Fezes líquidas em bebés amamentados - será normal?

As fezes de um bebé alimentado exclusivamente com leite materno são geralmente líquidas e isso assusta por vezes os pais, pensando tratar-se de uma situação de diarreia.
Na verdade, isso é perfeitamente normal e, por vezes, as fezes apresentam até alguns "grânulos" ou uns "farrapos". Geralmente têm uma cor viva (amarelo, cor de laranja, verde, castanho), sendo de estranhar sempre que apresentem uma cor esbranquiçada, particularmente em bebés com icterícia.
Sendo assim, não é fácil perceber se um bebé amamentado apresenta diarreia ou não, pelo que essa distinção faz-se através da quantidade de fezes que o bebé elimina e não pela sua consistência. Sempre que o número de dejecções aumenta muito comparativamente com o padrão habitual (particularmente em contexto de vómitos e/ou contacto com casos de gastrenterite), deve-se pensar que se pode tratar de uma verdadeira diarreia e procurar aconselhamento médico.
Quando se introduzem outros alimentos (leite adaptado, sopa, papa, ...), as características das fezes mudam, incluindo a sua frequência, consistência, cheiro e cor, aproximando-se progressivamente do aspecto e padrão dos adultos.

Comentários

  1. Minha filha tem 3 meses e faz coco verde, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é comum as fezes dos bebés terem cores diferentes. Se ela estiver bem, não tiver febre e mamar bem, não se preocupe.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. minha filha de tres meses faz mesma cor de coco so que toda vez que mama ja chegou fazer 12 vezes em um dia e normal doutor

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Pode ser, desde que o peso esteja bem e boa tenha havido nenhuma mudança recente significativa na quantidade e consistência das fezes.
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Meu fez coco hj duas vzs e estava so um liquido bem fino como agua e amarelado com pingos brancos oque pode ser

      Eliminar
    5. Boa tarde,

      Não sei qual a idade do seu filho nem como é que costuma ser o cocó dele, mas pode ser uma diarreia a começar. Hidrate-o bem, para compensar o que ele perde.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa tarde,

    Sim, é comum as fezes dos bebés terem cores diferentes. Se ela estiver bem, não tiver febre e mamar bem, não se preocupe.
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.
    O meu afilhado tem 6 meses e 13 dias.
    Ele foi amamentado até aos 2 meses, com leite materno depois começou a rejeitar e desde essa altura tem bebido muito bem o seu leitinho (Milkid HA).
    Na consulta dos 6 meses, o médico disse que ele já podia beber outro leite e falei-lhe no Milkid 2. Ontem a mãe começou a dar-lhe do novo leite.
    Hoje as fezes começaram a ficar muito amarelas e liquidas, com uns grãos esbranquiçados e no espaço de 5 horas, ele defecou 3 vezes, sendo a última vez mesmo líquida e foi aí que ficámos mais assustadas, pois até então, vinham as fezes pastosas com a cor da sopa que ele já come.
    A mãe voltou a dar o leite que ele bebia, inicialmente, para ver se é da mudança do leite.
    Acha que fez bem?
    Ou então, que conselho nos pode dar?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As duas hipóteses para essa diarreia são realmente a mudança do leite ou então tratar-se de uma gastrenterite.
      Sendo assim, tem 2 hipóteses:
      1) volta ao milkid HA e vê se melhora
      2) mantém o milkid 2 e vê a evolução
      Eu optaria pela 2ª hipótese, pois é pouco provável que surja uma diarreia tão "imediata" como reacção ao leite.
      Espero ter ajudado...
      Cumprimentos e as melhoras,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Boa noite.
      Só vi a sua resposta agora. Estive sem net.
      A minha mana, por acaso voltou a dar milkid HA e regularizou e as fezes ficaram pastosas e da cor da sopinha.
      Agora ela está introduzir aos poucos o Milkid 2.
      Espero que ela esteja a fazer bem.
      Obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog.

      Eliminar
  4. bom dia,minha filha tem um mes eo coco dela está liquido de cor amarela tipo gema de ovo,ela está fazendo apenas uma vez por dia,ela mama no peito e toma uma mamadeira de formula apenas a noite 90ml
    e 40ml de chá de erva doce para colica quase todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Parece-me normal pela descrição.
      Se não fizer mais vezes do que habitualmente não se preocupe.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Boa tarde Dr,
    Meu filho tem 2 mês e meio, mama apenas no peito e as fezes dele é amarelo gema com alguns granulados, a consistência não é um tanto pastosa e é isso que me assusta.
    Minha irmã tem uma filha intolerante a lactose, segundo ela as fezes depois dos dois meses começam a ser um pouco pastosa. É normal isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      A descrição que faz é de umas fezes normais para meninos amamentados, pelo que acho que não há motivo para preocupação.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  6. meu filho tem as mesmas caracteristicas do seu GILSON PRATES, só que ele faz coco umas 4 ou 5 vezes ao dia, é normal Dr Hugo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Sim, parece-me que a descrição que faz é de umas fezes normais para meninos amamentados, pelo que acho que não há motivo para preocupação.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  7. ola dr hugo.
    tenho um filho de 30 dias.. ontem ele começou a chorar muito depois de mamar, e as ultimas horas foram terriveis... me estranhou que ele estah gemente ao mamar, coisa que não fazia. As fezes dele estão liquidas e amarelas e saem em jatos... por indicação medica ele estah tomando bromoprida e label para prevenir refluxo... Devo me preocupar com essa atual situação..
    Grato..
    Neto- SC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa por só responder agora, mas estive de férias.
      Provavelmente já não vai a tempo, mas é provável que sejam as ditas "cólicas" ou então estar mesmo relacionado com as fezes mais líquidas.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  8. ola boa tarde,

    Minha filha está aguniada e suas fezes estão laranjas, vi até um pouquinho vermelho o que seria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Na maior parte das vezes não tem significado, mas depende sempre da idade da criança.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  9. Boa noite tenho uma bebe com 1 mes e 2 semanas e tenho vindo a reparar RM algumas das vezes que a estimulo para fazer coco que vem como se fosse agua com uma cor esverdeada e algumas das vezes com bocadinhoa sólidos. Noto tb que em algumas vezes sai uma espuma . Será isto normal ou ela esta com algum problema? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pela descrição, penso que será normal. De qualquer forma, se vir que ela aumenta muito a quantidade de vezes que faz, acho que deve ser observada, porque é muito pequenina.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  10. OI MEU BEBE TEM 28 DIAS DE VIDA,ELE SEMPRE FEZ COCO AMARELO OURO MAS TEM UNS 2 DIAS QUE ELE AS VEZES FAZ COCO AMARELO MEIO ESVERDEADO, AS VEZES FAZ SO AMARELO OURO POIS ESTOU SUPER HIPER PREOCUPA ESTAR TIRANDO MEU SONO SO VOU PODER LEVAR ELE AO PEDIATRA NO DIA 12 POR FAVOR ME AJUDE SERA ALGO MUITO SERIO QUE PODE COLOCAR A VIDA DO MEU BEBE EM RISCO. ESTOU TÃO TRISTE E PREOCUPA EU PEÇO AJUDA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desculpe que só vi agora o seu pedido.
      A cor das fezes não tem propriamente significado, portanto não acho que haja motivo para preocupação.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  11. Oi Dr Hugo,meu bebê de 6 meses está fazendo cocô umas 4~5 vezes por dia há um mês. Não tem outro sintoma.Comecei com papinhas mas não teve alteração na quantidade de vezes. Desde que nasceu mama no peito. Pensei em problemas com leite e cortei leite e derivados da minha alimentação ha 2 semanas mas não teve nenhuma melhora. Se puder me ajudar agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso estiver bem, pesnoq eu já sossega umbocado.
      De qualquer forma, uma vez que esse aumento está relacionado com a introdução de outros alimentos, acho que é melhor ele ser observadao, para garantir que não é nenhum tipo de intolerância.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  12. Bom dia minha filha teve icterícia com 1 semana de nascida agora ela já esta com 1 mês e 18 dias e acho ela um pouco amarelada, ela toma banho de sol todo dia só que essa semana ela não tomou durante 4 dias por causa da chuva não teve alterações nas fezes e o meu sangue e b+ igual o dela, tem risco da icterícia voltar depois de tratada com banho de luz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade já não é suposto haver um agravamento da icterícia.
      Se isso acontecer, acho que a sua filha deve ser vista por um médico.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  13. Oi dr. Bom dia. Meu filho tem 22 dias e com 1 semana foi diagnósticado com icterícia leve. Desde então estou dando banho de picao. Há 2 ou 3 dias percebi uma alteração nas fezes. Elas estão amarelo meio esverdeado. As vezes meio gelatinosa. Quando limpo o bumbum dele as veses sai um líquido meio oleoso. Ele nao teve febre, reduziu um pouco a alimentacao, esta choroso e esta um pouquinho prostrado Estou dando adtil e luftal. Estou preocupada. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Essa alteração na cor e na consistência das fezes é normal, nao se preocupe.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  14. oi dr uma duvida, meu bebe tem 3 meses e 14 dias, ele fazia coco uma vez por dia, e ficou 4 dias sem fazer, coloquei supositorio nele, desde que coloquei o supositorio a 15 dias atras ele faz de 3 a 6 vezes coco por dia, ele só mama no peito. é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Uma vez que só mama peito, esse padrão pode ser perfeitamente normal. Se o peso estiver bem, penso que não há motivo para grande preocupação.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  15. Dr, minha filha está com 36 dias e está fazendo cocô verde, as vezes com grumos, as vezes espumado. Isso é normal?
    Ela está mamando apenas o leite materno e eu cortei da minha alimentação leite e derivados e o feijão por causa das colicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É perfeitamente normal, não se preocupe.
      Quanto ao leite e ao feijão, pode comer sem problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  16. Boa noite Dr. Meu bebe está com 05 meses e desde que nasceu tem as fezes bem líquidas e várias vezes ao dia. Ocorre que nos últimos dias observei que tinha sangue nas fezes dele, e o cheiro está mais forte, o que será que está acontecendo? Ele só mama no peito e a noite antes de dormir toma 90 ml de Enfamil e ainda não foi introduzido nenhumalimento ou fruta. Estou preocupada. Obrigada. Karina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O facto de ter sangue nas fezes pode indicar uma alergia às proteínas do leite de vaca, pelo que acho que devia levá-lo a uma consulta médica para poder ser observado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  17. Bom dia, doutor:
    Tenho uma bebê de três meses que faz cocô líquido umas cinco vezes ao dia, desde o primeiro mês. É normal? Ela ganhou apenas 650g no segundo mês e trata refluxo. Só toma leite materno. Tem relação com minha alimentação? Obrigada, Eliane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O que me descreve parece ser perfeitamente normal e não tem nada a ver com a sua alimentação. Uma vez que a sua filha está a aumentar mais de 20g/dia, não vejo motivo para preocupação.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Olâ Dr, boa tarde!!
    Minha bb tem 3 meses, e desde que saiu do meconio, as fezes dela sao extremamente líquidas, em jatos. Tipo agua puro, e nem sempre saem os granulos, e de vez enquando saem umas gosmas como se fossem catarro. Ela só mama leite materno. A fase das. crises de colicas passaram, e quase nao tem mais. Ela ganhou em media 1 kg cada mes. Ja mudei minha alimentação, tirando todos os derivados de leite,mas mesmo assim nao melhororaram as fezes dela, continuam aguadas. NUNCA FORAM PASTOSAS!!! Será normal???
    obs: As fezes dela nao saem sangue!!

    ResponderEliminar
  20. obs: as fezes sao de cor amarelo bem forte, tipo mostarda e as vezes esverdeadas...

    ResponderEliminar
  21. E faz em media de 1 a 2 vezes por dia apenas fezes desse jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pela sua descrição parece-me tudo perfeitamente normal, pelo que não acho que haja motivo para nenhuma preocupação.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  22. Olá Doutor.
    Gostaria de pedir sua opnião. Tenho um bb de 4 meses alimentado somente com leite materno. Até os dois meses ele fazia coco normal, amarelinho até pastoso, porém apartir dos 3 mese vem fazendo coco verde claro e as vezes verde escuro. Acontece que ele aparentemente não sente nada, vem ganhando peso, como já faz um mês que o coco esta verde e também por apresentar uma pequeno pontinho de sangue nas fezes, a pediatra começou a investigar, ela acredita ser sensibilidade a lactose, só que já estou a 7 dias com dieta zero de lactose e acretido esta tudo igual, tambèm pediu exame de presensa de leucocitos nas fezes e o resultado foi frequente. Poderia dar alguma orinetação? Agradeço desde de já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A cor das fezes não tem grande significado, mas a presença de sangue sim. Se o seu filho mantém essa situação, acho que era importante a sua filho retirar os produtos lácteos da dieta e não apenas a lactose, porque pode ser uma alergia às proteínas do leite de vaca, muito mais provável do que uma intolerância à lactose.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  23. Olá por gentileza minha bb fez 2meses e dei as vacinas, sendo uma delas a Rotavírus.. Após este dia ela está com diarreia de cheiro muito forte..com aspecto gelatinoso e com granulado... Ja fazem 8diad e estou preocupada ...Ela so mama no peito e é bastante faminta. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      E provável que seja da vacina. Aguarde mais 2-3 dias e se não passar deve ser vista novamente.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  24. ola minha bebe tem 4 meses e a 1 semana esta fazendo bem pouco coco e ´´e igual agua,chega a ser em jato as vezes ..sera q esta desidratada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ela não vomita, o risco de desidratação é mais baixo. De qualquer forma, se não melhorar deve ser vista.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  25. Olá Dr. Por gentileza, a minha bebe fez 3 meses ontem e só mama no peito, as fezes dela é amarela mostarda, liquida e liquenta..as vezes com granulados e ocorreram 2 epsodios de tracinhos de sangue ao iniciar a partir da vacina da roravirius.. Bem minha pediatra suspeitou da alergia a proteina do leite e eu retirei tudo de leite derivados e até msm com traços... Ocorre que visitei uma medica elergista e ela me disse para fazer um teste pois minha bebe está muito bem, tem a pele boa, ñ apresenta assadura e eata ganhando bastante peso...ela disse que pode ser apenas uma intolerancia a lactose. Bom.comecei com a dieta somente de 0 lactose e as fezes continua iguao..amarela mostarde e liquenta... Esperimentei consumir comida c alguma.coisa de derivado de leite e apareceu mais um tracinho de sangue no coco dela... Por favor poderia me ajudar? É normap.essa.liga nas fezes? E see liquida apresentando espuma? E sobre os epsodios distintos do.tracinho de sangue o que poderia ser? Se fosse alergia ela.ñ apresentaria mais sintomas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pela sua descrição, o aspecto das fezes parece-me normal.
      Quanto ao sangue, provavelmente tem mesmo a ver com as proteínas do leite, pelo que acho que a deveria retirar os produtos lácteos da sua alimentação.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  26. Olá doutor! Meu filho tem 3 meses e meio, e tem as fezes liquidas e/ou com muco (aparência de catarro) isso eu vejo o senhor falar que é normal! Gostaria de saber a partir de quando as fezes irão mudar de consistência! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente as fezes mudam quando introduzir outros alimentos.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  27. Olá Dr. Hugo, bom dia!
    Obrigada pelo seu retorno, tenho uma questão que não sai da minha cabeça, será que pode me ajudar? Sim no inicio retirei os produtos lactineos da minha alimentacao mas fiz um teste e voltei a consumir apenas sem lactose e nada aconteceu, mas minha questão é a respeito da vacina Rotavírus... tenho quase que absoluta ctz que esta sim deu as reações em minha BB... tenho pra mim que foi ela a responsável por estes sintomos de diarréia e sangue nas fezes ... Ela compltou 4 meses e não quero passar por isso novamente sobre tudo pq tenho a informação que é ainda mais forte. Qual sua opinião quanto a não dar a 2°dose desta vacina? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Apesar de poder estar relacionado com a vacina, geralmente as queixas são transitórias (tal como no caso da sua filha), pelo que acho que deveria fazer a vacina na mesma.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  28. Meu bebe tem 27 dias e o cocó dele esta liquido meio aguado e bem amarelado é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é normal, especialmente se ele estiver a beber apenas leite materno.
      Cumprimentos e felicidades,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  29. Boa noite Dr. Hugo.
    Meu filho de 2 meses sofreu reação da vacina rotavírus, com traços de sangue nas fezes no terceiro e quinto dia.
    Mandaram apenas que eu continue observando, mas sei que já houve caso dr cirurgia devido à reação da vacina.
    Estou muito preocupada, apesar do meu bebê estar bem.
    O que o senhor me orienta?
    Agradeço desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O mais importante é ele estar bem.
      Se vir que ele começa a ter episódios em que fica pálido e a chorar muito, com dores, acho que deve ser visto por um médico, mas para já vigiava apenas.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  30. Muito obrigada pela atenção Dr. Hugo!

    ResponderEliminar
  31. Boa tarde.
    Olá Dr. a minha filhota tem 1 semana e meia saiu do hospital na quarta-feira da semana passa.
    Ela é amamentada so com leite materno, ela nao fazia coco desde de quarta de manha fomos ao medico e ele receitou bebegel e ontem qd cheguei a casa estimulei com o bebegel e fez logo hoje tive que tornar a faze-lo gostava de saber se é normal ou se tenho que fazer algo diferente??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Os bebés não precisam de fazer cocó todos os dias, pelo que se ela está confortável, pode aguardar até 3-4 dias antes de tentar estimular.
      O padrão intestinal varia muito, portanto não é fácil dizer-lhe o que é normal ou não (4-5x/dia pode ser normal, bem como 1 x a cada 4-5 dias). O mais importante é mesmo perceber se a sua filha está confortável ou não.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Boa Tarde..
      Obrigado mas ela estes 2 dias nao esta muito confortavel o que me aconselhafaço as massagens ela por vezes acalma outras nao.

      Eliminar
    3. Se vir que ela não está confortável deve ajudar e estimular um pouco para ver se a alivia. Se mesmo assim não resultar pode aplicar o bebegel.
      As melhoras.

      Eliminar
    4. Obrigado.
      Vou ver como se comporta hoje..

      Eliminar
  32. Bom dia!!

    Olá, tenho uma bebê de 2 meses e meio que so mama, e ela sempre faz cocô liquido. Devo ficar preocupado ou é normal?

    Desde já, obrigado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não precisa de se preocupar, é perfeitamente normal e vai-se manter assim enquanto for só leite materno.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  33. Minha bebe esdsa com um mes e meio e faz coco ha 1 semana verde escuro porem nao sete dor náo tem febre nada de a normal de quando fazia coco amarelo a no ser a cor, devo me preocupar? Ela sempre faz apos as mamadas... Esta com peso dentro do esperado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tudo o resto está bem, não se preocupe com a cor, que não tem significado nenhum.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  34. Boa noite,
    O meu bebe tem 3 meses..toma LA desde o 1 e meio.. ate la fazia coco em todas as mamadas..desde q iniciei o LA nunca mais conseguio fazer sozinho, e começa a fazer força e se eu nao o ajudo cm o termometro ele fica mt incomodado.. ja passei para Nan confort para ajudar..passaram a ser um pouco mais moles..mas desde o inicio do LA q sao fezes verdes escuras..e agora por ultimo sao verdes escuras no inicio e mais amareladas cm pontos brancos no fim.. mas desde 1 e meio que o tnho de estimular todos os dias. Sera normal? Ele come bem, cerca de 600ml por dia,dorme bem..bem disposto. Os pontinhos brancos quererao dizer algo? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Relativamente a cor e aos pontinhos brancos, não me parece que tenha significado. De qualquer forma, se o nan conforto não está a funcionar, tente outra marca, para ver senresulta melhor.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  35. Boa tarde!
    Tenho um bebê de 2 meses que só mama no peito. Suas fezes há 2 semanas estão verde escura, líquidas e as vezes espumosas. Falei com a pediatra e ela me disse se tratar de algo na minha alimentação, disse pra eu ficar atenta e me passou uma dieta pra seguir. Ah! Ele tem muuuuuuuita cólica! Dessas que ficam o dia inteiro e faz o bebê se contorcer o tempo todo. Afinal, devo me preocupar com as fezes dele?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que não. O facto de serem verdes tem a ver com a adaptação do intestino dela e não tem nenhum significado.
      Na minha opinião não se justifica fazer nenhum tipo de dieta só por esse motivo.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  36. Boa tarde doutor
    O meu bebe tem 1 semana e 4 dias. Toma leite materno e suplemento( nan com bífidos). Há um dia atrás começou a ter alguns gases e encolhe as pernas e fica Mt vermelho, enquanto chora por demais. O q devo fazer? Obrigado

    ResponderEliminar
  37. Boa noite,

    Experimente fazer-lhe umas massagens e, se não funcionar, dê-lhe umas gotas de aero-om em SOS.
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
  38. Oi doutor minha bebê tem 6 meses e a dois dia z está fazendo cocô 3 vezes ao dia aguado e mal cheiroso sera q é diarréia sendo que o normal é ela fazer uma vez ao dia ou dia sim dia não.ela tbm está nascendo os dentinhos será da dentição ela ainda mama no peito toma uma mamadeira de leite c mucilon ao dia e o leite e de vaca pois moro em fazenda mais quando ela fica eu suspendo o leite e ela fica só no peito já come algumas frutas e come papinha o q posso fazer levo ela ao médico ou é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente é mesmo uma diarreia. Se vir que ela não está a melhorar acho que deve ser vista.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  39. Caro Doutor, a minha filha está fazendo cocô amarelo com bastantes grumos brancos, isto é normal? Obrigada,
    Mayra A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Depende da idade, mas em princípio não tem nenhum problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  40. ola doutor meu bebe tem 4 meses ele tem refluxo e ta tomando domperidona e label as fezes dele e bem verde escura e liquida ele mama nan ar tem algum problema nisso? tem que ser os dois remédio ou pode ser so um para ele tomar ?e qual?obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode tomar os dois, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Boa noite dr
    A minha bebé tem 1 mês e meio e desde a segunda semana que bebe leite artificial. No inicio começou pelo Nutriben HA, mas ficou muito presa do intestino e só fazia coco com estimulação. Por indicação da Pediatra mudamos para o Aptamil Confort, mas além de piorar, ficou com muitas cólicas e bolsava imenso. Falaram-me então do Milkid AR, e estamos a experimentar. A nível de bolsar e cólicas resolveu de imediato, o problema é que agora sempre que mama faz muito coco... se mamar 7 ou 8 vezes nas 24 horas do dia, faz coco mole 7 ou 8 vezes... A minha duvida agora é se não serão vezes a mais? e será que não irá perder peso em vez de ganhar? Agradeço a sua resposta, pois a menina só tem consulta no próximo mês... Obrigada dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A mudança nas fezes é normal quando se troca o leite. O que eu acho importante é perceber se há história de alergias na família.
      Se não houver e o peso estiver bem, acho que pode aguardar, sem problema. Se houver história de alergias, tem que se ver porque passou de um leite hipoalergénico para um leite normal e aí pode-se pensar, eventualmente, numa alergia às proteínas do leite de vaca (embora o mais provável é que não seja nada disso, não me parece descabido pensar neste diagnóstico).
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  42. ola boa tarde,
    o meu filhote tem 3meses e desde a uns dias para ca tenho vindo a reparar que ele so faz coco 1vez por dia e muito ralinho chegando por vezes deitar fora da fralda... ele so bebe de peito... gostaria de saber uma resposta pois a consutla ainda não é para agora o meu muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Uma vez que só está com peito é muito frequente isso acontecer. Se de resto estiver bem e for engordando não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Bebê com 4 meses, com fezes mostarda e grumo branco, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser, principalmente se sempre foram assim ou algo parecido.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  44. Olá Dr.Tenho um bebê de 3 meses e meio e desde o segundo mês e meio tem as fezes líquidas e faz uma vez ao dia sendo que mama somente no peito é considerado normal?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é perfeitamente aceitável que seja assim.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  45. Meu bebe nasceu gig ccom 4.500 gr e 53cm. Hoje tem 2 meses e 4 dias e pesa 5.400gr e mede60cm, ela ganhou 300 gr no primeiro mes e 600 gr no segundo. So toma lm, nao aceita complemento, dorme super bm a noite eu ate acordo ela pra mamar, ela nao chora de fome e é bm ativa. Cico e xixi sempre em dia e normais. Ja fiz exames e tds foram normais. Porq sera o pouco ganho de peso dr? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente a evolução de peso não e brilhante, mas como já aumentou 600g no último mes, acho que voltava a pesá-los em 15 dias. Se continuar a aumentar 20g por dia, não fazia nada de diferente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Ola!!tenho um bebe de 3 meses, com 2 meses ele ficou gripadinho com muito catarro, o pediatra passou inalação com Mucosolvan e um xarope Bromelin ,fiquei com medo de dar para ele,pois esse xarope contem mel,mas como não estava melhorando eu comecei a dar, depois de 3 dias ele teve 2 crises de cólicas muito forte,parecia que tinha caído ou batido nele, e depois disso o intestino dele parou.Começou a fazer coco 1 vez a cada 2 dia e antes ele fazia umas 8 vezes por dia,parecia pato!rs...peidava e já sujava um pouco a fralda!rs..Parei com todos os remédios que tava dando, pois como ele tinha muita cólica eu dava Colikids,Simeticona e Funchicória e depois de 1 semana mais ou menos eu percebi que ele faz coco espuma,sai igual creme de barbear,amarelo escuro quase marrom com cheiro um pouco forte, pois fica 2 dias sem fazer.Gostaria de saber se poderia ser alguma coisa?
    E ele continua com muita cólica, peida e arrota o tempo todo, mesmo eu fazendo uma super dieta!Tirei todos derivados de leite e todos alimentos que causam gases.Ele esta ganhando peso super bem.Ate de mais, pois está com 3 meses e pesa 7350, mesmo ficando doente 3 vezes, infecção neonatal,e 2 vezes gripes com catarro.....e eu tenho mais 2 filhos que possa talvez estar passando essas gripes nele.
    E oque me incomoda também é que ele dorme muito pouco,de dia e de noite, de dia nem dorme direito, quando tenta dormir ele acorda a cada 15 minutos.Nunca dormiu mas que 1h seguida.a noite ate pegar um sono pesado também acorda bastante.fico umas umas 3,4h tentando fazer ele dormir.E depois que dorme tira umas 2 a 3 soneca de 3h.
    Oque sera...fico preocupada...Obrigado!

    ResponderEliminar
  47. Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele está a evoluir vem de peso, acho que não precisa de se preocupar muito.
      De qualquer forma, se ele fica desconfortável, pode experimentar dar-lhe um probiotico (em Portugal temos alguns, como o Biogaia, bivos, aero bio, ...), porque pode ajudar.
      Quanto ao sono, a partir dos 2 meses os bebês dormem pouco de dia, portanto é aceitavel o que me descreve. Se conseguirmos melhorar a parte intestinal, vai ver que se calhar também melhora o sono da noite...
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigado Doutor!!Muito obrigado mesmo!!Fiquei mais sossegada.Vou experimentar dar o probiotico para melhorar o intestino assim acho que melhore o sono da noite mesmo!!

      Eliminar
  48. Boa noite Dra.
    Minha bebê tem 1 mês e meio fazia côco de 3 em 3 dias, pastoso. Ontem começou a fazer côco amarelo mostarda, líquido com grumus, depois das mamadas. Será que está com diarréia, é normal esta alteração???
    Obs. Toma simeticona de 8/8 horas pois tem muita cólica e gases.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      É perfeitamente normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Bom dia Dr.

    O meu bebe tem 1 mes e 5 dias, no primeiro mes ele sempre fez coco a cada mamada, o que segundo li que era normal, mas agora ele continua fazendo coco com a mesma frequencia. o coco e amarelo com um pouco de verde, com umas pequenas bolinhas. ele nao chora de dores de colicas, mas da um pum e faz uma forcinha para sair. sera normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é normal.
      Cada bebé tem o seu ritmo de funcionamento do intestino, portanto não precisa de se preocupar, nem com a frequência, nem com o aspecto que descreveu.
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. Boa tarde, dr
    Meus bebes tem 1 mês e 7 dias com xixi e fezes com odor. Eles tomam fórmulas. Gostaria de respostas. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É normal, se de resto o bebé estiver bem. O cheiro vai variando de bebé para bebé e também com o crescimento de cada um.
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Boa tarde dr.
    Gostaria de saber sobre pílula do dia seguinte dose única Hora H uno levonorgestrel para quem amamenta.Temporariamente não se deve amamentar,por quanto tempo? e quando amamentar qual procedimento a ser feito? para bebes de 1 mês e 15 dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A utilização da pílula do dia seguinte não contraindica a amamentação, pelo que pode e deve mantê-la.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Boa tarde, dr.
    Gostaria de saber se tem outra opção de fórmula com menor preço para poder alimentar meus gemeos,eles as vezes tem refluxo,mesmo tomando fórmula AR.(anti refluxo). Gostaria de saber se posso alimenta-los com Ninho e qual tipo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Eu não conheço as fórmulas que existem no Brasil, uma vez que moro em Portugal e aqui os leites têm nomes diferentes.
      Assim, acho que não sou a pessoa mais indicá-la para ajudar em relação a essa questão, pois desconheço completamente os preços que são praticados aí.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Após 4 dias da vacina rotavirus o coco do neném esta com aspecto gelatinoso, até quantos dias ele pode apresentar reação após vacinacao? Li vários relatos de mães que seus bebes ficaram com diarreia por mais de um mes e que apresentaram sangue no coco após varios diAs passada a vacinação. Fico preoucupada pois ate entao meu bebe so tinha aumentado o numero de evacuações e hoje o aspecto mudou para gelatinoso, ele fazia de 2 a 3 vezes ao dia e agora ele faz basicamente apos cada mamada. Ele está com 2 meses e uma semana e só mama

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente essas alterações duram até 1 semana.
      Cumprimentos e bom natal

      Eliminar
  54. Bom Natal e parabéns pelo blog!
    Sou fã! Abraço!

    ResponderEliminar
  55. bom dia tenho um bebe prematuro de 5 meses ja faz 1 mes q ele esta fazendo fezes bem amarela como se fosse gema de ovo e tem a mesma consistencia e varias vezes em 1 dia levei a pediatra e ela pediu exame de fezes e acusou posito para fezes oculta e leucocitos ele tomou bactrim e floratil + ainda continua ele nao estas perdendo peso e nem esta desidratado pelo contrario ele baba d+ levei a outro pediatra e me disse q poderia ser q ele fosse alergico a lactose + como se ele so bebe leite materno? ele falou para eu para de comer coisas derivado do leite melhorou ele melhorou bastante + ainda continua fazendo fezes na mesma consistencia o q pode ser ? grato pela atençao .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Muitas vezes as fezes dos bebês amamentados ao peito tem esse aspecto. Se ele melhorou quando se reduziu a lactose, acho que deveria manter a evicção dos produtos lácteos da sua dieta e experimentar tomar um probiotico (não sei o nome dos que existem no Brasil).
      Cumprimentos e bom ano

      Eliminar
  56. Boa tarde Drº Hugo

    O meu bebe tem quatro meses, e até hoje sempre fez coco todos os dias. Neste momento está há quatro dias sem evacuar, devo me preocupar com essa situação? Ele é amamentado exclusivamente com leite materno e não tenho observado alterações no comportamento dele.
    Desde já agradeço a sua disponibilidade para me esclarecer à minha questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele está só com leite magno e está bem disposto, acho que pode aguardar até aos 5 dias sem fazer (pode eventualmente até aguardar mais 1-2 dias).
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Boa tarde Dr
    O meu bebé de 3meses quase 4 esta com diarreia verde com muco e sangue. Teve este mes infecção urinaria com antibiótico e esta a tomar trimetoprim. Teve também bronqueolite na semana passada.
    Agora esta assim. Como tinha eco renal o pediatra disse para pedir que vissem abdômen. Não havia sinais de invaginaçao abdominal.
    Mandou me cortar nos produtos lácteos na minha alimentação. Ele mama. Amanha oa introduzir o creme de cenoura, acha que posso ou aguardo?
    Qual a sua opinião sobre este quadro? O pediatra disse para oe vigiando mas ele continua com diarreia com veios de sangue...
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Numa situação de diarreia e frequente surgir algum sangue. Se ele já foi observado e está tudo bem, acho que pode aguardar. Quanto ao creme de cenoura, acho que pode introduzir e pode até ajudar um pouco, porque geralmente prende os intestinos.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite dr. Hugo,
      Sou pai de 1a viagem e a minha bebé fez hj 17 dias de vida, e tem alguns problemas de cólicas e obstipação.
      Depois de passar a fase do mocónio, a bebé só evacuava de 2 em 2 dias e com a ajuda do bebégel, coco mole de cor amarelada. Mas há cerca de 2 dias ela começou com fezes mais liquidas, tipo diarreia, 4 vezes ao dia (sem necessidade de aplicar o bebégel), que por um lado me deixou mais tranquilo por estar a evacuar com mais regularidade mas o facto das fezes parecerem diarreia deixa-me mais preocupado.
      O que identifico com alteração na rotina foi, cerca de 4 dias a esta parte, termos introduzido uma colher (tipo café) de água morna de manhã e ter reduzido a dose de suplemento (aumentando o tempo da mamada, até esvaziar o peito, segundo aconselhamento da enfermeira).
      Queria confirmar se esta alteração nas fezes da bebé podem dever-se as alterações da rotina ou ser um alerta para algum problema de saúde. Obrigado, Ricardo

      Eliminar
    3. Boa noite,

      O mais provável e que tenha a ver com a redução só suplemento e consequente aumento do leite materno, porque as fezes dos bebês que fazem leite materno são assim como descreveu.
      Cumorimentos

      Eliminar
  58. minha netinha tem 20.dias quando ela fas coco.n sai pastoso,sai tipos espumoso eh normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa. Ouve,

      Se ela faz só leoite materno é normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  59. Olá dr.
    O meu bebé está a entrar no 4o mês. Mama nan confort e faz biogaia. Costumava fazer coco 1 vez por dia e agora começou a fazer 2 a 3 vezes menos pastoso e em menor quantidade. Ele não tem febre nem vomita. A pediatra acha que tem a ver com a maturação do.intestino. O que lhe parece?

    ResponderEliminar
  60. E noto que sempre à mesma hora (seis da tarde) ele faz cólicas por uns gases que depois o fazem mamar menos. Durante o dia tem mamado normalmente e na mamada seguinte também

    ResponderEliminar
  61. E noto que sempre à mesma hora (seis da tarde) ele faz cólicas por uns gases que depois o fazem mamar menos. Durante o dia tem mamado normalmente e na mamada seguinte também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o peso estiver a evoluir bem, não me parece que haja motivo para preocupação. Pode ser mesmo uma questão de maturação do próprio intestino.
      Cumprimentos

      Eliminar
  62. Bom dia Dr!
    Minha bebe tem 3 meses e 3 semanas, e pesa 7,200 Kg e mede 67 cm. neste último mês ganhou 800 Gr e apenas 1 cm, este pouco ganho de altura me deixou preocupada. Será normal? Quando devo me preocupar com o crescimento do bebe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para lhe dar uma opinião mais fundamentada era preciso fazer a avaliação do crescimento para trás, mas não me parece alarmante o que descreveu.
      Cumprimentos

      Eliminar
  63. Ola doutor minha BB tem 6 meses faz um mês q foi p creche em ksa dou papinha normal caldinho de feij batata ameaçada suco de laranja lima agua maca banana e ela ainda mama no peito ate vou as vzs na creche dar o peito pois as vzs ela naum quer o nan ai me ligam p amamenta lá e ela tomou a ultima vacina aquela dos seis meses tem uma semana q ela só faz coco verde e já estava fznd antes da vacina estou preocupada com a cor do coco e isso naum afetol a alimentação dela continua mamamdo bastante eu só cortei as lapinhas e sucos estou. Dando só peito p vê se melhora me ajuda estou preocupada detalhe ela brinca sorri mais acorada meia enjoada toda vez q esta dormindo naum Sri se sente for na barriga e a dor enterrompe o sono ela faz esse coco verde de 3 a 4 vzs no dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A cor do cocó não tem propriamente problema, mas se está a fazer mais vezes do que o habitual já é considerado diarreia. É muito importante hidratá-la bem, para repor os líquidos. Quanto à vacina nem se poderá estar relacionada com o quadro, não sei qual é, porque desconheço o plano de vacinação brasileiro, uma vez que moro em portugal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  64. Oi boa tarde Doutor VC ainda naum me respondeu

    ResponderEliminar
  65. Meu filho tem 1 mes e o coco dele nao esta coalhado como estava , a cor e amarelo ouro mas esta igual a agua tem vez que vaza pela fralda , sera normal? Ou ele ta com dor de barriga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se não estiver a fazer mais vezes do que o habitual, acho que pode aguardar, porque pode ser normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  66. Oi D. Minha bebe tem dois meses mama no peito e complemento Similac
    As fezes dela era esverdeado e a cada dois dias. De sexta pra cá está mais líquido amarelada com grumos e está fazendo várias vezes por dia. Será que está com diarréia? Ela não tem febre e pouca cólica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode efectivamente ser uma diarreia, pelo que aconselhava a reforçar bem os líquidos, para compensar o que ela perde.
      Cumprimentos

      Eliminar
  67. ola tenho filhos gemeos. os dois tomam Nam AR estão fazendo coco verde é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é muito frequente, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. boa tarde doutor... a minha filha tem 16meses e ainda estou amamentar... o mês passado ela deixou de fazer cocó uma semana, introduzi-lhe o bebegel e so fez efeito um dia pois os outros dias deixou de fazer outra vez... dirigi-me à farmácia e receitaram-me um xarope e disseram-me pra lhe dar todos os dias até ao fim, que resultou muito bem, mas fazia cocó muito grosso... este mês voltou acontecer outra vez, já não faz cocó há 4 dias e o xarope já não resulta... estou preocupada que devo fazer? aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É sempre importante rever a alimentação, para tentar melhorar o aporte de fibras, nomeadamente através do seguinte:
      - reduzir batata e cenoura da sopa
      - aumentar legues verdes na sopa, se possível com bocadinhos de couve
      - reduzir consumo de papas
      - evitar banana
      - aumentar consumo de kiwi, laranja, tangerina e ameixa
      Se mesmo com estas alteraçõe stodas a situação não melhorar, acho que faz sentido testar algum tipo de medicação, mas começaria por alterar a alimentação dela.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Meu bebê tem 4 meses.E ja faz mais de um semana q ele ta fazendo cocô pelo menos umas 10 vezes ao dia,sai verde com catarro.Fiz exame e deu ameba. A doutora passou amebil.
    Ja faz um dia q estou dandp mas ainda ele continua fazendo coco tipo diarreia.
    O fazer dotor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Por vezes a resposta não e imediata, penso que deve aguardar mais 2-3 dias para ver.
      Cumprimentos

      Eliminar
  70. Dr minha bebe tem 2 meses so mama no peito, tem tres dias q o coco dela esta muito liquida e com o odor muito forte sera normal? Ela toma colikids sera q é do remedio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se não aumentou muito a quantidade de coco que faz deve ser perfeitamente normal, não se preocupe.
      A consistência das fezes vai variando com o crescimentos o odor também.
      Cumprimentos

      Eliminar
  71. Bom dia,
    Minha bebe tem 6 meses e está com diarreia a quase 30 dias, já levei em vários médicos, já fiz exames de vermes e hemogramas e também já fiz o exame pcr, nenhum detectou nada. Porém a diarreia não para. Ela esta só a mamar no peito e com soro e água de arroz, mas não está adiantando. Ela faz coco até 10 vezes ao dia, um coco gosmento, verde ás vezes ácido que provoca assaduras quase que imediato. A respeito da minha alimentação eu já eliminei leite e derivados e também não estou comendo temperos fortes. mas nada adianta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Gostava muito de ajudar, mas esta é daquelas situações que à distância não consigo fazer, porque uma diarreia com um mês de evolução e claramente fora do habitual e requer uma avaliação médica cuidada.
      De qualquer forma, o que posso aconselhar e a marcar uma nova consulta, porque me parece que é importante perceber donde vem a diarreia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. Dr minha bebe tem 2 meses so mama no peito, tem tres dias q o coco dela esta muito liquida e com o odor muito forte sera normal? Ela toma colikids sera q é do remedio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se de resto ela está bem, é provável que seja normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  73. Dr minha filha tem 3 meses e 9 dias, e faz duas semanas que ela está fazendo coco verde escuro com cheiro um pouco desagradável, antes não era assim, ela mama exclusivamente no peito. O que será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A cor verde das fezes não tem significado, portanto não me parece que haja motivo para preocupação, se de resto ela estiver bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  74. Dr. Meu bb ta fazendo coco verde a 15 dias e ele tem 1 mes e 19 dias de vida to muito preocupada?

    E normal o bebe se espremer muito pra fazer coco e as vezes n fazer nada??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A cor verde não tem significado, não se preocupe.
      É muito frequente também eles fazerem força e não fazerem cocó de imediato.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada Dr. Por tirar minhas duvida fiquei mais aliviada
      bom dia

      Eliminar
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  76. Boa tarde, a minha bebe de 9 meses começou hj pela manha com um coco amarelado, semi líquido e com fios tipo ranho. Entretanto teve 3 dejecoes deste tipo e DPS fez coco pastoso mas já fez umas 4 vezes... O que devo fazer? Tenho dado puré de cenoura e fruta cozida. É muito difícil dar lhe agua, haverá alguma coisa que possa dar para evitar desidratação?obrigada pela sua atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Para evitar a desidratação o ideal é dar-lhe um dos soros de hidratação que existem na farmácia. É a melhor forma de o fazer...
      Cumprimentos

      Eliminar
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  78. Boa tarde minha bebe tem 2 meses e faz coco verde aguado e espumoso e toda vez que mama ja faz coco e mamar e fazer ela mama no peito,gostaria saber se ela pode ser intolerante a lactose,a avó dela é,tb meu filho é,tb gostaria de saber como diagnosticar ja que o exame tem ser feito em jejum e bebes mamam toda hora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se a sua bebé está só com leite materno e não tem mais nenhuma queixa, esse cocó é perfeitamente normal, não lhe faria exame nenhum.
      Cumprimentos

      Eliminar
  79. Boa noite Dr. Meu netinho tem um mês e três dias . O coco tem sido sempre amarelo gema mas hoje foi castanho tipo borra de café . Mais parecia ter uma mistura de meconio. Isso é normal? Ele e amamentado a leite materno e APTAMIL HÁ.tem tido muitas cólicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se for castanho não tem problema, mas se ficar muito escuro, quase preto deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  80. Dr minha filha é APLV ele tomiu um antibiótico dia 29 e começou uma diarreia só uma agua amarela escuro estou dando soro por boca e nao esta melhorando. Oque devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Nessa caso, o melhor será provavelmente dar um probiótico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  81. Dr. , boa tarde!
    Minha filha está com 1 mês e meio e é amamentada exclusivamente. Ela toma tb um medicamento receitado pelo pediatra, o colikids. Ela faz cocô varias vezes ao dia, é meio líquido e com uns granulos e bem amarelo, tipo cor de gema de ovo. Existe uma frequência considera normal? As vezes são mais de 6 vezes ao dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não existe um numero que seja "normal", principalmente em bebes tão pequenos.
      Desde que não haja uma grande variação e o peso esteja bem, em principio não haverá problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  82. Minha bebê tem 1 mês e 2 semanas es 3 dias vem fazendo coco amarelas 4x ao dia e liquido isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Depende sempre das vezes que ela fazia antes, mas em princípio pode ser normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. Ela mama o nan + o peito....hj levei so medico e pediu p suspender o nan....mas continua da mesma forma...minha filha n tem febre e n chora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se não tem febre e não chora, pode mesmo ser uma característica dela fazer mais vezes cocó.
      Cumprimentos

      Eliminar
  84. Bom dia Doutor,
    Meu filho vai fazer 2 meses dia 19/05, e a duas semanas atrás começou ter muita cólica e gases, ele se retose muito e a sete dias atrás começou a fazer cocô líquido de cor gema de ovo umas duas vezes por dia.
    Doutor o que eu faço para aliviar as dores de cólicas e as gases que causam enchaço na barriga?

    ResponderEliminar
  85. Bom dia Doutor,
    Meu filho vai fazer 2 meses dia 19/05, e a duas semanas atrás começou ter muita cólica e gases, ele se retose muito e a sete dias atrás começou a fazer cocô líquido de cor gema de ovo umas duas vezes por dia.
    Doutor o que eu faço para aliviar as dores de cólicas e as gases que causam enchaço na barriga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em Portugal sugeria-lhe comprar um probiotico, porque existem alguns com esse efeito adequados à bebês pequenos, mas não sei se aí existe o mesmo tipo de medicamentos. O ideal é perguntar numa farmácia se tem algo deste género.
      Cumprimentos

      Eliminar
  86. Bom dia doutor, minha bebê acabou de completar 3 meses, e antes dos 2 meses começou a sentir cólicas. Quando fez 2 meses tive que introduzir o complemento ( nestogeno1) duas ou três vezes ao dia pq meu leite estava pouco e a pediatra passou label e domperix pq desconfiou de refluxo, ela estava irritada, não dormia bem, tinha muito soluço. Ela melhorou, só que semana passada começou a chorar a cada mamada, no peito ou mamadeira, só mama 5 mim e chora se contorcendo e solta muitos gases. Ela sente fome, mas não consegueamar de dor, fico oferecendo o peito e aamadeira o dia todo, as fezes estão normais, amarela com gruminhos, mas ela faz coco toda vez que mama o complemento. Estou com medo de ser intolerância a lactose ou alergia ao leite. O que vc acha?

    ResponderEliminar
  87. Bom dia doutor, minha bebê acabou de completar 3 meses, e antes dos 2 meses começou a sentir cólicas. Quando fez 2 meses tive que introduzir o complemento ( nestogeno1) duas ou três vezes ao dia pq meu leite estava pouco e a pediatra passou label e domperix pq desconfiou de refluxo, ela estava irritada, não dormia bem, tinha muito soluço. Ela melhorou, só que semana passada começou a chorar a cada mamada, no peito ou mamadeira, só mama 5 mim e chora se contorcendo e solta muitos gases. Ela sente fome, mas não consegueamar de dor, fico oferecendo o peito e aamadeira o dia todo, as fezes estão normais, amarela com gruminhos, mas ela faz coco toda vez que mama o complemento. Estou com medo de ser intolerância a lactose ou alergia ao leite. O que vc acha?

    ResponderEliminar
  88. Bom dia doutor, minha bebê acabou de completar 3 meses, e antes dos 2 meses começou a sentir cólicas. Quando fez 2 meses tive que introduzir o complemento ( nestogeno1) duas ou três vezes ao dia pq meu leite estava pouco e a pediatra passou label e domperix pq desconfiou de refluxo, ela estava irritada, não dormia bem, tinha muito soluço. Ela melhorou, só que semana passada começou a chorar a cada mamada, no peito ou mamadeira, só mama 5 mim e chora se contorcendo e solta muitos gases. Ela sente fome, mas não consegueamar de dor, fico oferecendo o peito e aamadeira o dia todo, as fezes estão normais, amarela com gruminhos, mas ela faz coco toda vez que mama o complemento. Estou com medo de ser intolerância a lactose ou alergia ao leite. O que vc acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se só acontece com o leite adaptado, pode efectivamente ser uma intolerância a lactose, mas não é possível fazer-lhe esse tipo de diagnóstico assim a distância, sem conhecer a bebê, observá-la e pesa-la. O ideal é mesmo marcar uma consulta com a sua médica para ser vista...
      Cumprimentos

      Eliminar
  89. Bom dia, meu bebe tem 28 dias e gorfa em excesso toda vez que mama, chega a sair pelo nariz, a moleirinha dele esta baixa, queria saber se é normal. Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele bolça muito, o mais importante é ir vigiando o peso, para ver se está a evoluir bem. Se estiver a engordar o que precisa, não se preocupe, que é normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  90. Boa tarde minha filha tem 3 meses e meio e desde os primeiros dias de vida ela faz cocô com aspecto de clara de ovo e as vezes espumado, ela tem 6,500 g e 61 cm dorme bem a noite, não tem cólicas e alimentada somente com leite materno. Esse tipo de cocô é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Quando disse clara de ovo não quereria dizer gema? Nessa idade geralmente as fezes são líquidas e amarelas, é normal ser assim.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Não quis dizer clara mesmo ela é visguenta!!

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      É normal ser assim mais gelatinosa, mas deve ter cores vivas (amarelo, verde, laranja, castanho) e não serem brancas como a clara.
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Sim as fezes são normalmente amarelas e algumas vezes verde.

      Eliminar
    5. Bom dia,

      Sendo assim, acho que não precisa de se preocupar, é normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  91. Bom dia doutor minha filha tem um mês e esta fazendo muita força pra fazer coco ou soltar gazes e quando ela faz coco esta saindo espumado sera normal? estou com medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é normal, particularmente se estiver a beber leite materno.
      Cumprimentos

      Eliminar
  92. Boa tarde Doutor
    Minha filha tem 2 meses e o pediatra solicitou fazer exame de urina, no resultado deu filamentos de muco raros.O que quer dizer?

    ResponderEliminar
  93. Boa tarde Doutor
    Minha filha tem 2 meses e o pediatra solicitou fazer exame de urina, no resultado deu filamentos de muco raros.O que quer dizer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Eu não sei porque motivou fez a análise, mas se só tem essa alteração não tem significado nenhum.
      Cumprimentos

      Eliminar
  94. Boa noite. o meu filho tem 6 meses, foi introduzido papas e sopa à cerca de 1 mês e desde à cerca de 2 semanas que apresenta 5 a 6 dejecções por dia.as fezes variam ao longo do dia entre fezes esverdeadas semi-liquidas com granulos e fezes pastosas(literalmente a sopa mas um pouco mais espessa). o meu pediatra refere que é uma gastroenterite e que irá passar. já está a fazer papas e leite sem lactose a sopa é só á base de cenoura, batata, cebola e frango. nunca apresentou febre, nem vómitos nem perda de apetite. estou preocupada.O que acha que pode ser?Obrigada

    ResponderEliminar
  95. esqueci-me de referir que faz o biogaia á 4 dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já agora por quanto tempo devo prolongar o biogaia

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Pela sua descrição pode ser apenas uma situação de adaptação à nova alimentação, pois com duas semanas sem resposta a tudo o que está a fazer começa a ser pouco habitual.
      O biogaia pode fazer enquanto precisar, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  96. Boa noite
    Meu bebe tem 3 meses, mamava no peito e a noite tomava duas mamadeiras de nan, fazia coco 2 x ao dia. Tomou a vacina dos dois meses e dez dias depois mudou completamente. Começou uma a fazer coco toda vez que mamava, chegou a fazer 10 vez em um dia. Hoje completou 17 dias de diarreia, estou desesperada. Foi a vacina do rotavírus? Será preciso fazer um exame de fezes ou sangue? Quantos dias pode durar uma diarréia ? Ele não tem febre e não esta desidratado. Por favor me ajude, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A vacina do rotavírus pode provocar diarreia, mas se já está há 17 dias assim acho que deve ser visto, porque é muito pequeno, para tentar perceber o que se passa.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
  97. Boa noite. O meu bebé tem 1 mês e meio e desde o nascimento faz apenas NAN1. Devido às cólicas intensas a médica de família aconselhou-me a mudar para NAN1CONFORT. Fiz durante 4 dias exclusivamente NAN CONFORT, as cólicas parecem ter passado mas ao fim desses 4 dias iniciou diarreia líquida amarela que sai em jacto, cerca de 10x/ dia ( hoje foi o 4ºdia). Ao final de 1 dia de diarreia deixei imediatamente de lhe dar o confort e voltei ao normal. Mantém boa disposição apesar do apetite parecer diminuir um pouco. Perdeu 150gr numa semana. Fui às urgências, disseram-me que era da mudança do leite e disseram para fazer apenas NAN1 e que enquanto não apresentasse sinais de desidratação não poderiam fazer nada. Estou a desesperar e o bebé com o rabinho todo assado. Quanto tempo mais é espectavel esta diarreia em jacto? Poderei fazer algo para melhorar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente dar-lhe o biogaia ou o bivos para ver se melhora e, acima de tudo, deve ir vigiando o peso para ver se recupera.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
  98. Boa tarde Dr,

    Tenho ideia que um recem nascido pode evacuar a cada mamada.. mas é suposto que um bebe de 4 meses volte a ter esse padrão?

    Na verdade é o que acontece.. ele tem engordado, não muito mas está com um crescimento consistente e tem estado sempre entre o percentil 15 e o 50.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é muito habitual voltar a ter esse padrão, mas se o peso está a evoluir bem vigiaria apenas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  99. Boa tarde meu bebê já está comendo sopinha e frutas tem 6 meses e 15 dias , já estava com o cocô consistente , mais tem 2 dias que está líquido e esverdeado , pode ter alguma coisa haver por eu ter tomado amoxilina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente não tem a ver com a amoxicilina, mas a única coisa a fazer é hidratá-lo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário