O que é a alergia às proteínas do leite de vaca?

A alergia às proteínas do leite é o resultado de uma reacção exagerada do sistema imunitário do bebé ao contacto com essas proteínas, que o organismo reconhece como "estranhas".
É a alergia alimentar mais frequente no primeiro ano de vida e pode manifestar-se de diversas maneiras, tais como: má evolução de peso, manchas na pele (eczema atópico), sangue nas fezes, diarreia persistente ou mal-estar após as mamadas, entre outros.
Geralmente surge após contacto do bebé com um leite diferente do leite materno, embora em casos raros possa também surgir em crianças exclusivamente amamentadas ao peito.
De um modo geral esta é uma situação transitória, sendo que mais de 80% das crianças ficam curadas nos primeiros 5 anos de vida (a maioria resolve em alguns meses).
trata-se evitando completamente todos os alimentos que contenham produtos lácteos (leites, papas, iogurtes, algumas bolachas, ...), excepto os leites especiais de tratamento destas situações (ver post sobre leites adaptados). Na maior parte das vezes faz-se uma prova de provocação oral após 6 meses da evicção total (deve ser feita em ambiente hospitalar), na qual é dada uma quantidade progressivamente crescente de leite à criança, para ver se não faz reacção.
A alergia às proteínas do leite de vaca não deve ser confundida com intolerância à lactose, sendo que esta diz respeito a uma incapacidade do intestino de digerir o açúcar presente no leite (lactose). Embora por vezes os sintomas possam ser semelhantes, trata-se de duas situações completamente distintas.

Comentários

  1. Boa tarde.
    Tive hoje conhecimento deste blog, e logo a primeira publicação que li suscitou o meu interesse, e gostaria que fizesse um comentário ao que aqui vou escrever.
    Sou mãe de um menino com 2,5 anos. Quando nasceu foi-lhe dado um biberão de leite adaptado, (HA), pela enfermeira parteira que nos assistiu, com a explicação de que o menino tinha muita fome e o que já tinha mamado poderia não ser suficiente. A partir daí e até aos 5 meses, foi alimentado com leite materno em exclusivo. Por volta desta idade foi-lhe introduzido o LA, também HA, por causa do meu regresso ao trabalho, ao qual ele fez alergia (manchas vermelhas na pele). Passou a tomar um leite hidrolisado, papas não láctes, e retiramos da sua dieta tudo que pudesse ter leite. A verdade é que desde os 5 meses que ele fazia otites e bronquiolites sucessivas, por vezes nem acabava o antibiótico. Consultamos um otorrino que nos aconselhou operação. Um pouco assustada com isto, fui consultar uma segunda opinião, e o médico que o observou, e depois de saber todo o seu historial, disse-nos ser alergia à PLV. Começamos com leite de soja e iogurtes de soja, e a verdade é que até hoje não teve mais nada!
    Coincidência, ou os leites hidrolisados também não são 100% eficazes?

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Muito obrigado pelo seu comentário...
    Na realidade a sua dúvida não é fácil de responder directamente, mas vou tentar ajudar.
    Percebi do seu texto que quando se refere a um leite hidrolisado se está a referir a um extensamente hidrolisado e não a uma HA, está correcto?
    Partindo desse princípio, o primeiro aspecto a realçar é que o tratamento de uma alergia às proteínas do leite de vaca é mesmo esse, pelo que seria suposto ter havido uma resposta. No entanto, estão descritos casos (cerca de 5%) que mantêm manifestações dessa alergia mesmo com um leite extensamente hidrolisado e, nesses casos, é necessário o recurso a outro tipo leites, as chamadas dietas semi-elementares. Outra hipótese é o leite de soja, pois não contém as ditas proteínas do leite de vaca. No entanto, existe um risco de cerca de 30% de a criança poder apresentar o que se chama de "reactividade cruzada" e responder também a esse tipo de leite como respondia ao primeiro.
    Posto isto (e ressalvando que isto é uma opinião baseada apenas na informação que me transmitiu), eu diria que o seu filhote deve estar enquadrado naqueles 5% que não responde aos leites extensamente hidrolisados e que, felizmente, não apresentou reacção nenhuma à soja.
    Este caso ilustra bem o ditado que diz que "na Medicina e no Amor, nem nunca, nem sempre"...
    Espero ter ajudado!
    Caso necessite de mais alguma coisa disponha.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço desde já a sua resposta.
    Sim, o leite que ele tomava era o Nutriben hidrolisado. E sim, fomos alertados pela pediatra para essa reactividade cruzada, que felizmente não aconteceu.
    Se me permite uma ultima pergunta, quais os prós e os contras do leite de soja, se é que existem?

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!
    Não existem propriamente contras do leite de soja, excepto o preço... Havia no início alguns défices em termos vitamínicos, mas neste momento isso já não é um problema, desde que o resto da alimentação seja equilibrada.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.
    Existe já algum tempo que visito o blog, que me tem sido muito útil nesta minha primeira experiência como mãe.
    Desta vez gostaria de lhe colocar uma questão, uma vez que estou a passar por uma situação complicada.
    O meu filho tem quase 4 meses e desde o 3º dia de vida que bebia Nutriben HA, sempre se deu bem com o leite. A partir de um mês e meio de vida passou a beber exclusivamente este leite. Um dia, com cerca de 3 meses, resolvemos dar-lhe Nutribem AR.
    Ele adorou mas passado uma semana fez cocó com sangue, motivo pelo qual voltámos logo a dar Nutriben HA e tudo voltou à normalidade.
    Fomos aconselhados a ir a uma consulta de gastro e foi-nos dito para começarmos a dar Nut Hidrolisado, desde esse dia que ele está com diarreia.
    Fez uma biopsia que revelou colite alérgica (mas será que a alergia não é ao leite hidrolizado? Pois quando fez a biopsia já bebia esse leite à uma semana),
    Não sei o que fazer, ele continua com diarreia e muco, para além de estar muito assado.
    Será que devo mudar para o HA, uma vez que o bebeu tanto tempo sem problemas?
    Muito Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,

    Acho que deve manter o leite hidrolisado e não o HA, visto que este último serve apenas para prevenir a alergia às proteinas do leite de vaca. O facto de a biópsia ter sido feita já com 5 dias não invalida o resultado, porque demora mais tempo a normalizar completamente.
    É muito raro haver uma alergia que se mantenha mesmo com o leite hidrolisado, mas pode acontecer. Se mantiver as fezes líquidas e com muco acho que devia falar novamente com o seu médico assistente, para perceber se é normal ou não.
    Espero ter ajudado...
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
  7. Boa noite,gostaria de uma ajuda, minha sobrinha tem alergia as proteinas do leite de vaca e tbm leite de soja e lactose,minha irma esta fazendo o leite neocate mas como deve saber este leite custa muito caro e ela ainda nao tem um apoio...gostaria de saber se ela pode dar a minha sobrinha nutribén hidrolisado?

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,

    Perante o que me disse, esse é um dos leites que pode fazer como alternativa.
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
  9. Muito bom dia.
    Descobri agora este blogue no desespero de procura de respostas para o problema do meu filho.
    O Afonso tem 3 meses e desde bebe tem sido muito difícil. Inicialmente optei pelo Nan confort, contudo ele contorcia-se de dores, arqueava as costas e tinha muitas colicas. Iniciamos Infacalm e passei para o Aptamil confort, sendo que passado 2 semanas começou com fezes mucosas e sanguinolentas. Na altura colhei analises e colheu micro de fezes para ver se era alergico as proteinas mas deu negativo. Passei para os leites HA, o sangue desapareceu contudo ele começou a recusar o biberao (chegando a mamar 20 de casa vez - bebe de 3 meses), os gases aumentaram, bem como as colicas.
    Gostaria de saber se devo manter o leite Nan HA ou será melhor passar para um leite extensamente hidrolisado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa pelo atraso na resposta...
      Penso que sim, que devia tentar um leite extensamente hidrolisado.
      As melhoras.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. boa tarde Patricia,
      Sei que este comentario já é antigo, mas estou a passar neste momento pelo que descreve com o sei filho, tal e qual. Vou começar agora o leite nutramigen, mas gostaria de saber, uma vez que já teve essa experiencia, como correu com o seu filho.
      obrigada, helena meireles

      Eliminar
  10. Boa tarde,

    Peço decsulpa pelo atraso na resposta...
    Penso que sim, que devia tentar um leite extensamente hidrolisado.
    As melhoras.
    Cumprimentos,

    Hugo Rodrigues

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde, Preciso de um conselho sobre este tema.
    O Martim tem 9 meses e à 2 que tem cocos normais e de repente passa a diarreias aquosas e depois moles e com muco. A par destas diarreias, existem noites em que vomita, ou seja, dorme bem 2 a 3 noites e na outra a seguir vomita, passa mais 2 noites bem e volta a vomitar. outras noites passa a noite às voltas e a arrotar. Apenas vomita à noite e durante o dia está bem como se nada se passasse. já estamos a fazer dieta, no hospital durante estes 2 meses apenas dizem ser viral (mas é estranho ser viral durante 2 meses). já fizemos ecos abdominal e renal e não acusa nada. Amigos colocaram a questão sobre a APLV. o que lhe parece?...estranho não?..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente não é um quadro "habitual". Não me parece que uma diarreia vírica dure 2 meses, pelo que é importante pensar em outras situações, como por exemplo uma intolerância à lactose ou uma infecção por parasitas.
      Tal como o Lucente afirma no comentário seguinte, não é descabido pensar também numa doença celíaca.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  12. Rutita Catita, se me permite, não lhe propuseram o despiste para doença celíaca? Se introduziu o glúten aos 6 meses, o timing do início das diarreias e vómitos bateria certo.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite descobri este blog quando peaquisava sobre o tema.
    A minha filha atualmente com 14 meses foi amamntada em exclusico ate aos 11 meses e passaou a beber nuriben continuação até aos 12,5. A partir daí a pediatra disse que peria beber leite netle de 1-3 anos à venda em qualquer hipermercado. Um mês depois de lhe darmos o leite começou a aparecer com manchas na pele que iam e vinham e inchava na cara principalmente olhos, bochechas e um pouco no lábio e dores de barriga. Já fomos 3 vezes às urgências e as análises feitas dizem-nos que está tudo bem. Poderá ser alergia ao leite, certo? Decidimos dar- lhe então o leite nutriben hidrolizado e compramos uma papa sem leite e até agora não voltou a inchar. Estarei a proceder correctamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O facto de as análises estarem normais não exclui uma alergia. Penso que a atitude que vocês tomaram não é nada errada e, no meu entender, eu manteria isso por 6 meses e depois fazia-lhe uma prova de provocação. De qualquer forma, penso que deve discutir esse assunto com a pediatra da sua filha, porque é quem a conhece melhor.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  14. Boa tarde!
    O Rafael tem 6 meses. desde de 1mês se vida que bebe leite materno e leite nutiben natal HA, porque ele até fazer 1mês não ganhou peso suficiente, dai introdução suplemento. Foi bebé que até +/- 4 meses bolsava muito tanto leite materno como suplemento, desde dai que agora tem algumas vezes pingo nariz, e conjuntivites, desde dai que tenho feito nubilizações e colocado pomada para olhos para eliminar conjuntivites, e passa, mas passado nem 1 mês está igual. Também notem que tem muitas vezes rabinho assado, tenho colocado pomada pasta água, mas mesmo assim não passa. Ouvi falar que estas alegrias também podem ser Intolerância à lactose, será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A intolerância à lactose geralmente dá diarreia e dor de barriga, porque não é uma alergia, mas sim apenas uma incapacidade em fazer a digestão do açúcar do leite. Assim, não me parece que tenha nada a ver com o quadro.
      Espero ter ajudado...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  15. Bom dia! Sou mãe de uma menina que tem agora 4 meses. Desde que nasceu praticamente que tem cólicas e refluxo acentuado. Mamou exclusivamente leite materno até aos 3 meses. No primeiro e segundo mês de vida, o ganho de peso, embora irregular, era suficiente para a manter no percentil (25). Dos 2 para os 3 meses começou a ganhar muito pouco peso pelo que teve de iniciar suplemento. Ela sempre mamou muito mal no peito, por causa das cólicas, nunca esvaziando completamente a mama. Sempre bolsou imenso durante este tempo, pelo que iniciamos como suplemento Nutriben AR. Ao principio deu-se bem, evacuava muito e ganhou muito peso numa semana. Contudo começou a ficar com as fezes muito espessas e o rabinho assado pelo que aumentaram as cólicas. Ainda tentei diluir o nutriben ar com o normal mas sem sucesso. Experimentei o Aptamil confort e evacuava melhor, ficando um pouco mais confortável, mas o ganho de peso continuou a ser pouco e as cólicas nunca desapareceram completamente (já experimentei toda a medicação: infacalm, aero-om, coliprev, biogaia). Quando faltava uma semana para fazer os 4 meses iniciei as papas. Pareceu-me que as cólicas intensificaram, principalmente de madrugada (comecei por papas lácteas). Por sugestão do pediatra experimentei fazer as papas não lácteas com leite hidrolisado e dar-lhe uns biberons desse leite, durante 2 dias. Realmente andava um pouco mais confortável, e ficou pior depois, mas não sei se teve a ver com isso ou com o facto de ter iniciado as sopas. Neste momento tem muitas cólicas mesmo, com as sopas e as papas, tem o rabinho assado constantemente, já nem brinca nem sorri como habitualmente, sempre com choro muito intenso. Deverei experimentar leite hidrolisado durante mais tempo? É possível que seja alérgica ás PLV com todo este quadro, uma vez que mamou exclusivamente LM durante tanto tempo e sempre com cólicas? O que é que poderá justificar que esteja sempre desconfortável após comer, que não tenha apetite (em 4 meses acho que nunca chora mesmo com fome, chora mais com sono do que com fome)? Com isto tudo é uma bebé pequenina com 5,500 kg aos 4 meses e com 60 cm. Já fizemos uma eco abdominal e estava tudo bem. Há que referir também que ela não consegue comer grandes quantidades. Por uma ou duas vezes bebeu 150 cc de leite, normalmente fica por 120/130cc se tanto. Geralmente para que beba mais de 100 tem de ser por insistência. O mesmo com a sopa e as papas. Tem de ser por muita insistência!

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente essa experiência não está a ser muito fácil.
      Perante o que me disse, eu sugeria-lhe 2 estratégias diferentes:
      1) se houver a suspeita de alergia às PLV, deve fazer sempre leite hidrolisado, seja no biberão, seja na papa; 2 dias pode ser pouco para se notar grandes melhorias, pelo que acho que deveria testar pelo menos 1 semana
      2) se não houver melhorias com o leite hidrolisado, experimente tirar a lactose da alimentação da sua filha (dê-lhe um leite sem lactose e faça as papas com esse leite)
      Se também assim não melhorar, acho que faz sentido que a sua filha seja reavaliada pelo pediatra, porque pode estar a "escapar" alguma coisa.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  16. Venho colocar uma questão sobre fórmulas para APLV. O meu filho pouco amamentou, tendo iniciado leite artificial no 3º dia de vida. Começou pelo Nan 1 o qual nessa mesma noite berrou com cólicas a noite toda ainda no hospital. Quando viemos para casa mudamos várias vezes de leite, tendo passado pelos nutriben confort e ar, aptamil, milkid, etc... Também experimentamos o coliprev, biogaia, infacalm, infacol, gripwater, enfim... Todo o arsenal que existe no mercado, sem grandes sucessos. Após 2 meses e meio de desespero (choro dia e noite, muitos gases, barriga inchada e obstipação) resolvemos procurar um especialista em gastro de pediatria que nos receitou o nutramigen AA de modo a fazer terapia de "choque" para acabar com os sintomas e com o objectivo de depois mudar para um leite hidrolisado. Ao fim de 1 semana notamos logo diferença, desaparecendo os sintomas excepto a obstipação. Voltamos ao pediatra passado 3 semanas e então aconselhou tentar mudar para um leite hidrolisado, nutramigen LGG. Começamos a misturar o LGG aos poucos com o AA mas passado 1 semana os sintomas voltaram: muito choro após mamadas, refluxo, gases e irritabilidade. O pediatra então aconselhou para com o LGG e manter apenas o AA pois então isso prova que tem um grau elevado de APLV, pois nem sequer tolera um leite extensamente hidrolisado. Até aqui tudo bem! Não fosse o preço do leite que ele tolera, pois o nutramigen AA custa 41€/400gr!!! O que dá sensivelmente mais de 400€/mês. O pediatra disse que não valia a pena experimentar outro hidrolisado pois são todos semelhantes e que não haveria mais alternativas. A pergunta que coloco é se de facto não há mais nada a fazer, se não há outra alternativa ao nutramigen AA. Obrigada pela disponibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não é muito fácil dar-lhe uma opinião muito fundamentada sem conhecer com mais pormenor o caso, até porque a mudança para o nutramigen AA é mesmo algo bastante "drástico". A probabilidade e ter uma APLV que não responda a um leite extensamente hidrolisado é muito baixa, mas realmente existe e pode ser o caso. Se não tolerou o nutramigen e a opinião do pediatra é que é mesmo por se tratar de uma APLV, acho que deve manter o que está a fazer. Quanto a alternativas, confesso que não sei bem os preços, mas tenho ideia que varia muito entre farmácias, pelo que o ideal era tentar ver em mais do que uma se consegue um melhor preço para esse leite ou então para uma alternativa, porque há outros leites que são equivalentes.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta. De facto, pelo que me informei, o nutramigen AA e o neocate, devem ser as únicas fórmulas toleradas pelo meu filho. Entretanto, li sobre o novalac rise como uma outra alternativa, mas tenho dúvidas quanto ao seu valor nutricional para um bebé de 4 meses. Tem experiência/conhecimento sobre o novalac rise? Relativamente ao preço é bem mais simpático do que a qualquer hidrolisado e a fórmulas de aminoácidos. Obrigada mais uma vez.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      O novalac Rice pode ser uma opção e realmente o preço deve ser mais barato. Não me parece disparate testar, até porque em termos nutricionais é uma boa alternativa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Boa tarde Dr. Hugo
    Sou mãe de uma bebé de 4 meses que desde o nascimento faz leite adaptado (NAN 1 HA), que sempre tolerou bem, com aumento de peso, sem cólicas e evacuava 1x dia fezes esverdeadas escuras. À cerca de 1 semana iniciou um quadro de diarreia, fezes amareladas, gelatinosas e com grumos após cada biberão. Será possivel estar a fazer alguma reacção ao leite após estes meses? O que devo fazer?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      E mais provável que seja algum vírus do que uma reacção ao leite.
      Acho que devia começar por dar-lhe um probiotico e ver a resposta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. ola dr..meu bebé de 2 mês faz fezes diarreia e fui ao pediatra que me disse ser da lactose e receitou-me o biogaia será que tá bem medicado?quanto tempo costuma o biogaia fazer efeito?
    fico aguardar resposta
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para uma intolerância a lactose a opção passa pela administração de umas gotas de lactase, em vez do Biogaia, que tem outras indicações, tal como uma diarreia, por exemplo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Bom dia Sr Dr Hugo Rodrigues.
    O meu filho tem quase 7 meses. No 3º mês de vida o pediatra mandou iniciar suplemento. Demos aptamil 1. Passado 3h vomitou tudo em jato e várias vezes. Desde então nunca mais tocou no biberon, recusou sempre. Tentei o aptamil HA (as gotinhas que consegui introduzi na boca) e vomitou o leite materno que sei após as tais gotinhas passado quase 2h. Tentei o nidina sem lactose e essa reação não se deu. Desde então faço papa com esse leite. Comecei a tentar dar biberon para fazer desmame. Com uma colher de papa nutriben ele lá começou a beber. Não vomita mas fica a bolsar durante imenso tempo, muitas vezes ate a hora da refeição seguinte. Ja espesso o leite (150 ml de leite e 3 de papa). Na sua opinião deverei tentar outra marca de leite? Ou mudar o tipo de leite??!
    O pediatra receitou motilium mas eu queria evitar...
    Desde ja agradeço a sua ajuda.
    Cumprimentos,
    JP

    ResponderEliminar
  21. Ainda lhe coloco uma outra questão (e peco desde ja desculpa pela extensão do texto). O facto de bolsar mesmo passado uma hora ou duas será considerado refluxo? Ou ma absorção? Da ideia que o leite fica ali no estômago as voltas...
    Muito obrigada!
    JP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode efectivamente ser refluxo, mas é estranho que só se manifeste aos 7 meses (pelo que percebi com o seu leite isso não acontece).
      De qualquer forma, se só bolça com o leite e com as outras refeições não, a solução passa por tentar espessar um pouco o leite e ir reduzindo progressivamente quando ele estiver bem. No entanto, é importante especificar que o bolçar não tem propriamente problema, desde que o peso esteja bem (mesmo que aconteça 1-2h após a refeição).
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Agradeço a sua resposta.
      Realmente é mais com o leite adaptado. Ja espessei o leite com papa, como tenho vindo a fazer. Mudei da papa não lactea nutriben cereais e mel para a cerelac e parece ter melhorado. Vamos ver se não vou necessitar de recorrer a motilium, como recomendado (ando a adiar a toma...). Muitíssimo obrigada uma vez mais.

      Eliminar
  22. olá dr eu tenho um bebe de 3 meses que tava a beber o aptamil ar mas entretanto diminuiu de peso pesava 4700kg e num mes baixou para 4600kg..fez analise há urina mas deu tudo bem..entretanto o pediatra mandou trocar para o nutriben natal ha axa que fez bem??com esse leite ele faz bem a digestao??agora vai fazer analise para ver se tem algo com as proteinas do leite..kal a sua opinião?
    fico aguardar resposta
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa. Oito,

      Se ele perdeu peso tem que se perceber porque é geralmente implica fazer análises ao sangue e urina para ver se está tudo bem.
      Quanto ao leite, embora o leite ha tenha uma melhor digestão, não sei se essa alteração resolverá o quadro, porque no fundo é parecido com o outro em termos nutricionais.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar


  23. Bom dia!
    As cólicas do meu bebé voltaram e não consigo entender porquê.
    Tenho um bebé de 4 meses e meio e desde o nascimento que tem cólicas muito fortes, mesmo quando o leite materno era exclusivo.
    Por volta dos 2 meses o pediatra chegou à conclusão que seria devido à lactose, então passei a dar lhe leite sem lactose (nidina al 110) exclusivo porque entretanto deixei de produzir leite. A situação das cólicas ficou resolvida.
    Agora aos 4 meses com a introdução da papa e da fruta as cólicas voltaram e ao fim de 3 dias suspendi essa alimentação e passou exclusivamente ao leite, mas mesmo assim as cólicas não passaram.
    Visto isto, o pediatra sugeriu que trocasse de leite para uptamil pepti júnior, pensando se que além da lactose também poderia ser intolerante as proteínas do leite de vaca e resultou.
    A minha dúvida é porque surgiu esta nova intolerância uma vez que o meu bebé entre os 2 e os 4 meses não teve dores utilizando apenas o leite sem lactose?
    Posso trocar o leite uptamil pepti júnior para o nutriben hidrolisado uma vez ser um pouco mais acessível, o efeito é o mesmo?
    Como fazer para alterar a alimentação sem que o meu bebé volte a ter cólicas?
    Se me poder esclarecer agradeço imenso porque não consigo entender e o meu bebé sofre muito com dores.
    Ia me esquecendo, o meu bebé não apresenta nenhum dos sintomas que o Sr. Dr. inúmera para esta intolerância, apenas fica com a barriga muitodura e tem dores.

    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele melhorou com a mudança de leite, pode ser uma alergia as proteínas do leite de vaca, embora a apresentação não seja a mais clássica.
      Como o Nutriben hidrolisado não tem lactose, não me parece descabido tentar esse, mas se calhar era melhor perguntar ao seu pediatra o que é que ele acha.
      Por fim, penso que deve introduzir os outros alimentos como se faz para os outros meninos (sopa, fruta) apenas com a restrição de não dar proteínas do leite de vaca, se se mantiver a suspeita da alergia.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Muito obrigada pelos esclarecimento.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  25. ola dr meu bebé ate com 3 meses e não tá a aumentar de peso..ja fez analise urina,sangue e fezes mas tava tudo normal..entretanto mandaram-me mudar de leite e dar o aptamil pepti com papa snilac..o dr axa k pode ser por causa das proteinas do leite que ele não tá aumentar??a pediatra agora mandou fazer eco abdominal e há cabeça..será k tem algo a ver?
    fico aguardar resposta
    obrigado

    ResponderEliminar
  26. peço desculpa mas tenho outra questao o leite aptamil pepti é de boa digestao?

    ResponderEliminar
  27. peço desculpa mas tenho outra questao o leite aptamil pepti é de boa digestao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser por causa das proteínas do leite, mas isso só mesmo a resposta dele é que vai dar essa resposta. Quanto às ecografias, acho que podem ser feitas para tentar ver se dão alguma pista, embora a maior probabilidade é que estejam bem.
      Quanto ao aptamil pepti, sim, é de boa digestão.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Ola dr mt obrigado pela resposta..ao fim de quanto tempo o leite aptamil pepti comeca a ter efeito?

    ResponderEliminar
  29. Ola dr mt obrigado pela resposta..ao fim de quanto tempo o leite aptamil pepti comeca a ter efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio vai notar melhorias a partir da primeira semana.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Ola dr peco desculpa mas eu tenho 1 bebe de 3 meses k bebia o aptamil ar e agora bebe o aptamil pepti mas tem 1 situacao que me ta a preocupar e k ele quando acaba de beber o leite cocasse todo nariz e olhos sera alergia alguma coisa ou sera de ele transpirar?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  31. Ola dr peco desculpa mas eu tenho 1 bebe de 3 meses k bebia o aptamil ar e agora bebe o aptamil pepti mas tem 1 situacao que me ta a preocupar e k ele quando acaba de beber o leite cocasse todo nariz e olhos sera alergia alguma coisa ou sera de ele transpirar?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bomd ia,

      Não me parece que tenha significado, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde Dr, gostaria de saber a sua opinião em relação ao leite do dia? Deve ou não ser fervido? Na embalagem do leite vigor diz não ser necessário ferver, mas algumas pessoas dizem que se deve ferver...o que acha o Doutor?? Obrigado!

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Em princípio não vale a pena ferver, desde que seja consumido no prazo suposto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Boa noite dr. Encontrei o seu blog ao fazer uma pesquisa.
    O meu bebé mama (embora pouco) e bebe suplemento Nan HA1. Tem 5 meses.
    Esta semana por não encontrar esse leite e precisar mesmo dele para aquela altura, comprei o Nan 1 normal.
    O meu bebé fazia fezes verde escuras e não fazia todos os dias, embora não tivesse cólicas e com uma consistência de plasticina.
    Desde que introduzi o leite Nan 1 que faz 2 a 3 vezes por dia. As fezes são amareladas, com uns grumos amarelos e com uma consistência mais pastosa.
    Será normal? Ou devo voltar ao leite HA?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser normal, por causa da mudança de leite.
      Uma vez que já fez o leite normal, não me parece que se justifique voltar ao ha, mas se vir que começa a ficar com eczemas difíceis de controlar ou com sangue nas fezes deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bom dia, muito obrigada.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Bom dia, muito obrigada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Bom dia.. Gostaria de esclarecer uma duvida: no caso de intolerancia congenita à lactose, os lactentes poderao continuar com o leite materno? A suplementaçao com lactase podera ser suficiente? Desconfiamos desta condicao tb no meu 2* filho e estamos ha 3 dias a evitar o leite materno.. O abdomen parece mais depressivel mas é dificil de avaliar se a intensidade das queixas diminuiu ate pq agora as fezes sao espessas o q dificulta a saida das mesmas e do ar

    ResponderEliminar
  34. Bom dia.. Gostaria de esclarecer uma duvida: no caso de intolerancia congenita à lactose, os lactentes poderao continuar com o leite materno? A suplementaçao com lactase podera ser suficiente? Desconfiamos desta condicao tb no meu 2* filho e estamos ha 3 dias a evitar o leite materno.. O abdomen parece mais depressivel mas é dificil de avaliar se a intensidade das queixas diminuiu ate pq agora as fezes sao espessas o q dificulta a saida das mesmas e do ar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Nessa situação deve manter o leite materno é dar a lactase, geralmente é suficiente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Boa noite,

    A minha filha tem 7 meses e tem eczema atópico, relacionado com o calor. Bebeu leite materno até aos 6 meses e depois comecei a dar Nan 2 da Nestle. Recentemente li num folheto que este leite não deve ser dado a crianças com risco atópico. Isto alguma coisa a ver com o eczema atópico? o que devo fazer? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Nos bebés com rsico familiar de alergia deve-se dar um leite HA nos primeiros 6 meses, pelo que dar o NAN 2 a partir dos 7 me parece adequado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Boa tarde Dr.

    A minha filha tem 20 dias e desde o 8 dia que tive de lhe dar suplemento, tendo introduzido o leite NAN HA. Passados poucos dias ela começou a fazer fezes duras (moldaveis, tipo plasticina), apresentando queixas quando fazia ou pretendia fazer. Apesar de fazer coco 1vez por dia, devido às queixas, decidimos mudar de leite para o Aptamil 1. Logo no primeiro biberao ela bebeu mt pouco, fazia intervalos mais curtos entre as mamadas e passado poucas horas começou a fazer cocos pastosos amarelados, com grumos (3 cocos em 24h). Passado 24h apresentou queixas abdominais, nao parava de chorar até que ao oferecermos o biberão ela vomitou tudo. Retomamos o NAN HA e ela ficou satisfeita, tranquila, fazendo intervalos de 3a4 horas. Preocupa-me a questao da obstipaçao! Sera que a minha bebe fez reacçao a proteina do leite? Ou sera que rejeitou o leite ( nao gostar do sabor?!)
    Acha que poderia, ou deveria experimentar o NAN 1 para ver se melhora a obstipaçao?
    Desde ja obrigada

    ResponderEliminar
  37. Boa tarde Dr.

    A minha filha tem 20 dias e desde o 8 dia que tive de lhe dar suplemento, tendo introduzido o leite NAN HA. Passados poucos dias ela começou a fazer fezes duras (moldaveis, tipo plasticina), apresentando queixas quando fazia ou pretendia fazer. Apesar de fazer coco 1vez por dia, devido às queixas, decidimos mudar de leite para o Aptamil 1. Logo no primeiro biberao ela bebeu mt pouco, fazia intervalos mais curtos entre as mamadas e passado poucas horas começou a fazer cocos pastosos amarelados, com grumos (3 cocos em 24h). Passado 24h apresentou queixas abdominais, nao parava de chorar até que ao oferecermos o biberão ela vomitou tudo. Retomamos o NAN HA e ela ficou satisfeita, tranquila, fazendo intervalos de 3a4 horas. Preocupa-me a questao da obstipaçao! Sera que a minha bebe fez reacçao a proteina do leite? Ou sera que rejeitou o leite ( nao gostar do sabor?!)
    Acha que poderia, ou deveria experimentar o NAN 1 para ver se melhora a obstipaçao?
    Desde ja obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele melhorou com o NAN HA é menos provável que seja uma alergia à proteína do leite, mas manteria o que está a fazer.
      Quanto a trocar para o NAN 1, não me parece que vá solucionar o problema da obstipação. Mantenha o NAN HA mais uns dias para ver se ele se adapta melhor, porque às vezes demora algum tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Ola boa tarde!
    Venho deste ja agradecer a ajuda que nos e dada atraves deste blog.
    Assim aproveito também para por a minha questao:
    Tenho um menino com 12 meses, e nunca assou nada de especial, so ligeiras irritacoes desde os 4 meses antes de cada dente.
    Mas ontem tinha o rabinho irritado como nunca tivera antes, ate biquinhos, completamente assado, fui a verificar outro pre molar a nascer, mas desta vez fiquei mais apreensiva porque na ultima consulta perguntei a medica porque leite poderia substituir o nutriben continuacao, ao qual me respondeu matinal, mas ao fim de uma semana tive de voltar para o nutriben pois com o matinal acordava com muita frequencia e provocou-lhe imensos gases chorava c dorzinha e depois de livertar o seu puzinho voltava a dormir. Ou seja estara na origem mais depressa o surgimento dos dentinhos, ou a lactose? Obrigado pela atencao!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que se calhar não será nem uma coisa nem outra, porque com 12 meses o mais provável é que seja alguma adaptação aos alimentos que têm introduzido.
      De qualquer forma, parece-me melhor opção manter o nutribén relativamente ao matinal, porque é muito mais adequado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Hugo rodrigues, obrigada pela brevidade e pela atencao dedicada!

    ResponderEliminar
  40. Bom dia, Dr Hugo

    O pediatra da minha filha pediu-me para introduzir o leite de vaca gordo aos 12 meses, o qual ela aceitou bem. No entanto, agora ela tem 15 meses e aumentei a dose desse leite, porque quer comer mais de manhã, sendo que lhe dou um biberão de leite com duas colheres de papa e um prato de cereais com esse mesmo leite. Ela tem uma barriga enorme (o pediatra afirma que é tudo gases), sendo que faz necessidades 3 a 5vezes por dia. O tamanho da barriga aumentou desde a semana passada, sendo que até a cara dela está mais redondinha, mas não sei se se trata de inchaço por ter introduzido mais leite de vaca gordo da mimosa, ou se é por iniciar um tratamento preventivo de antibiótico com Maxilase e Aerius para 3 meses, por causa da 5ª otite que ela teve. Será que deveria alterar de leite para sem lactose? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela não tem nenhuma queixa e for só pelo tamanho da barriga, não me parece que se justifique trocar o leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. EU TRABALHO COMO TÉCNICA DE AÇÃO EDUCATIVA, E TENHO UMA MENINA DE 8 MESES QUE NÃO PODE COMER AO BEBER NADA QUE CONTENHA LEITE. POR VEZES OFERECEMOS UMA BOLACHINHA MARIA AOS AMIGUINHOS E ESTA MENINA FICA SENTIDA POR NÃO LHE DARMOS NADA. OPTAMOS POR NÃO DAR A NENHUM AMIGO POR RESPEITO À PEQUERRUCHA, CONTUDO FALEI COM A MAMÃ SOBRE O ASSUNTO E ELA DISSE-ME QUE DESCONHECIA EXISTIR BOLACHAS ADEQUADAS PARA A FILHA . EU PROMETI À MAMÃ QUE IA TENTAR PESQUISAR SE EXISTE ESSE TIPO DE BOLACHAS. AGRADECIA A BREVIDADE DE RESPOSTA SE POSSIVEL, POIS É DIFICIL VER UMA CRIANÇA A PEDIR ALGO E NÃO LHE PODER DAR OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se for por uma questão de ser alérgica às proteínas do leite de vaca, há umas bolachas maria que pode comer, que penso que são da marca Gullon. De qualquer forma, tem sempre que confirmar no rótulo que não contém leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Boa noite dr. HUGO,
    minha menina esta com 15 meses e desde o segundo dia de vida q bebe o nutriben mas desde a semana passada q sempre q bebe o leite de madrugada tem logo tosse e so para quando tira.
    O que acha que deve ser e o q devo fazer sendo que comecou ha pouco tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como é algo que só começou agora deve ser uma constipação que está a começar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Boa tarde Dr. A minha bebé com 2 meses grita com dores (colicas). Já tentei de tudo, massagens, colimil, coliprev, infacol, ginástica com as pernas...ela está a LA desde que nasceu. Já passei por quase todos....Até que desesperadamente lhe comprei leite da nutriben sem lactose. Milagre ou não, resultou. Já não esperneia nem grita de dores. A minha dúvida é se há problema em dar lhe este leite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não há problema nenhum pode manter.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Boa noite, agradeço estar desse lado a ajudar mamās que em certos momentos desesperam.. como eu neste caso...
    o meu bebé tem 17 meses e sempre foi amamentado. Agora, devido a querer fazer l desmame por motivos de saude, tentei, em 3 fins-de-semana introduzir leite de vaca.. acontece que da 1a vez fez diarreia e das outras 2 vomitou. . Falei com a pediatra que disse que havia a possibilidade de ser APLV... ele sempre comeu bem e de tudo um pouco, embora papas e iogurtes nao seja muito fã. . Quais sao as opções? ! Que medidas hei-de tomar? Obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele sempre comeu iogurtes e papas (se forem papas lácteas) não me parece provável que seja uma APLV. Penso que o ideal seria dar-lhe um leite adaptado (em pó) e ir vendo se ele se adapta. Se a médica continuar a suspeitar de uma APLV, é provável que lhe faça umas análises, para investigar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Bom dia. A minha bebe 5 meses e meio mamou em exclusivo ate aos 4 meses altura em que introduzi a papa depois a sopa e em simultaneo 1 biberon por dia de leite artificial nan 1. Desde essa altura que faz imensos cocos tipo diarreia bolsa imenso o leite e tem rabinho muito assado. O pediatra receitou o leite visoy, pois considera que podera ter uma alergia ligeira a proteina leite de vaca. Contudo tambem colocou a hipotese de ser um episodio viral. Nao resolveria se tentasse um leite ha?

    ResponderEliminar
  46. Bom dia. A minha bebe 5 meses e meio mamou em exclusivo ate aos 4 meses altura em que introduzi a papa depois a sopa e em simultaneo 1 biberon por dia de leite artificial nan 1. Desde essa altura que faz imensos cocos tipo diarreia bolsa imenso o leite e tem rabinho muito assado. O pediatra receitou o leite visoy, pois considera que podera ter uma alergia ligeira a proteina leite de vaca. Contudo tambem colocou a hipotese de ser um episodio viral. Nao resolveria se tentasse um leite ha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não, o leite HA serve apenas para prevenir alergias antes delas se instalarem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. Bom dia,

    Venho com frequência ao se blog, o que me tem ajudado muitas vezes só pelo o que leio, o que desde já agradeço a sua disponibilidade. Mas neste momento preciso da sua ajuda Dr., a minha menina tem 6 meses e meio, e desde do inicio que começou a La no hospital dado pela enfermeira no hospital logo no 1º dia, foi cesariana, contudo o pediatra achou que deveria continuar com o lA e com o LM, começou a beber o NAN HA no hospital , mas após a 1ª consulta com o pediatra o mesmo achou melhor beber o Novalac premium. A minha filha nunca apresentou sintomas de cólicas tinha por vezes alguma obstipação, mas nada preocupante, no entanto começou a aparecer uma mancha na cara muito vermelha, e por vezes com aspecto de ferida, associado a comichão na testa, cabeça, que sempre pensei que fosse causa da crosta lactea, colocava bepantene o da dermatite, depois de alguma investigação e conselho do pediatra o nutratopic, porém essas manchas alastraram para o resto do corpo, principalmente nas ligações, pulsos, atrás dos joelhos, e actualmente na barriga e no peito, o pediatra diagnosticou-lhe eczema atópico provocado por alergia a proteina do leite de vaca, só há cerca de 3 dias começou a a beber o aptamil pepti, dos leites extensamente hidrolizados só este é que bebe, procuro se este leite em termos de nutrição ou no geral os leites hidrolizados são tão bons como os normais? Mas o problema reside na alergia que tem na pele sempre que lhe dou banho, é um pesadelo utilizo oleos pelo que li ajudam na hidratação da pele e ponho cremes emolientes indicados para a pele atópica, mas ontem foi terrivel mesmo na banheira depois de colocar o oleo começou a coçar de tal maneira que fez várias feridas até sangrar, uma aflição enorme tirei da banheira e só consegui acalmar com compressas molhadas em água fria. Preciso da sua ajuda sei que o banho é importante pela higiene diária mas não sei que produtos utilizar, já utilizei também a linha da nutratopic e da uriage e provocava tb alguma irritação mas sempre que este cenário acontecia relacionava sempre com a alimentação, a algo que eu comia e passava para ela através do leite materno, mas ontem vi que o banho só a prejudica pois durante o resto dia até está mais calma quanto ao prurido que tem sempre tido desde o aparecimento dessas manchas, devo lhe dar só com água, n colocar nada e durante o dia ponho algum creme para ajudar no prurido e algumas feridas que apresenta por a pele estar muito seca, já não sei o que lhe por, utilizei amostras de outros cremes mas na altura ainda estava a beber o leite normal, espero que com o aptamil melhore, mas não sei como acalmar e hidratar a sua pele, por agora pois está muito fragilizada, quais os seus conselhos, desde já agradeço.

    Paula Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em termos nutricionais os leites extensamente hidrolisados não são exactamente iguais aos outros, mas são muito adequados, pode ficar tranquila.
      Quanto à pele atópica, por vezes é difícil de controlar, pelo que é fundamental tentar perceber se há algum factor agravante. No caso da sua filha parece ser o banho, pelo que me parece que deve dá-lo apenas 2/2 dias e, se possível, usar poucos produtos. Se não respondeu bem aos produtos que testou, acho que deveria tentar outros, sempre para pele atópica. Deeve lavar a roupa dela com detergente de bebé e não deve colocar amaciador na roupa. Para além disso, deve dar-lhe também um anti-histamínico (fenistil, por exemplo) para aliviar a comichão.
      Cumprimentos

      Eliminar
  48. Boa noite
    Gostaria de lhe pedir uma opinião.
    O meu filho tem três meses e desde os 15dias de idade bebia o nutriben natal H.A por volta do mês de idade começou a vir sangue junto com o coco a qual o pediatra mandou dar um leite nutramigen LGG1 e o sangue nas fezes desapareceu..a uma semana para CA começamos a dar novamente o nutriben natalHA para termos a certeza que era alérgico( por ordem do pediatra)e desde que voltou a beber este leito está de diarreia verde escura e com muitos gases.. Já não sei o que fazer pois a diarreia não para e já vão seis dias
    Aguardo uma ajuda da sua parte
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A diarreia pode ser um indicador de que tem mesmo alergia, mas a presença de sangue é mais específica. Pela sua descrição penso que se trata mesmo de uma alergia, pelo que a aconselhava a falar com o seu medico e ver se não se justifica trocar já definitivamente para o nutramigen.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Boa tarde,
    Gostaria que me desse uma opinião.
    A minha menina tem 1 ano e 1 mês e desde os 7 meses que bebe o leite novalac e desde que começou a beber o novalac premium a 2 semanas (tive que mudar porque fez 12 meses) que está com a barriga muito inchada, cheia de gazes e da forma que se contorce para que lhe dói a barriga. Fui com ela a uma consulta com um médico homeopático, e foi-me dito que por causa das otites repetitivas que ela tem e a barriga inchada e os gazes e o desconforto, teria que mudar o leite que ela bebe e passar para o Visoy da Nestle, mas como é muito caro, nem sequer cheguei a comprar. Acha que continuo com este leite ou altero para outro tipo de leite? desde já agradeço a sua resposta. Obrigada

    ResponderEliminar
  50. esqueci-me de referir que ela esta a 2 dias com diarreia e eu não sei se pode ser do leite ou de outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Há efectivamente alguns meninos com otites de repetição que respondem a esse tipo de mudança de leite.
      No entanto, no seu caso acho que começaria por testar um leite sem lactose, para ver a resposta.
      Cumorimentos

      Eliminar
  51. Boa tarde Dr. Tenho uma bebé de 8 meses e desde os 6 que bebe NAN confort 2. Sempre teve muitas cólicas e prisão de ventre. Comecei a notar que após o biberão se contorce imenso e cada vez dorme pior durante a noite. Já experimentei o NAN H.A.2 mas não notei diferença. Também já reparei algumas vezes que tem sangue nas fezes mas penso que seja por estas serem muito duras. Dou-lhe manga,papaia,já retirei banana e cenoura da alimentação dela. Já experimentei dar-lhe uma colher de chá de farinha de linhaça na fruta (a pediatra não se opôs) mas nada ajuda. Pode dar-me algum conselho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem as fezes muito duras deve falar com o seu médico e ponderar um laxante para bebe (casenlax pediatrico, por exemplo).
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Boa noite
    Tenho uma bebé de dois meses, alimentada por LM exclusivamente durante o primeiro mês. Nasceu com 2920g e só no final do primeiro mês é que ultrapassou o peso com que nasceu. Devido ao não aumento de peso associado a uns pequenos traços de sangue nas fezes e muco, a pediatra suspeita de APLV. Os resultados ainda não são conhecidos mas como podem nem ser conclusivos, comecei por excluir leite, derivados e tudo que pudesse ter vestígios de leite. Ela melhorou um pouco, deixou de fazer cocó tantas vezes, sangue não apareceu mas continua com muco. Aqui surge logo a primeira dúvida, quanto tempo ainda é preciso até que desapareça o muco? Devido à restrição alimentar que estou fazendo fiquei com receio de produzir menos leite e menos nutritivo e fui pesquisar leites apropriados para bebés com Alergia a PV. Encontrei o Novalac Rice e compre comprei duas latas. Optei inicialmente por dar só uma vez por dia para se ir habituando, caso fosse necessário beber com mais frequência. Ela não gosta muito, infelizmente. Acha que fiz bem em dar esse leite? Ou aconselha outro? Recentemente, pelo fim de ano comi uma sobremesa que não tinha leite mas tinha muitos ovos. No dia seguinte tinha um traço muito pequeno de sangue e fez cocó muito líquido e com muito muco . É possível ter alergia cruzada com o ovo? Parei de dar LM e tem bebido só o de arroz. Tenho tirado o meu leite com bomba e posto fora.Quanto tempo leva até "limpar" o meu leite para lhe poder voltar a dar?

    ResponderEliminar
  53. Boa noite
    Tenho uma bebé de dois meses, alimentada por LM exclusivamente durante o primeiro mês. Nasceu com 2920g e só no final do primeiro mês é que ultrapassou o peso com que nasceu. Devido ao não aumento de peso associado a uns pequenos traços de sangue nas fezes e muco, a pediatra suspeita de APLV. Os resultados ainda não são conhecidos mas como podem nem ser conclusivos, comecei por excluir leite, derivados e tudo que pudesse ter vestígios de leite. Ela melhorou um pouco, deixou de fazer cocó tantas vezes, sangue não apareceu mas continua com muco. Aqui surge logo a primeira dúvida, quanto tempo ainda é preciso até que desapareça o muco? Devido à restrição alimentar que estou fazendo fiquei com receio de produzir menos leite e menos nutritivo e fui pesquisar leites apropriados para bebés com Alergia a PV. Encontrei o Novalac Rice e compre comprei duas latas. Optei inicialmente por dar só uma vez por dia para se ir habituando, caso fosse necessário beber com mais frequência. Ela não gosta muito, infelizmente. Acha que fiz bem em dar esse leite? Ou aconselha outro? Recentemente, pelo fim de ano comi uma sobremesa que não tinha leite mas tinha muitos ovos. No dia seguinte tinha um traço muito pequeno de sangue e fez cocó muito líquido e com muito muco . É possível ter alergia cruzada com o ovo? Parei de dar LM e tem bebido só o de arroz. Tenho tirado o meu leite com bomba e posto fora.Quanto tempo leva até "limpar" o meu leite para lhe poder voltar a dar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente a resposta pode demorar até cerca. 4 semanas depois de parar os produtos lácteos. Como ela ficou sem sangue parece-me que foi uma boa resposta, pelo que o ideal seria reintroduzir os lácteos na sua dieta e ver se ela volta a fazer sangue nas fezes. Se fizer confirma-se a APLV e deve manter-se 4-6 meses sem lácteos na sua dieta. Se a opção for dar outro leite, penso que devia testar um leite extensamente hidrolisado, antes de dar o de arroz.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Boa tarde. Meu bebê tem aplv, fazia uso do neocate desde os 4 meses. Como exames n indicaram alergia a soja, semana passada trocamos o leite. A partir daí o cocô dele está com muco. Isso é normal?

    ResponderEliminar
  55. boa noite,

    Tenho um rapaz com tre^s anos. desde os seis (quando introduzi a primeira papa lactea) que está diagnosticado com apvl (1.44 kul). os sintomas foram urticária e inchaço das orelhas. desde ai faz dieta banindo da sua alimentação qualquer produto lacteo e também a soja pois é tb alergico em igual proporção. A alergia tem vindo a descer devagarinho e bebia nutriben hidrolisado receitado pelo alergologista. a pediatra achou que estava a descer pouco e mudou o leite para nutramigen lgg 2 há sensivelmente 6 meses. agora repetiu as analises e subiu de 0.56 (penúltimo valor valor) para 1.33. o alergologista diz não ser normal aumentar apenas e só quando as crianças consomem alimentos com presença de proteinas de leite. De salientar que 7 dias antes das analises comeu (um pequeno pedaço) acidentalmente um pequeno pedaçod de pao de forma com manteiga. qual leite será mais apropriado? será devido a este incidente? Ou compro algo que , apesar de não apresentar no rotulo poderá conter leite?obrigada

    ResponderEliminar
  56. boa noite,

    Tenho um rapaz com tre^s anos. desde os seis (quando introduzi a primeira papa lactea) que está diagnosticado com apvl (1.44 kul). os sintomas foram urticária e inchaço das orelhas. desde ai faz dieta banindo da sua alimentação qualquer produto lacteo e também a soja pois é tb alergico em igual proporção. A alergia tem vindo a descer devagarinho e bebia nutriben hidrolisado receitado pelo alergologista. a pediatra achou que estava a descer pouco e mudou o leite para nutramigen lgg 2 há sensivelmente 6 meses. agora repetiu as analises e subiu de 0.56 (penúltimo valor valor) para 1.33. o alergologista diz não ser normal aumentar apenas e só quando as crianças consomem alimentos com presença de proteinas de leite. De salientar que 7 dias antes das analises comeu (um pequeno pedaço) acidentalmente um pequeno pedaçod de pao de forma com manteiga. qual leite será mais apropriado? será devido a este incidente? Ou compro algo que , apesar de não apresentar no rotulo poderá conter leite?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que o nutramigen tenha a ver com essa subida. Ambos os leites são adequados para o tratamento da APLV.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. EM PRIMEIRO LUGAR MUITO OBRIGADA PELA RESPOSTA RÁPIDA. Conhece casos em que os níveis aumentassem aos três anos? Poderá existir algum engano nas análises? Estou a pensar em repeti-las... Cumrimentos

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Não é muito habitual, mas pode indiciar querê-la está a contactar com qualquer coisa que contenha um pouco de leite.
      Tente rever bem a alimentação dela e, eventualmente, repetir as análises daqui a três meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Boa tarde. O meu filho tem 4meses e desde os 2 que mama muito mal.. Apareceram manchas na pele dele e as análises confirmaram aplv. No entanto ele ainda se nega a mamar então comprei nutramigem leite hidrolisado mas não consigo fazê lo beber mais de 90..o que faço? Será normal beber pouco ao princípio? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, por vezes os bebes estranham o sabor, portanto deve insistir um pouco e, se mesmo assim não beber, experimentar outro leite equivalente, para ver se gosta mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. Não conheço mais nenhum e hoje o Lucas começou a ter sangue no coco não é muito mas.. Na composição deste leite há soja acha que pode ter s ver? Obrigado

    ResponderEliminar
  59. Não conheço mais nenhum e hoje o Lucas começou a ter sangue no coco não é muito mas.. Na composição deste leite há soja acha que pode ter s ver? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode estar relacionado.
      Em Portugal os leites que existem equivalentes ao nutramigen são o nutriben hidrolisado, aptamil pepti e althera.
      Cumprimentos

      Eliminar
  60. Bom dia tenho gémeos de 4 meses e um deles bolsa imenso...a situação resolve-se com o leite nutriben ar mas o problema são as fezes que são muito duras. Pode sugerir-me outro leite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o peso estiver a evoluir bem acho que pode manter um leite normal, mesmo que bolce. Só acho que deve dar um leite AR se não estiver a engordar o que deve.
      Cumprimentos

      Eliminar
  61. Boa tarde. Tenho uma filha de quase 3 meses que bebe LA em exclusivo desde o 1º mês de vida (porque fiquei sem leite). No inicio dávamos NAN HA mas como ela era muito obstipada e regurgitava, a pediatra mandou-nos dar Nutriben Natal AR, que é bom para a regurgitação e também para obstipação. A Beatriz sempre chorou muito e dormiu muito mal e mesmo com o Nutriben AR não consegue fazer cocó sem ser estimulada e tem muitos gases, na maioria das vezes acorda quando os expulsa. As fezes dela são por vezes muito rijas e por vezes moles e mucosas (sem sangue). Tem dermatite no pescoço e dobras (chegou a fazer ferida no pescoço e axilas) e a região anal sempre vermelha. Regurgita 2-3 horas após ter bebido o leite e parece que está sempre a mastigar. Tem um sono muito agitado, atira a cabeça para trás e de um lado para o outro e recentemente começou a levar as mãos à cabeça como se tivesse comixão. O pai teve alergia ao leite de vaca e é asmático e eu tive várias alergias alimentares (mas não ao leite). Mesmo não havendo sangue nas fezes ou muco acentuado é possível ter APLV? Existem análises que diagnostiquem este problema... ou como ela tem só quase 3 meses não são muito fiáveis? A APLV desaparece com o tempo?
    Desde já muito obrigada :) Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, é possível ter APLV sem sangue nas fezes, até porque essa é uma reacção tardia, que pode só surgir ao fim de algumas semanas (e não é obrigatório estar presente).
      Com esses antecedentes e perante esse quadro acho que faz sentido fazer umas análises para despistar uma APLV, que na maior parte das vezes é transitória, mas implica sempre dar um leite extensamente hidrolisado, específico para o efeito.
      Cumprimentos

      Eliminar
  62. Mama Tânia não sou o dr. Hugo e concertesa ele vai dizer o que pensa e eu dirteei como mamã que sofreu um pouco com o seu bebe.o bebé não precisa de ter sangue visível nas fezes para ter aplv. O meu não tinha. Apenas dermatite e dava lhe imensa comichão que até se arranhava todo. Fala com o pediatra, para fazer análises..ele melhor que ninguém para te encaminhar. E se assim for se tiver aplv o teu bebé tem que tomar um leite extremamente hidrolisado. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  63. Mama Tânia não sou o dr. Hugo e concertesa ele vai dizer o que pensa e eu dirteei como mamã que sofreu um pouco com o seu bebe.o bebé não precisa de ter sangue visível nas fezes para ter aplv. O meu não tinha. Apenas dermatite e dava lhe imensa comichão que até se arranhava todo. Fala com o pediatra, para fazer análises..ele melhor que ninguém para te encaminhar. E se assim for se tiver aplv o teu bebé tem que tomar um leite extremamente hidrolisado. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Estou plenamente de acordo com tudo o que disse.
      Cumprimentos

      Eliminar
  64. Boa tarde. A minha filha faz 5 meses no próximo dia 21 e foi hoje fazer análises à APLV mas entretanto desde sexta que o pediatra sugeriu alterar já o leite para nutriben hidrolizado e a papa para uma não láctea. O problema é que não consigo fazer com que beba ou coma a papa.. Há algum truque para alterar o sabor? Ou algum leite equivalente que tenha um sabor mais agradável?
    Obrigada desde já.
    Cumprimentos,

    Andreia Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se não gosta do nutriben hidrolisado deve tentar um dos outros 3 que existem (aptamil pepti, althera ou nutramigen). O sabor não é muito bom e por vezes os bebés não gostam muito, mas depois acabam por se habituar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Mamã Andreia, peço desculpa ao dr Hugo não se ofenda em eu dar respostas a perguntas feitas a si e no seu blogue,apenas quero que o meu testemunho e experiência neste caso ajude outros bebés porque nestes casos é de louvar o apoio de alguém que nos guie e que nos leve por um caminho mais fácil..o leite nutribem hidrolisado é o mais saboroso porque eu comprei muitos leites e o Lucas o pouco que bebia era desse.. Olhe eu punha 2gotinhas de açúcar líquido..foi me dito pelo pediatra.. As papas o Lucas ainda não come mas porque não faz com água? Temos que ter muita paciência mas um dia tudo passará.. O Lucas já não é alérgico ao leite.cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não me incomodo nada, acho que é muito importante a partilha de experiências.
      As papas de fazer com água são lácteas e não deve ser utilizadas nesta situaçao. Provavelmente utilizava papas não lácteas, mas mesmo essas podem conter vestígios de leite, pelo que se tem que ter cautela e usar só as que garantem que não contêm leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  66. Eu referi me a papas feitas com água mas não lácteas as que conheço são sinlac.. Essas penso que não conteem leite.. Nem glúten nem lactose...cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tem toda a razão, a sinlac é perfeitamente segura.
      Cumprimentos

      Eliminar
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  68. Bom dia. Desde já quero felicitá-lo por este blog que pelo que vejo tanto ajuda os pais, no qual eu me incluo.
    Assim sendo tinha uma dúvida que espero que me possa ajudar.
    Tenho um bebé de 7 semanas, em amamentação exclusiva ao qual foi diagnosticado alergia ao leite de vaca às 4 semanas no seguimento de umas borbulhas que lhe surgiram na face e tronco seguidas de sangue nas fezes. Após evicção alimentar total da minha parte de leite e derivados mas também de peixe, ovos, pão e soja durante 3 semanas e persistencia das perdas decidiu-se passar ao leite extensamente hidrolizado, Aptamil Pepti (não aceitou o nutramigen). A minha preocupação agora é que os cocós passaram de 5 a 7 por dia aquando da amamentação materna a 2/3 diários, e ainda com persistência de bastante muco (agora até mais que antes). Sei que estou a ser alarmista (ainda só começou o leite adapatado à 3 dias) mas quero prevenir obstipação. Eu estou a massajar a barriga antes da mamada e a estimular o anûs cerca de 3 minutos com o dedo e baby gel. Mas nao sei se há algo mais que possa fazer para prevenir a obstipação agora criada com o novo leite. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa frequência de dejeccoes e perfeitamente normal,não se preocupe.
      Se ele estiver confortável não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Boa noite
    Primeiro quero felicitá-lo por este blog... É muito importante sentir algum apoio ou que alguém nos ouve. Tenho uma bebé de 5 meses já experimentamos diversos leites porque bolsa muito e ultimamente e em jato. Ao que a pediatra recomendou novamente mudar para novalac rice. No entanto o sabor é péssimo e a minha filha não o quer beber. Há algo que possa fazer para melhorar o sabor ou outro leite equiparado!?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não existe mais nenhum "leite adaptado" de arroz. Não sei qual o motivo para fazer esse leite, mas se vir por uma suspeita de alergia as proteínas do leite de vaca tem que usar um leite de tratamento, extensamente hidrolisado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  71. Boa noite,

    Tenho uma bebé com dois meses e meio, que em idade corrigida passa para um mês e meio. Desde que nasceu faz o extensamente hidrolisado da nutribem. Ja se tentou mudar pars o sem lactose mas correu muito mal. Passou novamente ao anterior. Agora apresenta sintomas que está a intolerar o hidrolisado. Muitas cólicas e muco nas fezes. A neonatologisa passou lhe para nutramigen aa. Pode haver também intolerância a este leite? Qual o tempo de adaptação? Sinto me completamente desesperada. Pff ajudem me.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  72. Boa noite,

    Tenho uma bebé com dois meses e meio, que em idade corrigida passa para um mês e meio. Desde que nasceu faz o extensamente hidrolisado da nutribem. Ja se tentou mudar pars o sem lactose mas correu muito mal. Passou novamente ao anterior. Agora apresenta sintomas que está a intolerar o hidrolisado. Muitas cólicas e muco nas fezes. A neonatologisa passou lhe para nutramigen aa. Pode haver também intolerância a este leite? Qual o tempo de adaptação? Sinto me completamente desesperada. Pff ajudem me.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  73. Boa noite,

    Tenho uma bebé com dois meses e meio, que em idade corrigida passa para um mês e meio. Desde que nasceu faz o extensamente hidrolisado da nutribem. Ja se tentou mudar pars o sem lactose mas correu muito mal. Passou novamente ao anterior. Agora apresenta sintomas que está a intolerar o hidrolisado. Muitas cólicas e muco nas fezes. A neonatologisa passou lhe para nutramigen aa. Pode haver também intolerância a este leite? Qual o tempo de adaptação? Sinto me completamente desesperada. Pff ajudem me.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode haver intolerância a esse leite, embora seja muito pouco frequente. O tempo de adaptação é, geralmente, 1-2 semanas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  74. Dr Hugo, Boa noite. O Lucas começou agora as papas. Há 5dias atrás fez febre o pediatra disse que nesta altura era normal.. Mas já não tem febre.. Já tinha dado papas lácteas há 2semanas.. Mas durante dois dias seguidos vomitou a papa.. Hoje não vomitou mas teve quase.. E começou a ter uma vermelhidão na testa e cabeça.o Lucas tinha alergia ao leite de vaca que Quando fizemos os testes novamente ja nao reagiu.. Nao sei o que pensar.. Ele agora só quer leite materno no entanto não mama tenho que tirar porque na mama não quer..e desde que vomitou nem bebe bem o leite.ele já bebeu posteriormente uma lata de leite ha ,mas agora não o bebe nem por nada.. Tenho estado com mastite, febre e tudo o meu leite está salgado e tudo.mas não sei que fazer se comprar um leite hidrolisado visto que tem 6meses e não pode continuar com o ha ou leite normal.. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição não fico certo que seja uma alergia, pelo que provavelmente pode fazer um leite normal etapa 2. De qualquer forma, acho que devia falar com o pediatra para ver se ele também é dessa opinião.
      Cumprimentos

      Eliminar
  75. Boa tarde,
    A minha filhota tem 6 meses e sempre fez cocós mais liquidos, enquanto bebeu leite HA eram liquidos a ponto de sair sempre da fralda, depois usou AR porque tem refluxo e teve uma diarreia violentissima que a levou ao hospital e optou-se por leite normal, Aptamil 1 sem qualquer outra referência e a menina melhorou. Na fase de introdução alimentar comeu cerelac 4 meses para preparar com agua (isto já com 5 meses) e voltou a ter diarreia liquida, associei ao facto de não ser preparado com o leitinho dela e passei a Nutriben 1ª papa p preparar com leite, melhorou. Agora com quase 7 meses anda a experimentar lentamente, iogurte, bolachinha no leite e papa cerelac com gluten. Tudo correu bem até à papa (preparei com o leitinho dela), não teve dores nem cólicas mas já fez duas vezes diarreia completamente aguada. Fico sem perceber se será alguma sensibilidade ao leite, ao gluten, à fibras....enfim...
    Ela está com boa vitalidade e não me parece incomodada mas preocupa-me não perceber o motivo para poder evitar. TEm também eczemas que aparecem no pescoço, peito e atrás das orelhas.
    Pode dar-me "uma luz?" Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser só uma questão de "adaptação", pelo que para já mantinha as "experiências" para ver como vai correndo, desde que não faça nenhuma reacção mais exuberante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  76. Boa tarde Dr. Permita-me tirar uma dúvida. A minha bebé faz amanhã três meses e desde que nasceu que sofre de cólicas. Bebeu exclusivamente leite materno até ao mês de idade apenas porque fiquei sem leite. Daí passou para o aptamil confort e não ganhava peso para além de bolsar água. Depois passamos para o nan confort até que lhe prendia os intestinos. Agora está com o nutribén ao 1 e foi o que se deu melhor mas continua a ter episódios em que ela tem fome, quer comer, mas tem tantas dores que arqueia as costas, estica as pernas e os braços e grita até ficar roxa. O enigma é que estes episódios não se dão em todas as refeições. Então a sugestão do pediatra da Clara foi passar para o nutribén sem lactose. Mas volto a referir que a bebé sempre foi presa e só evacuava por estimulação. Estou um pouco perdida , o que me sugere ? Ela até já está a tomar atarax, embora que uma dose pequenina, não deixa de ser um medicamento mais forte, sempre com supervisão médica. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Confesso que não sou adepto do atarax nessas situações, pelo que não o recomendo.
      Quanto ao leite sem lactose,e acho que faz sentido testar, pela sua descrição.
      Cumprimentos

      Eliminar
  77. Boa tarde,
    A minha filha tem 20 meses e até aos 12 meses utilizamos sempre o leite althera a mando da pediatra. A partir dos 12 iniciou o nan 2 que tolerou bem . Na consulta dos 15 meses passou para o nan 3 que também tolerou . Agora aos 20 esta semana na quarta iniciei o mimosa crescimento 1 aos 3 anos correu tudo bem.No dia seguinte voltei a dar bebeu só 60 ml e não quis mais como achei pouco fiz um pouco de papa e a 3 colher vomitou tudo . A noite vomitou a sopa e não dei leite a noite.Hoje não dei leite está sem apetite .Será que poder do leite ? Devo voltar ao leite de lata ? Obrigada

    ResponderEliminar
  78. Boa tarde,
    A minha filha tem 20 meses e até aos 12 meses utilizamos sempre o leite althera a mando da pediatra. A partir dos 12 iniciou o nan 2 que tolerou bem . Na consulta dos 15 meses passou para o nan 3 que também tolerou . Agora aos 20 esta semana na quarta iniciei o mimosa crescimento 1 aos 3 anos correu tudo bem.No dia seguinte voltei a dar bebeu só 60 ml e não quis mais como achei pouco fiz um pouco de papa e a 3 colher vomitou tudo . A noite vomitou a sopa e não dei leite a noite.Hoje não dei leite está sem apetite .Será que poder do leite ? Devo voltar ao leite de lata ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não acho que seja do leite, embora seja melhor opção manter o leite de lata.
      De qualquer forma, se o quadro durar mais de 3 dias deve ser observada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  79. Bom dia Dr. Hugo, gostaria de saber a sua opinião a respeito do meu filho, vou tentar resumir ao máximo o que já aconteceu e o que esta a se passar ate hoje.
    O meu filho hoje tem 5 meses e meio, porem desde o inicio de vida que tem vómitos depois das mamadas, no inicio de vida ate os 15 dias fazia em exclusivo leite materno, logo nos primeiros dias de hospital que ele mamava e depois de alguns minutos tinha vómitos e nada que ele tinha mamado ficava, e ficou um dia no hospital sem defecar porem por tanta insistência minha uma enfermeira me ensinou uma massagem e la ele conseguiu fazer, com 3 dias de nascido deram-nos alta e fomos para casa, ele sempre com vómitos e a ficar enjoado e nervoso depois das mamadas e ainda não conseguia arrotar,ja em casa os sintomas continuavam e no quinto dia tivemos de voltar ao hospital pois ele engasgou com o vomito, la so me mandaram levantar a cabeceira da cama dele, voltamos pra casa ao fim de uma tarde no hospital, e ele sempre com os sintomas, no centro de saúde mandaram dar leite de lata o aptamil HA como complemento para que ele aumentasse o peso que ate esta data de ainda não tinha ganhado nenhum, porem ele rejeita ate hoje o leite, sempre com idas e vindas ao centro de saúde de 2 em 2 dias para saber como estava o peso, e sempre a perder peso, no final de 15 dias de vida la no centro de saúde ao peso e neste dia já tinha perdido quase meio quilo, mandaram-me ao hospital pra realizar exames, fizeram hemograma, raio x ao tórax e analises a urina e nada acusou, so gases no raio x, e neste dia porque não tomava o suplemento e tinha perdido la introduziram domperidona 15 min antes de 4 mamadas,nao resultou, ficamos no hospital 7 dias e ele começou a beber 40 ml de leite materno so que no biberão, retiraram a mama,porem queriam que ele mamasse 70ml e insistiam ate ele vomitar tudo e não ficar com nada,

    ResponderEliminar
  80. continuaçãotive que falar com a pediatra que deu ordens para que não insistissem e deixassem ele beber os 40 ml, assim foi e ganhou algum peso e deram-nos alta, já em casa foi aumentando o peso em pequenas quantidades e o leite gradualmente, nesta altura já so estava a beber leite suplemento nutribem HA que era o que ele melhor bebia e já ia em 100 ml, quando ele iniciou o suplemento começaram a aparecer muitos carocinhos na pele, so que espaçadamente e logo mostrei a enfermeira que o acompanha, que disse que não era nada relevante, e estes foram gradualmente aumentando e aparecendo pelo corpo e ele sempre com vómitos e a barriga muito inchada e com muitos gases e cólicas e sempre muito irritado para mamar, por fim já não aceitava mamar o leite novamente e mandaram-me comprar um ar/há, foi o que fiz aceitou no inicio e ficava com prisão de ventre o novalac, depois disso iniciou a mesma proporção novalac com nutribem e ai manteve-se durante um mês a beber, no final desse período novamente não aceitava o leite e a enfermeira disse-me para comprar um único que fizesse o ar/há e ele iniciou o nidina, que lhe causou muita diarreia, ainda insisti durante 5 dias e parei, voltei ao anterior e ele sempre com os mesmos sintomas, no fim de uns dias passados tivemos de voltar ao hospital pois ele não aceitava nada,o que me foi dito la era pra insistir e assim o fiz e tinha que segura-lo e comida pra dentro, porem como ele tem laringomalacia tenho medo que ele aspire o leite e piore a situação,15 dias depois vou ao centro de saúde e a enfermeira diz-me para mudar o leite pra nan Há e assim fiz no inicio aceitou 60 ml, depois nada novamente e iniciou a papa e a sopa e não aceitava agora nada, nem o leite, a papa ou a sopa, foi a Lisboa ao Santa Maria consulta com a pneumologista que disse que ele tinha o nariz obstruído e que com um spray passava e ele voltaria a alimentar-se, porem não resolveu, esperei 15 dias e comecei a desconfiar do leite, pois a cada vez que lhe dava qualquer coisa que continha leite ele aumentava o numero de ecsemas na pele, estes por fim de 1 hora ficavam melhor, esperei 15 dias sempre a observa-lo e fui ao hospital, la uma medica o observou e disse-me que existe a chance de quase 100% de ele ser alérgico a proteína do leite, fez exames de sangue e agora estou a aguardar os resultados,porem retirou-lhe no mesmo dia o leite nan HA e passou-lhe o aptamil pepti junior que ele também não aceita beber, porem já consegue comer a sopa e a papa senlac,e já tem menos ecsemas,e ta a fazer o atarax por 5 dias, o que o Dr Hugo acha que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já agradeço a disponibilidade de resposta a todos que aqui vem tirar duvidas.

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Pois, pela descrição pode mesmo ser uma alergia às proteínas do leite de vaca.
      Acho que as análises são importantes, mas mesmo que venham negativas isso não exclui uma alergia. O mais importante é mesmo a resposta dele, que parece estar a ser boa.
      Se ele não gosta desse leite fale com a pediatra, porque pode fazer sentido experimentar outra marca para ver se aceita melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Boa noite, as analises deram negativo, porem como ele esta com uma leve melhora vou continuar a excluir tudo o que tenha leite em sua composição, ele agora ja começou a aceitar pouco mais bebe o aptamil pepti junior, ainda tem muco nas fezes e muita diarreia,vou insistir ainda mais um mes com esse, se nao ficar melhor vou tentar o neocate,o que o Dr Hugo acha do neocate lcp? Agradeço pela resposta anterior e desculpe as duvidas porém as respostas aqui a outras mães tem me ajudado muito.

      Eliminar
    4. Bom dia,

      O neocate é uma boa hipótese, parece-me bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  81. Boa noite dr, tenho um menino de 10 meses que desde os 3 meses bebê nan ha1, sem qq tipo de reacção. Por bolsar muito na altura experimentamos o nutriben ar e foi que descobrimos aplv, pois ele inchou as mãos,pes,palpebras, umbigo e muitas manchas.Fez análises e confirmou-se a alergia. Aos 9 meses fez um teste cutâneo que continuou a mostrar reacção ao leite de vaca, mas com bom prognóstico pois reagiu pouco a caseína. O médico recomendou continuar o ha1,mas sempre perguntando se já tínhamos experimentado o 2 ou papas lácteas, o que nunca fizemos. Ele tolera o ha1 e Comé bolachas Maria sem qq tipo de reacção.acha perigoso experimentar o ha2? Tem maior quantidade de proteínas?qual é a diferença entre eles? Aos 12 meses ele irá repetir o teste cutâneo.obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O leite 2 tem mais proteínas, mas não me parece prudente introduzir papas lácteas ou outro leite diferente. De qualquer forma, também acho estranho estar com um leite HA, pois esse tipo de leites é para prevenção das alergias e não para tratamento...
      Cumprimentos

      Eliminar
  82. Boa noite a todos,
    Tenho um bebe de quase 4 meses e só amamentei no primeiro mês e não em exclusivo. Acontece que gradualmente ele foi espaçando a frequência com que fazia coco, passado um tempo começou a fazer cada vez mais duro em bola ate.
    De inicio dava tanto o aptamil como o nan 1, depois passei para o aptamil conforto e ainda xeguei a comprar o nutriben sem lactose. E coco nada. Depois mudei para o nan ha 1. No dia a seguir fez logo coco amarelado e no outro dia também, como já ha muito k não fazia, mas agora já não faz todos os dias e faz verde MT escuro... Sera normal? Quanto a pele ele TB tem dermatite atópica mas noto k reage muito com o calor pois ele tem a pele muito branca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele estiver confortável não precisa de fazer cocó todos os dias, pode ficar até 3-4 dias sem fazer.
      Quanto à cor, é perfeitamente normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. Olá Dr Hugo, permita-me colocar-lhe uma questão, é normal uma bebé com 4 meses e 20 dias ter um perimetro cefálico de 39,5, sendo que no dia 17 de outubro o perimetro cefálico era o mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Depende sempre da evolução desde o nascimento, porque um valor isolado não tem significado nenhum. De qualquer forma, não me parece um valor "alarmante".
      Cumprimentos

      Eliminar
  84. Boa noite, a minha filhota tem 5 meses e desde os 15 dias de vida tem episódios frequentes de regurgitação, assim como sucessivos engasgamentos quer durante e após as mamadas, este último com a introdução de um espessante no leite materno e com um leite AR estabilizou, no entanto continua a bolsar com muita frequência, às vezes passadas 3 a 4 horas da última mamada. Iniciou um leite extensamente hidrolizado no dia 4 de novembro, existe a possibilidade de ser alérgia à plv mas também de ser uma esofagite. Neste momento não noto qualquer diferença, mesmo estando a espessar o leite, os episódios de regurgitação presistem. Será normal, além disso dizem-me que para uma bebé que está a fazer leite adaptado exclusivo desde os 3 meses o desenvolvimento deveria ser maior. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se trocou o leite e não nota melhoria é mais provável que seja só o refluxo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  85. Boa noite,

    Tenho um bebé que foi amamentado em exclusivo até aos seis meses. hj foi o segundo dia que dei pspa láctea nutriben sem gluten e ele já ontem fez umas borbulhas na cara e hoje além das borbulhas está com o rabo muito assado. será alguma alergia à papa?

    ResponderEliminar
  86. e esqueci-me de dizer q hoje também tem tad com diarreia, coisa que nunca tinha acontecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Essas queixas por si não são suficientes para diagnosticar uma alergia, penso que para já deve manter tudo igual.
      Cumprimentos

      Eliminar
  87. Boa noite Dr. Hugo Rodrigues,
    Parabéns pelo blog, tem sido uma ajuda. Permita-me expor a minh situação, o meu bebé tem 2 meses e meio, na primeira semana foi alimentado exclusivamente a LM, da segunda a quarta semana LM com NAN HA 1, deu-se bem nos primeiros dias depois começaram as colicas na terceira semana. A conselho do pediatra demos Enfamil Confort, ficou pior, continuou sem fazer cocó sozinho e com gases e chorava muito. Passou para Aptamil Confort e junto com Simicol de vez em quando fazia cocó sozinho. Novamente a conselho do pediatra testamos Nutriben sem lactose, continuou sem fazer cocó e a chorar ainda mais. Voltamos ao Aptamil Confort...desde sexta que novamente a conselhor do pediatra estamos com Aptamil Pepti. Segundo o médico pelos pais não se darem muito bem com o leite, por ter cólicas e uma ligeira reação no rabinho apesar do uso de pasta de agua e compressas humedecidas em agua micelar. Ha cerca de um mês que bolsa muito e assim continuou. A minha pergunta é se um leite AR nao será adequado? Além da possibilidade de fazer o intestino melhorar poderá assim controlar as colicas e o funcionamento do intestino, não? Qual a sua opinião? Ahh, experimentamos tudo quanto ha: Biogaia, coliprev, colimil, aero-om, infacalm e por fim foi com o simicol que melhorou ligeiramente com o Aptamil Confort, desde sexta que com o Aptamil Pepti esta pior, contorce-se imenso, nao dorme quase nada, chora e grita. Um pesadelo. Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Alguns leites AR podem dificultar o trânsito intestinal, mas não me parece errado testar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  88. Boa tarde, o meu bebe tem cerca de 1 mes e meio e está a ser alimentado por leite materno emn«bora de vez em quando também damos um pouco de suplemento quando se mostra ainda com fome, o problema é que sofre muito de cólicas, inicialmente dei biogaia, depois infacol, infacalm e agora estou a dar coliprev juntamente com o biogaia, nada parece fazer efeito, acha aconselhável dar coliprev juntamente com o Biogaia ou será melhor dar um dos outros junto com o Biogaia? pelo que tenho lido este é para regular o sistema intestinal por isso não deve haver problema em dar junto ou será melhor dar alguns dos outros em vez do coliprev? estamos deesperados pois ele pouco dorme ou deixa dormir quando está acordado parece que está sempre a fazer força ou para soltar gases ou para fazer cocó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode dar os dois juntos, não tem problema.
      Tem sempre que fazer esses medicamentos durante uma semana para ver se respondem, porque muitos não actuam de imediato.
      Cumprimentos

      Eliminar
  89. Bom dia Dr Hugo!
    Minha filha está com 24 dias e só a alimento com leite materno. Desde o terceiro dia de vida apresenta cólicas (está tomando colikids a quase 20 dias, não notei melhoras),ela tem choro intenso, dorme pouco e durante o pouco que dorme tem um sono agitado, pois se contorce o tempo todo. Faz alguns dias que Ela espirra bastante e algumas vezes também apresenta tosse. Os Olhinhos lacrimejam de vez em quando, possui bastante gases e chora bastante pra conseguir soltar os gases e evacuar. A pele parece seca, descamou em algumas regiões: mãos, pés, barriguinha e no rosto. Ela vomita bastante mesmo após arrotar, tem vezes que 2h após a mamada ela vomita. Está tomando Label a 1 semana e não notei melhora. Faz uns 3 dias que tem Muco nas fezes, e uns 5 dias que vi ela evacuando fezes espumosas. Apesar de ela mamar super bem, algumas vezes ela fica extremamente irritada quando está no peito. Pode ser APLV?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      pela sua descrição parece-me uma situação normal, não acho que seja APLV. No entanto, é algo quente deve ir vigiando, para ver se surge mais algum sintoma.
      Cumprimentos

      Eliminar
  90. Boa tarde,
    Tenho uma bebé de 4 meses que foi amamentada até aos 3 meses e meio mas a partir do 1o mês com suplemento de Nutriben AR mas muito esporadicamente, muitas vezes não bebia sequer suplemento.Agora está exclusivamente a LA,mantendo o Nutriben AR mas desde há uns dias que apareceu em duas fraldas de cocó muco e uns raios de sangue. Ela por vezes está muito inquieta a beber o biberão mas acaba por beber tudo. Não noto que fique incomodada ou com dores depois. É bem disposta. Será APLV? Convém mudar o leite?Para qual? Sei que há o Nutriben hidrolisado, será boa opção alterar ou aguardar a evolução das próximas fezes? Estou mt preocupada. Obrigada

    ResponderEliminar
  91. Bom dia,

    Sim, pode ser APLV.
    Acho que faz sentido testar o nutriben hidrolisado para ver se melhora.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  92. Boa noite doutor

    o meu filho nasceu a 22/08/2017 com 3605gr, tendo ficando logo nesse dia e por mais 5 dias internado na neonatologia devido a ter a glicemia a 28 e nao estar a tolerar o leite...quando teve alta foi-nos indicado que deveriamos dar-lhe um leite ar devido ao elevado refluxo ( fez eco e não acusou nada).
    Como as colicas aumentaram de dia para dia, o meu filho tem 3 semanas e tirando as poucas horas que dorme descansado, está a chorar incontrolavelmente, tem o abdomen distendido, falamos com a pediatra e mudamos do nutriben ar para o nidina confort, as fezes mudaram de amarelas para verdes e mais espessas, foi a unica mudança porque tirando isso está sem a chorar com dores. o que mais me faz duvidas é que aumentou numa semana 500gr de 3830gr para 4330gr e está sempre a quererbeber mais leite ( bebe 120ml)....eu sou alergico a lactose e a mae tambem embora menos que eu, estamos a ficar desesperados pois não achamos normal o comportamento do bebe, ainda hoje apos beber o leite das 07h00 começou a chorar/gritar e só o conseguimos acalmar no biberon das 20h00....

    estou a ponderar seriamente experimentar o nutriben extensamente hidrolisado sem lactose, o apatmil peptil ou o apatmil AA.
    O que me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A opção de introduzir um leite extensamente hidrolisado deveria ser discutida na consulta com o seu médico, porque acho que será a pessoa mais indicada para vos aconselhar. Dos que indicou, o aptamil AA é uma fórmula diferente, não me aprece amais adequada nesta fase.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário