Translate

Etiquetas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Como se deve limpar as orelhas dos bebés?

As orelhas são orifícios naturais do organismo, sendo "portas" para a possível entrada de micróbios.
Por esse motivo produzimos cera, para dificultar a invasão dos microorganismos. Apesar de não ser algo agradável, trata-se de um mecanismo de defesa extremamente útil e que serve apenas para nos proteger.
Assim, é fácil entender que não se deve usar cotonetes. Para além de estarmos a contrariar uma defesa natural, tem ainda a desvantagem de ser uma maneira muito pouco eficaz de fazer a limpeza. Com efeito, as cotonetas empurram a cera para dentro do ouvido, correndo o risco de criar pequenas "rolhas" que depois o organismo não é capaz de eliminar sozinho.
Deste modo, deve apenas limpar as orelhas do seu filhote com a ponta da toalha e apenas a porção mais exterior. O resto da cera fica a desempenhar a sua função protectora...

2 comentários:

  1. Boa tarde Dr. Hugo,
    O meu bebé de quase 3 meses tem um ligeiro odor do ouvido direito. As vezes cheira mais mas depois limpava por fora e passava, depois é que reparei que esse odor vinha de dentro. Parece tudo normal so vejo sair cera. Sera apenas o odor da cera? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser, mas se esse odor é muito assimétrico e se se mantiver, acho que o seu filho deveria ser observado, porque é muito pequeno.
      Cumprimentos

      Eliminar