O meu filho está com febre - será dos dentes?

Apesar de este ser um conceito profundamente enraizado na nossa cultura, à luz dos conhecimentos actuais não está provado que os dentes sejam causa de nenhum tipo de sintoma, tal como febre, tosse, diarreia, obstrução nasal ou outro sintoma qualquer.
No entanto, isto não quer dizer que os bebés não fiquem mais irritados quando começam a ap areceros dentinhos. Isso acontece realmente, mas pensa-se que tem mais ao ver com  desconforto e dor dos dentes a "romper" as gengivas. Assim, se notar que o seu filhote anda mais choroso do que habitualmente e com dentinhos novos a surgir pode experimentar dar-lhe um analgésico para fazer a prova. Os produtos de aplicação local (gel, anel dentário, ...) têm uma eficácia variável, mas podem ser experimentados  para ver se resultam...
De resto, não se esqueça de lavar bem os dentinhos do seu filhote, tal como está explicado num post anterior.

Comentários

  1. Boa tarde, o meu filho tem 17 meses e tem andado bastante irritado, a dormir poupo, acordando várias vezes durante a noite a chorar para além de babar-se muito, hoje no infantário este com estado febril não passando dos 37C. Pode-se associar o estado febril ao nascimento dos dentes ou não há qualquer tipo de associação ao nascimento dos dentes e que me deva preocupar podendo ser uma outra situação mais grave?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em principio a febre não está relacionada com os dentes, mas o resto pode ser dai. De qualquer forma, como só tem 37 graus, também não é considerado propriamente febre, portanto acho que pode aguardar e vigiar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Olá boa tarde. A minha princesa desde ontem que tem tido febre, já chegou aos 39, agora tem 38,5. Estão para nascer os caninos de baixo, com os de cima não aconteceu isto, já percebi que não terá nada a ver com os dentes mas então o que será? É que ela só tem mesmo febre e uma afta na língua, não sei se terá alguma coisa a ver. Ela come e bebe não tão bem mas vai comendo alguma coisa. Tem 22 meses, mesmo a dormir não dorme descansada, chama por mim ( mamã) e alguns gemidos, será que devo ir à pediatra? Obrigada desde já pela seu parecer. Sofia Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ainda mantiver acho que sim, deve ser vista.
      Cumprimeiros

      Eliminar
  3. Boa Noite
    Meu príncipe tem apenas dois meses e ja esta com dois dentinhos apontando sem contar que esta bem enjoadinho isto é normal? o que posso fazer par ajuda- lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Apesar de não ser frequente pode acontecer, mas em princípio não precisa de fazer nada de especial.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite, Dr. Hugo.
    O meu bebé tem 10 meses. Nasceram-lhe os dois incisivos frontais inferiores ao mesmo tempo, tinha ele 7 meses, e, mesmo antes disso, esteve 5 dias sem comer nada de colher, apenas bebia algum (muito pouco) leite. Agora está a acontecer o mesmo, com o nascimento de mais dentes: já rompeu um incisivo superior e tem outro a romper, assim como um lateral inferior. Há já 5 dias que não quer comer...só quer algum leite e de quando em vez (tem bebido cerca de 400ml por dia, e mais nada...). Estou a desesperar, pois não sei quanto tempo ele pode estar nesta situação (recusando a sopa, a papa, a fruta, iogurtes, ...) sem ficar doente... É normal durarem muito tempo, estas fases?
    Obrigada pela sua ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente são cerca de 3-5 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada pé,a sua resposta!
      Continuamos na mesma...não consigo fazer com que coma sopa, come algumas colheres de papa e bebe bem o leite... Já lá vão cerca de 10 dias nisto...começo a ficar muito preocupada...
      Cumprimentos,
      Diana.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Sendo assim parece mais "comportamental", pelo que o truque é insistir um pouco (sem massacrar), não dando compensações quando não come (leite, por exemplo).
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Bom dia, e obrigada pela sua atenção! Depois de 18 dias seguidos de dieta, recomeçou a comer...nos entretantos surgiram dois dentes (um primeiro e, poucos dias depois, outro).
      Desculpe o incómodo...isto de um filho de recusar a comer leva-nos ao limiar da sanidade!
      Obrigada! Cumprimentos.

      Eliminar
  5. Boa noite Dr. Hugo, estou bastante preocupada com a minha filha que tem agora 6 meses e meio e espero que o Dr. me possa ajudar.
    A cerca de um mes começou por ficar com o nariz entupido, tinha muito ranhinho, umas duas semanas depois começou a ter tosse e com temperatura sempre acima dos 37 Graus varia entre 37.2 ate 37.6 e isto ja ha duas semanas. Ja a levamos ao pediatra e ele disse-nos que nao era caso para alarmar. Deu-lhe somente umas gotas para o nariz e um creme para por no peito. Duas semanas passaram e ela continua com tosse e sempre com temperatura alta. Ela tambem anda com os dentinhos. Teve uns dias que deixou de comer bem mas agora ja come bem. Mas o que me preocupa mesmo e ela estar sempre temperatura entre os 37.2 e os 37.6 e nao baixa dos 37 graus. E ela tambem soa muito. Sera que tudo isto e normal?!
    Muito obrigado desde ja pelo seu tempo e ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa temperatura que indica é normal, não significa febre. Se o comportamento dele está normal não me preocuparia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa noite! A minha filha tem 10 meses e desde esta noite está com febre 4.30h dei benuron 3.5 e tinha 38.5 as 10.30h dei novamente benuron pois a febre não cedeu tinha 38 .as 16.30h dei novamente pois tinha 39. Come bem mas ficou mais dormente talvez pela medicação .saO 20h e tem 37.6 não está a ceder mesmo vou intercalar brufen com benuron de 4 em 4 horas não concorda? Obrigada e parabéns pelo blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, quando a febre não cede apenas ao paracetamol pode intercalar com o Brufen.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Meu filho está com diarréia , estou dando florax . E ele estáva com 39.4 de febre , dei dipirona pra ele , a febre baixou para 39.0 . DEVO LEVAR PRO PRONTO SOCORRO , ou espero mais um pouco ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se mantiver as queixas acho que deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário