Voadores? Definitivamente NÃO!!!

Os voadores, aranhas ou andarilhos são utensílios que não devem ser utilizados em circunstância alguma. Há várias razões que justificam esta minha afirmação, as quais passo a citar em seguida:
1 – Aumentam muito o risco de acidentes. Muitos pais vêem o voador como uma “ama”, deixando os filhos "entregues aos seus cuidados" sem qualquer tipo de vigilância, enquanto se dedicam a outras tarefas. Para além disso, este utensílio permite também que as crianças tenham acesso a zonas potencialmente perigosas e às quais não chegariam sozinhas (escadas sem protecção, lareiras e outras fontes de calor, esquinas aguçadas, tomadas, produtos tóxicos, …). Por fim, a fraca estabilidade da maioria dos voadores faz com que a criança possa tombar para a frente devido a um movimento mais brusco ou a qualquer obstáculo que se encontre no chão;
1 – Atrasam a marcha. Há muitos pais que acham que os filhos começam a andar mais cedo se utilizarem o voador, mas isso é absolutamente errado. Aliás, o que se passa é exactamente o oposto, pois está provado que os meninos que utilizam estes utensílios andam mais tarde do que os outros;
2 - Podem provocar posições pouco naturais nas pernas das crianças, principalmente se o tamanho da criança não estiver ajustado ao tamanho do voador.

Segundo dados europeus, a maioria dos acidentes com andarilhos envolve crianças entre os 8 e os 13 meses. Entre as causas mais frequentes destacam-se as quedas em escadas, degraus ou simples desníveis do chão, que originam traumatismos cranianos, fracturas, cortes na língua e nos lábios e fracturas nos primeiros dentes.
Sendo assim, o melhor é mesmo deixar as crianças terem o seu desenvolvimento normal, adquirindo as diferentes experiências de forma natural e sem recurso a “brinquedos” que possam ser mais nocivos do que benéficos.
Posto isto, termino este post exactamente como comecei: Voadores? Definitivamente NÃO!!!

Etiquetas: