Como prevenir os acidentes - 9-12 meses

É nesta faixa etária que a maior parte das crianças aprende a deslocar-se por si (gatinhar, andar, arrastar-se, ...), pelo que o risco de acidentes aumenta drasticamente.
Há coisas que julga que o seu filho não é capaz de fazer, mas que ele faz com grande facilidade, como puxar uma toalha de mesa ou o fio do ferro de engomar ou ainda alcançar objectos em cima de uma bancada, portanto "todo o cuidado é pouco".

Esmagamento
Deve fixar as estantes, prateleiras e armários à parede, para que não tombem sobre o seu filho caso ele tente alcançá-los ou usá-los como apoio para se pôr de pé.
Certifique-se que a televisão e outros objectos pesados estão colocados sobre móveis baixos e estáveis e que todos os fios eléctricos estão enrolados e escondidos. Coloque travões nas gavetas mais pesadas e, principalmente, naquelas que possam ter objectos mais perigosos.

Quedas e colisões
Afaste móveis com arestas ou use protectores e evite espaços atravancados com mobiliários e objectos.
Guarde objectos cortantes ou quebráveis em locais altos ou trancados.

Queimaduras
Pode ser aconselhável colocar cancelas à entrada das divisões mais "perigosas" da casa, particularmente da cozinha. Neste local, tenha particular atenção ao fogão (deve utilizar preferencialmente os bicos de trás ou colocar as pegas das panelas voltadas para trás) e ao forno. Antes de começar a conzinhar, entregue o bebé a outro adulto ou deixe-o em segurança num local que consiga vigiá-lo facilmente. Nunca cozinhe com o seu filho ao colo!

Intoxicações
Sempre que comprar produtos tóxicos ou corrosivos, deve escolher os que possuem tampa de segurança e só deve guardar em casa aqueles de que necessita verdadeiramente.
Mantenha sempre os medicamentos, produtos químicos e de limpeza em armários altos e trancados, bem rotulados e bem fechados, fora do alcance e olhar das crianças. Não os arrume junto dos alimentos nem mude os produtos de embalagem ou os guarde em garrafas de bebidas.
Tenha sempre à mão o número do Centro de Intoxicações  (808 250 143) e ligue de imediato se o seu filho ingerir algum produto que não devia. Tenha consigo a embalagem do produto.

Asfixia
Não dê ao seu filho alimentos duros e lisos, como amendoins e outros frutos secos, castanhas, tremoços ou frutas com caroço, bem como gomas, smarties, chupas ou rebuçados. Deve manter estes cuidados até aos 4-5 anos.

Afogamento
Não deixe banheiras, alguidares, baldes ou piscinas insufláveis com água dentro de casa ou no quintal. Para as suas férias, escolha locais com piscina vedada. Perto de locais com água mantenha uma vigilância muito apertada e focada no seu filho e esteja sempre preparado para agir se ele se atrapalhar. Coloque braçadeiras (atenção, que algumas braçadeiras de brincar não são seguras!) ou coletes a todas as crianças que ainda não saibam nadar.

Automóvel
Nunca utilize uma cadeira voltada para a frente antes dos 18 meses e, idealmente, antes dos 3-4 anos. Se tiver dúvidas sobre este tema, consulte a APSI (www.apsi.org.pt).
Não deve deixar nunca o seu filho sozinho no carro, nem por breves instantes!

Texto elaborado com base no programa "Vale a pena crescer em segurança" da APSI.




Etiquetas: