O que são antibióticos?

Os antibióticos são medicamentos que servem para combater as infecções. No entanto, não devem ser utilizados em todas as situações, porque só são eficazes contra bactérias.
Assim, nas infecções mais frequentes em Pediatria, que são as infecções víricas (ou "viroses") não têm qualquer tipo de utilidade (ver post sobre este assunto).
Hoje em dia debate-se muito o uso indevido de antibióticos, pois eles acarretam algum problemas de gravidade significativa.
O principal é a selecção de bactérias resistentes, que podem depois causar infecções difíceis de combater. Isso acontece porque todos nós temos muitas bactérias no nosso organismo (pele, boca, intestinos, etc) e, ao estarmos em contacto com um antibiótico, vamos matar todas as que lhe são susceptíveis. O problema é que as que são resistentes vão continuar a desenvolver-se e acabam por ocupar os "espaços" das outras bactérias. Assim sendo, vamos estar a  seleccionar apenas aquelas que resistem aos antibióticos, o que acaba por condicionar as "armas" que temos disponíveis para novas infecções.
É por este facto que se deve tentar minimizar o uso de antibióticos, reservando-os apenas para as situações realmente necessárias e tentando utilizar aqueles mais adequados às bactérias que estão a causar a infecção, sem interferir com as outras existentes no organismo (dito por outras palavras, não  se deve tentar matar uma mosca com uma espingarda, porque os danos serão maiores do que os benefícios).
Não se esqueça que na maior parte das vezes em que o seu filho esteja doente não precisará de um antibiótico, mesmo que tenha febre, pelo que este tipo de prescrição deverá estar sempre sujeita a uma avaliação médica cuidadosa.

Comentários

  1. Boa tarde,

    Tenho uma bebe de 13 meses, e há pouco tempo precisamente esta 6ª feira passada foi-lhe diagnosticado uma 2ªotite, da 1ª vez foi-lhe receitado clamoxyl, tinha febre e fez algumas vezes fezes com muco que não tinha associado que pudesse ser do antibiótico, acabou por abrandar com dieta alimentar e ao fim de três dias. Desta vez foi-lhe receitado o augmentin, e desde do 1º dia que tem feito fezes com muco cerca de 7 a 8 vezes por dia, poderá estar a fazer reacção ao antibiótico? Agradeço desde já a sua atenção, como os seus conselhos para esta situação que já se arrasta por uns 4 dias e estou a ficar preocupada.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser do antibiótico, é frequente isso acontecer.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário