Translate

domingo, 11 de Setembro de 2011

O meu filho não pára de vomitar - o que faço?

Os vómitos são muito frequentes nas crianças e geralmente são causados por infecções víricas (associados por vezes a diarreia) ou ingestão de alimentos inadequados.
Relativamente aos bebés pequenos, é importante distinguir os vómitos das regurgitações (“bolçar”), sendo que os primeiros dizem respeito à expulsão de leite em jacto, muitas vezes seguidos de choro. As “bolçadelas” geralmente escorrem pela boca e não se acompanham de choro.

O que fazer?
  • Após o vómito aguarde cerca de 30 minutos e de seguida ofereça líquidos ao seu filho (de preferência um soro próprio que pode comprar na farmácia), cerca de 5 ml (colher de chá) de 5 em 5 minutos
  • Se ele estiver a tolerar e ingerir cerca de 1 copo de líquidos sem vomitar, pode re-iniciar a sua dieta habitual (reduza apenas as gorduras e os açúcares). Os alimentos devem ser divididos em pequenas quantidades e repetidos vezes.
  • Apesar de existirem medicamentos para os vómitos, estes podem ter efeitos prejudiciais importantes e devem ser evitados nas crianças
Quando deve consultar um médico?
  • Se a criança tem menos de 4 meses ou alguma doença crónica
  • Se, para além dos vómitos, apresenta:
  • Se o vómito contém sangue
  • Se não urina há mais de 8 horas
  • Se tem sinais de desidratação (olhos encovados, língua e lábios secos, choro sem lágrimas, ...)
  • Se suspeita que a criança tenha ingerido algum alimento ou substância tóxica
    • Febre elevada (superior a 39ºC)
    • Prostração ou desorientação
    • Agravamento das dores de barriga
    • Manchas na pele

Notas práticas:
Mesmo que o seu filho tenha muita sede, não o deixe ingerir uma grande quantidade de líquidos de uma vez, porque o preenchimento do estômago é um estímulo importante para a criança vomitar.
Outro aspecto a relembrar é que não deve forçar o seu filho a comer (desde que ele beba, não se preocupe). Hidratar é mais importante do que alimentar…
Não precisa de fazer nenhuma dieta em particular, pois se só lhe der alimentos que ele não gosta, vai mesmo deixar de comer.
Não há justificação nenhuma para fazer dietas (excepto a diminuição das gorduras e açúcares) ou retirar o leite da alimentação do seu filho.

Texto adaptado dos folhetos de conselhos para pais da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE.

168 comentários:

  1. Bom dia meu sobrinho tem 10 meses ele esta vomitando a 10 dias sem parar ficou enternado 3 dias disseram que era uma bacteria no corpo dele medicaram e mandaram pra casa ele piorou esta enternado de novo hoje faz 3 dias e o vomito nao para e ele se contorce todo fizeram exame so que nao deu nada o que fazer caso o vomito nao pare...

    ResponderEliminar
  2. oi meu nome é mayara meu filho teve febre e nao parava de vomitar agora nao para de beber agua estou asustada ele encherga um copo e chora ele tem 1 ano e tres meses? presiso de aguda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe só responder agora, mas não vim antes ao blog. Provavelmente a situação já estrá resolvida, mas o ideal nessas situações é sempre hidratar de forma fraccionada o seu filho (aos "golinhos" e sem encher muito o estômago). As melhoras

      Eliminar
  3. Oi meu nome é Keite,tenho um bebê de um ano,hoje ele amanheceu com ancia de vomito e depois começou a vomitar,ele já vomitou tres vezes em menos de 40 minutos,quando ele tinha seis meses ele teve uma infecção e começou vomitando depois veio a diarreia e febre ele quase foi internado por desidratação estou comedo de acontecer denovo..O que faço para nao piorar???

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    O ideal é sempre tentar hidratar o seu filho aos bocadinhos, de forma a não lhe encher muito o estômago. Em relação à alimentação, tente não forçar, senão ele vai vomitar novamente.
    As melhoras.

    ResponderEliminar
  5. boa noite meu nome e atanailton mel filho tem 1 ano e1 mes ele esta com corisma e quando tosse vomita levei hotem no neorocardio o dt passou medicamento hoje depois de mamar foi tossir vomitou de novo e normal mim ajudem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      É normal que a tosse se mantenha durante alguns dias e muitas vezes acaba por associar-se a vómitos. Tente não encher muito a barriga do seu filho (dê-lhe de comer menos do que habitualmente) e vai ver que ele vai vomitar menos vezes.
      As melhoras

      Eliminar
    2. obrigada pela resposta e desculpe oor so ter visto agora um abraço

      Eliminar
  6. meu fillho tem 1 ano e 8 meses.esta com febre des de ontem e hoje vomitou e com febre de novo. oq eu faco. meu nome e djuly.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não consigo ajudá-la muito sem ver o seu filho, até porque febre e vómitos juntos podem ter muitos significados. De qulquer forma, o mais importante é sempre ver se ele fica bem disposto quando está sem febre, porque isso é um indicador da gravidade da situação.
      As melhoras

      Eliminar
  7. Oi, bom dia me chamo Ed Johnes. Minha filha tem 7 anos, e gostaria de saber o motivo de ela vomitar de vez em quando, ao levar ela pra escola de carro num percurso de 9Km. Tem alguma coisa haver com o balanço do carro devido as curvas e buracos do percurso que eu faço?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,

    Provavelmente tem a ver mesmo com esse balanço. Há alguns meninos que enjoam quando andam de carro (tal como alguns adultos) e é possível que seja isso que se passa com a sua filha.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. O meu filhote sempre que lhe dou de comer puxa o vomito :( o pior é que ele tem descido no percentil do 75 e agora esta no 25 de peso! Quero tanto q ele coma bem que me preocupa velo a puxar o vomito! As vezes chega mesmo a vomitar ... o que fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bo anoite,

      Essa não é uma questão muito fácil de responder. O ideal é não mostrar grande ansiedade em relação aos vómitos, porque senão ele vai manipular cada vez mais com essa "habilidade". Claro que com a má evolução de peso isso fica um pouco mais complicado... Partindo do princípio que está tudo bem com o seu filhote do ponto de vista médico, o ideal é mesmo tentar não valorizar muito essa questão.
      Espero ter ajudado...

      Eliminar
  10. Olá me chamo Isabela, meu filho tem 1 ano e 10 meses ele está fazendo tratamento com um xarope para alergia durante 7 dias e o clavulin durante 10 dias pois o pediatra receitou devido a uma febre que ele estava tendo e um resfriado, hoje faz 7 dias que ele está tomando esse tempo todo que ele vem tomando ele esteve evacuando mole e com cheiro forte do remédio, hoje pela manhã quando fui da o medicamento para ele, passando se uns 30 minutos ele começou a vomitar dei uma banana pra ele e ele vomitou tudo dormiu um pouco e quando ele acordou dei mamadeira pra ele de vitamina ele ficou bem sem vomitar umas 3 horas e agora voltou a vomitar, eu não sei oque eu faço se levo ele no medico ou dou o medicamento em casa mesmo, porque ele não apresenta nenhuma febre só esta com os olhos fundos, mais ele come tudo que ofereço a ele, Obrigado desde já.

    ResponderEliminar
  11. Não consigo ajudar muito nesta questão sem ter visto o seu filho, mas a ideia é sempre tentar que os meninos aguentem alguma coisa no estômago quando estão a vomitar. Assim, o ideal é dar pouca quantidade e várias vezes por dia. Quando eles mantêm um comportamento normal, isso pode sossegar os pais...

    ResponderEliminar
  12. ola td bem?
    tenho um filho de 7 anos..levei ao medico tres vezes suspeitaram q era bronquite e nao era...dps gripe..agora passou amoxicilina e disse q pode ser senusite..vomita sempre q tosse>3,4 vezes ao dia..mas sempre hidrato ele dps..o q fazer ??é normal??ja tem 4 dias q ta tomando amoxicila..devo esperar o tempo determinado pelo medico??
    obrigadoo
    marcia

    ResponderEliminar
  13. Bom dia,

    Mais uma vez essa é uma questão difícil de responder sem ter observado o seu filho.
    De qualquer forma, a descrição que me faz não é algo de "anormal", pois nós vemos esse tipo de queixas com bastante frequência na Pediatria. Penso que o ideal é seguir as instruções do médico e, no fim do tratamento, se não melhorar deve ser visto.
    Só acho que faz sentido ser observado antes se houver algum agravamento, que não é suposto.
    Espero ter ajudado...

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    Minha filha está com 1 ano e 2 meses e começou a vomitar ontem (Segunda) pela manhã, após mamar e depois quando vomitou mais 2 vezes após comer uma fruta. Levei ao posto e foi medicada com Dramim e e fui orientada a dar o medicamento caso voltasse a vomitar. Ela ficou bem, continuei dando apenas liquido e frutas, mas hoje voltei a alimentá-la normalmente, ela comeu bem e ficou bem durante o dia, mas a noite não quis jantar, comeu bem pouquinho, logo depois mamou dormiu um pouquinho e qdo acordou vomitou fui dar o Dramim e ela vomitou novamente. Não sei o que faço agora, dei agua de coco pra ela tomar, mas ela não tá querendo, também não gosta de beber água, hoje não dei suco só tentei dar ágiua de coco mas geralmete ela aceita bem e mamar no peito ela nunca nega. Posso dar mamar o qto ela quiser? dou o Dramin ou não devo levá-la a um PA?
    Grata
    Aldeisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Nestas situações pode dar a mama que ele quiser, não há problema.
      Quanto ao medicamento que me indicou, não existe em Portugal (pelo menos com esse nome), pelo que não lhe sei dizer se será ou não adequado.
      O truque nestas situações é sempre hidratar bem e não forçar, porque depois o tempo acaba por resolver o resto.
      Espero ter ajudado...
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Boa Noite.
    Desde já os meus Parabéns pelo seu trabalho neste bolg e esclarecimento de dúvidas que a todos nós Pais nos surgem no decorrer da "aventura" da maternidade e paternidade, e que sempre nos assustam por ser a 1.ª vez que surgem.
    Sou Mãe de um Bébé de 11 meses e meio, que desde ontem, começou a deixar de comer bem.Sempre que ele está com o estomâgo muito cheio, começa a provocar o vómito, como sinal que já não come mais.Mas estou a começar a tentar introduzir a pouco e pouco, a nossa alimentação na sopa dele, e tem aceitado bem esses facto.No entanto, iniciei esta semana, a minha vida profissional mais activamente e tenho-o deixado com uma ama, e verificou-se desde ontem então, que não aceita comer toda a quantidade de sopa e fruta que usualmente come, está triste, provoca o vómito, e está constantemente cheio de sono, adormece, e assim acaba por não comer.Na ama passou hoje todo o tempo que lá esteve sempre a chorar, só se acalmou quando me viu.Será normal este comportamento dele, por estranhar a mudança de deixar de estar o dia todo comigo?o que posso fazer para o ajudar, e voltar a fazer que coma bem, uma vez que percebo que está a perder peso?encontro-me a residir em V.P.Âncora, e sei que se encontram crianças doentes com viroses, será que o meu bébé, está com alguma virose, por deixar de comer e estar sempre sonolento?Obrigada pela atenção.Cumprimentos, Ana Lima

    ResponderEliminar
  16. Bom dia,

    Muitas vezes os miúdos estranham estas mudanças e acabam por reflectir isso no seu comportamento e atitudes. Se ele se mantém sonolento penso que deve ser observado.
    Quanto ao resto, o melhor conselho que lhe posso dar é o de tentar passar tempo de qualidade com ele, já que a quantidade por vezes é mais difícil de controlar devido à vida profissional. Brinque o mais possível com ele, conte-lhe histórias, passeie, enfim, tudo o que conseguir, para minimizar um pouco o mpacto desta situação no seu dia-a-dia.
    Espero ter ajudado...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. ola bom dia meu nome e joao batista fonseca meu bebe tem 1 ano e 5 meses começou a vomitar hoje pela manha vomitou 3 vezes ja estou preocupado o que devo fazer obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é sempre tentar hidratá-lo aos bocadinho, de preferência com um dos diferentes soros bebíveis que existem na farmácia (1 colher de sopa de 5/5 minutos).
      Só precisa de procurar ajuda médica se ele não tolerar este esquema ou começar a ficar prostrado.
      As melhoras

      Eliminar
  18. olaaa..demorei as voltei.
    acabou q levei ele em uma medica de confiança sabe e era aquilo msm..só receitou um xarope pra tosse..deu td certo ele ja ta bemm..
    mt obrigado pela tenção me aliviou bastante..
    abraços

    ResponderEliminar
  19. Gostaria de saber. O meu filho de 4 anos passo asinti uma dorzinha de barriga ai depois de umas 4 horas comesou aumenta as dor na barriga e dores muito forte na cabeça eu ja levei ao medico ele o medicou e ador na barriga comtinua,e vomitos com frecuensia ja nao sei uqui fazer min ajude puvavor.obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas por motivos pessoais estive um pouco "desligado" do blog. Espero que tenha resolvido a situação do seu filho.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  20. ola tenho um filho de 2 anos ,,,,ele vomita tds as noite , ele dorme o primeiro sono e acorda vomitando independente dele esta gripado ou nao,,,ele vomita e ai dorme de novo e nao vomita mais isso acontece tds as noite. sera que isso e normal......bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Esta é uma das situações em que acho que não consigo ajudar muito à distância, porque já se arrasta há algum tempo. Assim, penso que é melhor o seu filho ser observado, pelo que acho que deve levá-lo ao médico assistente dele.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  21. OlA MEU NOME É FABIANA,TENHO UMA FILAHA DE 4 ANOS,ELA ESTA COM UMA INFECÇÃO URINARIA,ALTISIMA O PEDIATRA DISSE QUE SERIA NORMAL ATÉ 10MIL MAS O DELA DEU 1 MILHÃOO MÉDICO ENTERNO,PORQUE OS MEDICAMENTOS PELA BOCA NÃO IRIA RESOLVER,OUTRA PEDIATRA DEU ALTA NA MESMA NOITE,E PAÇOU UM ANTIBIÓTICO MAS ELA NÃO PARA DE TER FEBRE E VOMITAR NÃO COME E NÃO BEBE NADA,O QUE DEVO FAZER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas por motivos pessoais estive um pouco "desligado" do blog. Espero que tenha resolvido a situação da sua filha.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  22. Olá meu nome é Sergio Henrique,a minha pergunta é a seguinte: Minha filha tem 7 meses e esta muito gripada, já passamos no pediatra e nos receitaram varios remédio dentre eles amoxilina, predsim, abrilar e fluimare... alem da inalação que fazemos em casa! porem tudo que ela come vomita o que devemos fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas por motivos pessoais estive um pouco "desligado" do blog. Espero que tenha resolvido a situação da sua filha.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  23. Ola! Meu nome e Luciana tenho um filho de 5 anos que idéia comida gente eu não sei mais o que fazer. O pior e que ele não gosta de nada não gosta de refrigerante nem de doces nem de chocolates fritura so gosta de batatinha quibe e amburgui nao gosta de fruta mas toma alguns sucos odeia almoçar mas gosta bifi de carne e frango nao gosta de verduras e legumes mas toma sopa à noite. O pior de tudo que eu descrevi r que esta tudo bem com ele rsrs desenvolvimento ótimo mas não compreendo como se ele odeia comer. Ele come na base fo castigo tipo vc so levanta da mesa sr comer metade do que tem no prato rsrzr mas uma coisa que ele à inda adora e mingau e o grande detalhe ainda e na mamadeira. Ele toma uma para dormir e outra quando acorda. Mas acho que meu filho não se alimenta direito. O que eu faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Esta é uma daquelas situações que demoram bastante a resolver, mas aqui ficam alguns conselhos:
      1 - para de utilizar a mamadeira de vez
      2 - não lhe dar grandes "alternativas" se não comer, porque por vezes as pessoas têm tendência a compensar com leite, papa ou iogurtes quando os meninos comem mal e o que eles aprendem é que se disserem que não comem a sopa podem comer o que gostam mais
      3 - incentivá-lo pela positiva em vez de ser com castigo: é mais produtivo dizer "se comeres eu dou-te um brinquedo ou vamos passear, ..." do que "se não comeres ficas de castigo"
      Estes são apenas alguns conselhos, mas é importante ter a noção de que estamos a falar de algo muito complicado de resolver. O truqye é sempre mostrar ao seu filho que quem manda em casa são vocês e não ele.
      Espero ter ajudado...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. ola meu nome e sheila e tenho um filho de 3 meses desde que ele nasceu ele vomita muito tipo solta uns jatos levei ao medico pois achei que era refluxo mais o medico disse que nao pois ele ta hidratado e ganhando peso gostaria de saber como faço para controlar esses vomitos que sao com tanta frequencia obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se realmente ele está hidratado e a engordar bem, penso que não precisa de se preocupar muito. De qualquer forma, se estiver a dar um leite em pó pode tentar um que seja específico para refluxo, porque é capaz de diminuir os vómitos.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  26. Oi, meu nome é Thaís e tenho um afilha de 3 anos e meio. Ela a tres dias passa o dia inteiro bem, mas a noite depois de umas 3 hrs que ela jantou e foi dormir ela sente uma dor forte na barriga e vomita, ja percebi tbm que o corpo dela fica muito quente na hr, mas depois passa. O que pode ser? Estou com muita dificuldade de encontrar um pediatra aqui na região que eu moro ate nas emergencias. Só consegui uma vaga pro sabado a tarde.. Não sei mais o que faço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente deve ser algum vírus que ela apanhou.
      De-lhe líquidos aos bocadinhos e não a force a comer. Se vir que não melhora, acho que deve ser vista, mas se conseguir controlar assim não precisa de se preocupar.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  27. oi boa tarde minha filha tem 1 ano e 10 meses , dormiu bem e acordou no meio da noite vomitando , agora parou mas não ta querendo comer . o pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente é uma infecção vírica. Se tolerar líquidos acho que pode aguardar, mas se agravar deve ser vista.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  28. oi , sou a laryssa meu filho de um aninho está vomitando e esta com diarreia nao sei oq faço , levei ao pediatra passo alguns medicamentos mais nao está resolvendo ? me ajuden estou mt preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais importante é garantir a hidratação dele, sempre sem encher muito o estômago. Na maior parte das vezes estas situações não precisam de nenhum tipo de medicamento, é mesmo o tempo que acaba por resolvê-las...
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  29. oie me ajude minhas filhas de 10 e 5 anos estao com gastrointerite levei a medica numa ubs de minha cidade mais sabe como a saude publica anda mal nem remedio me passou como elas ja tiveram isso estou dando bromoprida e suco de limao com maizena mas a menor nao para de vomitar e nao consigo dar a bromoprida pra ela toda vez que dou ela vomita ja tentei tres vezes e agora to com medo de tentar de novo e acabar dando reaçao pois nao sei se mesmo eu acabando de dar o remedio e ela vomitando se fica alguma parte do remedio no organismo (ela sempre toma bromoprida quando a necessidade mas agora ela nao ta conseguindo ficar sem vomitar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tente reforçar a hidratação delas com líquidos, sempre sem encher muito o estômago (aos golinhos).
      Quanto à medicação, na maior parte das vezes não é necessárias, pelo que não me preocuparia muito se a sua filha não a tolerar.
      Só precisa de se preocupar se mesmo aos bocadinhos elas não tolerarem água ou chá.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  30. Olá, Minha filha tem 6 anos e meio e há dois dias está vomitando sem parar, só consegue beber água, não toma soro e nem remédio, você acha que devo levá-la ao médico, uma vez que ela grita muito quando vê uma injeção e se nega a tomar qualquer remédio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela não bebe, provavelmente é porque não tem grande necessidade, mas como há o risco de poder desidratar acho que deve ser observada.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  31. Bom Dia Hugo, parabéns pela iniciativa!!!
    Tenho uma filha de 8 anos. Há 9 dias atrás ela começou a vomitar e ter diarréia junto. Depois de 3 dias ela permaneceu só com a diarréia e eu comecei a ter só diarréia também. Concluí que havíamos comido algo estragado. (apesar da minha diarréia começar bem depois). Nesses últimos dias ela se reestabeleceu e voltou a comer normalmente(inclusive com doces/frituras que ela já está acostumada). Hoje ela acordou vomitando e com diarréia novamente. O que pode ser? Ainda alguma coisa relacionada com o alimento estragado? Alguma infecção? Ela não teve febre em momento algum. Nem desidratação. Ontem ela reclamou de cansaço, que seus braços estavam dormentes. Tem alguma coisa relacionada com isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente apanhou uma nova infecção, principalmente pelo cansaço de que ela se queixa.
      Provavelmente ela agora já está bem, mas o que tem a fazer é sempre tentar hidratá-la bem.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  32. Olá boa noite
    Tenho um filho de 7 meses e a oito dias ele ansa vomitando um dia teve febre levei na emergencia deram remedio e passaram remédios p casa so q ele continua vomitando estou desesperada ja nao sei maid o qfazer me ajude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O que tem que fazer é hidratá-lo sempre aos bocadinhos. Não o force a comer e de-lhe muitos líquidos, mas sempre aos "golinhos".
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  33. oi meu nome é Graciano meu filho tem 8 anos estar vomitando muito o que? fazer, socorro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tente hidratá-lo aos bocadinhos, de forma a que ele vá bebendo sem encher muito o estômago. Provavelmente isso será suficiente.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  34. Prezado Hugo Rodrigues,
    Boa tarde!
    Tenho um filho de 10 meses que há quatro meses (após iniciarmos a mamadeira e papinha salgada) tem vomitado (umas três vezes por semana) após ou durante a mamada noturna. Acontece que às vezes ele chora (acredito que por causa da queimação), mas, na maioria dos casos sorri logo após o vômito.
    O aspecto do vômito é praticamente da cor do leite (raramente aparece algo do jantar). Quando o vômito ocorre esperamos uns 10 minutos e logo damos outra mamadeira (nunca voltou a segunda tentativa) e em poucos casos substituímos pela água. Até deixamos a mamadeira esfriar um pouco mais achando que fosse "choque térmico". Na maioria das vezes vem um "arroto" seguido de vômito. Ele já é difícil de arrotar após a mamada noturna (tem noite que ficamos mais de 30min e nada de "arroto").
    Ele pode ter desenvolvido RGE mesmo após os 6 meses? Sendo refluxo, pode acontecer apenas uma vez no dia e ainda às vezes?
    Somos de MG e residimos no PA há um ano, temos um Pediatra aqui que não aprofunda muito no assunto (a velha história de esperar ao menos um ano, etc.), mas, devido a carência da região fica ainda mais complicado procurar outra opinião.
    Compreendo perfeitamente da dificuldade em responder sem ao menos conhecê-lo, mas, conseguiria opinar sobre o caso? Ele é um bebê aparentemente normal, come e mama durante o dia sem maiores problemas e é bem esperto, mas, esse vômito tem me incomodado a ponto de evitar dar mamadeira fora de casa (na casa de amigo, festa ou outro). Gostaria de saber também como proceder caso continue e quando realmente devo me preocupar com o caso?
    Parabéns pelo Blog!
    Atenciosamente,
    Heitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deixe ver se o co9nsigo ajudar...
      Em relação ao RGE, não é lógico que só apareça depois dos 6 meses, portanto não me parece que seja por aí. Pode ter a ver com o facto de provavelmente ele engolir mais ar com a mamadeira, pelo que lhe aconselhava a tentar uma tetina diferente, para ver se fica na mesma.
      Se os vómitos forem esporádicos e de resto ele evoluir bem, não há grande problema.
      A única coisa que me deixa menos confortável é o facto de ele só vomitar de noite. Se mantover esse padrão acho que deve ser observado por um médico, porque não é o padrão mais habitual da maior parte das situações.
      Espero ter ajudado...
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  35. Boa tarde!

    O senhor quis dizer que deveríamos testar outro bico da mamadeira? O estranho é que às vezes ele vomita só de encostar a mamadeira na boca. O bico que usamos na mamadeira é um tanto quanto moderno, com uns três furos para evitar o acúmulo de ar, etc. De qualquer forma, faremos o teste...
    Não é que ele sempre vomite a noite, mas, corresponde à maioria das vezes (quando ocorre). Por exemplo, há dois dias ele não vomita com a "mamada" noturna, mas, ontem pela manhã ele vomitou após comer maça raspada (ele ainda não se "adaptou" aos pedaços).
    Por algum momento cheguei a pensar em intolerância a lactose, mas, ele ingere leite (APTAMIL) quatro vezes ao dia e vomitaria somente na última mamadeira e mesmo assim às vezes? Não sei...

    Bom, de qualquer forma rezo para que seja somente uma fase e que logo passe.

    Obrigado mais uma vez!

    Att,

    Heitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Acredito que identificamos o motivo... Passamos a "induzir" o arroto. Recentemente começamos a oferecer água 30 min. antes da mamada noturna e ele tem arrotado logo em seguida, consequentemente não vomita mais (há mais de duas semanas). O importante é observarmos se os casos coincidem com alguma coisa (no caso dele os vômitos coincidiam com arrotos).
      Antes de desesperarmos é muito importante observarmos cada situação (pode ser eventual, recorrente, etc.), a tendência é sempre pensarmos o pior.
      Muito Obrigado!

      Eliminar
  36. boa noite meu filho fred lucas ,tem 5 anos e meio ,e já vomitou tres vezes a primeira foi as panquecas ai eu dei a ele agua ,ai ele vomitou de novo ,e de novo ok faço ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Já não vou a tempo, mas nessas situações o importante é sempre hidratá-lo bem e aos bocadinhos, sem encher muito o estômago.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  37. ola, boa tarde minha filha tem 1 ano e 1 mes, hoje pela manha ela tomou muito su co de goiaba e depois vomitou tudo so q ñ parou mais, e ja vomitou umas quatros vezes e na hora q ela vai vomitar ela chora muiito como se tivesse sentindo alguma dor, sera q pode ter sido o suco? e o q posso fazer, disseram-me q o cha de erva doce é bom, por favor me ajude. grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Já não vou a tempo, mas nessas situações o importante é sempre hidratá-lo bem e aos bocadinhos, sem encher muito o estômago.
      Quanto ao chá de erva doce, não costumamos usar muito em Portugal e não tenho nenhuma experiência com ele.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  38. Olá, recebi o cardápio de introdução da alimentação do meu filho de 6 meses, e aconteceram algumas alterações na rotina dele; comecei a dieta dele com banana no primeiro dia, dei apenas uma vez pois cerca de 3 horas a 4 horas após ele comer a banana ele começou a passar mal e vomitar,ficou todo molinho, pálido porém não vomitou a banana e sim a mamada, e ficou um pouco mole durante todo o dia,deixei passar um dia e só no outro dia insisti com a banana porém uma quantidade menor, aconteceu o mesmo fato ele ficava querendo dormir enjoado e vomitava, porém a noite estava melhor, então no dia seguinte tentei outra fruta o mamão e aconteceu de ele ficar vomitando também, deixei passar mais um dia e dessa vez tentei a maçã, ele comeu muito pouquinho e depois de 5 horas começou a vomitar também, só que em nenhum dos episódios ele vomitou a fruta e sim as mamadas e ficava todo molinho, pálido, não sei o que está acontecendo por favor me ajude!! Não consigo ver meu bebê assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Provavelmente já não vou a tempo, mas acho que deve ser só uma questão de hábito. Se lhe der sopa ele fica igual?
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  39. Bom Dia, meu filho tem 5 anos e não para de vomitar des da primeira alimentaçao dele do dia. O pior é que isso nao é a primeira vez que acontece, ele ja ficou assim a uns 3 meses atras, fico preocupada achando que pode ser alguma coisa, ou é pura coincidência. O que devo fazer para ele parar de vomitar e se nao parar, o que faço... Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Nessas situações o importante é sempre hidratá-lo bem e aos bocadinhos, sem encher muito o estômago.
      Se realmente não tolerar nada, acho que deve ser visto.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  40. Boa noite.
    Minha filha tem 9 anos, e a 4 meses pelo menos 2 vezes por semana ela vomita. No início achamos que seria alergia alimentar, mas não conseguimos detectar um mesmo alimento que ela come e passa mal. Mudei de cidade e ainda não achei um pediatra aqui. Não sei se levo ela ao pediatra ou um alergologista infantil direto. Estou preocupada, ela vive enjoada. O que pode ser??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Infelizmente não é fácil ajudá-la sem observar a sua filha, porque se trata já de um quadro bastante arrastado.
      Eu aconselhava-a a procurar um pediatra para começar.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  41. olá Dr Hugo, amei o seu blog, acabei achando por ter um problema com meu filho de 11 meses... a alimentação dele não é como deveria.. comer praticamente o que nós comemos, na nossa consistência, desde seus 6meses comecei a dar papinha, a primeira fiz como deveria, na consistência de purê, parecia que estava matando ele e fazia vomito, e vomitava quase sempre a comida ou qualquer coisa mais pastosa... qdo ele ia fazer nove meses fui pra casa da minha sogro por motivo de saúde, ele tem câncer é sua casa fica em outro Estado, sendo assim, não levei mais ao pediatra, agora que marquei um pediatra pro meu filho aqui mesmo no rio pq antes ele aceitava comidinha como sopinha... mesmo assim as vezes vomitava se colocasse colher cheia... te tanto ouvir q tinha que insistir engrossei e tentei dar e me deixava mt nervosa pq ele rejeitava e claro que vomitada toda vez.... agora não quer comer nem como sopinha... já faz não com a cabeça só de ouvir falar papinha.... estou desesperada pq hj tentei dar caldinho de feijão passado na peneira com a massa do caroço é claro, ao esfriar ficou mais consistente e ele vomitou novamente e não quis mais comer... só aceita o que é doce e só aceita do tipo da banana amassada com geleia... as vezes até isso faz vomito ... ele não mastiga.... tem preguiça... e comprei carne em bife e manga pra dar na mão dele pra incentivar a mastigar... o que mais posso fazer..desculpe o testamento... mas estou desesperada...abraço

    ResponderEliminar
  42. a sopinha é pastosa se for amassada então coloca pra fora na primeira colher...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente essas situações não são muito fáceis de resolver.
      De qualquer forma, acho que o melhor é trabalhar as texturas diferentes com alimentos que ele goste mais e só depois tentar com os outros. Quanto à sopa, acho que deve ir insistindo, para que ele não perca o hábito. Não é preciso forçar, mas acho que deve manter o contacto com a sopa em todas as refeições...
      Boa sorte!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Obrigada por responder.... me sinto aliviada só com sua resposta... abraço e parabéns pelo que tem feito

      Eliminar
  43. Boa noite,

    Meu filho hj está com 1 ano e 12 dias e pesa 10 kg. Há 16 dias meu leite seco e ele que so tomava ninho 1+ durante o dia( há 2 meses) passou a toma lo exclusivamente. Nesse mesmo periodo ele começou com uma tosse que foi se tornando constante e q exporadicamento o fazia vomitar ao mamar, mas nos ultimos 3 dias a cada mamada é um sufoco e de 2 uma ele vomita inteira juntamente com o que estava no estomago. No restante ele está super bem, nem chora ao vomitar, mas esta perdendo peso. Ontem a noite e hj pela manha dei polaramini ( 3ml) na tentativa de cortar a tosse, mas nem surtiu efeito. Será que devo tentar um leite AR?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe o atraso na resposta, provavelmente o quadro já está resolvido... Se ainda não tiver melhorado, acho que pode experimentar um leite AR.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  44. Boa noite, minha filha ta com 10 meses, na terça feira descobri que estava com infecção de urina...a pediatra pediu que iniciasse com o antibiotico, ate aii tudo certoo, mais hj ela amanheceu eu dei um pouco de mamar no peito e dei a medicação pra ela, depois de uns 15 minutos, eu dei peito de novo pra ela pq estava com sono .. e ela começou a vomitar, e achei que fosse por dar mamar em um tempo curtoo por isso o vomito,dormiu acordou e almoçou bem mais agora anoite que fui repetir a dosagem eu esperei um tempo mais longo pra poder mamar, e ela vez a msm ccoisa, vomiou.. nao sei o que fazer e estoi desesperada.. o que eu faço ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe o atraso na resposta, provavelmente o quadro já está resolvido...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  45. Dr. Hugo Rodrigues. Tenho um filho de 03 anos que está vomitando a vários dias. Já o levei duas vezes ao médico foi medicado, mas não passou o vômito.Defeca normal, não tem febre e não está mole. Vomita quando dorme e tambem quando acordado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe o atraso na resposta, provavelmente o quadro já está resolvido...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  46. Bom dia, Dr. Hugo!!!

    Minha filha tem 1 mes e esta vomitanto bastante, toda vez que mama, sai uma gosma da boca e tbm sai pelo nariz, ela esta engasgando direto, não sei se vomita por conta de fazer muita força pra soltar os gases, mas estou muito preocupada ,ela ja nasceu de baixo peso (2370kg, 44cm)tenho medo que fique desidratada, ela esta tbm cheia de bolinhas no rosto mas acho que isso é por conta do calor,estou passando dersine baby que uma amiga disse que passou no bebe dela e saiu, estou tentando um encaixe com o pediatra dela mais esta difiicil, me ajuda por favor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição, parece-me mais que a sua filha bolça e não vomita. Se for assim e o peso estiver a evoluir bem, acho que não tem motivos para estar preocupada. Provavelmente deve-se à imaturidade muscular do estômago e esófago. De qualquer forma, acho que deve ser vista e pesada, para ter certeza que não é mais nada.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  47. ola bom dia .Tenho uma filha de 8 anos q desde o ano passado apresenta quadro de vomito repentino .A primeira vez começou a vomitar e achamos q era algo q havia comido q nao fez bem ,levamos ao pronto socorro tomou uma injeção e parou .Passado um mes aconteceu novamente ,vai dormir e acorda vomitando ,dei medicação parou .Entao é sempre assim ,vai dormir bem e acorda vomitando ,não é todos os dias ,acontece um intervelo de duas semanas ,ou até mes ou meses ,mas sempre volta a acontecer.Ja fiz exame de intolerancia a lactose ,nao apontou nada .Me ajude nao sei mais o q fazer ,sempre q eu levo ao medico eles dizem q se trata de uma virose

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O facto de vomitar só de manhã torna menos provável que seja uma virose, assim como o ser tão repetido. Acho que a sua filha deveria ser reavaliada e, se possível, faça um calendário de quando ela vomita, para perceber se os intervalos entre episódios são todos iguais.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  48. olá, tudo bem então a minha filha esta vomitando mais até o momento ela está sem febre, mais está muito caidinha ela reclamou de dor na cabeça e na barriga,ela tem 3 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Provavelmente o quadro já passou, mas o mais importante nessas situações é hidratar muito bem, mas sempre aos bocadinhos e sem forçar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  49. olá bom dia meu filho hoje amanheceu vomitando , e nada para no estomago e ele ta caidinho ,ele tem 2 e 6 meses o que pode ser o que eu faço ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Já não vou certamente a tempo, mas o mais importante é sempre hidratá-lo aos bocadinhos, sem encher muito o estômago.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  50. ola meu filho esta vomintando faz um dia eu cha de cebola branca sera que fiz certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente mal não faz, só não sei é se o sabor será o melhor para quem está a vomitar...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  51. Meu filho esteve com jeito de resfriado ou algo assim. Teve diarréia de madrugada e um pouquinho de febre chegando na maxima a 38.4 durante 15 minutis de manhã e baixou logo. Ele ontem vomitou logo após to mar o leite formula, mas passou o dia normal, comeu e interagiu normalmente. Hoje de manhã minha esposa de leite de aveia batida com agua ( ele normalmente toma com gosto) só que para nossa surpresa de novo vomitou assim que terminou a mamadeira. Ele ta super bem, brincando falando etc... O que pode ser esse vomito matutino? Ele tem 1 ano e 6 meses. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais provável e que seja um quadro vírico, portanto provaelmente já está a passar.
      De qualquer forma, se não houve melhorias nestes dias, acho que deve ser visto.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  52. Oi boa tarde.. minha filha ontem começou a chorar , daqui a pouco começou a vomitar..dei um remedio pra melhorar o vomito, mais logo vomitou novamente, dei um banho ela pediu mama no peito dei e vomitou.. dei novamente o medicamento de vomito, depois de uns 30 min. ela pediu agua e comeu uns 5 biscoitinhos pediu mama novamente, achei que estivesse melhor pra mamar, qdo dei vomitou.. depois disso comecei a dar pouco mama, ela passou a noite ate que bem sem vomitar, acordou e nao quis mamar, teve um pouco de diarreia..nao quis nem agua nada..foi pra creche e a professora disse que comeu um pouquinho, mais teve febre de 38° c..deu 2 banhos nela e deu uma melhorada...mais estava enjoadinha .. o que devo fazer?pode ser algum tipo de infecção que esteja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Provavelmente é uma infecção vírica e por esta altura já deve estar a melhorar,
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  53. Oi.meu nome e leiliane mminha filha e prematur de29semanas nao mama mais no.peito pois ficou 2mesds internada hje tem refluxo vomita muito e esta tomando.o leite althera mais ja fazem 2semamna que nao mama nada hje so mamou 130ml o dia todo ja fiz varios exames e nao da nada ela ja chegou a ficar 16hras sem mamar estoudesesperada.ja levei em varios mas varios pediatras d ninguem resolvo eeu nao sem mas o aue fazer ela ta tomando losec.mups e label pois sentir dor no estomago por conta dos vomitos por favor me ajudem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Gostava muito de ajudar, mas esta é daquelas situações que implicam obrigatoriamente que se observe o bebé.
      Para além disso, os medicamentos de que falou não são comercializados aqui em Portugal (pelo menos com esse nome), pelo que não sei do que se trata.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  54. bom dia ,meu nome é Renata e minha neta de 9 meses esta sem urinar a pelo menos 8 horas o q devo fazer ?obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se já não urina há 8h acho que é melhor ser vista. De qualquer forma, é sempre importante reforçar também a ingestão de líquidos, para ajudar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  55. Boa tarde Hugo,
    Bem o meu filho tem 2 anos e 7 meses,ele nao e uma crianca que gosta de comer,dai para mim ja e um grande problema ,porq eu sempre fico tentando dar algo para ver se ele gosta..nao come nenhum tipo de salada nem frutas,..e que dificilmente consigo faze lo comer. ....esse e o roteiro de alimentacao pela manha eu dou leite 200ml com sustagen,depois disso eu vou preparar o almoco dele...mas ainda tento dar um lanchinho pra ele ,tipo um pao com queijo e suco mas ele nao demostra que gosta ou que quer comer , so brinca o tempo todo com o pao.ou nem come....e so pensa o tempo todo em brincar...
    o outro problema dele e que ele qdo vai comer ele sempre so quer comer uma coisa ,tipo ele gosta do ovo e nao come o macarrao.que esta no prato e ainda pede mais ovo ....ou entao se tem carne moida e arroz ,ele so come o arroz e deixa a carne moida,la uma vez ele poe um pouquinho de carne na boca, mas como eu sofro com isso viu!! eu considero meu filho ser uma crianca muito mal alimentada,isso porq ele e complicado demais para comer! a unica coisa que ele nao rejeita ainda e o leite que eu dou a noite e pela manha ao acordar. vou pedir para vc umas dicas de como eu devo cuidar do meu filho para ele gostar de outros tipos de comida.
    o que pode provocar em uma crianca vomito a noite, se ele come 18hs e vai beber um leite com um pouco de mucilon 200ml as 20 e 30hs ,e vai dormir depois de 30min ou 40 min

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Este é um problema que não é fácil de resolver, mas aqui ficam alguns conselhos:
      1 - não esteja sempre a dar de comer ao seu filho, porque senão ele nunca vai ter fome e vai comer muitas vezes, mas sempre mal
      2 - não "compense" com coisas que ele gosta quando ele não come
      3 - brinque com ele aos cozinheiros e a dar de comer aos bonecos, para ele ganhar algum gosto pela comida
      4 - compre-lhe um prato com bonecos que ele goste
      5 - deixe-o ajudar a confeccionar os alimentos antes de colocar ao lume
      6 - tente convencê-lo a experimentar sabores novos e texturas diferentes, para ele ir descobrindo coisas que possivelmente gosta
      Se o peso estiver a evoluir bem, tem tempo para ir experimentando estas dicas. No entanto, se o peso estiver baixo, acho que deve ser observado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  56. Boa noite, Meu filho tem 8 anos e hoje comeu algo que fez mal.
    Estava com diarréia e dores fortes na barriga, por volta das 16:00 hs começou a vomitar.Dei DraminB6 mas até o remédio ele vomitou. Agora a noite começou a ter uns calafrios, fui medir sua febre e estava com 38,1 graus. Mediquei com Ibuprofeno. Fiz soro caseiro e vou começar a dar à ele. O que mais posso fazer em caso ou devo ir imediatamente ao pronto socorro?
    Aguardo sua resposta
    Simone

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Nessas situações o ideal é sempre hidratar bem, mas sempre aos bocadinhos.
      Se realmente não houver melhoria, acho que se justifica uma observação médica.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  57. Boa noite, minha filha de 4 meses estava resfriada e tendo febres, levei na urgência e a pediatra receitou Amoxicilina e Frutosse por 10 dias, após o uso da medicação ela começou a evacuar 4 vezes por dia sendo que antes só fazia uma vez. Suas fezes estão mais líquida e claras e ela chora como se tivesse com cólicas. Hoje ao 5° dia parei de dar a medicação, pois estava muito chorosa e com dificuldades para dormir pela manhã e a tarde. Ela só mama, oque posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Por vezes as fezes ficam mais líquidas quando os meninos fazem antibióticos, mas isso não deve fazer com que se pare o tratamento. O ideal é mesmo dar alguma coisa que melhore a diarreia (prébióticos), mas desconheço os nomes comerciais desses produtos no Brasil.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  58. Boa Noite Dr. estou muito preocupada com meu filho de 1 ano e 6 meses, ele passa o dia se alimentando bem, mais há uma semana quando toma o ultimo mingau a noite, vomita. O que poderá ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele está bem durante o dia aguardava mais 2-3 dias para ver se o quadro se resolve. Se realmente não houver melhorias, acho que o seu filho deve ser observado por um médico.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  59. oi meu nome é ana carla, e minha irma ganhou um bebe, e desde a hora que ele nasceu ele nao foi para o quarto.
    dizem que ele nasceu vomitando!!
    isso tem algum problema ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Gostava muito de ajudar, mas só com a informação que me escreveu não lhe consigo adiantar muito. De qualquer forma, há bebés que vomitam após o nascimento, porque engolem muitas secreções durante o parto.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  60. pf me respondam com urgência, estou mt preocupada

    ResponderEliminar
  61. Olá....
    Tenho uma filha de 3 anos. tem uns 2 meses que ela esta com vomito, nas primeiras semanas era 3 vezes ao dia. fez exames e deu alteração no exame gama 107, o pediatra disse que era hepatite virótica. pediu exame de hepatite a,b,c,d e e igg e igm. todas deram negativas.
    Levei em outro pediatra, ele disse que não era hepatite. que ela pode esta vomitando por colocar a mão na boca, brinquedos da escolinha... só que ela continua vomitando e estou ficando louca. ele pediu um exame do figado... ela não perdeu peso esta bem...mas o que faço.. já estou entrando em depre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Acho que essa alteração das análises deve ser esclarecida, portanto aconselhava-a a procurar um médico em quem confie e seguir as orientações dele.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  62. olá meu nome é Cintia tenho uma filha de ano que não para de vomitar toda vez que come e está com diarreia e ante de vomitar ela da um arroto bem estranho e grosso levei ao pediatra e ele o falam em virose mais ela já está assim a uma emana o que faço socorro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Provavelmente é mesmo uma virose.
      Tem que lhe dar muitos líquidos, mas sempre aos bocadinhos para não encher muito o estômago.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  63. Bom dia, primeiramente parabéns pela iniciativa com o blog...
    Minha dúvida é a seguinte:
    Tenho um bebê de 6 meses e comecei a introdução alimentar aos 5 com as frutas sempre repetindo a msma fruta por 5 dias seguidos, agora com 6 comecei cOm as papás saliadas e ele a eitou muito bem ... Mas neste sabado meu bebê comeu a papa salgada as 14h e as 15h30 já chorava de fome, dei leite, as 17h resolvi dar mamão que ele ainda nao tinha comido depois dei banho, e ddepois uma mamadeira. Dormiu em seguida... Passou se 2horas vomitou o limpei... E ele chorava de novo de fome dei leite materno e voltou a dormir... 00h voltou a vomitar e dormiu em seguida as 5h pediu leite e Dei materno logo em seguida o coloquei para dormir e tornou a vomitar na seguinte mamada eu esperei 20min antes de deita lo e ele nao vomitou...
    É possível ele ter desenvolvido refluxo só agora com 6 meses? Ou é o organismo q nao se adaptou cOm o mamão?
    Ou pode ser uma infecção alimentar??
    Estou aflita, desde já agradeçomuito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente trata-se apenas de uma infecção vírica e é capaz até de desenvolver uma diarreia a seguir.
      Se for assim, vai durar 3-4 dias e depois passa.
      Não é refluxo seguramente e também não me parece que tenha a ver com o mamãe. De qualquer forma, quando ele estiver bem volte a dar-lhe o mamão para ver...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  64. Bom dia, tenho um filho de 10 meses super saudável, porém não quando come costuma vomitar, receitaram para ele remedio anti refluxo melhorou bastante, mas ele ainda só come se a sopa tiver bem amassada não pode ter pedacinho porque faz vomito e vomita, ele mama no peito nao tomou leite em pó nenhum, costuma beber leite de vaca porem na terceira vez que dou vomita tudo taiado, tentei dar o de soja tem umas duas semanas bebeu bem com creme de milho, fiquei feliz ele engordou quase 1 kg, mas agora não mama mais, não toma com mucilon, fruta ele ate comia bem, mas agora ta fazendo vomito só de ver a fruta acontece até com alguma comida, se insistir ele vomita tudo. Ele come melhor só sopa de abobora madura com caldo de feijão. Ele vomita, mas na mesma hora ele está ótimo, e vejo que só o leite materno não dá ele tem vontade comer.O que faço, levo no pediatra pergunto explico, mas parece que não entendem o que falo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Acho que é importante trabalhar as diferentes texturas dos alimentos com o seu filho. Tente não forçar a comer, mas antes deixá-lo descobrir o prazer da comida, variando os sabores e as cores.
      Claro que não vai conseguir mudar tudo num dia, mas vai ver que com o tempo ele vai melhorando.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  65. Minha filha tomou leite estragado e deu uma infecação intestinal ela ficou internada durante 4 dias e quando saiu ainda não parou de vômitar queixa de dores na barriga ñ quer comer ela toma leite 3 a 4 vezes ao dia o q fazer se tudo q ela come ela vomita..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Dê-lhe líquidos aos bocadinhos, para ver se nã vomita.
      Se mesmo assim não aguentar, acho que deve ser observada por um médico.
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  67. Bom dia
    Minha neta tem 1 ano e 5 meses, o pediatra passou Amoxicilina e Abrilar ,ela não toma medicamento se der na marra ela vomita no ato,não importa se o estômago esteja cheio ou vazio. o único jeito é só misturado com suco de soja que ela não percebe, os pediatras não aceitam, mas não tenho outra alternativa, posso continuar ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se essa é mesmo a única forma de ela tomar, penso que é melhor do que não dar.
      Apesar de não ser o ideal, eu continuaria...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  69. Obrigado por responder rápido :)
    ela está melhorzinha, mas está dormindo mais,uma hora e meia mais ou menos após tomar o medicamento, está com pouco ânimo é normal? Estou me preocupando atoa ?
    Ela mal começou na Creche foi 4 dias e já adoeceu, essa está sendo a primeira vez que toma antibiótico,nunca tinha adoecido,mamou leite materno até 12 meses e meio largou por vontade própria.
    Estou com medo de mandá-la pra Creche de novo ela chora o tempo todo é das 7 ás 11 horas pra se adaptar, caso mande pode ser assim que acaba o medicamento?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, acho que pode regressar à vida normal quando estiver bem.
      De qualquer forma, é normal ela estar mais em baixo por estar doente, mas vai ver que isso passa depressa.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  70. Estou pesquisando sobre vômitos nas crianças e não consigo encontrar um quadro parecido com o do meu filho. Quando bebê, até uns 9 meses mais ou menos, ele teve bastante refluxo mas sempre ganhou peso normalmente, então não foi feito nenhum tipo de tratamento. Os vômitos pararam, ele tem atualmente 2 anos e 10 meses e há algum tempo, uns dois ou três meses, começou a vomitar de novo. Não vomita sempre, não é todo dia, mas não passa mais de 3 dias sem vomitar. Geralmente vomita de manhã, depois de tomar leite, mas também acontece durante as refeições. Percebi que nesses casos geralmente ele vomita após colocar na boca alguma porçao muito grande de comida, ou quando parece já estar satisfeito - sente ânsia e vomita, muitas vezes vomita tudo o que comeu.
    Depois de vomitar ele SEMPRE sai rindo, de bom humor, como se nada tivesse acontecido, sem nenhum outro sintoma.
    Acredito que não devo me preocupar, ele se alimenta razoavelmente mas não é de comer muito, os vômitos não parecem afetá-lo, ele continua ativo e com humor habitual, mas não consigo ficar totalmente tranquila.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que esses vómito não têm nada a ver com o refluxo.
      Gostava de a poder ajudar, mas acho que esta é daquelas situações que implicam que o seu filho seja observado, para ver se temos mais pistas, pelo que à distância não consigo adiantar mais nada em concreto.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  71. Olá, tudo bem? Tenho uma filha de 1 ano e 5 meses que iniciou há nove dias um quadro de episódios diários de vômitos (5 a 8 por dia), o hemograma apresentou um aumento dos níveis de leucócitos, com indicativo de infecção. A médica prescreveu antibioticoterapia e anti-emético, porém ela continua a vomitar. Tem se alimentado pouco, porém tem mamado normalmente, com diurese regular e fica, às vezes, um pouco apática. Você tem alguma orientação nesse caso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é fraccionar as refeições, para não encher muito o estômago. Em princípio o antibiótico demora cerca de 2 dias a fazer efeito, pelo que se não houver melhoria ao fim desse tempo, a sua filha deve ser reavaliada.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Obrigada, esse blog é ótimo para acalmar os pais e dá uma direção. Um forte abraço e um ótimo trabalho

      Eliminar
  72. Olá, bom dia Hugo,

    Minha filha de 7 anos começou a apresentar episódios de vômitos, levai no PS e foi medicada para tomar Vonol se caso voltasse a vomitar, ela voltou vomitar então a mediquei, depois ela melhorou e não dei mais, com 1 dia depois voltou a fazer vomito na madrugada, e dei o remédio novamente. Neste caso volto com ela ao médico, ou continuo medicando sempre que apresentar? Queria saber a causa pois é a primeira vez que acontece... o que devo faver? Desde já obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Gostava muito de lhe dizer qual a causa, mas sem observar a sua filha não consigo fazê-lo. De qualquer forma, como é uma situação recente, provavelmente será algo passageiro.
      O mais importante é mesmo hidratá-la bem, sempre aos bocadinhos, sem encher muito o estômago.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  73. Ola minha filha tem 2 anos e a uma semana fazendo coco mais pastoso e saindo tipo um catarro.ela n esta gripada,mas estava dando redoxon pra ela de manha e A noite. Pode ser por conta da vitamina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem nada a ver com a vitamina, não se preocupe.
      Provavelmente foi algum vírus que ela apanhou.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  74. Bom dia Dr Hugo
    Minha neta ficou 10 dias com antibiótico,veio tosse, uma injeção de Berotec e inalação,por causa de tosse, a pediatra disse que estava com imunidade baixa por isso veio a tosse, e agora já passou, quanto temó leva pra imunidade dela voltar ao normal?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio a imunidade já estará recuperada, não se preocupe.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  75. Não me preocupar é meio difícil, rezo dia e noite agradecendo por ela estar bem. Obrigado o senhor é muito gentil. :)
    Deus o proteja.

    ResponderEliminar
  76. Boa noite. Tenho um bebe de um ano e meio a algunas dias ele tem vomitado a mamadeira da manha mas a dois dias ele tem vomitado apos o almoco tambem tem tido diarreia, notei que a diarreia foi apos o inicio de nascimento de dentes. Ele esta tomando Ceclor a dois dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Parece-me ser uma gastroenterite e, nesses casos, o ceclor pode agravar um pouco a diarreia.
      Hidrate-o bem e, se não houver agravamento aguarde mais 2-3 dias que via ver que as coisas acabam por melhorar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  77. BOA TARDE,MEU BEBE TEM 1 MÊS,E NÃO POSSO AMAMENTAR,ESTOU ALIMENTANDO COM LEITE NAN HA,E AS VEZES ELE SE ENGASGA E "VOMITA" É NORMAL?o QUE DEVO FAZER NESSE CASO,AS VEZES ACONTECE,PRINCIPALMENTE QUANDO ELE SUGAR RÁPIDO A MAMADEIRA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Isso e muito frequente.
      Experimente uma termina que deite menos leite, para ver se ajuda.
      Se realmente continuar a vomitar, acho que deve ser visto.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  78. boa tarde Dr,me ajude meu filho tem 6 meses e 4 dias ele esta vomitando muito a pediatra dele receito dijesam e pedialyte 45,e pedio para suspender o suco de lima que ele tinha começado a tomar essa semana só da leite materno e os medicamentos nem agua nem nada mas tem uma semana qe ele esta tomando e ainda continua vomitando e está tossindo muito o que devo fazer me ajude por favor

    ResponderEliminar
  79. Bom dia,

    Nestas situações deve tentar dar sempre muitos líquidos, mas aos bocadinhos e sem encher muito o estômago.
    Se mesmo assim continuar a vomitar, acho que deve se observado novamente.
    Cumprimentos e as melhoras,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
  80. boa tarde Dr. Hugo, estou precisando muito de ajuda... a minha filha tem 4 anos, em fevereiro de 2014, eu coloquei ela numa creche, mas desde desse dia ela vomita de 1 a 2 vezes na creche, ja levei ao medico e o mesmo disse que ela nao tem nada, o que me sugere, parei ate de dar leite para ela por esse motivo, pois nao é normal vomitar todos os dia que vai a creche e quando esta comigo em casa, ou com minha mae ela nao vomita fica super bem. por favor me ajuda o que devo fazer.
    Viviane Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente é uma questão comportamental, já que só acontece na creche.
      Tente não valorizar muito, mas também não desvalorize completamente, para ela não vomitar ainda mais. É provável que seja apenas uma chamada de atenção, pelo que acho que o tempo vai ajudar a resolver.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  81. Bom Dia Dr.Hugo,minha neta está com 19 meses, não estava comendo quase nada, mas graças a Deus há 2 meses está na Creche e nas primeiras 3 semanas recusava tudo, mas agora já come muito bem, mas como antes não comia e só aceitava leite puro, achávamos normal ela acordar 3 vezes a noite pra mamar, mas agora que está comendo bem pensei que não iria acordar tantas vezes, mas está acordando, e chora mais que antes pois tem que aquecer o leite e ela não tem paciência de esperar, ás vezes não dá 3 horas de espaço uma da outra se não der não para de chorar, o que podemos fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Experimentem colocar um pouco de papa no leite da noite, para ver se ela aguenta mais tempo.
      Pode ser que seja suficiente...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  82. Boa Noite Dr.Hugo, olha eu aqui novamente...
    Minha neta não teve cólicas mais novinha, como meus filhos, ela está com 19 meses,começou a ter há 4 dias atrás e mais ou menos o mesmo horário, não deixa colocar pano ou bolsa de água quente, e parece que o remédio Ibuprofeno de Escopolamina + Dipirona parece não fazer efeito,será que 6 gotas é pouco? ela tem 13 kilos, a }Pediatra disse que ela tem altura e peso de uma criança de 2 anos e meio. Chá de erva cidreira e camomila pode dar Cólica? e sucos com Soja tipo Ades? Ela toma 6 litros de leite Puro de vaca, sem nada, é muito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Peço desculpa, mas alguns desses medicamentos nós não temos em portugal, pelo que não lhe consigo ajudar em relação a isso. Em princípio o chá até alivia as cólicas e penso que o suco de soja não tem grande interferência.
      Fiquei com dúvidas em relação ao leite. Ela bebe mesmo 6 litros? Penso que deve ter sido engano, porque é uma quantidade enorme.
      Experimentem dar-lhe um probiótico (não sei o que existe aí), pode ser que ajude.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  83. Boa Noite Dr minha filha de 6 meses hje começou a vomitar logo que mamã e fico preocupado devido ela ser muito nova . Estive na casa de meus país e por la estava rolando esse mesmos sintomas com mais crianças e adultos. logo que percebi vim embora mas agora ela começou a vomitar logo que mama o que devemos fazer ?

    ResponderEliminar
  84. Detalhe : em alguns casos alem do vômitos houve diarreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é ir hidratando sempre aos bocadinhos, com muitos líquidos. Em relação à alimentação, pode manter tudo normal, sem problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  85. Olha eu aqui de novo Dr Hugo...
    Minha neta de 19 meses, não estava com cólicas como pensava, á uma semana ficou com dores no mesmo horário e eu mexia no ouvido dela por fora e ela não reclamava então achei que era cólicas e dava o remédio pra dor e dali á uns dez minutos parava, depois de uns 4 dias, parou e hoje foi pra creche e duas horas depois me ligaram dizendo que ela estava chorando e o ouvido vazando, fui correndo porque ela nunca tinha tido isso, já levei na pediatra ela nem tocou no ouvido só viu, e a garganta também meio irritada deu antibiótico, e disse que pode ser causado por catarro que não foi expelido... não entendi nada! mas não me disse como faço pra limpar a secreção está seca é como cera amarelado, ela não deixa limpar ! Pode molhar ??
    me ajude.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se está a deitar líquido do ouvido convém tentar que não entre água e ir limpando apenas por fora. Muitas vezes essas situações acontecem por causa do catarro que se acumula e impede a normal ventilação do ouvido, o que vai provocar uma otite.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  86. Minha filha de 3 anos começou com vomitos na segunda e terça apresentou diarreia umas 20 vezes, esbranquiçada, levei em 3 pediatras e todos falam q e virose,hoje ja e sabado e ela teve diarreia amarelada e com pedaços de alimentos e umas 3 vezes,mas o q me preocupa e q ela não consegue comer nada,tem nausea desde manhã ,e só toma suco e agua,os remedios para vomito não fazem efeito,ela ja teve viroses mas nunca desse jeito, ela sempre conseguia se alimentar aos poucos mas dessa vez ela não consegue,estou entrando em desespero pq tenho medo q fique desnutrida ou até coisa pior pq os medicos se recusam a fazer exames e ela pesava 15300kg, ontem de manha estava só com 14 kg e hoje nem pesei mas notei q ela perdeu mais peso,esta bem fraca, o q eu faço?Sera q não é infecção intestinal?um dia antes nos comemos salsicha com molho e dei um pouquinho pra ela,mas ninguem passou mal ,por favor me oriente se devo procurar outro medico e pedir exames

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe mas só vi agora o seu comentário.
      Provavelmente o quadro já passou, mas acho que com essa evolução (e acima de tudo com a perda de peso), a sua filha deveria ser observada novamente.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  87. óla! meu nome é luciene,tudo bom? doutor, eu gostaria muito q vc pudesse mim ajudar,tenho uma bb de 11 meses e em maio desse ano teve um quadro de pneomonia grave,cansaço muito catarro,teve internada por 16 dias,agora ñ faz quinze dias teve pneonia dnovo,tomou antibiotico,SINOT,(amoxilina) ela esta melhor mas tem muito catarro muito mesmo! dificultando até a respiraçao ,o q faço? por favor mimajude,gostaria de conhecer um remadio q arrastasse esse catarrro maldito,tyenho medo de perde minha filha.sem mas, ja agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que o mais importante era perceber porque é que ela já fez 2 pneumonias sendo tão pequena. Assim, o que lhe aconselhava a fazer primeiro era tentar falar com o seu médico assistente para ver se há alguma causa por trás dessa repetição e só depois me preocuparia com o resto, porque não faz sentido tratar o catarro sem perceber o porquê. De qualquer forma, fora do período de infecção, penso que poderia ser util fazer cinesiterapia respiratória (fisioterapia).
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  88. Preciso saber qual a melhor forma de se hidratar com fliralyte APIs episódios de vomito de quanto em quanto tempo quantos ml e com pouco xixi obrigada Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Dê-lhe 5-10ml de 5 em 5 minutos, para ver se tolera.
      As melhoras!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  89. Bom dia Doutor...
    Meu filho acabou de vomitar depois de ter tomado dipirona,junto com o vomito saiu 3 pintas de sangue,isso é normal??Ele teve febre de 39º hj.Está com sintomas de gripe,se queixa de dores nas costas e na barriga.Meu filho tem 2 anos e fará 3 em outubro...Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Peço desculpa, mas só vi agora o comentário e provavelmente o quadro já se resolveu.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  90. Boa tarde, tentei dar banana raspada para meu filho de 5 meses, mas as duas vezes ele vomitou muito, até uma coisa amarela, o que sera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ter sido só uma reacção de adaptação. Tente novamente, mas se voltar a vomitar não voltaria a dar-lhe.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  91. Bom Dia estou preocupada com meu filho de 4anos. Ja tem doia dias que tenho notado ele apático, sem querer se alimentar direito e bebendo muita agua . Oq pode ser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode estar a ficar doente.
      Se mantiver as queixas acho que deveria ser gosto.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  92. oi doutor tenho uma filha de 43 dias ,ele mama muito ,as duas mamas de uma vez,e hoje dei de mamar e apos uns 30 minutos ela chorou e dei novamente ,depois de uns 20 minutos ela vomitou muito,estou desesperada e meu primeiro filho nao sei oque fazer ,isso e normal por favor me ajude doutor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se acontecer assim de vez em quando é perfeitamente normal, não se preocupe. Sabe que nestas idades eles não conseguem controlar bem a quantidade de leite que ingerem e, por vezes, bebem demasiado. O que acontece depois é que acabam por bolçar ou vomitar. Volto a reforçar a ideia de que se for apenas de vez em quando não há motivo para ficar alarmada.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar