Translate

Etiquetas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os bebés devem usar chupeta?

As opiniões dos profissionais de saúde sobre o uso das chupetas são de todos os tipos, desde os defensores a 100% até aos que as desaconselham completamente. Mais uma vez, nesta questão eu não sou nada radical, pelo que aqui fica a minha opinião...
Existem vários estudos que dizem que a sucção na chupeta possui diversas funções, tais como o facto de ser calmante e confortante. No entanto, há 2 aspectos que me parecem claramente benéficos com o seu uso:
  1. estudos recentes parecem demonstrar que é um factor protector de morte súbita
  2. evita "chuchar" nos dedos, que é um hábito muito mais difícil de largar do que o da chupeta

Os grandes inconvenientes da chupeta são os seguintes:
  1. pode dificultar o aleitamento materno, se for dada ao bebé nos primeiros dias de vida (não o deve fazer até às 2-3 semanas de idade)
  2. aumenta o risco de otite
  3. pode provocar deformidades nos dentes

Assim, em jeito de balanço, acho que a chupeta tem mais benefícios do que prejuízos, pelo que o seu uso deve ser incentivado. No entanto, não é dramático se o seu filho não quiser a chupeta, porque há bebés que simplemente não gostam...

Relativamente ao tipo de chupeta, esta é também uma questão controversa.
Podemos dividi-las quanto ao material de que são feitas em:
  • látex - mais mole e mais deformável; tem como vantagem produzir menos alterações nos dentes e no palato (céu da boca), mas torna-se mais susceptível à degradação pela sucção ou lavagem
  • silicone - mais resistente à esterilização, mas menos às mordeduras
Relativamente à forma, temos os seguintes tipos:
  1. anatómicas ou ortodônticas - provocam menos alterações nos dentes e palato, excepto se utilizadas "de pernas para o ar" (atenção ao modo como coloca a chupeta na boca do seu filho!)
  2. em forma "de gota" - como são de menor tamanho, ocupam menos espaço na boca do bebé
Não há consenso sobre o melhor tipo de chupeta, pelo que eu acho que a mais adequada é aquela a que o bebé se adaptar melhor.

Notas práticas:
Deve substituir a chupeta do seu filho de dois em dois meses ou então sempre que estiver gasta.
As chupetas devem ser esterilizadas até aos 4-6 meses e, a partir daí, devem apenas ser lavadas em água corrente.

23 comentários:

  1. Será normal uma virose durar mais que 8 dias? Meu neto de quase 3 anos tem uma, esteve 6 dias com ben-u-ron para baixar febre e 3 com antibiótico prescrito pela pediatra. Agora vai ao hospital. Nesta semana emagreceu 600g.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Não é o mais habitual, mas pode acontecer. De qualquer forma, sempre que a evolução não acontece como seria esperado, é importante haver uma avaliação médica.
    Em relação ao peso, não se preocupe que ele vai recuperar tudo em breve.
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar parabéns pelo blog.
    Queria deixar o meu testemunho de mãe de segunda viagem com uma bebé de 1 mês em relação à chucha.
    Estive muito relutante em lha dar mas como ela tem muita necessidade de sucção e não se acalmava nem ao meu colo decidi insistir. Nas duas formas a que gosta mais é a de gota em latex e foi a nossa forma de não darmos em doidos cá em casa com o choro continuo da nossa menina. Chorava ela e chorávamos nós.

    Mais uma vez obrigada

    Susana Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Obrigado pelo seu comentário.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Bom dia.
    Volta a colocar um comentário.
    A nossa bebé neste momento rejeita qualquer chucha. Tivemos uma regressão e toda a situação é complicada de gerir. Durante a noite depois de amamentar a bebé não tem qualquer consolo para voltar a adormecer querendo a minha mama para servir de chucha. Não sei se a deixe chorar até se acalmar porque não queria habituá-la a adormecer na mama.

    Gostaria de ter a sua opinião em relação a este assunto que é muito comum entre mães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em relação à chupeta, deve ir tentando de vez em quando, embora por vezes há bebés que não gostam de nenhuma a aí não há nada a fazer.
      O ideal é não usar a mama como substituto, mas é importante não esquecer que os bebés assim pequenos precisam de contacto físico para se acalmarem. É por isso que geralmente o colo funciona tão bem.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Boa tarde Dr.! A minha bebé de 3 meses começou a "chuchar" na língua há cerca de 2 semanas e hoje apercebi-me que tem a ponta da língua com manchas vermelho escuras, penso que seja da sucção. Devo-me preocupar e fazer algo para evitar que ela continue a fazê-lo ou não será importante?
    Obrigada desde já.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Esse é um comportamento muito habitual e não há nada a fazer para evitar, só mesmo esperar que esse hábito passe com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde Dr.,
    o meu bebe tem 4 meses. tenho tentado algumas vezes introduzir a chupeta desde os 2 meses de idade mas a reacção continua a mesma, cospe e faz caretas, não aceita. No entanto agora põe as mãos na boca e chucha nos dedos (ainda sem nenhum de eleição).
    Devo insistir na chupeta?é mau ele chuchar os dedos?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Dr.,
    o meu bebe tem 4 meses. tenho tentado algumas vezes introduzir a chupeta desde os 2 meses de idade mas a reacção continua a mesma, cospe e faz caretas, não aceita. No entanto agora põe as mãos na boca e chucha nos dedos (ainda sem nenhum de eleição).
    Devo insistir na chupeta?é mau ele chuchar os dedos?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      ACho que pode ir insistindo mais um pouco com a chupeta, mas tenho as minhas dúvidas sobre se vai resultar ou não.
      Chuchar nos dedos é um hábito muito difícil de tirar, pelo que era preferível que não o fizesse, mas também não é nada de "dramático".
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. É muito amável da sua parte responder às questões, obrigada.

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  10. Primeiro peço desculpa pelas duas anteriores anulações, não estava conseguir

    Boa noite.
    o meu filho tem 22 meses e usa chucha só para adormecer à noite e na sesta. Hoje ao lavar-lhe a chucha reparei que já estava a começar a rasgar e aproveitando a oportunidade( pois já vinha a pensar em tirar a chucha porque ele durante a noite perde várias vezes a chucha , acorda e lá vou eu ou o meu marido procurar-lhe a chucha).
    Durante o dia todo mostrei-lhe várias vezes a chucha frizando que estava estragada e já não poderíamos usar á noite. Ele concordou sempre, muito descontraido. Antes de irmos para a cama ele próprio foi pôr a chucha no lixo mas na altura real de adormecer vem o pranto. Decidi que não podia voltar atrás e contradizer aquilo que tinhamos andado a combinar o dia todo. Depois de muito choro e soluço, de muita canção e mimos lá adormeceu. Mas fiquei com aperto tão grande no coração ao ver um choro tão sentido...... e durante a noite não é fácil resistir.
    Gostava de saber a sua opinião acerca deste assunto.
    Existe , na sua opinião alguma idade emocionalmente ideal para tirar a chucha?
    Existirá uma forma menos sofrida, para as crianças, de o fazer ou é sempre um processo doloroso?
    Muitos parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada pela forma espontânea e generosa como partilha o seu conhecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A tarefa de tirar completamente a chupeta não é fácil.
      Acho que deve haver sempre alguma negociação para ser uma decisão partilhada, pelo que a idade certa me parece que se situa mais ou menos entre os 2-3 anos (o seu filho tem 22 meses, está perfeitamente nessa idade).
      Voltar atrás é sempre um opção complicada, pelo que acho que deveria tentar compensá-lo com um brinquedo para dormir, que seja ele a escolher e que lhe faça companhia durante a noite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Bom dia Dr. Hugo,
    Gostava de saber a sua opinião relativamente ao tamanho da chupeta. Tenho comprado chupetas conforme a idade da minha bebé, mas aconselharam-me a manter o tamanho zero, para reduzir a probabilidade de deformações na boca. Concorda com esta opinião? Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Dr. Hugo,
    Gostava de saber a sua opinião relativamente ao tamanho da chupeta. Tenho comprado chupetas conforme a idade da minha bebé, mas aconselharam-me a manter o tamanho zero, para reduzir a probabilidade de deformações na boca. Concorda com esta opinião? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que deve ir aumentando de acordo com a idade recomendada, porque é mais "fisiológico".
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Doutor Hugo, antes de mais, os meus parabens por este blog pela qualidade e utilidade do mesmo.
    Queria colocar-lhe a seguinte questao relativamente ao uso de chupeta: é perigoso uma criança que esteja constipada e com o nariz entupido, usar chupeta para dormir de noite? Sera que a crianca pode deixar de conseguir respirar pela boca, pelo facto de ter uma chupeta la colocada?

    Atentamente
    Francisco Vasco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema nenhum, porque ele deixa a chupeta se não conseguir respirar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ola. O meu bebe faz 4 meses no próximo dia 8. Usamos a chucha só em último recurso para adormecer. Geralmente adormece com o leitinho mas nas sestas diurnas que por vezes não coincidem com a fome a chucha costuma ajudar, passados uns minutos deita-a fora e continua a dormir. Ultimamente e a par de grande salivação, chupar na língua e fazer um género de mastigação no biberão, também o faz com a chucha. O que acontece é que nos momentos críticos já não tenho como o acalmar, nem chucha, nem biberão, nem colo, é sofucante... poderá ser dentes? Parece-me cedo e não sinto nada nas gengivas dele ainda apenas de ver dois pontinhos brancos. E a chucha que uso é do Dr brown, com a forma da tetina, mas será grande demais? Obrigada! Bem-haja.

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Em princípio os dentes surgem só depois dos seis meses, mas esse comportamento é normal com essa idade.
      Cumprimentos

      Eliminar