Translate

Etiquetas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Como escolher os cremes do bebé?

Esta é uma área da Pediatria cuja oferta é enorme. Existem cremes para todos os gostos, mas é importante realçar alguns aspectos.
O primeiro é que todos os cremes, por melhores que sejam, contêm substâncias estranhas ao organismo (produtos químicos), particularmente aqueles que contêm perfumes.
O segundo é que a capacidade que eles têm de evitar a perda de água da pele é tanto maior quanto mais gordo o creme seja.
Sendo assim, eu penso que o ideal é escolher um creme sem cheiro (para peles atópicas), mesmo que o seu filho não tenha nenhum tipo de risco alérgico. Muitas vezes os pais procuram o "cheirinho de bebé", mas esquecem-se que estão a sobrecarregar a pele com químicos desnecessários.
Outro ponto que eu considero importante é que a maior parte dos bebés não têm pele desidratada, pelo que não me parece que seja necessário colocar creme hidratante todos os dias. Assim, julgo que só vale a pena fazê-lo se o seu filhote estiver claramente com pele seca ou se lhe quiser fazer uma massagem, porque de resto não é preciso andar a "besuntá-lo" sempre depois do banho (lembre-se que o seu filho bebe uma quantidade muito grande de líquidos).
O mesmo princípio se aplica para a zona das fraldas, pois só deve colocar creme no "rabinho" se ele estiver vermelho. Se estiver bem, não precisa de colocar nada.
Como conclusão, penso que a principal mensagem é a de que não há necessidade andar a pôr cremes aos bebés por rotina, apesar de esse ser já um hábito bastante enraizado na nossa cultura...

4 comentários:

  1. Boa noite dei o benuron e o meu filho vomitou logo de seguida, a febre mantém, posso repetir a dose?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o vómito foi imediato pode-se repetir a dose, mas se não foi esse o caso, o melhor é aguardar 20-30 min e voltar a medir, para ver se está a começar a descer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa noite Dr.,
    A minha bebé tem 5 meses e é alimentada exclusivamente com LM e desde que nasceu que é rara a vez em que não tem o rabinho assado ou vermelho. Limpo-a sempre com compressas embebidas em água, seco-a muito bem e até agora tenho resolvido muito bem com Halibut pomada mas desde mas há 3 dias que está assadinha e que não passa acho que até está a ficar pior. Será da minha alimentação? Posso continuar a usar o halibut pomada? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio não tem a ver com a sua alimentação e pode manter o creme que usa. No entanto, se tiver borbulhinhas pode indicar uma infecção por fungos, pelo que pode fazer sentido colocar um creme anti-fúngico.
      Cumprimentos

      Eliminar