Translate

Etiquetas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quando devo fazer análises de rotina ao meu filho?

Não há consenso em relação a este tema, embora actualmente se considere que a altura mais indicada será por volta dos 11-13 anos.
Na minha opinião, esta também me parece ser a idade mais adequada, pelo que é a que eu aconselho. Penso que só será necessário antecipar se houver factores de risco para algum tipo de doença, nomeadamente obesidade, alergias, má evolução de peso ou dificuldades alimentares, entre outros.
Acho muito importante desmistificar o conceito de fazer análises "só para ver se está tudo bem" em idades precoces, até porque em grande parte dos casos vamos encontrar alterações que não têm significado nenhum e só vão criar confusão.
É fundamental reforçar a ideia de que o mais importante é ver as crianças, muito mais do que olhar para qualquer tipo de análises, radiografias, ecografias ou outro tipo de exame...

18 comentários:

  1. Boa tarde!
    Meus gêmeos tem 5 meses e desde ontem está com diarreia amarela, estou dando água, mingau de leite ninho e mucilom de arroz, suco de maçã, me indicaram chá de casca de laranja, queria mais explicação...minha mãe deu mucilom de milho, seria esse o problema, aqui em casa faz muito calor, o que devo fazer para melhorar essa diarreia, eles estão se alimentando bem, e não há outro sintomas...e sobre a vacina dos 5 meses devo leva-lo ou esperar eles ficarem melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para além do que está a fazer, pode também dar-lhes algum probiótico (não sei o nome comercial desses medicamentos aí no brasil), para ajudar a recuperar mais depressa.
      Quanto à vacina, pode dá-la, mas se esperar mais uma semana até ficarem bons acho que não perde nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa Noite, Dr Hugo!

    Meu bebe tem 12 dias, e seu coco é amarelo e bem liquido,alguns tracinhos sólidos só agora que saiu, são em jatos e ao soltar gases tb sai um pouquinho.Ele só mama no peito. É normal?
    E aproveitando olhinho remelando muito e acordando fechado, tb é normal? pele descascando e as vezes ouço o nariz congestionado?
    desculpa se abusei é que tenho medo de sair com ele tão novinho pra ir ao médico,já que a consulta é só daqui 1 mes.
    Desde ja agradeço!
    Deus abençoe!
    bjks
    Rebeca

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite, Dr Hugo!

    Meu bebe tem 12 dias, e seu coco é amarelo e bem liquido,alguns tracinhos sólidos só agora que saiu, são em jatos e ao soltar gases tb sai um pouquinho.Ele só mama no peito. É normal?
    E aproveitando olhinho remelando muito e acordando fechado, tb é normal? pele descascando e as vezes ouço o nariz congestionado?
    desculpa se abusei é que tenho medo de sair com ele tão novinho pra ir ao médico,já que a consulta é só daqui 1 mes.
    Desde ja agradeço!
    Deus abençoe!
    bjks
    Rebeca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      É normal o coco ser assim como descreve, não se preocupe.
      Quanto ao olhinho, deve ir lavando com soro fisiológico e compressas esterilizadas, mas se não resolver deve ser visto.
      Em relação ao nariz, a solução passa também pela colocação de umas gotinhas de soro fisiológico, para ir lavando e desentupindo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Olá,boa noite Dr.Hugo,minha filha tem 4 meses e ela mama no peito, toma Nestogenio 1 e agora estou dando papinhas para ela,percebi que ela estava fazendo muito esforço pra fazer coco e fiz muita massagem mas nao adiantou entao decidi usar o supositório,primeiramete enfiei só a pontinha e ela fez um pouco de coco entao percebi q ela ainda estava fazendo muito esforço entao coloquei todo o supositório fechei a fralda e ela só fez força depois de 3 hrs e saiu primeiro uma gosma branca quase transparente com um cheiro forte de candida em uma quantidade razoável e logo depois ela fez coco do aspecto pastoso. Devo me preocupar?

    ResponderEliminar
  5. Olá,boa noite Dr.Hugo,minha filha tem 4 meses e ela mama no peito, toma Nestogenio 1 e agora estou dando papinhas para ela,percebi que ela estava fazendo muito esforço pra fazer coco e fiz muita massagem mas nao adiantou entao decidi usar o supositório,primeiramete enfiei só a pontinha e ela fez um pouco de coco entao percebi q ela ainda estava fazendo muito esforço entao coloquei todo o supositório fechei a fralda e ela só fez força depois de 3 hrs e saiu primeiro uma gosma branca quase transparente com um cheiro forte de candida em uma quantidade razoável e logo depois ela fez coco do aspecto pastoso. Devo me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que haja motivo para preocupação, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Dr boa tarde
    Meu bebe tem dois meses e 20 dias, teve diarréia amarelo e verde claro depois da vacina. Só mama no peito.Tomou remédio e soro na veia porque ficou bem abatido e um pouco desidratado. Só que agora o coco dele está amarelo forte como antes soh que saindo muito líquido junto. Ontem trocando ele veio líquido banco igual água junto. Me ajude eh normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser um pouco de muco, mas se mantiver assim achoque deve ser visto novamente, porque é muito pequeno.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde
    Meu filho esta com 3 meses e ja tem quase um mes que esta com as fezes liquidas levei ao medico e ele disse que era normal....mas ontem troquei a fralda e tinha tirinhas brancas no meio das fezes amarelas e liquidas dele...levei um susto pensei que eram vermes mas eram tiaras brancas e elasticas.....so troquei 1 fralda assim ate agora....o que e isso ? e normal ou devo leva-lo ao hospital ?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde
    Meu filho esta com 3 meses e ja tem quase um mes que esta com as fezes liquidas levei ao medico e ele disse que era normal....mas ontem troquei a fralda e tinha tirinhas brancas no meio das fezes amarelas e liquidas dele...levei um susto pensei que eram vermes mas eram tiaras brancas e elasticas.....so troquei 1 fralda assim ate agora....o que e isso ? e normal ou devo leva-lo ao hospital ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser normal, principalmente se o peso dela estiver a evoluir bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa terde drtenho um menino de 12 dias ele ele faz coco amarelo líquido de meia em meia hora ele faz cocô e chegou a ficar com assadura estou desesperado pq ele faz muito cocô e bem líquido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      É normal, se estiver com leite materno.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Minha bebé d 4 meses mama nestigeno desde q nasceu , desde ontem eu comecei com o aptamil ar pois ela começou a ter refluxo .
    Com o aptamil ar ela melhorou bastante as mamadas, porém o coco ficou líquido e amarelo e faz 6x por dia , devo me preocupar?

    ResponderEliminar