Como prevenir os acidentes - 6º mês

Embora o seu filhote ainda não se desloque sozinho, chegou a altura de começar a preparar a casa para os tempos futuros.
Comece por dar uma volta "de gatas" na sua casa, porque assim vê tudo à altura do seu fiho e pode aperceber-se mais facilmente dos perigos existentes.
Pessoalmente, acho boa ideia comprar um "parque" e habituar o seu filho a brincar lá dentro, para não o encarar como um castigo ou algo semelhante. Só assim é que ele vai aceitar ficar lá quando já souber gatinhar ou andar...

Choques eléctricos
O ideal é ter na sua casa tomadas com protecção já incorporada mas, se tal não for possível, deve colocar protectores próprios para esse efeito (e não colocar objectos à frente para o bebé não chegar). Não se esqueça de proteger também as fichas triplas e as extensões, bem como verificar regularmente se não tem nenhum fio descarnado. Deve ainda eliminar todos os fios eléctricos soltos.

Asfixia
Tenha em atenção todos os objectos pequenos que possam existir em casa, tais como botões, brincos, clips, etc. Se houver alguma criança mais velha em casa, não se esqueça também de supervisionar os brinquedos dela, bem como balões, sacos de plástico e pilhas.

Queimaduras
Deve proteger as lareiras e fornos e afastar todos os aquecedores e outras fontes de calor das zonas de passagem.

Quedas
Se tem escadas em casa, o primeiro passo é colocar cancelas em cima e em baixo que cumpram as normas de segurança. A cancela colocada na parte de cima deve ser fixada à parede ou outra estrutura com parafusos, de forma a ser capaz de conter um impacto sem permitir a queda pelas escadas abaixo.
Todas as janelas e portas de acesso a varandas, terraços ou zonas exteriores devem ser protegidas com cancelas ou fechos de segurança. Para arejar a casa, bloqueie as janelas com um limitador de abertura, de forma a que não abra mais do que 9 a 10 cm.
Verifique se as guardas/protecções das escadas, varandas e terraços não são fáceis de trepar, se têm pelo menos 110cm de altura e se não têm aberturas superiores a 9-10cm. O ideal é que elas não contenham barras horizontais, pois facilmente as crianças aprendem a trepá-las.
Os andarilhos (voadores ou aranhas) são altamente desaconselhados e, no meu entender, não deveriam sequer ser comercializados, pelo que não os deve comprar (ver post sobre este assunto).
Sempre que o bebé estiver sentado na cadeira de comer, não se esqueça de apertar bem os cintos, colocando a faixa entre-pernas. Nunca o deixe sozinho, nem que seja por pouco tempo. Se utilizar uma cadeira alta, confirme que é estável e coloque-a encostada a uma parede, para não cair para trás. As cadeiras de encastrar só devem ser usadas em mesas estáveis, com tampo fixo e sólido que não seja de vidro. Nunca coloque uma cadeira por baixo, pois pode servir para o bebé apoiar os pés para se levantar, correndo o risco de cair.

Queimaduras solares
Os conselhos são os mesmos dos posts anteriores, particularmente em relação ao horário de exposição (evitar o período entre as 11:00 e as 17:00) e o protector solar, que deve ser preferencialmente físico ou mineral.

Texto elaborado com base no programa "Vale a pena crescer em segurança" da APSI.

Etiquetas: