Translate

Etiquetas

domingo, 23 de outubro de 2011

Os bebés devem ver televisão?

Enquanto são pequenos não!
A resposta a esta pergunta não é difícil de dar, mas é importante esclarecer os motivos...
Está provado que os estímulos da televisão são muito intensos e, consequentemente, não são indicados para crianças com idades inferiores a 2 anos. Há inclusivamente estudos que apontam para um aumento da frequência de hiperactividade nas crianças que foram expostas à televisão de forma continuada em idades muito precoces.
Para além disso, sabe-se também que o tempo que as crianças passam a ver televisão diminui a estimulação da linguagem, pois se esse tempo for aproveitado para contar histórias ao bebé, ver livros ou cantar canções, a estimulação é muito mais eficaz.
No entanto, isto não quer dizer que eu ache que os meninos pequenos (particularmente aqueles com idades inferiores a 2 anos) estão absolutamente proibidos de ver televisão. A mensagem que eu quero transmitir é que isso pode acontecer ocasionalmente, mas por regra esse hábito não deve substituir a interacção pai-filho.
Para além disto, há ainda outros aspectos que são mais vulgarmente falados, tais como o risco de obesidade e a inadequação de muitos programas televisivos para crianças pequenas, entre outros.
É fácil colocar os miúdos a ver televisão ao fim da tarde ou início da noite para se poder descansar um bocado no sofá, mas não é esse o papel que um pai/mãe devem ter...
Se o seu filhote estiver a ver televisão, sente-se ao lado dele e explique-lhe o que está a acontecer, pois assim passa a ter um momento de lazer em família e ajuda-o a perceber que a televisão não deve ser um meio de isolamento...

4 comentários:

  1. Boa tarde! Eu estou com um problema, o meu filho de 9 meses e meio só quer ver o babytv... E quando falamos com ele não interage com a gente. Não fixa sequer o olhar dele no nosso por mais de 2 segundos. Será normal??? Estou muito aflita, ele tem pediatra dia 23 e irei falar sobre isto mas a verdade é que já me perguntei se ele não será autista... Obrigada e cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Os bebés cm essa idade não devem ver televisão, pelo que a solução passa provavelmente por estimula-lo com conversas e canções e não com televisão.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia,

    A minha mulher começou a introduzir a televisão à nossa filha que está a completar 3 meses de idade, algo com o qual não concordo. Existe alguma idade mínima ou recomendada para começar a ver televisão ou ver músicas num tablet por exemplo?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O ideal é que os bebés não tenham grande contacto com ecrãs nos primeiros dois anos de vida.
      Cumprimentos

      Eliminar