Só que já levei ao médico, pois minha bebê não tem um dia que não espirre, coloco soro, mais não para. É uns 7 ou mais espirros por dia. Ela as vezes fica com uma zuadinha no nariz como se tivesse gripada e entupido e zuada no peitinho tb. Já levei ao médico, me falaram que pode ser sujeira. Algo conselho ou mesmo pode me explicar porque desses espirros e do nariz ficar assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Espirrar serve para limpar o nariz e as vias aéreas superiores, portanto não precisa de se preocupar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. Minha Bebe é prematura e tosse ee espirra as vezes, pporém não tem secreção; tenho medo que ela gripe, nem banho eu dei com medo. Isso é normal?

    ResponderEliminar
  57. Quando ela mamá, não vejo o nariz obstruído

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. Dr.ontem a noite percebi minha bebê fazendo uns barulhos como se estivesse com secreção, no entanto não há secreção em parte alguma, estou lavando as narinas pela manhã com água destilada, isso também é normal? O que pode vir a ser este ruído? Não é frequente que se ouve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Podem efectivamente ser secreções na parte de trás do nariz, pelo que o mais importante é mesmo fazer uma boa higiene nasal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  59. Meu bebê tem 10 dias e as vezes apresenta um ronco como se tivesse com secreção, mas não sai nada pelo nariz, nem pela boca, e ele espirra e tosse tbm. .me disseram ser normal, devo me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é normal. Desde que mame e respire bem não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  60. Olá! Tenho um recém de 11 dias ele começou a espirrar e sai aguinha da narina na chegou a sai uma coisinha branca, gostaria de saber se isso pode ser uma gripe? Pois saímos esses dias e acabamos pegando vento. Andei espirrando uns dias atrás também.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  61. Olá! Tenho um recém de 11 dias ele começou a espirrar e sai aguinha da narina na chegou a sai uma coisinha branca, gostaria de saber se isso pode ser uma gripe? Pois saímos esses dias e acabamos pegando vento. Andei espirrando uns dias atrás também.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição parece-me uma situação normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  62. Oi tenho uma bebe de dois meses e ela mama lá e peito.mais de uns dias p cá ela mama e chora quando dou mamadeira é o peito tbm.e quando mama é muito pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o peso estiver bem tente colocá-la a arrotar quando começa com esse comportamento e depois volte a pô-la a mamar, porque vai ver que vai ajudar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  63. Olá!a minha bebê tbm estava assim. inclusive jogava o corpinho no trás na hora de mamar. FUI orientada a levar em um gastropedriata e foi diagnosticada com refluxo oculto. te aconselho o mesmo, pois seu bebe pode perder peso e ser prejudicial à saúde dependendo do nível.

    ResponderEliminar
  64. Minha bebe esta com 3 meses e esta espirrando muito e tem 3 dias wuebeata com o olho direito lacrimejando e remelando o que sera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser uma infecção vírica. Vá lavando com soro e vigie, para já, mas se agravar deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Boa noite. Bebê que sempre espirra e intope o nariz quando é introduzido o leite de fórmula pode ser diagnóstico de aplv?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  66. Boa noite. Bebê que sempre espirra e intope o nariz quando é introduzido o leite de fórmula pode ser diagnóstico de aplv?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio não está relacionado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  67. Ola dr tenho uma menina de 6meses dr e tem dias como hoje q so espirra mas nao tem secreçao ....as vzs da uma tossidinha mas sem secrecao tbm mais e espirros mesmo ....temo por ela poeque ja teve pneumonia e quase ha perdi teve 12dias na UTI o q faco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se só espirra a única coisa que precisa de fazer é lavar o nariz com soro fisiológico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. Boa noite o meu bb tem 1 meis e 8 dia e apareceu ums carosinhos no rosto dele cosa a vezes fica até vermelhinho o que será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É normal nessa idade, é provável que se mantenham até cerca dos 3-4 meses.
      Cuprimentos

      Eliminar
  69. Tenho bebê oito dias e espirra e da achis de vez em enquando...será normal? E detectamos uns ranhinhos no nariz será normal? Obrigado

    ResponderEliminar
  70. Boa noite Dr. Hugo! A minha bebê tem 4 meses, e hj ao espirrar está saindo uma secreção bem clarinha do nariz dela. Pode ser resfriado? O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Basta lavar o nariz dela com soro e aspirar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  71. Boa noite. Minha filha de 4 meses esta oscilando temperatura entre 37 e 37.6 espirros frequentes lacrimejam os olhos sendo que o direito tem uma secreçaozinha tipo remela e está um pouco inchado. Ela coça nariz e fica enjoadinha no colo ou na cama chorando ou fazendo. Tenho duvida se pode ser algum resfriado ou alergia. Outra duvida que tenho. Sou transplantado renal e sou positivo para citomegalovírus, tomando ganciclovir. Quero saber se ela pode se contagiar comigo ou não, pois tenho tido cuidado extremo ao chegar perto dela. Ela tem 4 meses e esses sintomas apareceram faz 48h. Aguardo contato.
    Luiz Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Pode efectivamente ser um resfriado.
      Quanto ao contagio do cmv, existe esse risco, mas a infecção por esse virus nas crianças não tem a mesma gravidade que no seu caso, por ser transplantado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. Oi minha bebe parece q esta meio rouca de ums dias pra ca, eu e meu marido estivemos resfriados,mas ela nao teve febre,so me pareceu q ela tossiu algumas vezes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema nenhum, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  73. Meu BB tem 4 meses
    E desde q nasceu o nariz vive entu pido e a noite piora
    Na fiz de tudo e nada
    E normal Dr?
    E o q posso fazer?

    ResponderEliminar
  74. Meu BB tem 4 meses
    E desde q nasceu o nariz vive entu pido e a noite piora
    Na fiz de tudo e nada
    E normal Dr?
    E o q posso fazer?

    ResponderEliminar
  75. Meu BB tem 4 meses
    E desde q nasceu o nariz vive entu pido e a noite piora
    Na fiz de tudo e nada
    E normal Dr?
    E o q posso fazer?

    ResponderEliminar
  76. Meu BB tem 4 meses
    E desde q nasceu o nariz vive entu pido e a noite piora
    Na fiz de tudo e nada
    E normal Dr?
    E o q posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é lavar-lhe bem o nariz com um spray de água do mar todos os dias, 3-4x por dia (principalmente antes de dormir).
      Cumprimentos

      Eliminar
  77. Meu bebe está com 16 dias e há uns 2 dias sinto um mau cheiro vindo do nariz dele, entope o nariz com frequência e as vezes quando mama, vomita e sai catarro. O que poder ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode, ser só secreções, mas se continuar assim deve ser observado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  78. Dr. Minha filha tem 18 dias e começou a espirrar muito, sem secreção. Posso fazer inalação com soro fisiológico. O aerosol?

    ResponderEliminar
  79. Dr. Minha filha tem 18 dias e começou a espirrar muito, sem secreção. Posso fazer inalação com soro fisiológico. O aerosol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Espirrar é normal. Se não tiver secreções não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  80. Ola
    Meu bebe tem um mês e 19 dias e esta há duas semanas com um ronquinho, acho q é no nariz pois o medico colocou o aparelho e disse q não é no peito. Já usei bastante sorinho no nariz e nabolizei mais ate agora não ficou bom. O que devo fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Experimente lavar o nariz com um spray de água do mar e aspirar, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  81. Meu bb tem 3MESES e ao espirrar e tossi ela faz coco isso é normal?

    ResponderEliminar
  82. bom dia meu bebê tem 15 dia esta com tosse espirrando e saindo secreção clara do narizinho o que eu devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as expostas.
      Espero que o seu filho já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. Boa noite minha bebê está so esporrando e agora a noite ta com nariz enťupido ela tem sete dias o que eu daco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as expostas.
      Espero que a sua filha já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  84. Olá bom dia meu bebê tem 22 dias de nascido e está espirrando em vez enquando tosse e fica cuspindo tipo um catarro transparente pensei até de ser ele babando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as expostas.
      Espero que o seu filho já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  85. Meu bebê está com dificuldade de respirar, nariz parece que tá entupido, está respirando muito forte o que devo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as expostas.
      Espero que o seu filho já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  86. Oi minha filha tem 5 anos e fica aparecendo umas manchas roxas na perna dela é depois some .estou procurada oque sera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente não consigo ajudar a distância, porque é uma sutacao em que precisava de ver as manchas para poder perceber o que se passa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  87. A minha BB tem 11 dias, e está espirrando bastante, e as vezes quando respira MT forte faz um barulho como se fosse catarro. Ela não deu febre, está sorridente, não chora muito. Devo levar ela ao médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as expostas.
      Espero que a sua filha já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar