Quando devo tirar as fraldas ao meu filho?

O momento de tirar as fraldas gera sempre alguma ansiedade aos pais, mas o objectivo é que não o faça às crianças.
O primeiro aspecto a ter em conta é que a capacidade de controlar a emissão de urina e fezes depende da maturidade neurológica da criança. Estima-se que, em média, isso só aconteça por volta dos 2 anos, pelo que não é muito lógico tentar tirar as fraldas antes dessa idade (salvo algumas excepções).
Contudo, pode começar a treinar o seu filhote a sentar-se no pote ou sanita a partir dos 18-20 meses, sempre que lhe trocar a fralda. O objectivo é que ele comece a perceber que é possível controlar a urina e fezes. Aproveite para habituá-lo a ler um livro ou a brincar com bonecos enquanto está sentado, de forma a ganhar algum tempo. Sempre que ele conseguir fazer as suas necessidades no pote deve reforçar positivamente (palmas, elogios, ...), mas quando quiser pôr-se a pé para fazer outra coisa, também não deve forçar, para não ganhar aversão ao pote. Pode ainda habituá-lo a fazer "chichi" na banheira antes de tomar baho, para tentar que ele crie essa rotina e perceba que é capaz de controlar a vontade de urinar.
Vá-lhe explicando sempre o que fazer, como fazer e o que pretende, pois isso ajuda a acalmar o seu filho e a dar-lhe alguma estabilidade. Ajuda também a antecipar alguns problemas que possam surgir - os famosos "acidentes"...

Quando sei qual é o momento?
Essa resposta não é fácil... Muitas vezes é bom aguardar até que a criança verbalize e consiga exprimir por palavras as suas vontades. Muitos pais preferem também esperar pelo tempo mais quente, de forma a tornar mais prática a retirada das fraldas, o que me parece boa ideia. Para além de ser mais fácil lavar e secar a roupa, também o calor faz com que as crianças transpirem mais e produzam menos urina.

Chegou o momento... E agora?
Quando decidir acabar com as fraldas, tem que levar essa decisão até ao fim. Dizer que em determinado dia tem que voltar a colocar fraldas porque vai sair de casa e não quer nenhum "acidente" só gera confusão à criança, que não percebe porque é que às vezes pode urinar sem pedir e nas outras vezes tem que avisar previamente.
Nos primeiros dias em que tirar as fraldas, deve levar o seu filhote à casa de banho de 20-20 ou 30-30 minutos, mesmo que ele lhe diga que não tem vontade. Progressivamente vai aumentando esse intervalo e só mais tarde é que passa a colocá-lo no pote apenas quando ele pedir.

Quanto tempo demora este processo?
Isso é muito variável. O importante é não culpabilizar muito a criança sempre que há algum "acidente", embora deva responsabilizá-la. Há crianças que desde o primeiro dia controlam muito bem, mas há outras que demoram mais tempo. No entanto, é fundamental manter a posição de não voltar a colocar fraldas, senão todo o esforço até aí foi em vão...

Quando devo tirar as fraldas durante a noite?
Esta é também uma questão sem resposta universal. Dificilmente se conseguem tirar as fraldas de dia e de noite ao mesmo tempo, embora isso possa acontecer. Contudo, penso que é melhor opção fazê-lo em duas fases separadas, de forma a não criar muita ansiedade na criança. Quando vir que o seu filhote acorda sistematicamente com a fralda seca de manhã é sinal que chegou a altura de avançar...
Alguns meninos têm muita dificuldade em controlar a urina durante a noite. Essa situação chama-se enurese nocturna e é muitas vezes fonte de conflitos entre pais e filhos. Requer ajuda médica se se prolongar para além dos 5 anos de idade, pelo que deve contactar o seu médico assistente se isso acontecer, Até essa idade, é aceitável que não haja um controlo completo.

Todas as etapas do desenvolvimento geram algum stress, mas penso que deve ser função dos profissionais de saúde que lidam com crianças tentar minimizá-lo. Assim, aproveite todas as fases do seu filhote, pois são momentos únicos que não se repetem. Não perca muito tempo em zangas inúteis, pois pode acreditar que se o seu filhote não consegue controlar os esfíncteres a 100% não é para o chatear...

Nota prática: De um modo geral, os meninos têm mais dificuldade em tirar as fraldas do que as meninas.

Etiquetas: