Vacinas extra ao Plano Nacional de Vacinação

As vacinas do Plano Nacional de Vacinação são dadas pelo Estado e, geralmente, a vigilância do seu cumprimento está a cargo dos Centros de Saúde.
Para além destas, existem mais duas vacinas recomendáveis, que os pais podem optar por dar aos seus filhos: a vacina contra o pneumococo e a vacina contra o rotavírus.

Vacina anti-pneumococo
Esta vacina esteve para ser incluída no Plano Nacional de Vacinação este ano, mas tal não se concretizou. Trata-se de uma vacina muito importante, que protege contra alguns tipos de meningites, pneumonias e otites, doenças potencialmente bastante graves.
Deve ser administrada segundo o seguinte esquema: 2, 4, 6 e 12 meses. Não é uma vacina barata, mas havendo hipótese financeira de a administrar ao seu filho, não hesite.
Existe sob 2 nomes comerciais: Prevenar 13 (previne contra 13 tipos de bactérias) e Synflorix (previne contra 10 tipos de bactérias).

Vacina anti-rotavírus
Esta vacina está também actualmente recomendada pela Sociedade Portuguesa de Pediatria. Previne os tipos mais frequentes de gastrenterite, que é uma situação que não é fatal em Portugal, mas pode levar a desidratação e internamento, principalmente nas crianças mais pequenas. 
É administrada por via oral e existe no mercado sob 2 nomes comerciais: Rotateq (3 doses) e Rotarix (2 doses). Em ambos os casos, as vacinas não devem ser administradas depois das 12 semanas de vida e o esquema deve ser finalizado até aos 6 meses.

Na minha opinião, estas duas vacinas devem ser administradas sempre que possível. Se só tiver oportunidade de escolher uma, opte pela vacina anti-pneumococo.

Etiquetas: