Fezes líquidas em bebés amamentados - será normal?

As fezes de um bebé alimentado exclusivamente com leite materno são geralmente líquidas e isso assusta por vezes os pais, pensando tratar-se de uma situação de diarreia.
Na verdade, isso é perfeitamente normal e, por vezes, as fezes apresentam até alguns "grânulos" ou uns "farrapos". Geralmente têm uma cor viva (amarelo, cor de laranja, verde, castanho), sendo de estranhar sempre que apresentem uma cor esbranquiçada, particularmente em bebés com icterícia.
Sendo assim, não é fácil perceber se um bebé amamentado apresenta diarreia ou não, pelo que essa distinção faz-se através da quantidade de fezes que o bebé elimina e não pela sua consistência. Sempre que o número de dejecções aumenta muito comparativamente com o padrão habitual (particularmente em contexto de vómitos e/ou contacto com casos de gastrenterite), deve-se pensar que se pode tratar de uma verdadeira diarreia e procurar aconselhamento médico.
Quando se introduzem outros alimentos (leite adaptado, sopa, papa, ...), as características das fezes mudam, incluindo a sua frequência, consistência, cheiro e cor, aproximando-se progressivamente do aspecto e padrão dos adultos.

Etiquetas: