Translate

Etiquetas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Quando devo colocar sal na comida do meu filho?

Até aos 12 meses, as crianças não devem comer alimentos com sal (sopa, comida e, eventualmente, pão), pois está provado que essa medida ajuda a diminuir a probabilidade do seu filhote vir a desenvolver hipertensão arterial no futuro.
No entanto, a partir dessa data, o seu filho deve começar a ter uma alimentação "social", pelo que é inevitável o contacto com o sal. De qualquer forma, tente diminuir ao máximo esse consumo, pois os alimentos já contêm todo o sal que precisamos, sem ser necessário que este seja adicionado à comida.
Não se esqueça que enquanto as crianças não contactarem com o sal, não vão estranhar a falta de "tempero", por muito que nos custe provar a comida deles...
Nota prática: Se o seu filhote já come pão com sal (e, portanto, já lhe conhece o sabor)e começa a rejeitar a sopa, experimente colocar-lhe um bocadinho de sal, pois vai ver que começa a comer muito melhor, mesmo que ainda não tenha os 12 meses (neste caso já o sal foi introduzido na alimentação através do pão).

22 comentários:

  1. bom dia, queria colocar uma questão nos infantários não devia ter uma nutricionista para elaborar as ementas das crianças? é que eu acho que no do meu filho não tem. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal seria ter uma nutricionista ou então um pediatra, mas isso nem sempre acontece.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia. Quando for de férias o meu bébé terá 11 meses, será que nessa altura já comerá da nossa comida? Evitava levar embalagens de sopa congelada ou boiões. Actualmente come peixe e carne na sopa. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas-tardes,

      Sim, com 11 meses já poderá comer da vossa sopa e comida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite, meu filho tem um ano e dois meses e eu ainda não introduzi sal em sua dieta. Há algumas semanas ele tem dado um trabalho enorme para comer e há dois dias dei uma bolacha orgânica que continha um pouco de sal e ele adorou. Nunca mais ofereci. Ele come razoavelmente bem, tudo orgânico. Mas segundo o Pediatra ele não está crescendo suficiente. Será por causa da privação do sal? Será que com sal ele comerá mais? Queria postergar o máximo possível a ingestão de sal, mas estou com medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É provável que se a comida tiver um pouco de sal ele coma melhor. Se for pouco não me parece errado testar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. boa tarde,a minha filha tem 13 meses e nao consigo por a comer comida sem ser passada nao quer cospe tudo para fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade o truque é mesmo ser persistente e insistente, para ela começar a aceitar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Olá novamente doutor. O meu bebé tem agora 6 meses. Começou a sopa aos 5meses. A ama sempre disse que ele comia sempre bem a sopa mas comigo foi sempre um filme. Puxar para vomitar,deitar fora. Uma x em conversa ela disse me que colocava um bocadinho de sal. Eu disse que não se devia pôr mas ela disse que era só um bocadinho se não "coitadinho quem consegue comer assim a sopa"em casa tento de tudo para não por sal, misturo sopa com fruta, batata doce em x da normal... mil e uma coisa... mas é semore difícil. A minha mãe que é uma pessoa mais velha também ficou admirada de eu querer dar a sopa sem sal... enfim... parece que tou a fazer uma atrocidade!!! A minha dúvida é: o meu pequenino já estar habituado a comer com sal, mesmo sendo pouco é grave? Vou tentar evitar colocar mas já me disseram que agora que se habituou que não cai querer de outra maneira! Mas não sei quais is riscos e gravidade de já o consumir. Conheço muitas mães que dão, mas para o meu filho queria o melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente o ideal é não dar, mas se ele já conhece o sabor vai ser difícil contrariar a vontade dele. Ponha pouquinho, só para ele notar e assim já experimenta para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. BOA TARDE MEU FILHO TEM CINCO MESES O PEDIATRA FALOU QUE PODIA DAR SOPINHA PRA ELE SO QUE EU COLOCO UM POUCO DE SAL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é tentar que ele coma a sopa sem sal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. doutor meu filho vai fazer cinco meses vai fazer um mes que ele ta comendo sopinha eu estou dando almoço e janta so que de uns dias pra quando vou dar comida pra ele; ele fica dando vomito.
    o pediatra gastro passou pra ele so verduras nada de carne
    sera que a janta ta fazendo mal pra ele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não acho que seja o jantar que esteja a fazer mal, mas experimente a recomendação do pediatra, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Bom dia,
    O meu bebé tem 14 meses e é amamentado. Tenho dúvidas acerca do pequeno almoço que devo dar. Saímos de casa às 8.45 e só volta a comer às 11.30 na creche. Como devo complementar a amamentação? (acabo por não ter a noção de quanto leite bebe);
    - Há algum problema de continuar a não colocar sal na comida dele? (ainda que na creche coma com sal);
    - Já poderei dar tomate, frutos vermelhos e queijo?
    - O arroz e a massa integrais são recomendados (ele gosta) ou podem não ser adequados?
    Grata pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Ao pequeno-almoço pode dar um pouco de pão depois do leite materno. Pode continuar a comer sem sal, sem problema e já pode introduzir o tomate, frutos vermelhos e feijão.
      Os cereais integrais podem ser uma opção, pode usá-los se preferir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Bom dia.
    Minha netinha tem 6 meses, já come banana,maçã, mamão quais outras frutas posso dar para ela.
    Faço tem para ela batatinha com cenoura, brocolis , as vezes com abobrinha, tudo mistura com caladinho da carne e sem sal. Posso dar caldinho de feijao. Detalhe ela não rejeita nada.

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. Bom dia,

      Pode dar a manga e outras frutas, exceto kiwi, abacaxi, maracujá e frutos vermelhos.
      Quanto ao feijão, pode dar a partir dos 7-8 meses, mas em pouca quantidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Dr, meu filho tem 12 meses. Nunca dei nada com sal. Toda a comida que ele comeu até hj foi feita em casa e sem sal. Eu queria postergar o máximo possível a introdução do sal. Isso pode prejudicá-lo de alguma forma? Ele come super bem, mesmo sem sal. Acrescento bastante temperos naturais e realmente acho que não faz falta sal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não tem mal nenhum em atrasar o sal, quanto mais tarde melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar