Como preparar a entrada para a Escola Primária...

A entrada para a Escola Primária é um marco importante para todas as crianças, mas também para os seus pais. É sempre um fonte de ansiedade e é por isso que se deve tentar antecipar alguns problemas que possam surgir, principalmente ao longo do ano lectivo que precede esse grande acontecimento e durante o qual a criança está num Infantário (pré-escolar). Com este  post não pretendo ser exaustivo, mas apenas abordar 3-4 temas que me parecem os mais pertinentes.
É importante começar a habituar o seu filhote a trabalhar com uma postura correcta e deve incentivá-lo a isso quando ele está a pintar, desenhar, fazer puzzles, etc. Deve tentar que ele não faça essas coisas deitado no chão ou em outras posições menos adequadas, pois quando ele estiver na sala de aula vai ter que "trabalhar" sentado numa cadeira, com as coisas em cima da mesa.
Outro aspecto que considero crucial é a antecipação do insucesso. Este é um verdadeiro problema, pois todos os pais acham que os seus filhos são "os melhores". Eu acho que devem continuar a pensar assim, pois é um sentimento genuíno, mas é importante perceber que nem todos os meninos têm o mesmo rendimento escolar. Convém também não esquecer que as capacidades das crianças não são todas iguais, pelo que massacrar um menino com trabalho só porque ele não atinge o mesmo resultado que o colega do lado é uma violência escusada, na maior parte das vezes. Não quero com isto dizer que não é importante "puxar" pelas crianças mas, como em tudo, é preciso bom-senso...
Não se esqueça de incutir no seu filhote que há regras a cumprir (este é um trabalho que deve começar desde o nascimento). O dia-a-dia da Escola Primária é muito diferente do do Infantário, com rotinas e regras mais rígidas e é importante que as crianças adiram a essa realidade de forma natural.
Por fim, é fundamental que as crianças tenham uma rotina de sono saudável, dormindo as horas de que necessitam. Esse aspecto é ainda mais importante quando os meninos entram para a Escola Primária, pois o esforço intelectual é maior e essa exigência torna necessário que o descanso seja adequado.
Boa sorte!

Comentários

  1. Meu bebe tem 3 meses so fazia coco um dia e outro n e agora esta com 12 dias q ele esta fazendo direto sendo liquido feito um jacto antes do tres era bem pastoso e so mama sera diarreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se é só mama pode ser normal.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário