Sinais de alarme - o que são?

Na nossa prática clínica, há um conjunto de etapas do desenvolvimento que devem ser cumpridas em determinadas idades e que constituem os chamados sinais de alarme.
Apesar de nehum deles ter significado isoladamente, sempre que se observam devem alertar o Pediatra para algo que possa não estar a correr muito bem, particularmente se se verificar mais de um sinal de alarme na mesma altura.
Os posts seguintes pretendem listar alguns desses sinais, mas quero ressalvar que, se o seu filho apresentar algum deles, isso não significa linearmente que tem problemas. Deve apenas discutir essa questão com o médico assistente, para que ele lhe possa esclarecer qual o significado...

Comentários

  1. Boa noite Dr. Hugo,
    Antes de mais, parabéns pela iniciativa de criar este blogue que tanto nos apoia enquanto mães 😊
    Coloco aqui a minha dúvida por não saber exactamente onde a colocar.
    O meu bebé tem quase 8 meses e há aproximadamente 2 meses que, enquanto mama, faz força e fica todo esticado no meu colo, como se se quisesse afastar de mim. Normalmente isto faz com que "leve o meu mamilo com ele", o que me é desconfortável. Fsz forca com o bracinho que fica em cima, como se se quisesse afastar de mim.
    À noite, como adormece a mamar, deixa de adoptar esta posição tão rígida.
    Tem alguma ideia acerca do que pode provocar este comportamento?
    Grata pela atenção

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Dr. Hugo,
    Antes de mais, parabéns pela iniciativa de criar este blogue que tanto nos apoia enquanto mães 😊
    Coloco aqui a minha dúvida por não saber exactamente onde a colocar.
    O meu bebé tem quase 8 meses e há aproximadamente 2 meses que, enquanto mama, faz força e fica todo esticado no meu colo, como se se quisesse afastar de mim. Normalmente isto faz com que "leve o meu mamilo com ele", o que me é desconfortável. Fsz forca com o bracinho que fica em cima, como se se quisesse afastar de mim.
    À noite, como adormece a mamar, deixa de adoptar esta posição tão rígida.
    Tem alguma ideia acerca do que pode provocar este comportamento?
    Grata pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se só acontece durante o dia, provavelmente tem a ver com o facto dele estar mais atento ao que o rodeia e ir fazendo "experiências". Se de resto ele estiver bem penso que não é motivo de preocupação, pode ficar sossegada.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada pelo esclarecimento 😊

      Eliminar
    3. Obrigada pelo esclarecimento 😊

      Eliminar

Enviar um comentário