Translate

Etiquetas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vacinas extra ao Plano Nacional de Vacinação

As vacinas do Plano Nacional de Vacinação são dadas pelo Estado e, geralmente, a vigilância do seu cumprimento está a cargo dos Centros de Saúde.
Para além destas, existem mais duas vacinas recomendáveis, que os pais podem optar por dar aos seus filhos: a vacina contra o pneumococo e a vacina contra o rotavírus.

Vacina anti-pneumococo
Esta vacina esteve para ser incluída no Plano Nacional de Vacinação este ano, mas tal não se concretizou. Trata-se de uma vacina muito importante, que protege contra alguns tipos de meningites, pneumonias e otites, doenças potencialmente bastante graves.
Deve ser administrada segundo o seguinte esquema: 2, 4, 6 e 12 meses. Não é uma vacina barata, mas havendo hipótese financeira de a administrar ao seu filho, não hesite.
Existe sob 2 nomes comerciais: Prevenar 13 (previne contra 13 tipos de bactérias) e Synflorix (previne contra 10 tipos de bactérias).

Vacina anti-rotavírus
Esta vacina está também actualmente recomendada pela Sociedade Portuguesa de Pediatria. Previne os tipos mais frequentes de gastrenterite, que é uma situação que não é fatal em Portugal, mas pode levar a desidratação e internamento, principalmente nas crianças mais pequenas. 
É administrada por via oral e existe no mercado sob 2 nomes comerciais: Rotateq (3 doses) e Rotarix (2 doses). Em ambos os casos, as vacinas não devem ser administradas depois das 12 semanas de vida e o esquema deve ser finalizado até aos 6 meses.

Na minha opinião, estas duas vacinas devem ser administradas sempre que possível. Se só tiver oportunidade de escolher uma, opte pela vacina anti-pneumococo.

60 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!
    Gosto muito!!
    Beijo, Liliana

    ResponderEliminar
  2. meu nome e ailton meu filho tem 1 ano e 1 mes estou preo cupado pois quando ele tosse vomita hotem levei ao dr ele passou medicamento mas hoje .,mas hoje ao terminar de mamar foi tossir vomitou de novo estou preocupado mim ajudem por favor

    ResponderEliminar
  3. meu mone e milton minha filha tem 7 messe xama sofya tuda qui elq come ela vomita u qier

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    Peço desculpa, mas por motivos pessoais estive um pouco "desligado" do blog. Espero que tenha resolvido a situação da sua filha.
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
  5. boa tarde, li aqui que a vacina anti-pneumococo deve ser dada aos 2, 4, 6 e 12 meses... no entanto, eu tenho um bebé de 2 meses e perguntei por essa vacina e ela so mandou dar aos 3, 5 e 7 meses... Disse que como nao ia para o infantario para ja, bastava dar aos 3 meses... Dando só aos 3 meses fica protegido na mesma?

    cumpts e agradeço resposta pois estou preocupada...

    ResponderEliminar
  6. Edit:
    quando me refiro a "ela" no comentario anterior, estou-me a referir à medica de famila. peço desculpa pelo vocabulario, mas foi escrito um pouco à pressa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Eu percebi, não há problema... :)
      Quanto ao esquema vacinal, o facto de dar aos 3 meses não diminui em nada a protecção do seu filho, apenas a atrasa 1 mês. Eu não gosto muito de adiar a protecção contra doenças graves, mas admito que pode ser uma solução válida se os pais assim o entenderem (desde que estejam correctamente informados dos "prós e contras").
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. Boa tarde Dr. Hugo Rodrigues,

    Gostaria de saber, se para além da vacina prevenar e rotatec existe atualmente outra vacina importante não comparticipada.

    Atentamente,
    Patrícia Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, foi lançada há pouco mais de um mês uma vacina que se chama bexsero e que previne as meningites causadas por uma bactéria chamada meningococo B. É cara, mas penso que é importante.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. Boa tarde Dr. Hugo,

    Enviei uma questão anteriormente mas não ficou publicada.

    Tenho uma dúvida relativamente a vacina anti-pneumococo, inicialmente tinha a referência de 4 doses no entanto a médica de família que está a acompanhar o meu filho referiu que houve alteração e que agora só são administrados 3 doses dessa vacina. Gostaria de esclarecer essa situação. O meu filho tem 6 meses e já levou duas doses, e irá levar uma terceira, segundo indicação da médica, entre os 11 aos 15 meses. Existe alguma alteração recentemente?

    Atentamente,
    Patrícia Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não é que exista nenhuma alteração recente, mas o que se passa é o seguinte.
      O esquema de 2 + 1 só está recomendado formalmente quando há uma vacinação universal, ou seja, quando temos quase todos os meninos vacinados. O que se passa em Portugal é que actualmente a nossa cobertura vacinal passa pouco dos 60%, pelo que não temos o que se chama uma "imunidade de grupo". Assim, neste caso a recomendação é dar a vacina no esquema 3 + 1 (esta última dose entre os 11 e os 15 meses, como a sua médica informou).
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Fiquei totalmente esclarecida, agradeço a rapidez da resposta. Parabéns pelo blogue, é bastante útil.
      Atentamente,

      Patrícia Sousa

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,

    Sou mão de trigémeos com 17 meses. fizeram a vacina prevenar 13 aos 3;5 e 7 meses, a última dose da vacina já devia ter sido dada, mas não nos foi possível adquiri-las.
    Pretendo saber se a vacinação agora com 17 meses ainda é pertinente ou não?

    Mto Obrigado
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, ainda é pertinente e recomendável.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  11. Boa Noite Doutor! Tenho uma filha de 3 aninhos e ela sempre está vomitando, mais junto com o vomito vem uma gosma branca só isso que ela tem, não tem nada de febre nem outra coisa é só o vomito mesmo.
    Será que é normal.
    Desde já agradeço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É capaz de ser só um vírus. Dê-lhe muitos líquidos, mas sempre aos bocadinhos, para ver se ela tolera. Quanto ao muco branco, podem ser só secreções do estômago ou então secreções respiratórias que ela engole, não se preocupe.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Bom dia Drº Hugo,

      Começo dar dar os parabéns da intervenção feita ontem no Queridas Manhãs, foi muito esclarecedor acerca das constipações/gripes.
      Tenho duas dúvidas que gostaria que o Drº me esclarecesse. Rotarix ou Rotatec, qual a diferença entre as duas além das doses, visto que o preço é muito próximo? Qual aconselha? A outra é relativamente á toma da mesma, visto que é oral! E se o bebé logo a seguir à toma da vacina, vomita?

      Obrigada pele disponibilidade,

      Vítor Sousa

      Eliminar
    3. Estive a ler alguns dos artigos publicados pelo Drº e li que as únicas vitaminas que um bebé necessita é vitamina D. No entanto, o meu filho nasceu com 35 semanas e na consulta de neonatologia foi-lhe prescrito Ferro...

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Muito obrigado pelos seus comentários.
      Em relação às vacinas, pedia-lhe que me enviasse um email (blogpediatriaparatodos@gmail.com), que eu depois respondo-lhe pessoalmente, pois preferia não discutir marcas comerciais aqui no blogue para manter a isenção, se possível.
      Quanto às vitaminas, uma vez que o seu filho é um prematuro de 35 semanas, tem indicação também de fazer o ferro, pelo que me parece bem prescrito.
      Cumprimentos e felicidades,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    5. Obrigada Drº Hugo pela disponibilidade.Entretanto mando~lhe o email.

      Eliminar
  12. Boa tarde Drº Hugo

    Tenho uma bebé que completa hoje dois meses e optei por dar as duas vacinas. A consulta está marcada para esta semana e a enfermeira informou-me que serão administradas três vacinas, Prevenar 13, Rotarix e uma que faz parte do plano nacional de vacinação.
    No entanto, pelo que aqui percebi Rotarix só deve ser dada a partir das 12 semanas, ora a minha filha só tem 9 semanas. Devo recusar a toma dessa vacina nesta altura?
    Caso seja viável, é seguro administras três vacinas no mesmo dia?

    Cumprimentos
    Ângela Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A rotarix deve ser dada até às 12 semanas e não a partir dessa idade, portanto pode dá-la. É seguro dar todas, portanto não tem problema nenhum em dar tudo junto. De qualquer forma, são 4 vacinas e não 3 (2 do plano nacional de vacinação + rotarix + prevenar), mas mesmo assim, acho que deve dar todas ao mesmo tempo.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  13. Boa tarde dr. Hugo,
    Antes de mais quero agradecer a sua disponibilidade em ajudar os pais com o seu blog. Bem haja. A nossa bebé de 1 mês e meio tem um granuloma umbilical. Estamos a aplicar advantan. O granuloma apresenta-se mais seco e libertou um pouquinho de sangue que vimos na roupinha. Já ouvi falar no uso de sal grosso culinário, é seguro? O que devemos fazer? Obrigada pela sua disponibilidade.
    Atenciosamente,
    Patrícia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Eu costumo usar o sal grosso e é seguro. Experimente colocar um pouco no umbigo, tapam com um penso ou um adesivo durante a noite e tiram no dia seguinte.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Ola boa noite.foram administradas 3 doses de rotarix ao meu filho,ha algum problema uma vez que são indicadas 2?cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Ola boa noite.foram administradas 3 doses de rotarix ao meu filho,ha algum problema uma vez que são indicadas 2?cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que não ha nenhum problema, mas vou contactar o laboratório é quando eles me informarem também lhe digo alguma coisa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa tarde. Tenho um bebe de 12 semanas. Na consulta dois dois meses levou as 2 vacinas do plano + a prevenir 13, e eu fiquei a espera que a medica me desse indicações sobre a rotatec/rotarix. Hoje perguntei a enfermeira que me disse que a medica não recomenda a toma dessa vacina e por isso e que não me falou dela. Não compreendo a atitude da médica uma vez que a vacina e recomendada pela maioria dos !médicos e eu queria da-la. Ha algum motivo para a postura da medica? O meu bebe já tem 12 semanas, ainda a pode levar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A primeira dose deve ser dada até as 12 semanas, portanto pode ainda dar, mas não tem muito mais tempo para aguardar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Boa tarde. A introdução da prevenar13 no sistema nacional de saúde foi apenas de 3 doses, é recomendável fazer a dos 6 meses por nossa conta?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Apesar de não ser uma posição consensual, nesta fase acho que sim, se houver essa hipótese é recomendável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Dr. Hugo. Sou uma mãe de dois meninos, um de 4 anos e outro de 3 meses e meio, e estou muito confusa relativamente à vacina Bexsero. Isto é, apesar de a mesma ter sido recomedada pelo nosso pediatra, tenho feito algumas pesquisas que me deixaram um pouco reticente, nomeadamente em relaçao aos efeitos secundários. Agradecia por isso que me desse a sua opinião relativamente a este tópico. Agradeço desde já a atenção dispensada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A bexsero é a única forma que existe de prevenir a infecção por uma bactéria chamada meningococo B que, apesar de não ser muito frequente, pode ser bastante grave. Por esse motivo, na minha opinião justifica-se dar a vacina sempre que possível, particularmente aos bebés pequenos, pois o grupo de risco são os bebés até aos 6 meses.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. E já agora tem alguma opinião formada relativamente aos efeitos secundários da vacina? O meu bebé vai fazer 4 meses no próximo dia 9, será que ainda vai a tempo de apanhar a vacina? Muito obrigada.

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Sim, ainda vai a tempo de tomar a vacina.
      É uma vacina um pouco mais reactiva do que as outras, mas a maior parte das reacções são locais e alguns meninos fazem febre.
      Geralmente não passa disso.
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Muito obrigada pela sua disponibilidade.

      Eliminar
  20. Boa tarde Dr. Hugo,
    Gostaria de saber se existe alguma contra-indicação ser administrada a vacina rotavirus ao bebé após uma semana de ter sido administrada a vacina bexsero?
    Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em principio não, mas se calhar aguardaria duas semanas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. A vacina da rotavirus dá alguma reação ao bebé? Já li que quem tem alergia ou intolerância a proteína do leite tem reações graves à vacina e verdade? Obrigada cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. A vacina da rotavirus dá alguma reação ao bebé? Já li que quem tem alergia ou intolerância a proteína do leite tem reações graves à vacina e verdade? Obrigada cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é nada vulgar haver reacções graves a vacina, mesmo nos meninos com alergia as proteínas do leite de vaca. Geralmente é uma vacina muito bem tolerada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Boa noite Dr Hugo, minha filha de 1 ano está a 7 dias com diarreia e hj começou vomitando, estou com muito medo de ser internada. O que posso fazer para q isso não aconteça?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. O mais importante é dar-lhe muitos líquidos, de preferência um soro de hidratação oral que se compra nas farmacias, para repor o líquidos e os minerais que se perdem nestas situações.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Bom dia Dr. Hugo.
    Sou seguidora do seu Blog, sendo este de uma grande utilidade. Gostaria só que verificasse a administração da Rotateq/rotavírus:

    - Em ambos os casos, as vacinas devem ser administradas depois das 12 semanas de vida e o esquema deve ser finalizado até aos 6 meses.

    A 1ª dose deve ser administrada depois das 6 semanas de vida e nunca depois das 12 semanas.

    Obrigado
    Continue com o excelente trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tem toda a razão, muito obrigado pelo reparo. Foi um lapso (faltou um "não", mas a ideia ficou completamente errada.
      Já está corrigido.
      Cumprimentos e mais uma vez muito obrigado

      Eliminar
  25. Boa tarde Dr. Hugo,

    A minha filha tem 3 meses e nasceu prematura com 33 semanas e 6 dias. Hoje tomou a 1º dose da vacina rotarix, porém após a toma vomitou bastante em jacto. Fiquei um pouco preocupada, a enfermeira disse que devia ter enjoado o liquido e pediu-me para na próxima dose não lhe dar a mama antes. Ela tinha mamado uma hora antes da vacina. Será que foi um efeito secundário da vacina? Na sua opinião acha que deva dar a 2º dose(5 meses)? cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que deve dar na mesma a 2ª dose, não me parece que deva deixar de fazê-lo por esse episódio.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Boa tarde Dr Hugo o meu filho tem tres meses e meio e aos dois meses tomou a vacina rotarix a qual fez uma reacao que me assustou bastante,teve diarreia durante 8 dias e com sangue fui a urgencia e disseram que seria alergico a proteina do leite de vaca,mudei de leite e realmente parou o sangue mas a diarreia permaneceu ate fazer os 8 dias,fez analises ao sangue e resultado nao é alergico!!!As minhas questoes sao as seguintes o que tera provocado este quadro viral tao intenso?Tenho receio de admnistrar a segunda dose da vacina devo ou nao dar ao meu bebe?E por fim a pediatra deu a primeira dose rotarix e agora ao quarto mes quer dar a rotateq pode ser assim Dr?O meu filho é prematuro de 36 semanas.Agradeço a atençao

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde Dr Hugo o meu filho tem tres meses e meio e aos dois meses tomou a vacina rotarix a qual fez uma reacao que me assustou bastante,teve diarreia durante 8 dias e com sangue fui a urgencia e disseram que seria alergico a proteina do leite de vaca,mudei de leite e realmente parou o sangue mas a diarreia permaneceu ate fazer os 8 dias,fez analises ao sangue e resultado nao é alergico!!!As minhas questoes sao as seguintes o que tera provocado este quadro viral tao intenso?Tenho receio de admnistrar a segunda dose da vacina devo ou nao dar ao meu bebe?E por fim a pediatra deu a primeira dose rotarix e agora ao quarto mes quer dar a rotateq pode ser assim Dr?O meu filho é prematuro de 36 semanas.Agradeço a atençao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não deve misturar as duas vacinas, não existe recomendação em relação a isso. Acho que deve dar na mesma a segunda dose, apesar de tudo (sempre com vigilância).
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Boa noite dr. A minha bebe tem 5 meses e meio ja tomou a primeira dose da rotarix aos 3 meses. Aos 4 nao foi possivel dar lha é pertinente dar lha agora?

    ResponderEliminar
  29. bom dia Dr. minha filha tem 4 messe e ainda nao tomou nem a primeira dose da rota virus , eles dizem q ela nao pode mais tomar essa vacina ela corre risco,o q devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se lhe disseram que não pode tomar a vacina é melhor não dar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa Tarde Dr. Hugo,

    A minha filha vai fazer um ano, já não posso dar a Rotarix ou outra vacina semelhante ?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade já não pode dar essas vacinas.
      Cumprimentos

      Eliminar