Translate

Etiquetas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Quando devo fazer um rastreio visual ao meu filho?

A avaliação oftalmológica faz parte do exame de rotina que se realiza em todas as consultas desde o nascimento. O objectivo é detectar alterações que possam comprometer a capacidade visual da criança (estrabismo, problemas de visão, alterações a nível dos olhos, ...).
No entanto, considero que é útil uma consulta de Oftalmologia (de preferência Oftalmologia Pediátrica) por volta dos 3 anos, para realizar um rastreio mais aprofundado. A avaliação nesta idade permite uma detecção atempada dos principais problemas de visão, tornando possível a correcção antes da entrada da criança para a Escola Primária.
Só se justifica realizar essa consulta em idade mais precoce se se detectar algum problema nas consultas de rotina (Pediatra e/ou Médico de Família). Deste modo, se tem algum receio sobre a visão do seu filho ou outro problema ocular, transmita essa preocupação ao seu Médico assistente, para poder ser orientado na melhor altura possível.

10 comentários:

  1. Boa noite Dr.Hugo.Tenho um bebé com 5 meses e vou introduzir agora a sopa. Ele é alimentado em exclusivo a leite materno,devo oferecer água?

    ResponderEliminar
  2. Boa noite meu bb tem 20 dias de nascido ta com um chiado no peito tipo catarro o que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Lave-lhe bem o nariz com umas gotinhas de soro fisiológico, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. boa noite tenho uma bebê prematuro de 35 semanas mais não tenho leite nos peitos, estou dando apitamiu fazer 1 , quero saber si tenho que dá águaba ela , e fe quantas horas e quantidades?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, deve oferecer um pouco de água entre mamadas e ela bebe apenas o que quiser.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Bom dia!! Como faço para participar do blogger? Gostaria de fazer parte, e também esclarecer algumas dúvidas! Parabéns pelo seu trabalho,muitas informações boas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para participar basta colocar a sua dúvida no post sobre o assunto.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Oi meu filho ta com 13 dias e ta saind catarro e cm pouk de tosse e levei ele ao medico flw que e normal oque devo fazer

      Eliminar