O que é a Pediatria da Adolescência?

Apesar de tradicionalmente ligada apenas a bebés e crianças, a Pediatria é uma especialidade médica que abrange também os adolescentes, até aos 18 anos de idade.
Actualmente discute-se muito a Medicina da Adolescência, sendo já parte integrante de grande parte dos Serviços de Pediatria dos nossos hospitais. Dela fazem parte todas as questões tradicionais, tais como o crescimento, a vigilância do peso e o registo da tensão arterial, entre outros, mas também todas as particularidades desta faixa etária (desenvolvimento pubertário, educação sexual, tabaco, drogas, ...).
Penso que esta é uma área que é novidade para uma parte significativa da nossa população, mas hoje em dia todas as crianças e jovens com menos de 18 anos de idade são atendidos nos Serviços de Pediatria no nosso país.
A Medicina da Adolescêcia é, no meu entender, uma parte fundamental da Pediatria e que pode melhorar claramente a saúde e bem-estar dos nossos jovens, que passam a dispôr de mais um acompanhamento para essa fase atribulada da vida de qualquer pessoa: a transição de criança para adulto!

Etiquetas: