O que é um sopro cardíaco?

Dizer a uns pais que o seu filho tem um "sopro no coração" é sempre difícil, pois essa expressão é algo bastante assustador.
No entanto, um sopro não é mais do que um barulho que se ouve durante a auscultação e que, na maior parte dos casos em pediatria, não tem nenhum tipo de significado. De qualquer forma, a única maneira 100% certa de perceber se há algum problema de coração é realizando um ecocardiograma.
Existem diversas causas para surgir um sopro, tais como:
1 - sangue a passar em orifícios naturalmente estreitos
2 - sangue a passar em orifício anormalmente estreitos
3 - sangue a passar por orifícios anormais, que não deveriam existir
4 - sangue a refluir pelas válvulas cardíacas, que não encerram bem
Posto isto, vou falar apenas um pouco do chamado sopro inocente, pois todos os outros dizem respeito a situações de alteração da estrutura cardíaca e que devem ser sempre orientadas por Cardiologista Pediátrico.
O sopro inocente é, como o próprio nome indica, um barulho que se ouve na auscultação mas que tem por base um coração perfeitamente normal. Não é um verdadeiro "problema" (muito menos um "problema de coração"), pois trata-se apenas de um barulho. Não implica nenhum tipo de vigilância por Cardiologia, restrição de esforços ou outra medida qualquer, nem justifica nenhum tipo de falta de ar ou cansaço.
Assim, se o seu filho tem um "sopro inocente", deve apenas saber que ele se vai ouvir mais em situações em que o coração bate mais depressa (exercício físico, choro, febre, ...), pelo que é importante perceber que nas situações de doença ele vai ficar mais audível. De resto, deve ter uma vida igual à de todas as outras crianças.
Geralmente há alguns sinais que tornam menos provável que um sopro seja "inocente", tais como:
- idade muito precoce de surgimento
- cansaço exagerado nas mamadas ou com o exercício fisico
- cor arroxeada junto à boca nas situações de maior gasto energético
Em qualquer destas situações, deve falar com o médico assistente do seu filho, para ouvir a opinião dele.

Etiquetas: ,