Translate

Etiquetas

sábado, 29 de outubro de 2011

Quando devo tirar as fraldas ao meu filho?

O momento de tirar as fraldas gera sempre alguma ansiedade aos pais, mas o objectivo é que não o faça às crianças.
O primeiro aspecto a ter em conta é que a capacidade de controlar a emissão de urina e fezes depende da maturidade neurológica da criança. Estima-se que, em média, isso só aconteça por volta dos 2 anos, pelo que não é muito lógico tentar tirar as fraldas antes dessa idade (salvo algumas excepções).
Contudo, pode começar a treinar o seu filhote a sentar-se no pote ou sanita a partir dos 18-20 meses, sempre que lhe trocar a fralda. O objectivo é que ele comece a perceber que é possível controlar a urina e fezes. Aproveite para habituá-lo a ler um livro ou a brincar com bonecos enquanto está sentado, de forma a ganhar algum tempo. Sempre que ele conseguir fazer as suas necessidades no pote deve reforçar positivamente (palmas, elogios, ...), mas quando quiser pôr-se a pé para fazer outra coisa, também não deve forçar, para não ganhar aversão ao pote. Pode ainda habituá-lo a fazer "chichi" na banheira antes de tomar baho, para tentar que ele crie essa rotina e perceba que é capaz de controlar a vontade de urinar.
Vá-lhe explicando sempre o que fazer, como fazer e o que pretende, pois isso ajuda a acalmar o seu filho e a dar-lhe alguma estabilidade. Ajuda também a antecipar alguns problemas que possam surgir - os famosos "acidentes"...

Quando sei qual é o momento?
Essa resposta não é fácil... Muitas vezes é bom aguardar até que a criança verbalize e consiga exprimir por palavras as suas vontades. Muitos pais preferem também esperar pelo tempo mais quente, de forma a tornar mais prática a retirada das fraldas, o que me parece boa ideia. Para além de ser mais fácil lavar e secar a roupa, também o calor faz com que as crianças transpirem mais e produzam menos urina.

Chegou o momento... E agora?
Quando decidir acabar com as fraldas, tem que levar essa decisão até ao fim. Dizer que em determinado dia tem que voltar a colocar fraldas porque vai sair de casa e não quer nenhum "acidente" só gera confusão à criança, que não percebe porque é que às vezes pode urinar sem pedir e nas outras vezes tem que avisar previamente.
Nos primeiros dias em que tirar as fraldas, deve levar o seu filhote à casa de banho de 20-20 ou 30-30 minutos, mesmo que ele lhe diga que não tem vontade. Progressivamente vai aumentando esse intervalo e só mais tarde é que passa a colocá-lo no pote apenas quando ele pedir.

Quanto tempo demora este processo?
Isso é muito variável. O importante é não culpabilizar muito a criança sempre que há algum "acidente", embora deva responsabilizá-la. Há crianças que desde o primeiro dia controlam muito bem, mas há outras que demoram mais tempo. No entanto, é fundamental manter a posição de não voltar a colocar fraldas, senão todo o esforço até aí foi em vão...

Quando devo tirar as fraldas durante a noite?
Esta é também uma questão sem resposta universal. Dificilmente se conseguem tirar as fraldas de dia e de noite ao mesmo tempo, embora isso possa acontecer. Contudo, penso que é melhor opção fazê-lo em duas fases separadas, de forma a não criar muita ansiedade na criança. Quando vir que o seu filhote acorda sistematicamente com a fralda seca de manhã é sinal que chegou a altura de avançar...
Alguns meninos têm muita dificuldade em controlar a urina durante a noite. Essa situação chama-se enurese nocturna e é muitas vezes fonte de conflitos entre pais e filhos. Requer ajuda médica se se prolongar para além dos 5 anos de idade, pelo que deve contactar o seu médico assistente se isso acontecer, Até essa idade, é aceitável que não haja um controlo completo.

Todas as etapas do desenvolvimento geram algum stress, mas penso que deve ser função dos profissionais de saúde que lidam com crianças tentar minimizá-lo. Assim, aproveite todas as fases do seu filhote, pois são momentos únicos que não se repetem. Não perca muito tempo em zangas inúteis, pois pode acreditar que se o seu filhote não consegue controlar os esfíncteres a 100% não é para o chatear...

Nota prática: De um modo geral, os meninos têm mais dificuldade em tirar as fraldas do que as meninas.

29 comentários:

  1. a minha filha tem 3 anos e meio e a cerca de 2 meses retirei-lhe a fralda, achei super façil pois em questão de 2 dias ela ja ia ao bacio e fazia o xixi e as fezes até sem me dizer nada , mas a cerca de 2 semana não sei o que se passou que regrediu para o inicio, so quer fazer as fezes se lhe puser fralda, coloco sempre fralda a noite e é certinho ela fazer quando a coloco , e o xixi agora tambem anda a fazer nas calças constantemente , não aconteceu nada fora do normal na vida dela nem nenhuma situação que me faça perceber o porque disso, sinto-me super frustrada , é normal? como devo agir? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Por vezes essas situações acontecem. Tente não recriminar e estimulá-la a fazer na sanita/pote, reforçando sempre que corre bem. O reforço positivo é sempre o melhor caminho para trabalhar a motivação...
      Uma vez que antes controlava e agora já não o faz, se as queixas se mantiverem, acho que deveria falar com o seu médico assistente para tentar perceber se não há nada que o justifique do ponto de vista médico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa tarde! A minha filha tem 20 meses e já deu todos os sinais de que está preparada para deixar a fralda, no entanto deparámo-nos com um problema: sempre que anda com cuecas, retém o cocó e aperta bastante tempo até que lhe coloquemos de novo a fralda...
    O comportamento dela quando está a evacuar é sempre igual: esconde-se, tapa a cara, como se estivesse a fazer uma "coisa feia".
    Já não sei o que fazer mais para a convencer a sentar-se no pote/sanita, uma vez que lhes ganhou aversão...
    Obrigada, cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Esse é um comportamento muito frequente, que tem que ser corrigido aos bocadinhos e com muita paciência.
      Não a repreenda e experimente comprar um redutor para a sanitária, pode ser que ela goste mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa tarde, Dr. Hugo
    O meu filho deixou as fraldas (dia) por volta dos dois anos e meio. Foram muito poucos os acidentes, desde então, sem sequer precisarmos de andar constantemente a levá-lo à casa de banho, visto que ele sempre antecipou bem o momento de ir à sanita. De noite, passou-se o mesmo. Tirámos as fraldas aos 3 anos e posso dizer-lhe que nunca precisamos de nos levantar para o levar à casa de banho. Desde então (agora tem 3 anos e cinco meses), não teve muito mais do que 5 acidentes.
    No entanto, de há umas semanas para cá, quase todos os dias, quando damos conta, já tem as cuequinhas molhadas e já veio da escolinha duas vezes com a roupa mudada.
    O problema é que, mesmo dizendo-lhe que deve ir ao quarto de banho (porque percebemos quando tem vontade), ele mostra-se muito resistente. Vai mesmo, mesmo "à última" e nem ralhando quando acontece e elogiando quando não acontece, ele mostra grandes melhorias.
    Posto isto, gostaria de lhe perguntar se poderá ser indício de algum problema ou se poderá ser meramente comportamental.
    Acrescento que estou grávida de 32 semanas e que tenho tido várias complicações que me impedem de fazer variadas coisas que fazia, nomeadamente brincar com ele como costumava, dar colo (só dou sentada), etc. Para além disso, julgo que ele percebe que eu não vou trabalhar, ou seja, que fico em casa, apesar de ele ir para a escolinha.
    Eu acredito que lhe damos a mesma atenção e tentamos explicar tudo da melhor forma que sabemos, mas interrogo-me se não será, já, uma forma de chamar a nossa atenção...
    Peço desculpa pela tamanho do texto e agradeço, desde já, a sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se realmente há essa mudança na sua disponibilidade física, pode mesmo ser algo reactivo. A solução passa por ir conversando com ela, porque sendo comportamental não há muito mais a fazer.
      De qualquer forma, se vir que é uma queixa que se mantém, penso que deveria falar com o médico dela, para a observar e confirmar que está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigada, Dr. Hugo
      Nós temos falado bastante com ele, mas não estamos à espera que "aceite" tudo facilmente. Afinal, só tem três anos...
      Estes dias, os deslizes têm diminuído, mas vou continuar a estar atenta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite dr.Hugo o meu filho tem 3 anos e meio e já deixou a fralda à muito tempo mas pede sempre para fazer cocó na fralda tento sp falar com ele e explicar mas sp que o meto no pote ou na sanita ele diz que não consegue e anda dias sem fazer. Acha que devo retirar a fralda de uma vez ou ele há de deixar por ele próprio, é que tenho receio que ganhe cisma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa não é uma questão muito fácil de resolver para algumas crianças.
      De qualquer forma, acho que o ideal será negociar com ele para ser uma decisão conjunta e não forçada, muitas vezes recorrendo aos chamados reforços positivos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa noite Dr.Hugo, o meu filho tem 3 anos mas, apesar de pedir para fazer cocó, muito muito raramente pede para fazer xixi. Se não formos nós a dizer-lhe, ele faz nas calças, o que me preocupa. Por outro lado, se lhe pedir para fazer ele faz, o que mostra que tem algum controlo no esfíncter.

    Devo preocupar-me? Será normal, talvez da brincadeira e de se esquecer?


    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser normal e fruto das distracções com as brincadeiras.
      Tem que criar uma rotina de o colocar a fazer xixi regularmente, com intervalos pequenos, para ver se vai resultando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Olá. O meu filho tem 19 meses e julgo que já dá todos os sinais de desfralde só que ainda não verbaliza quando quer fazer. Já o coloco na sanita de manhã e de noite e ele faz mas durante o dia na creche dizem que é muito cedo. Que faço? Insisto com a escola ou espero os 2 anos?

    ResponderEliminar
  7. Olá. O meu filho tem 19 meses e julgo que já dá todos os sinais de desfralde só que ainda não verbaliza quando quer fazer. Já o coloco na sanita de manhã e de noite e ele faz mas durante o dia na creche dizem que é muito cedo. Que faço? Insisto com a escola ou espero os 2 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele já vai correspondendo acho que pode manter essa rotina em casa. Se ele começar a manifestar vontade também de o fazer na creche acho que deve falar lá para iniciarem o desfralde também.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa tarde,
    O meu filho com 2 anos e meio iniciou o desfralde há 2 semanas e tem corrido bastante bem, mas agora ele não quer usar a fralda de noite, mas a verdade é que nunca acordou com a fralda seca. Não queria contrariá-lo já que mostra vontade de evoluir, mas também não sei senão será cedo. Esta noite deixei-o sem fralda e aguentou 6 horas até molhar a cama. Acho que aguentou bem, mas não é o suficiente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele mostra essa vontade acho que se pode tentar.
      Não lhe dê líquidos a partir das 18:00, para ver se ele aguenta mais tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa noite, quando se inicia o desfralde deve usar-se as fraldas cueca para a friança se habituar a tirar ou passar logo para as cuecas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode passar logo para as cuecas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Bom dia doutor minha bebe tem 2 meses e hj dormiu de 21 hrs as 3 e meia da.manha quando olhei a fralda estava seca com aparentemente so um xixi . Isso e normal? A troquei e as 8 quando retirei estava moderadamente cheia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode acontecer. Se ela mamar bem não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa tarde Dr. Meu bebê tem 3 meses e meio e sempre tem vômito após as mamadas isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não, se vomita em todas as mamadas deve ser observado por um médico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Bom dia Dr. Tenho uma menina com 3 anos e meio. deixou facilmente a fralda de dia aos 2 anos. por volta dos 3 começou a pedir (exigir) dormir sem fralda, contudo acordava com a fralda mais vezes cheia de xixi, do que seca. Contudo, perante a insistência consenti que dormisse sem fralda. Foram duas semanas horrorosas de vários xixis por noite, todas as noite. Voltamos as fraldas. Em agosto passado voltou a pedir para tirar a fralda. Tentamos novamente, no entanto continuam mais as noites em que está molhada do que seca. No entanto já so faz um xixi por noite. A minha questão é: faz sentido coloca-la a fazer xixi a dormir (ela praticamente não desperta)? ou continuo neste sistema de a trocar de roupa molhada(a dormir). Ou há outra alternativa? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que nesse caso deve tentar colocá-la a fazer o xixi mesmo a dormir, é melhor para ela.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa tarde dr. Hugo! Antes de mais muitos parabéns por essa iniciativa que nos auxilia imenso! O meu filho tem 5 Anos e tirou a fralda de dia muito bem aos 2 anos. Mas de noite parece uma tarefa impossível. Ele faz imenso xixi e é preguiçoso para acordar de noite. Já não sei o que fazer. Ouvi falar na medicação mas não sou muito a favor dos químicos. O que aconselha? Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Aguarde até aos 6 anos, porque só a partir daí é que faz sentido pensar em medicação ou outro tipo de intervenção.
      De qualquer forma,pode ir reduzindo os líquidos que ele bebe a partir das 18:00, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa tarde,
    Muitos parabéns pela iniciativa. Penso que este blog é um bom auxilio para os pais.
    Encontrei este blog na busca de uma ajuda com a minha filha. No inicio de Março começamos com o treino de tirar a fralda, no inicio correu tudo bem, quando a colocávamos no bacio ela fazia xixi, outras vezes não, outras vezes era ela que pedia. Com o "cocó" era diferente, não pedia, fazia sempre na fralda cueca. Eu explicava-lhe que quando quisesse para pedir à mamã. Corria tudo às mil maravilhas, até ela fazer o 1º cocó no bacio. Quando fez, fiz uma grande festa, ela ficou contente, mas disse-me que era "cocó de cão", na altura desvalorizei. Mas no dia seguinte já não quis mais ir ao bacio nem para o xixi. Este 3 dias a reter o "cocó", pedia para trocar a fralda, vezes sem conta, na maioria das vezes sem nada. Agora nem pode ouvir falar na palavra bacio que foge. Não temos insistido, mas estou preocupado de como devo agir.
    Obrigada.
    Mónica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente trocar o bacio por um redutor da sanita, pode ser que funcione melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar