Como escolher os cremes do bebé?

Esta é uma área da Pediatria cuja oferta é enorme. Existem cremes para todos os gostos, mas é importante realçar alguns aspectos.
O primeiro é que todos os cremes, por melhores que sejam, contêm substâncias estranhas ao organismo (produtos químicos), particularmente aqueles que contêm perfumes.
O segundo é que a capacidade que eles têm de evitar a perda de água da pele é tanto maior quanto mais gordo o creme seja.
Sendo assim, eu penso que o ideal é escolher um creme sem cheiro (para peles atópicas), mesmo que o seu filho não tenha nenhum tipo de risco alérgico. Muitas vezes os pais procuram o "cheirinho de bebé", mas esquecem-se que estão a sobrecarregar a pele com químicos desnecessários.
Outro ponto que eu considero importante é que a maior parte dos bebés não têm pele desidratada, pelo que não me parece que seja necessário colocar creme hidratante todos os dias. Assim, julgo que só vale a pena fazê-lo se o seu filhote estiver claramente com pele seca ou se lhe quiser fazer uma massagem, porque de resto não é preciso andar a "besuntá-lo" sempre depois do banho (lembre-se que o seu filho bebe uma quantidade muito grande de líquidos).
O mesmo princípio se aplica para a zona das fraldas, pois só deve colocar creme no "rabinho" se ele estiver vermelho. Se estiver bem, não precisa de colocar nada.
Como conclusão, penso que a principal mensagem é a de que não há necessidade andar a pôr cremes aos bebés por rotina, apesar de esse ser já um hábito bastante enraizado na nossa cultura...

Etiquetas: