Os bebés devem ver televisão?

Enquanto são pequenos não!
A resposta a esta pergunta não é difícil de dar, mas é importante esclarecer os motivos...
Está provado que os estímulos da televisão são muito intensos e, consequentemente, não são indicados para crianças com idades inferiores a 2 anos. Há inclusivamente estudos que apontam para um aumento da frequência de hiperactividade nas crianças que foram expostas à televisão de forma continuada em idades muito precoces.
Para além disso, sabe-se também que o tempo que as crianças passam a ver televisão diminui a estimulação da linguagem, pois se esse tempo for aproveitado para contar histórias ao bebé, ver livros ou cantar canções, a estimulação é muito mais eficaz.
No entanto, isto não quer dizer que eu ache que os meninos pequenos (particularmente aqueles com idades inferiores a 2 anos) estão absolutamente proibidos de ver televisão. A mensagem que eu quero transmitir é que isso pode acontecer ocasionalmente, mas por regra esse hábito não deve substituir a interacção pai-filho.
Para além disto, há ainda outros aspectos que são mais vulgarmente falados, tais como o risco de obesidade e a inadequação de muitos programas televisivos para crianças pequenas, entre outros.
É fácil colocar os miúdos a ver televisão ao fim da tarde ou início da noite para se poder descansar um bocado no sofá, mas não é esse o papel que um pai/mãe devem ter...
Se o seu filhote estiver a ver televisão, sente-se ao lado dele e explique-lhe o que está a acontecer, pois assim passa a ter um momento de lazer em família e ajuda-o a perceber que a televisão não deve ser um meio de isolamento...

Etiquetas: