Translate

Etiquetas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Quando é que se sabe qual é a cor dos olhos de um bebé?

Esta é uma questão muito frequente nas consultas de Pediatria.
No entanto, não há nenhuma resposta concreta que se consiga dar, porque ninguém sabe ao certo porque é que a cor dos olhos muda desde o nascimento. Em média, ela define-se até aos 4-6 meses, embora haja casos que demoram mais um pouco. Há inclusivamente um dito popular que diz que os olhos só adquirem a cor final quando a mãe deixar de amamentar o bebé, embora esta afirmação não tenha nenhum tipo de fundamento científico...
A cor final depende essencialmente da informação genética que o bebé possui, pelo que não há nada que se possa fazer para a alterar. O único aspecto que é mais certo é que os olhos podem ficar mais escuros e até alterar a sua cor (mais verdes ou mais castanhos), mas não ficam mais azuis.

12 comentários:

  1. Doutor ajude me a minha menina e alimentada a leite materno e ate aos 3 meses aumentou bem o peso depois começou a diminuir MT o aumento sempre aumentou mas pouco ela faz alergia a proteína da vaca a minha duvida é ser a que eu deva fazer dieta do leite para não passar para ela no leite materno? Porque ela ate come bem mas não vejo jeitos de ela aumentar o peso?

    ResponderEliminar
  2. Doutor ajude me a minha menina e alimentada a leite materno e ate aos 3 meses aumentou bem o peso depois começou a diminuir MT o aumento sempre aumentou mas pouco ela faz alergia a proteína da vaca a minha duvida é ser a que eu deva fazer dieta do leite para não passar para ela no leite materno? Porque ela ate come bem mas não vejo jeitos de ela aumentar o peso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela tem alergia à proteína do leite de vaca a sua alimentação não deve conter leite ou derivados, para não passar no leite materno.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde . A minha filha tem 2mases dei o nutriben hidrolizado.esta abra muito e ta com um pouco de sangue nas fezes sera d leite.

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Não percebi muito bem a pergunta, peço desculpa. Pode repetir, por favor?
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa tarde,estou num dilema...e gostava de saber a sua opinião,o meu filho tem aplv e tem apenas bebido leite materno..que tenho que tirar sempre porque ele deixou de querer mamar.no entanto ele vai fazer um ano apesar de lhe continuar a dar leite do meu queria arranjar outra solução pois às vezes não me é fácil tirar Leite.acha que devo dar uma fórmula hidrolisada agora??ou um leite vegetal?? obrigado cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se tem uma APLV acho que deve dar um leite hidrolisado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite!
    Meu filho tem seis meses e meio e teve alergia à proteína do leite com um mês de vida, ele agora só mama em mim e já faz sopa ao almoço jantar. Tive na médica das alergia e ela pediu, para estar introduzindo aos poucos alimentos que tem a proteína do leite, já dei bolachas Maria, miolos de pão e papas. Só que agora as cólicas dele piorou muito e sem falar que estou consumindo a proteína também a pedido da médica. Ele não teve reação alérgica mas as cólicas estão em dobro, já não sei o que fazer. Será que devo deixar de dar e consumir as proteínas do leite?

    ResponderEliminar
  5. Esqueci de falar que ele fez o teste das alergias e deu negativo, tanto o das picadas como o de sangue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Que sintomas e que ele tinha quando fizeram o diagnóstico de alergia?
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ele ficou todo vermelho e com edemas na mão, cara pálida e depois de uma hora de ter consumido o leite ele vomitou bastante.

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Pois, pelos sintomas pode ser mesmo uma alergia, mesmo com as análises negativas.
      Cumprimentos

      Eliminar