Até quando é que os bebés devem usar biberão?

O biberão é um factor de risco para o desenvolvimento de cáries, principalmente nos dentes da frente (incisivos). Sendo assim, deve-se começar a  tentar fazer o "desmame" a partir dos 18 meses.
O ideal é que o seu filhote chegue aos 2 anos já a beber o leite pelo copo ou por palhinha. Claro que isto significa que as refeições vão passar a ser um pouco mais longas, particularemente o pequeno-almoço e é por isso que esta transição deve ser suave, sem tentar mudar tudo de um dia para o outro.
Pode começar por deixar o seu filho beber o leite pelo copo ou palhinha e, quando já não quiser mais, tentar completar o resto com o biberão. O objectivo é tentar diminuir de forma progressiva a quantidade de leite que tem que dar pelo biberão...
Tente fazer isto antes dos 2 anos, porque nessa altura deve começar a penar em mais 2 "guerras": a chupeta e as fraldas!
Boa sorte!

Comentários

  1. Tenho uma bebê que faz amanhã 4meses. Ontem demos-lhe pela primeira vez o meu leite. Pois vou trabalhar a meio do próximo mês. Mas não correu muito bem. Tive de sair do quarto porque ela só olhava para as minhas maminhas e chorava. O pai ficou a tentar. Ela não queria pegar no bico e só depois de algum tempo é que foi mamando com choro pelo meio, tentando o meu marido tranquilizá-la falando-lhe. Só mamou +/- 40ml. O pai decidiu não insistir mais. Só passado algum tempo depois de ele pegar nele ela se acalmar é que me aproximei e ofereci a mama que ela prontamente aceitou. Decidimos ir tentando numa mamada por dia sem forçar e ser o pai a dar-lhe para não confundir. Não sei se estamos a agir bem. Ela sempre mamou bem, mas ultimamente nas mamadas durante o dia recusa a mama direita. E eu tenho muito leite em ambas. Durante a noite mama nela
    Sem problema. Já experimentei virar a bebê para o lado esquerdo e torcer-me e dar-lhe a mama direita e ela mama. Mas é muito incômodo para mim. Não sei que fazer pois noutras situações fica virada sob este lado sem problema. Mas o facto de não pegar no biberao preocupa-me. Cumprimentos Joana

    ResponderEliminar
  2. Demos pela primeira vez o meu leite com biberao, até aqui tem sido só de mama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Por vezes eles estranham um pouco o biberão e as estratégias que eu recomendo são mesmo as que vocês estão a por em prática: não ser a mãe a dar o biberão e ir tentando com alguma regularidade. Vai ver que com o tempo ele vai acabar por "ceder".
      Cumprimentos e boa sorte

      Eliminar
  3. Obrigada pela resposta, ficamos mais descansados por saber que estávamos a agir bem. E fomos bem sucedidos porque agora mama de biberao muito bem comigo (mãe), com o pai e com a avó. E não rejeita a mama também. Obrigada mais uma vez, bem haja. Cumprimentos, Joana

    ResponderEliminar
  4. Viva, Dr. H. Rodrigues. A minha bebé tem 11 meses e a minha dúvida tem a ver com o facto de pessoas mais chegadas aconselharem-me a "forçar" a bebé a beber leite de continuação pelo biberão, uma vez que me encontro desempregada mas à procura de emprego. O que me aconselha fazer, valerá a pena insistir com o biberão? Ela mama, come iogurte e bebe um pouco de leite Aptamil de manhã ou ao lanche com bolacha Maria ou pão (100 ml). A minha ideia seria começar a habituá-la mais ao bebedor e começar a dar-lhe Mimosa 1-3 anos. O que recomenda?
    Muito Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que não é necessário dar o biberão já, uma vez que não tem necessidade.
      Quanto ao leite, deve manter um leite adaptado (em pó) até aos 3 anos, pelo que não me parece que deva trocar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Bom dia Doutor.
    A minha filha mamou sempre até aos 20 meses, nunca tendo bebido diretamente nenhum outro tipo de leite (a não ser nos iogurtes e afins).
    Agora vou ter que parar a amamentação e gostaria de saber que leite me aconselha a dar. Já me falaram que devo dar leite em pó, mas confesso que estranhei tendo ela quase 2 anos e não ter um historial de leite em pó pois nunca o tomou.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é mesmo dar um leite em pó até cerca dos 3 anos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. O meu filho tem 21 meses e ultimamente não quer beber leite (nem em pó, nem do nosso). O que me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente colocar um pouco de cevada ou papa no leite, para ver se ele gosta mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa noite
    O meu bebe tem 18 meses e continua a acordar durante a noite 1 ou 2 vezes para beber leite. Janta por volta das 20:00h e vai dormir às 21:30h e depois acorda por volta das 03 ou 04:00h e chora muito enquanto não mama. Não se acalma com chupeta ou colo, só com leite. É muito cansativo... queria tirar esse biberão mas não consigo. Tb já tentei acorda-lo por volta da meia noite para lhe dar leite e assim não ter fome, mas acorda à mesma hora e bebe leite novamente. O que sugere?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente adormece o primeiro sono com leite e deve ser esse o problema. Deve tentar que ele adormeça de forma autónoma, sem nenhuma muleta, para também conseguir voltar a adormecer quando acorda a meio da noite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Ola boa tarde o leite 1-3 é um bom leite para dar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é manter um leite de crescimento ("em pó") até aos 3 anos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde Dr Hugo,
    A minha filha, de 4 meses e meio, é amamentada e já começou com as papas. Preciso que ela beba biberão para poder trabalhar mas está a ser impossível!! Já há mais de 1 mês que temos tentado dar biberão mas ela rejeita totalmente, chora desesperada. (Todos os dias fazemos uma tentativa) Penso que já tentamos todas as técnicas possíveis (dar o meu leite, dar o pai o biberão, eu sair de casa, mudar de tetinas, acrescentar uma colher de papa ao leite, etc.) mas ela continua a rejeitar... Percebi que ela até gosta de beber do copo (tenho dado água depois da papa por copo), será seguro dar-lhe o leite num copo de transição? Parece-me que por mais que insista não a vou convencer com o biberão.. Obrigada! Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se não pega no biberão e bebe bem pelo copo pode ser uma opção, mas é provável que se engasgue ou que não beba muita quantidade, pelo que é importante ver como se adapta.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário